Discussão:Logística/Arquivo/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Abertura de contas por IPs partilhados[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Wikilivros:Diálogos comunitários"

Com o início das aulas do semestre marcado para a próxima quinta-feira, dia 18, e caso exista no Wikilivros a mesma restrição, agradecia que fossem tomadas providências para seja possível fazer o registo dos meus alunos, no Wikilivros, em sala de aula, num único dia e não se repetir uma situação semelhante àquela com que tive de lidar, no ano passado, na Wikipédia [1], [2], [3], [4] e [5].

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 03h15min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Olha... esse problema é muito singular, então as soluções são subjetivas... eu ia esperar para que alguém mais apropriado viesse falar, mas como o dia 18 já passou vim responder para não ficar sem resposta...
Escuta, para resolver este problema me ocorreram 3 opções...
  1. Poderia explicar a criação de contas aos alunos e pedir para que criem em casa depois
  2. Pedir para um administrador criar as contas para ti
  3. Atribuir pra ti o privilegio de criador de contas, assim seria necessário apenas que tu fizesse login e criasse as contas
PS: Infelizmente as duas ultimas opções dependem da disponibilidade dos administradores e burocratas, e como por aqui eu não sou nada(além de audaz), só posso te ajudar com informações... ainda assim espero sinceramente ter sido útil!
-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h01min de 21 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Raylton,
Os meus maiores agradecimentos por ter comentado o meu pedido, mas fico com a impressão que, ou não leu os textos para os quais remeti com ligações ou não os percebeu ou leu com a necessária atenção.
Não há nada de subjectivo no atendimento do meu pedido, a confirmar-se que existe no Wikilivros a mesma restrição que na Wikipédia, ele só tem que ser atendido, como devia ter sido na Wikipédia, por um administrador do Wikilivros.
É certo que «poderia explicar a criação de contas aos alunos e pedir para que criem em casa depois», mas não o faço por haver necessidade de o fazerem imediatamente, caso contrário não faria o pedido.
O meu pedido, como referi, é dirigido aos administradores do Wikilivros. As minhas maiores desculpas se este não é o lugar apropriado para apresentar esses pedidos, caso em que muito agradeço me seja indicado qual é. Não me pareceu avisado apresentar o pedido a um administrador, por não saber se a mensagem seria recebida e atendida atempadamente, considerando que nem todos os administradores (como aconteceu na Wikipédia) podem saber como proceder.
Não pedi o estatuto de criador de contas porque a questão só se põe no início das aulas e poderá não se voltar a repetir. Por outro lado, considero importante que os alunos criem as suas próprias contas, sob minha supervisão.
Como só nos conhecemos de há pouco, aqui no Wikilivros, agradeço que leia O respeitinho é muito bonito e que tire as evidentes ilações em relação ao tratamento por «tu». Se houver mais pessoas que tenham dúvidas em relação a essa matéria, poderei elaborar uma secção semelhante, abordando essa forma de tratamento.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 01h46min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Nossa, eu nem tinha visto este tópico... ^^
Pelo que entendi, nesta página os admins podem digitar um email e clicar no botão "by email", para que seja enviada uma senha aleatória para o endereço digitado, para a criação da conta. Como faríamos para obter a lista de nomes de contas e respectivos emails? (eu nunca tinha visto este procedimento...) Helder 02h57min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Eu li as ligações com atenção... no entanto a subjetividade a que me referia era quanto a não haver um unica forma de atender ao seu pedido... e singular: por isso não acontecer normalmente por aqui...
  • Sobre pedir aos alunos... por favor perdoe-me se parece que estava tentando invadir sua metodologia de aula
  • Sobre o estatuto de criador de contas que me referi poderia ser feito de forma temporária...
  • Sobre o lugar adequado... provavelmente é por aqui(eu acho) e se não for pude adquirir informação por aqui =D
  • Por favor perdoe-me se os minhas expressões soaram-lhe mal, mas essa é outra questão cultural... já que nos estados do nordeste(do Brasil) é comum utilizar o "tu" em conversas informais assim como o "você", sem qualquer intenção pejorativa... por isso peço desculpas pelos erros cometidos por habito ou por falta de atenção, e dos que poderão ser cometidos involuntariamente...
  • Sobre a criação de contas por um administrador acho que o Herder precisa da lista dos nomes das contas e dos E-mails...
Até mais Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 17h12min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)
O resto e moral da história: Quem não tem cão, caça com gato. Agradecia que não fosse considerado o texto, agora assinado por Conhecer, na referida secção da Wikipédia. Na altura em que pude fazê-lo, não comentei o texto de Conhecer, por este ter deixado de ser wikipedista. Agora que esse editor regressou, com aquele novo nome, estou impedido de fazer quaisquer comentários na Wikipédia e aqui não me parece ser o local mais indicado para tal.
As minhas desculpas por não ter pedido com mais antecedência. A restrição existe, efectivamente, no Wikilivros, tal como na Wikipédia, pois já tive oportunidade de o verificar.
Não é possível obter, antecipadamente, os nomes das contas e os respectivos endereços de correio electrónico. Tudo isso é tratado e informado na hora de criar as contas. A solução parece constar das mensagens trocadas a respeito do assunto, citadas no pedido que aqui foi feito.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 20h39min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)

X mark.svg Problema que carece de solução em situações futuras. Vapmachado (Discussão) 03h28min de 22 de Maio de 2010 (UTC)

A faculdade invade os Wikilivros[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Wikilivros:Diálogos comunitários"

Após o início das aulas da disciplina de Logística na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com os trabalhos dos alunos a decorrer, desta vez, nos Wikilivros, começaram as «dores de cabeça» dos restantes editores e administradores. Agradeço, antecipadamente, a disponibilidade que tiverem para ajudar, os alunos e a mim próprio, a levar a bom termo esta empresa. Espero que respondam aos pedidos que os alunos e eu próprio possamos fazer, oferecendo-se para ajudarem. Vão ser cometidos erros por mim e pelos alunos. Alguns serão detectados pelos editores mais experientes, antes de me aperceber deles. Por favor, chamem a atenção dos alunos para o que fizeram e se possível dêem-me conhecimento, como aconteceu nesta mesma data, para poder abordar o assunto nas aulas, em benefício dos restantes colegas. Já a inversa não é de aplicar: das asneiras que eu fizer, agradecia que não fosse dado conhecimento aos alunos :-)

Não se esqueçam de que os alunos é que devem fazer o trabalho, mas os alunos têm todo o direito de pedir ajuda. Aos que lhes responderem, desde já, os meus maiores agradecimentos. Os alunos agradecem, também, naturalmente. Por favor, dirijam os alunos para páginas ou secções onde possam ser encontradas respostas para as dúvidas que forem postas, mas deixem-nos tirar as suas próprias conclusões e aplicar, o melhor que souberem, o que está ou lhes é explicado. Insistam sempre para que os alunos façam tudo bem. Quando isso acontecer não deixem de saudar os que assim fizerem. Se surgir alguma diferença de opinião ou qualquer coisa de menos correcto, espero que se manifestem e exerçam a liberdade que, felizmente, existe nos Wikilivros para actuar. Só na avaliação do trabalho dos alunos serei eu próprio a ter a última palavra.

Mais uma vez, a todos o meu bem-haja.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 17h50min de 5 de Março de 2010 (UTC)

Yes check.svg Exemplo a seguir em situações futuras. Vapmachado (Discussão) 03h30min de 22 de Maio de 2010 (UTC)

[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Helder.wiki"

Hélder e Raylton,

Mais uma vez quero saudar os meus dois companheiros de jornada que de forma tão cordial, têm vindo a colaborar mais de próximo com a elaboração do livro sobre Logística. Os assuntos que têm sido debatidos têm grande interesse para o projecto, mas a discussão encontra-se dispersa pelas nossas páginas de discussão e pelos «Diálogos». Se estiverem de acordo, propunha-me a movimentar tudo para a página de discussão do índice do livro onde ficaria centralizada. Nesse caso, qualquer coisa que for movimentada a mais ou a menos poderá ser corrigida por qualquer um a qualquer altura. Gostaria de fazer esta movimentação antes de responder à longa intervenção do Hélder, que muito agradeço e a que quero responder logo que possível.

Agradecendo, antecipadamente, a anuência de ambos, subscrevo-me.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 01h15min de 14 de Março de 2010 (UTC)

Yes check.svg Feito pelo Helder a 14 de Março de 2010. Vapmachado (Discussão) 03h35min de 22 de Maio de 2010 (UTC)

Dificuldades com a AutoNav[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Wikilivros:Diálogos comunitários"

Não me estou a entender muito bem com esta predefinição. Já olhei para outro livro, fiz alguma alterações, mas estou a trabalhar por tentativa e erro, um processo pouco eficiente. Se algum editor experiente pudesse fazer o obséquio de corrigir a predefinição do livro «Logística», para os primeiros capítulos, eu faria os restantes. Poderia, então, voltar às instruções e tentar verificar onde e porque me perdi, sugerindo alguma correcção, se for caso disso.

Agradecendo, antecipadamente,

Virgílio A. P. Machado

Está Yes check.svg Feito... Caso tenha alguma duvida ou interesse sobre o funcionamento do novo sistema de AutoNavegação é só perguntar, ok?
Até mais!
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 09h42min de 13 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Raylton, Muitíssimo obrigado pela extrema gentileza com que atendeu o meu pedido, ajeitando as ligações das páginas. Aproveito para repetir, aqui, a sugestão que lhe deixei na página de discussão. Se fosse possível construir um exemplo que usasse Capa, Índice, Capítulo 1, Capítulo 2, Capítulo 3 e Bibliografia, talvez fosse mais fácil ver como está feito. Bastaria, então, substituir os nomes dos capítulos e aumentar o seu número. Para além desta sugestão, ocorreu-me uma outra. Será possível dispor de um conjunto de cores diferentes para as barras de navegação? Se for, a minha ideia era que fossem disponibilizadas as cores das diferentes áreas [6], [7], [8], [9], [10], [11], [12], [13].
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado.
Vapmachado (Discussão) 23h27min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)

AutoNav[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Raylton P. Sousa"

Raylton,

Bem-haja pela ajuda que teve a amabilidade de me dar. Aquilo está bastante melhor. Tem ainda lá umas coisas que não estão cem por cento. Se me quisesse fazer o favor de fazer algumas correcções, eu poderia depois ir ver como se faz.

Estou também com a seguinte ideia: Se fosse possível construir um exemplo que usasse Capa, Índice, Capítulo 1, Capítulo 2, Capítulo 3 e Bibliografia, talvez fosse mais fácil ver como está feito. Bastaria, então, substituir os nomes dos capítulos e aumentar o seu número.

De qualquer modo, aqui vai como devia ficar (entre parênteses são notas minhas):


Logística/Capa

acima: Capa (s/ ligação)

próximo: Índice


Logística (Índice)

acima: Índice (s/ ligação)

anterior: Capa | próximo: Prefácio


Logística/Prefácio

acima: Prefácio (s/ ligação)

anterior: Índice | próximo: Introdução


Logística/Introdução

acima: Introdução (s/ ligação)

anterior: Prefácio | próximo: Técnicas de previsão


Concorda com o que proponho?

Mais uma vez, obrigado por ter ajudado.

Agradecendo, antecipadamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 04h31min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Raylton,
Muitíssimo obrigado pela extrema gentileza com que atendeu o meu pedido, ajeitando as ligações de todas as páginas (Dificuldades com a AutoNav).
As minhas maiores desculpas pela minha desatenção, mas, realmente, não tinha percebido o significado de «acima». Vou aproveitar o esclarecimento que fez o favor de me dar, para alterar, de acordo com o mesmo critério, a barra de navegação que coloquei no topo das páginas.
Ao procurar ver como tinha feito, não consegui encontrar a página onde a informação ficou guardada. Por isso, também não consegui retirar (nem sei se é possível) o traço vertical no final de «anterior: Serviço ao cliente |», na página Logística/Referências.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 23h36min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Raylton,
Agradeço muito a sua paciência, boa disposição e ter retirado o tal tracinho.
Pode fazer o favor de me indicar onde a informação para a AutoNav ficou guardada? Queria estar pronto para fazer qualquer alteração à estrutura do livro, isto é, alterar a designação de algum capítulo, introduzir algum capítulo novo ou eliminar algum existente.
Quanto às duas barras de navegação, conforme pode ver, agora, na página Localização, pareceu-me que a navegação ficaria mais facilitada se constasse uma barra no início da página, para quem está a passar as páginas, e outra no final, para quem lê a página toda. Escolhi os dois tipos, manual e automático, para adquirir experiência com ambos. Eventualmente, poderá ser usado o mesmo no início e final da página. O que lhe parece?
Quanto a outras configurações do AutoNav, uma ideia são as cores diferentes, como sugeri nos Diálogos comunitários.
Em termos visuais, a apresentação da barra de navegação manual que utilizei parece-me mais intuitiva. Existe alguma versão da AutoNav com aquela apresentação? Se não houver e caso seja possível, essa seria uma outra ideia que podia ser posta em prática, começando por fazê-la na mesma cor da actual (e das fases) para se distinguir da manual e haver uniformidade na cor.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 02h46min de 16 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Raylton,
Cem por cento de acordo e mais cem por cento de apoio ao extraordinário trabalho que está fazendo. É fácil dar sugestão, como fiz acima, mas fazer o que faz, isso já não é para mim, não.
Sempre pronto para dar uma opinião. Quando precisar é só dizer. Disponha.
Agradeço muito todas as ajudas e disponibilidade para continuar.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 01h50min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Lista de capítulos, AutoNav e Versão (automática) para impressão[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Vapmachado"

Olá Virgílio! Receba minhas sinceras Boas-Vindas atrasadas... É O seguinte: o nosso sistema de navegação automática está em fase de desenvolvimento e infelizmente nem tudo que se fazia manualmente será possível com o AutoNav novo, em contra partida ganha-se em automação... No entanto o que me pediu é particularmente fácil de se resolver, porem não é recomendável:

Em resumo o que me pediu foi para adicionar a capa na lista de páginas de auto navegação e incluir o nome das paginas(que estão sendo visualizadas) onde deveriam estar as diretórios acima(ou diretórios mãe, raiz, root etc) diretórios "acima" são o seguinte:

  • Livro/Capítulo
  • acima= Livro


  • Livro/Capítulo/Sub Capítulo
  • Acima = Capítulo

Então o diretório acima é onde por padrão ficam os índices... Sendo assim as página devem apontar para o(s) índice(s) facilitando a navegação entre as páginas do livro, entende? Quanto a inclusão da capa eu já resolvi. Dividas? Comentários?

PS: Espero ter ajudado, aguardo respostas... =D

-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h12min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Não se preocupe! ter bons livros por aqui já é agradecimento suficiente =D! sobre o traço vertical, está Yes check.svg Feito!
PS: Agora que a navegação automática está completa, talvez queira remover a navegação manual na parte superior, não? caso queira pode adicionar outro {{AutoNav}} no lugar, assim fica mais fácil... ou caso goste mais da aparência da navegação manual(aquela da parte superior, sabe?) ou da navegação de outro livro qualquer.. só é me pedir que posso configurar o AutoNav com outra aparência...
Até mais!
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h44min de 15 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Oi! mil desculpas pela demora... =(
Olha só... O {{AutoNav}} é um sistema lógico, por isso, tudo que se pode fazer graficamente nas navegações manuais, pode também ser transportado para ele(ou seja: escolhemos o tipo de navegação em um determinada página de configuração e em outra listamos as páginas para automatizar a navegação), a página que contem a lista de páginas é esta, mas tome cuidado! mudanças bruscas podem afetar todo o livro.
Escuta, estamos trabalhando no desenvolvimento deste mecanismo para que a lista seja gerada a partir do próprio índice(mas essa não é uma tarefa fácil), talvez queira esperar... e enquanto isso eu posso ir adicionando pra ti, que acha?
Sobre a mudança gráfica da navegação... daqui a pouco eu faço isso... é que estou fazendo umas modificação para aumentar as possibilidades gráficas das navegações, assim vamos ter mais opções para escolher, o que pensa sobre isso?
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 11h45min de 17 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Oi! Acho que o novo sistema de navegação que estou desenvolvendo({{nav}}) parece que vai demorar mais do que o esperado, então mudei a navegação do seu livro para o {{nav3}} que parece ser tão intuitivo quanto o {{nav2}}... caso precise de uma personalização imediata é só pedir... quanto ao novo, quando estiver pronto eu te mostro(está ficando super legal)... até mais!-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h39min de 21 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Parece estar a haver um problema qualquer, que não consegui identificar, com o {{AutoNav}}. Estão a aparecer ligações a vermelho e erradas logo no início do livro. Quando houver oportunidade agradecia que esta situação fosse vista.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 14h37min de 27 de Maio de 2010 (UTC)

De fato... Eu tinha esquecido de atualizar a sintaxe da sua AutoNav. Desculpe por isso... Confused.png
Agora que este detalhe foi corrigido, notei que a lista de capítulos do livro ainda está apenas com alguns dos capítulos: Predefinição:Lista de capítulos/Logística. É preciso listar todos os capítulos (em ordem), para que:
Depois conversamos sobre como melhorar a versão para impressão, evitar links vermelhos, etc... é melhor atualizar a lista primeiro. Helder 15h40min de 27 de Maio de 2010 (UTC)

Lista de capítulos[editar código-fonte]

Virgílio, poderia fazer um favorzinho? Eu esbocei a lista de capítulos atualizada aqui na caixa de areia, mas ela foi feita de forma automatizada (juntando scripts com regexes e outras coisas do gênero) e por isso deve conter erros e precisará de "intervenção humana". Por estar acompanhando de perto o trabalho dos alunos, imagino que poderá revisá-la melhor do que eu para certificar-se de que tudo fique na ordem correta. Pode salvar a versão revisada lá mesmo ou colar direto na Predefinição:Lista de capítulos/Logística, como preferir. Depois eu vejo se tudo correu bem... Wink.png Helder 15h53min de 27 de Maio de 2010 (UTC)

Eu fazer, fazia, mas não há condições para isso. A lista dos capítulos Logística permaneceu estável até à data, mas é só. Essa, graças à intervenção que foi feita e que muito agradeço, parece estar novamente a funcionar bem. Dentro de cada capítulo tem havido de tudo. Desde listas de subcapítulos que praticamente se mantiveram inalteradas, até várias versões ou coexistência de várias versões. O semestre está quase no final e não vai haver uma melhoria significativa neste campo, a curto prazo. Altura de dar alguma atenção à secção Organizando e organizando melhor, por favor.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 22h48min de 28 de Maio de 2010 (UTC)
Tenho a sensação de que podemos estar falando de coisas distintas: neste momento, a lista de capítulos contém apenas 19 dos zilhões de capítulos que formam o wikilivro. Provavelmente a lista que eu esbocei acima deixou para trás alguns deles (pois tomei como base apenas os subíndices que estavam nas páginas apontadas a partir do índice). Para mim também não fica claro se a ordem de leitura das páginas seria aquela que resultou a partir dos subíndices, e isso seria essencial para a versão para impressão ou para gerar uma coleção para produzir a versão em PDF ou a versão impressa.
Seria interessante conseguirmos incluir todos os capítulos na lista, para que os leitores possam navegar também pelas subsubpáginas do texto... Pode ajudar neste sentido? Helder 00h40min de 29 de Maio de 2010 (UTC)
Mais ou menos. Assim, assim. Wink.png O semestre termina a 8 de Junho e a «limpeza» começa a partir dessa data, mas vai demorar algumas semanas para ficar concluída
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 15h39min de 31 de Maio de 2010 (UTC)
Algumas semanas para mim é ótimo, há coisas por aqui que levam meses! Tongue.png Helder 19h12min de 31 de Maio de 2010 (UTC)
Hum, agora que percebi que este assunto já esteve em pauta... Algumas semanas para mim é ótimo, há coisas por aqui que levam anos! - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h31min de 9 de Junho de 2010 (UTC)

O AutoNav (de novo)[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Vapmachado"

Olá Virgílio! Já faz tempo desde que falamos desse assunto, é o seguinte: lembra que eu disse que iria incluindo os módulos na lista de auto-navegação do livro de logística? então... faltou que me dissesse módulos, mas por um lado foi bom porque nesse meio tempo o AutoNav evoluiu assustadoramente e agora temos uma versão que consideramos estável(Já que agora é compatível com todos os livros, e tem um limite muito maior de páginas), por isso preciso que crie(ou me ensine a obter) uma lista com todos os 0 capítulos do livro na ordem que quer que sejam navegados, assim poderemos criar uma navegação linear e sempre que uma página for adicionado basta adiciona-la na lista, poupando o trabalho dos seus editores e nos ajudando a alcançar nossas novas metas de simplicidade! Até mais! --Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h51min de 6 de Junho de 2010 (UTC)

A primeira dúvida que me está a surgir: o que fazer com os temas que não foram ainda desenvolvidos? Veja-se por exemplo a página sobre técnicas de previsão. 1) Deixar só como texto; ou 2) com uma ligação a página não existente, a vermelho?
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 16h09min de 9 de Junho de 2010 (UTC)
Talvez não faça muita diferença. Tem preferência por alguma das opções? Eu lembro de ter discordado do Jorge uns tempos atrás sobre essa questão de deixar ou não os links vermelhos: veja os motivos aqui. Acho que não tenho forte preferência por nenhuma das alternativas, então fica a seu critério... Helder 19h14min de 9 de Junho de 2010 (UTC)
Optei por deixar os temas ainda não desenvolvidos só como texto. Alternativa (1), acima.

Muito importante: Da minha experiência pessoal e observação das dificuldades dos alunos, as barras de navegação, tal como usadas neste livro, tanto a «Nav2», como a «AutoNav» não são intuitivas, nem «amigas do utilizador». Se houver por aí uma discussão sobre esta matéria, agradecia muito que deixassem a ligação. De momento o que me ocorre é que a barra de navegação devia ter esta estrutura:

Tema c/ ligação ou Tema c/ ligação
<< Subtema anterior c/ ligação Subtema da página s/ ligação Subtema seguinte c/ ligação >>

Actualmente a «Nav2» produz:

<< Subtema anterior c/ ligação Tema c/ ligação Subtema seguinte c/ ligação >>

e a «AutoNav»:

<< Subtema anterior c/ ligação Tema c/ ligação Subtema seguinte c/ ligação >>

Espero ter-me explicado bem. Se houver alguma dúvida é só dizer.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 23h23min de 17 de Junho de 2010 (UTC)

Bom, pra falar a verdade o Raylton e eu trocamos umas ideias via Google Talk esses dias e o possível formato padrão da AutoNav seria algo assim no rodapé, juntamente com os links no topo do tipo que é usado no Wikisource. Experiemente habilitar nosso novíssimo Gadget Navegação automática, nas preferências, para ver o que estamos testando.
O que está sugerindo com "Subtema da página s/ ligação" é que haja também na navegação o nome da própria página que estiver sendo visualizada, como em es:Cálculo_en_una_variable/Introducción? Eu acho isso redundante com o título da própria página. Por outro lado, talvez pudéssemos trabalhar em algo no sentido do que os colaboradores do Wikilibros fizeram com os títulos das paginas, mas tentando sintetizar com a navegação, em um conjunto só... Helder 15h05min de 18 de Junho de 2010 (UTC)
Esse formato da AutoNav está mais «artístico». Quanto à ligação ao índice ver a minha sugestão mais abaixo.
Por ter usado esse sistema, dispor de duas barras de navegação, uma no início, outra no final da página, pareceu-me muito prático, em vez de uma só no final.
Aquelas marcações do Wikisource são simplesmente horríveis. Ver a minha sugestão mais abaixo.
O título da página na barra de navegação dos Wikilibros é realmente redundante e está mal ordenado. No topo da página~, à esquerda, a ordem é «Cálculo en una variable» e por baixo «Introducción». Na barra de navegação, a ordem é «Introducción» e por baixo «Cálculo en una variable». Assim, não.
Nos Wikilivros, em relação ao seu estado actual, o que me pareceria um avanço era, por exemplo, nesta página Logística/Sistemas de informação/Custo logístico/Factores que afectam o custo logístico/Produto, fazer aparecer em vez desse comboio aí, somente o título da página «Produto». O «enquadramento» é dado logo na linha seguinte, com ligações: < Logística | Sistemas de informação | Custo logístico | Factores que afectam o custo logístico. Ora nessa linha está o tema «acima», no exemplo, «Factores que afectam o custo logístico». Para quê estar repetir isso na barra de navegação? Quanto ao índice, também já lá está em «Logística». Para quê estar a duplicar? Quanto ao estado de revisão da página? Porque não usar a notação das «Fases»? Porque não ter uma barra de navegação tão simples como essa, que se segue, para o exemplo? Mais simples parece-me difícil, mas fica aí o desafio. :-)


<< Competitividade 7de8.svg Localização >>


Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 03h52min de 20 de Junho de 2010 (UTC)

Agora são as categorias[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Wikilivros:Diálogos comunitários"

Criei, para a Categoria:Engenharia, a subcategoria Engenharia industrial e, para esta, a subcategoria Logística. O que não me parece estar nada bem é a categorização dos capítulos do livro Logística.

Como devem ser categorizadas a Capa, Índice, Prefácio, Introdução e Referências?

Por outro lado, os outros capítulos, por exemplo, Gestão de existências deveriam ser, cada um deles, uma subcategoria de Logística. Como devo fazer?

Outra questão é se devem ser incluídas todas as categorias até à Categoria:Engenharia. As categorias para o capítulo acima seriam, então: Engenharia | Engenharia industrial | Logística

Peço imensa desculpa por ter tantas dúvidas, mas a falta de um exemplo, continua a fazer-me perder o fio à meada nas explicações. Recorri a Como escrever um bom wikilivro, mas sem sucesso.

Novamente, se algum editor experiente puder fazer o obséquio de corrigir algumas das categorias do livro Logística, eu corrigiria as restantes.

Agradecendo, antecipadamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 01h56min de 15 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Não se preocupe por estar com estas dúvidas. A gente ajuda! Smile.png
Elas apenas confirmam dois aspectos nos quais ainda temos alguma carência no Wikilivros: melhor documentação dos procedimentos "internos" e uma categorização mais adequada dos nossos livros.
Por hora posso adiantar que as várias páginas (módulos) que compõe um determinado livro só aparecem em uma categoria: aquela cujo nome é o nome do livro. A única excessão é o índice, que deve aparecer nas categorias das áreas correspondentes ao conteúdo do livro. Não há qualquer distinção entre páginas como "Capa", "Prefácio", "Introdução" e "Referências" no que diz respeito à categorização.
A predefinilção {{AutoCat}} cumpre a tarefa de colocar cada módulo de um livro na categoria do livro, com o indexador adequado (indexador é o nome pelo qual a categoria irá ordenar os títulos, e no caso de "Nome do livro/Nome do capítulo" é "Nome do capítulo"). Então a parte que exige "mais trabalho" é colocar as categorias das áreas na página que contém o índice do livro, por exemplo com {{AutoCat|Área 1|Área 2}}. Helder 10h28min de 15 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Helder,
Os meus maiores agradecimentos pelas informações que teve a amabilidade de transmitir.
Ainda não percebi muito bem (as minhas maiores desculpas) e como não observei nenhuma alteração nas categorias das páginas do livro Logística, continuo com dúvidas sobre como categorizar correctamente.
Agora que já introduzi conteúdo nalgumas páginas, talvez seja mais fácil perceber as minhas dificuldades. Veja-se, por exemplo, a página Localização. Esta página é, essencialmente, um índice do subcapítulo sobre Localização, do livro sobre Logística. Nela foram colocados apenas os títulos das secções (páginas) desse subcapítulo. Cada uma dessas secções será, portanto, uma página do livro, onde a respectiva matéria será desenvolvida. Por isso, tal como para o exemplo dado acima (Gestão de existências), também Localização deveria, no meu entender, aparecer como subcategoria de Logística e não como página. Será que não me estou a explicar bem ou será que estou a estruturar mal o livro?
Novamente, se a categorização de alguma página criada por mim no livro Logística não está correcta ou completa, muito agradecia que fosse feita a sua correcção, para meu benefício.
Agradecendo antecipadamente, uma vez mais, subscrevo-me.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 02h03min de 16 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Pessoalmente, eu prefiro organizar as páginas de um livro usando apenas uma barra (para separar o "nome do livro" do "nome do capítulo"), e assim tenho apenas um índice para manter atualizado, e fica fácil de automatizar coisas como a navegação, ou de reestruturar o livro se for necessário. Também acho que a ordem segundo a qual os capítulos serão lidos fica mais visível assim (pois quando usamos várias barras, e criamos sub-sub-páginas, a situação fica um tanto mais complexa, principalmente para navegar ao longo do wikilivro).
Pelo que entendi, no caso do texto que escreverá sobre Logística, pretende usar vários índices "Logística/Nome" e colocar os capitulos da seção "Nome" em páginas como "Logística/Nome/Página". É isso?
Quanto à categorização, a princípio haverá apenas a Categoria:Logística para o seu livro, mesmo que prefira usar sub-sub-páginas para organizar o conteúdo dele. Se eventualmente o livro ganhar centenas de páginas (não é muito comum por aqui, mas pode acontecer), poderemos considerar refazer parte da categorização, de modo que a Categoria:Logística fique dividida em partes menores. Geralmente isso não é necessário.
A lista dos capítulos do livro de Logística está aqui: Predefinição:Lista de capítulos/Logística. A não ser por uns códigos extras que aparecem no começo da predefinição (e que em geral devem ser ignorados pelos autores, sem prejuízo algum), as tais listas de capítulos consistem de linhas contendo um número um sinal de igualdade e o nome completo de um capítulo do livro. O número representa a posição (ordem) que o capítulo ocupa no livro. Quando precisar atualizar a navegação automática, é só incluir ou modificar os nomes adequados naquela predefinição. Essas listas são "consultadas" por predefinições como a Predefinição:AutoNav/Logística, para determinar (automaticamente) qual é o capítulo que vem a seguir, e qual é o anterior. A "Predefinição:AutoNav/Logística" também guarda os códigos que determinam a aparência da barra de navegação para o livro de Logística. Então quando colocamos {{AutoNav}} no seu livro, ela verifica que existe a "Predefinição:AutoNav/Logística" e usa a formatação e a lógica que estiver programada na mesma para criar os links que apontam para os capítulos anteriores e posteriores.
A propósito, não prefere colocar "Virgílio A. P. Machado" na sua assinatura, na página de preferências? Assim bastará usar os quatro tis, "~~~~", para assinar suas mensagens... Fica aí a dica. Smile.png
Qualquer coisa, é só nos perguntar novamente... Helder 17h34min de 16 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Helder,
É Helder (sem acento), Hélder (com acento) ou tanto faz?
Acho que ainda é uma rede com mais níveis do que os que indicou. Pode já começar a ver (excepto a última):
  • Logística
    • Logística/Localização
      • Logística/Localização/Localização minisoma de uma única instalação
        • Logística/Localização/Localização minisoma de uma única instalação/Localização minisoma de uma única instalação com distâncias rectilineares
          • Logística/Localização/Localização minisoma de uma única instalação/Localização minisoma de uma única instalação com distâncias rectilineares/Formulação geral
Fica tudo, portanto e por enquanto, em Categoria:Logística.
Obrigado por me ter indicado a Predefinição:Lista de capítulos/Logística. Já tinha visto, mas julgava haver ainda mais qualquer coisa. Combinei com o Raylton não mexer lá e pedir a ajuda dele, quando precisar de fazer alguma alteração.
Quanto à assinatura, sei que nem é usual, mas são muitos anos a escrever o nome e assinar por baixo, tal qual como faço aqui. Prefiro assinar com o mesmo nome de utilizador. Só houve um pequeno erro, por descuido meu. Ao fazer o registo, não me apercebi que a Wikipédia iria transformar a primeira letra em maiúscula. Por outro lado, há talvez cinquenta anos que assino VAPMachado, manuscrito e com as quatro iniciais comprimidas num único símbolo. De qualquer modo, agradeço a delicadeza com que a sugestão foi feita.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 04h56min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Yes check.svg Feito Vapmachado (Discussão) 03h41min de 22 de Maio de 2010 (UTC)

Opá![editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Vapmachado"

Ola Virgílio! com vai? Escute... sobre sua ultima postagem na esplanada, depois vou comentar... mas desde já agradeço pela iniciativa... gostaria também que incentivasse que os seus alunos contassem seus interesses nessa página, para que possamos conhece-los melhor e auxilia-los no que for preciso... tem outra coisa... sobre o livro logística, peço-lhe que por favor retire ou peça para que retirem os nomes de usuário do lado dos nomes dos capítulos, isso não é uma boa pratica pois dificulta a visualização dos nomes dos capítulos (alem dos motivos citados no link antecedente), mas pode atribuir o nome dos capítulos em que determinado usuário contribuiu... no local onde são colocados os nomes dos usuários... té mais --Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 17h13min de 6 de Março de 2010 (UTC)

Muito obrigado por corrigir meus erros de ortografia, por favor sinta-se a vontade para corrigir qualquer edição minha(e de outros) sempre que achar necessário...
As ações que pedi que executasse são apenas recomendações... Já que meu trabalho é informar =D.
É interessante que os livros tenham a maior conformidade possível com as "boas praticas", no entanto se esse tipo de exceção se faz necessário a curto prazo, não vejo por que censurar tal feito, por isso fique a vontade para adequar o livro quando for possível, mas fica aí a recomendação...
Não esqueça que qualquer duvida basta chamar! Até depois =D
-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 11h02min de 8 de Março de 2010 (UTC)

Pergunte primeiro e dispare depois[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Raylton P. Sousa"

Fiz três pequenas edições na sua mensagem que, espero, mereçam a sua aprovação.

Agradeço muito a sugestão para nos apresentarmos na página do Wikilivros destinada a esse efeito, mas como estamos em grupo e a maioria se identificou na respectiva página de usuário, não fiz nenhuma recomendação a esse respeito, depois de não a ter seguido, eu próprio. Acho a página uma boa ideia para os editores que aderem ao Wikilivros para trabalhar, individualmente, com os que já por aqui labutam.

Um dos problemas que é necessário resolver quando se trabalha com uma turma é a escolha dos temas pelos alunos, quando lhes é dada essa liberdade, como é o caso. As anotações à frente dos títulos dos capítulos, dos subcapítulos e dos temas são de grande importância neste processo, ainda que possa ser feita numa subpágina minha, exclusivamente dedicada a esse fim. No início, anotei os temas só à frente dos nomes dos alunos, mas, rapidamente, verifiquei que isso era insuficiente para facilitar a escolha dos temas, ainda não seleccionados e/ou menos pretendidos.

Trata-se, em qualquer caso, de indicações temporárias, que serão retiradas no final do semestre (Agosto), logo que tenha concluída a avaliação do trabalho dos alunos. A partir daí não serão mais necessárias, não terão qualquer utilidade e tudo passará a estar em conformidade com o pretendido.

Se no próximo ano lectivo, o trabalho for retomado, para melhorias, prevejo que volte a acontecer o mesmo. A experiência deste primeiro ano (para mim) permitir-me-á, em conjunto com a comunidade, decidir qual a solução mais adequada e satisfatória para todas as partes interessadas. Posso, por exemplo, fazer a experiência da subpágina, para ter alguma sensibilidade para as vantagens e desvantagens das duas alternativas e poder pronunciar-me com conhecimento de causa.

Se, por qualquer motivo, for considerado indispensável que os nomes sejam removidos desde já, agradecia que me avisasse.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 00h08min de 8 de Março de 2010 (UTC)


Esta edição [14] da página de referências exemplifica uma das questões mais complexas do trabalho colaborativo nos projectos da Wikimedia. Como se sabe, qualquer pessoa pode editar, em qualquer altura e é encorajada a fazê-lo. Por vezes a intervenção é no trabalho de um editor individual, noutras em trabalho já de natureza colaborativa, envolvendo vários editores, entre os quais se estabeleceu uma metodologia de trabalho que pode não estar documentada ou completamente explicitada. A gestão de todo este processo é de grande delicadeza pois é, potencialmente, geradora de contrariedades que, facilmente, podem escalar em conflitos, mais ou menos agudos. As relações estabelecidas entre os editores envolvidos são determinantes para um eventual desfecho amistoso e benéfico para o projecto em causa e para todas as partes envolvidas.

É difícil estabelecer regras rígidas, porque cada caso é um caso, mas encontram-se considerandos, aqui e ali:

«A edição é livre, mas com a liberdade vem a responsabilidade, por isso lhe pedimos que use este recurso de maneira responsável.» [15]

«Reversão é, portanto, uma ação aconselhada ou apropriada ao lidar com o vandalismo. Não é recomendado reverter apenas por considerar uma versão mais antiga preferível à versão actual.» [16]

«não se deve utilizar o sumário de edição como plataforma de diálogo numa guerra de edições entre usuários, o que pode levar ao bloqueio de ambos se não utilizarem em vez disso a página de discussão para apresentarem os argumentos de alterações.» [17]

No caso concreto, foram feitas dois tipos de edições:

1) Foram retiradas as linhas em branco no início e entre as sucessivas referências bibliográficas para corrigir «o código wiki da lista para que a semântica do HTML resultante fique correta»; e

2) Uma extensa sucessão de «*ZZ» foi deixada como «exemplos apenas no comentário (os leitores não precisam ver isso)».

A edição (1) removeu o código <p><br /></p> no início da página, mas o resultado é o afastamento do aspecto gráfico seguido nas restantes páginas do livro, com «uma linha em branco» entre a barra de navegação e a primeira linha de texto. Removeu, também, o código </ul><ul> entre cada referência, mas estas aparecem agora de uma forma muito mais compacta, com igual espaçamento entre todas as linhas, em vez de apresentar um espaçamento maior de uma referência para a seguinte.

O primeiro efeito não pode ser uma situação isolada, ou se altera em todas as páginas ou não se altera em nenhuma. Parece ser mais corrente, nos Wikilivros, o texto não ficar tão «colado» a qualquer cabeçalho de página e deu-se preferência a esse espaçamento por razões estéticas pessoais.

O segundo efeito foi seleccionado por destacar melhor cada referência, o que numa página com aquela extensão tem alguma importância. Crê-se que este benefício, mais que compensa o custo em código adicional.

A edição (2) removeu texto extemporaneamente, talvez por não se ter entendido a razão dele existir. Não se trata, efectivamente de «exemplos» como foi escrito, mas do espaçamento mais que suficiente para permitir verificar o funcionamento das «âncoras» do texto para as referências bibliográficas. Sem o espaço gerado por aquela sucessão de «*ZZ» (podia ter-se optado por outro texto qualquer), todas as «âncoras» para as últimas referências, mostram o final da página e não a referência em causa «no cimo» da página.

Enquanto as páginas estiverem a ser avaliadas este leitor não precisa de ver isso, mas precisa de ver se as «âncoras» estão feitas correctamente. Terminado esse processo, o texto pode ser retirado ou remetido para comentário (uma boa sugestão) até que haja um novo surto de grande actividade de edição do livro, com adição de novas referências.

Face ao exposto, agradecia-se que o editor reconsiderasse as edições que fez, em particular esta última, por prejudicar o trabalho de avaliação que é o que está agora a decorrer, quase exclusivamente.

Ainda que neste caso se tenha aproveitado para fazer algumas considerações gerais que possam servir de referência ao autor em situações futuras, fica aqui ilustrada uma das consequências mais difíceis de gerir nos projectos da Wikimedia. É que até uma edição bem intencionada pode exigir do editor anterior um substancial esforço de explicação e justificação, recaindo sobre ele o duplo trabalho de criar e defender as características da sua criação. Ao editor seguinte, para além do tempo gasto em trabalho, eventualmente, não produtivo, bastou uma linha de sumário. Esta desproporção de esforço, nem sempre é favorável ao projecto e dá muita força à recomendação de usar a liberdade de editar com o máximo de responsabilidade. A via mais segura, mais cordial, mais respeitadora do trabalho dos outros, parece ser, em caso de dúvida, perguntar primeiro e editar depois. É munido desse cordial entendimento que cada editor se integra, verdadeiramente, no trabalho colaborativo em curso e o fenómeno se multiplica pela imensa e sempre renovada rede de editores dos projectos Wikimedia. Nada do acima exposto se aplica, evidentemente, a casos flagrantes de vandalismo, que requerem uma actuação concertada de natureza muito diversa.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 20h55min de 24 de Junho de 2010 (UTC)

Primeiramente, não pensei que a minha edição incomodaria de alguma forma, então desculpem o transtorno.
<humor>Segundamente...</humor> Gostaria de explicar melhor o motivo da minha edição:
  • A remoção das quebras de linha inseridas entre as referências foi para que o HTML daquela página seja o de uma lista em vez de 53 listas contendo um único item cada uma. Para ficar mais claro o significado de colocar uma quebra de linha a mais antes de cada * (ou # no caso de listas numeradas), veja estas duas edições na caixa de areia. Quando se tem uma lista e se deseja alterar a apresentação da mesma (por exemplo o espaçamento entre os itens, ou o ícone exibido em cada um) a recomendação é utilizar CSS. Eu adicionei um pequeno trecho de CSS à página MediaWiki:Livros/Logística.css para que a lista seja exibida com um espaçamento maior entre os itens. É apenas um exemplo, então se quiser que eu remova depois de ver o resultado é só me avisar. Também pode habilitar o Wikilivros:Gadgets/Livros personalizados nas preferências caso queira testar outros códigos CSS na sua página de usuário Usuário:Vapmachado/Livros personalizados/Logística.css. Em particular, isso permitiria que testasse outros valores para a propriedade "margin-bottom", que eu defini como "1em" no exemplo. Provavelmente "0.5em" seja um valor mais adequado. Os testes que fizer com estes valores são visíveis apenas para você, então pode "brincar a vontade" se quiser... Smile.png. Se quiser realizar algum outro tipo de formatação global do livro de logística (cores, bordas, espaçamentos, links etc...), é só abrir um tópico para trocarmos umas ideias, e a gente ajuda na elaboração do CSS. Wink.png
  • Acima da primeira referência e antes da barra de navegação parecia estar sobrando uma quebra de linha, já que criava um parágrafo (um <p> no HTML). Se entendi direito a intenção é obter um espaço em branco maior entre a barra de navegação e o texto que lhe segue. Se for este o caso, devemos adicionar algo como o CSS margin-bottom:1em; diretamente na Predefinição:Nav2, pois isso parece útil a todos os livros que a utilizam. Por azar (sorte?) a primeira página em que fui olhar ao comparar o topo da página de referências com o restante do livro foi Logística/Serviço ao cliente/Elementos do serviço ao cliente, onde não se usa o tal espaço Tongue.png.
  • De fato não tinha imaginado que fosse esse o motivo para os itens *ZZ no final da página. Na verdade também é possível testar as âncoras das últimas referências mesmo sem adicionar aquelas linhas extras (que não são de interesse para o leitor). Explico: basta restaurar a janela do nevegador e redimensioná-la para que fique mais "magrinha" do que o de costume, a ponto de aumentar o comprimento da página na vertical o suficiente para que as últimas referências fiquem afastadas do rodapé. De fato, eu costumo usar isso quando estou adicionando referências no livro de Medida e integração. Outra opção, mais econômica, é inserir apenas uma linha do tipo <div style="heigth:350px"></div> depois do conteúdo da página. Veja um exemplo na caixa de areia (com bordas verdes para melhor visualização do que o código faz). Se não for inserida a borda, o espaço extra continuará lá, e o leitor não precisará ver alguns itens zz... Acho alguma das duas opções mais razoável?
Concordo no que se refere às dificuldade mencionadas, presentes no processo de produção colaborativa nas wikis. (inclusive este foi o tipo de problema que causei quando conheci o projeto (se estiver curioso...))
Ah... em geral, se achar que alguma edição minha atrapalha mais do que ajuda, fique a vontade para revertê-la. Aí quando pudermos trocar ideias sobre o assunto, pode-se eventualmente refazeê-la em parte ou no todo conforme for mais adequado.
PS: Eu não conhecia o termo extemporâneo. Vivendo e aprendendo... Smile.png Helder 23h16min de 25 de Junho de 2010 (UTC)
Helder,
Os meus maiores agradecimentos pela resposta completa e detalhada como é hábito.
Realço novamente, que a dimensão do meu comentário excedeu, em muito, o transtorno causado e que foi uma oportunidade para elaborar sobre a questão genérica, mais do que o caso concreto, que poderia ter abordado com muito menos conversa. :-) Agradeço muito ter-se manifestado no sentido de o meu texto reflectir um problema real que acontece neste tipo de ambientes de trabalho. Mais agradeço ter oferecido para que eu reverta primeiro e converse depois. :-)
A minha familiaridade com HTML é de nível 2. Com CSS é 0,1. Sei um pouco de muita coisa, mas CSS é uma das muitas coisas de que pouco ou nada sei. Afinal não passo de uma simples hoplita (essa é para testar seus conhecimentos). :-) Tentei habilitar o Wikilivros:Gadgets/Livros personalizados nas preferências e criei Usuário:Vapmachado/Livros personalizados/Logística.css com 0.5em. Ficou melhor, tal como previu.
A adição de uma linha em branco entre a barra de navegação e o texto que se lhe segue, parece-me justificar-se e agradecia essa atenção.
Passa-se qualquer coisa de irregular quando se usa as «fases9». Ainda não percebi porque é que espaçamento entre a barra e a primeira linha de texto é diferente, por exemplo, nestas duas páginas: Logística/Sistemas de informação e Logística/Sistemas de informação/Custo logístico.
Aquela dos *ZZs foi a mais rápida que me ocorreu, na altura, que funcionasse. Não consegui o efeito dos *ZZ com a modificação da largura da janela. A sugestão do espaço vertical, pareceu-me ser a mais prática, mas também não consegui que funcionasse, sem perceber muito bem porquê. Quando tiver um pouco de tempo, importa-se de tentar, por favor?
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 05h33min de 28 de Junho de 2010 (UTC)
Mistério resolvido. Algumas páginas tinham «fases» em vez de «fases9». Vapmachado (Discussão) 03h36min de 3 de Julho de 2010 (UTC)
Yes check.svg Feito: Atualizei o valor do espaçamento para 0.5em, conforme sugerido e corrigi o problema com o div na página de referências. Enviei um e-mail sobre o outro truque que pode ser usado ao conferir as âncoras... Helder 18h33min de 8 de Julho de 2010 (UTC)

Capítulos do livro de Logística[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Vapmachado"

Oi Virgílio? Tudo certo? Teeth.png

Eu deixei umas mensagens sobre dois capítulos soltos que foram criados. Veja aqui e aqui. Achei que poderia ser de interesse... Qualquer coisa, é só nos contatar! Até breve! Helder 01h29min de 5 de Março de 2010 (UTC)

Estou com uma pequena dificuldade: notei que o João R criou três páginas que, conforme seus títulos, falariam sobre "Avaliação e Ponderação Linear (LSR)":
  1. Logística/Localização/Selecção de locais/Métodos de Avaliação e Selecção/Avaliação e Ponderação Linear (LSR)
  2. Avaliação e Ponderação Linear (LSR)
  3. Logística/Localização/Selecção de locais/Avaliação e Ponderação Linear (LSR)
Possivelmente deveria haver apenas uma delas, e as outras duas tenham sido criadas por engano, mas este é apenas o meu palpite.
Minha dúvida é a seguinte: Está claro para a turma qual é a estrutura adotada para o livro? Quero dizer, questões como "quantas barras serão usadas em cada título e?" ou em outros termos "quantos níveis de subdivisão serão usados no livro?" foram resolvidas a priori?
Se foi, acho que seria interessante colocar uma descrição em algum lugar do livro de como ele estará sendo organizado (na verdade não sei se fizeram isso e fui eu quem não encontrou, mas se for isso, me avisem...), para facilitar tanto o trabalho dos alunos quanto a organização do livro e detecção de eventuais erros...
Em particular, devo deletar alguma daquelas três páginas? Quando alguma precisar ser deletada, é só colocar a nossa predefinição para elimação rápida, {{ER|Pedido do autor|~~~~}} e apagaremos assim que for possível...
Outra coisa: é preferível (mas negociável se preciso Smile.png ) que as páginas dos wikilivros sejam criadas somente quando for inserido algum conteúdo. Assim, o ideal seria que não criassem páginas apenas com a barra de navegação (pois isso geralmente só dificulta a manutenção, e torna azuis [como teste] alguns links que apontam para paginas sem conteúdo e que normalmente estariam em vermelho [como testando]). Se for preciso criar as páginas, seria legal já adicionar a marcação {{esboço}}, para que elas fosses para a Categoria:Esboço, que reúne este tipo de páginas.
Bom, por hora é isso. Vamos conversando... Até logo! Helder 20h42min de 9 de Março de 2010 (UTC)
O comentário que estava aqui foi movido para Tópico:Discussão:Logística/Sobre capítulos e subcapítulos.
  • Já que comentei de livros impressos, acho que vale a pena comentar que é possível a impressão do livro resultande do trabalho dos alunos. Alguns alunos podem ter interesse em pagar por uma versão impressa do trabalho, na forma de um livro "normal"... Se acreditar que alguém poderá se interessar, pode dar uma olhada na página Especial:Livro ou perguntar mais a respeito disso... Smile.png
  • Quanto à avaliação e indicação da qualidade e nível de progresso de cada capítulo e de livros como um todo, considero o sistema atual ineficiente (para os autores, que o faz "funcionar") e pouco esclarecedor (para os leitores, a quem ele deveria servir). Concordo contigo que há certa redundancia em usar a marcação de esboço e colocar as imagens das etapas. E, com ou sem duplicação de esforço, não acho que a tarefa de avaliar e indicar o progresso deva ser dos autores (pelo menos não exclusivamente deles). Digo isso pois cada pessoa tem seus próprios critérios para dizer o que considera um "esboço" e o que considera "abrangente", e isto pode variar conforme a área e conforme os objetivos de cada texto. Se fosse no contexto em que uma editora fosse realizar a publicação do trabalho, haveria ainda algum tipo de parecer da parte da editora, que poderia recusar alguns textos. No Wikilivros, a recusa ou aceitação dos trabalhos geralmente leva em conta essencialmente se o conteúdo de um texto está de acordo com o objetivo do projeto, indiferente de ser apenas um esboço ou já estar bastante aprofundado... Então, como o MediaWiki não oferecia originalmente nenhuma forma prática de se indicar a qualidade foram surgindo as estratégias que estão em vigor no momento (etapas/marcações para esboços). Geralmente eu marco como esboços as páginas que deveriam ter conteúdo mas por algum motivo não tem, ou quando é conteúdo meu, quando ainda estou esboçando o conteúdo (mas reconheço que o leitor não tem como adivinhar por qual motivo uma página foi marcada como esboço). Já a indicação das etapas é feita quase exclusivamente pelos autores, o que considero inadequado, devido a variedade de opiniões que possam haver sobre "quão bom está o livro" ou "quão desenvolvido ele está" e a variedade de critérios segundo os quais a avaliação pode ser feita (ver no Wikisource, s:Ajuda:Estado dos progressos). Há não muito tempo começou a ser desenvolvida a Extensão:FlaggedRevs para o software MediaWiki que, ao meu ver, melhorará em muito a situação atual... Mas precisamos arranjar tempo para elaborar e obter consenso sobre uma proposta de configuração para ela, fazer o pedido de ativação no bugzilla e aguardar até que seja habilitada (de semanas a meses!). Uma configuração específica está habilitada para testes está habilitada na wiki de testes da Wikimedia [18] (veja o que aparece no rodapé da página) Helder 18h46min de 12 de Março de 2010 (UTC)

Filtro para listas[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Vapmachado"

Ah... antes que eu esqueça, aqui vai uma dica para o caso de querer facilitar o acompanhamento das edições da turma: na página de preferências tem uma aba com alguns Gadgets, um deles chamado "Filtro para listas". Se habilitá-lo, poderá filtrar a lista de mudanças recentes do projeto para exibir apenas aquelas que dizem respeito ao livro de Logística. Para usar o filtro, primeiro a gente deve acessar a lista de mudanças e clicar no topo da página em "Filtro". Depois, basta digitar algo como "Logística/" no campo e escolher "Filtrar"... O recurso poderá ser útil para a avaliação do progresso do livro! Bom divertimento! Smile.png Helder 20h51min de 9 de Março de 2010 (UTC)

Bom, ainda não temos uma página explicando como usar o filtro (ele foi habilitado em outubro do ano passado), mas o uso é bem simples. Em resumo, eu diria que ele é uma forma de aprimorar os recursos tradicionais que o MediaWiki oferece para acompanharmos as edições feitas no projeto. Tipicamente, usa-se as seguintes páginas especiais: Especial:Páginas vigiadas (que exibe alterações em páginas que já vigiamos), "Especial:Contribuições/«colaborador»" (que mostra apenas as edições feitas pelo «colaborador») e a Especial:Mudanças recentes que mostra todas as ações feitas no projeto, por todos os participantes. Quando as listas são muito longas, fica um pouco difícil de localizar os itens que são relevantes para um propósito específico (por exemplo, como saber quais são as novas páginas criadas para o livro de Logística? ) e neste caso o filtro pode ajudar, pois ao usá-lo serão mostrados apenas os itens que contenham certa expressão (no exemplo, "Logística/" seria uma boa escolha a ser usada com o filtro na Especial:NewPages). Para usar o filtro nas mudanças recentes não podemos (infelizmente) habilitar as "mudanças recentes melhoradas" que estão na guia "mudanças recentes" da página de preferências, pois são incompatíveis (eu tinha esquecido de dizer isso em minha edição anterior Confused.png).
Enfim, o recurso poderá ser útil ou não, conforme o tipo de acompanhamento que pretende fazer...
Se tiver problemas ao usá-lo, é só me contar. Helder 13h09min de 12 de Março de 2010 (UTC)
Tentei «filtrar» as «Páginas recentes» para ver somente as novas páginas criadas para o livro de Logística e nada. Será que está a funcionar?
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 03h30min de 27 de Março de 2010 (UTC)
Desculpa eu não ter passado aqui antes... Não tinha notado que havia esta pergunta pendente. Depois daquele dia conseguiu usar o recurso alguma vez? O link chega a aparecer no topo da página? (com este script eu ainda não vi acontecer, mas em outros as vezes o navegador usado ou o skin escolhido nas preferências causam algum problema de incompatibilidade... Chegou a testar com mais de um (navegado/skin)?) Helder 18h29min de 16 de Maio de 2010 (UTC)
Não faz mal. Há sempre muito para fazer. Continuo sem conseguir qualquer resultado. As «Páginas recentes» aparecem sempre. Já tentei também com o WIExplorer e tema «Vector». Em todos os casos, quando incluo Logística/ no campo «Filtro de etiquetas» e clico em [Prosseguir], a resposta é «Não existem dados para apresentar.» Se não se descobrir o problema (meu erro, provavelmente), acho que temos que marcar uma sessão de voz no Messenger ou similar, para me guiar e eu poder informar o que estou fazendo.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 04h40min de 17 de Maio de 2010 (UTC)
Bingo! O problema foi o seguinte: estávamos falando de dois filtros diferentes. Aquele campo "Filtro de etiquetas:" é de um outro recurso. O filtro ao qual me refiro pode ser encontrado bem mais acima: no vector, existe uma pequena seta para baixo ao lado do campo para buscas. Na lista que aparece ao clicá-lo, tem a opção "Filtro", que exibe o filtro ao qual eu me referia... (No monobook fica a direita de "página especial", também no topo). Acho que agora conseguirá usar Smile.png Helder 12h50min de 17 de Maio de 2010 (UTC)
Não vejo nada, nem num, nem noutro. Isso deve ser coisa só para gente grande e não para a arraia miúda, como eu. :-)
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 02h19min de 19 de Maio de 2010 (UTC)
Tenta ver se aparece ao clicar neste link. Aqui está uma imagem do que deveria aparecer após clicar no botão. Helder 14h47min de 20 de Maio de 2010 (UTC)
PS: Pode ser preciso limpar a cache para que o primeiro link funcione (Como faz? Mozilla / Firefox / Safari: pressione Shift enquanto clica em Recarregar, ou pressione Ctrl-F5 ou Ctrl-R (Command-R para Macintosh); Konqueror: clique no botão Recarregar ou pressione F5; Opera: limpe a cache em Ferramentas → Preferências (Tools → Preferences); Internet Explorer: pressione Ctrl enquanto clica em Recarregar ou pressione Ctrl-F5; ) Helder 14h51min de 20 de Maio de 2010 (UTC)
Por essa ligação vou lá e o resultado é muito bom. O problema é que aí pelas «Mudanças recentes», na caixa de navegação à esquerda, só vou para Mudanças recentes sem seta nenhuma. Agora já estou servido, mas só pela ligação que fez o favor de me enviar.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 03h59min de 22 de Maio de 2010 (UTC)

Gestão do livro de Logística[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Helder.wiki"

Apesar de já ter agradecido, indirectamente, a sua colaboração, nos diálogos comunitários, não é demais salientar e agradecer o muito apoio que nos tem dado.

O problema com a criação de páginas erradas, quanto a mim, tem sido a detecção de que isso está a acontecer ou aconteceu. Como pode verificar, pois já foi pedida a eliminação de uma delas, todas estavam erradas. Vou solicitar ao João que peça a ER das outras duas.

A estrutura do livro não está ainda definida. Uma parte do trabalho dos alunos é definir essa estrutura. Fi-lo para a estrutura inicial, por necessidade de delimitar o âmbitos dos capítulos a incluir no livro. Fi-lo, também, para um ou outro capítulo, a título de exemplo e para facilitar o início dos trabalhos. Agora cabe aos alunos continuar e completar o trabalho.

Em qualquer caso, a resposta à sua questão sobre o número de subdivisões a serem usadas no livro só pode ser uma: as necessárias e suficientes para que o tema seja abordado com a profundidade e detalhe adequado ao grau universitário de engenharia.

Neste momento não é possível elaborar um índice completo do livro, por não serem conhecidos todos os elementos que irão integrar esse índice. Por outro lado, tudo faz prever que seja um documento bastante extenso, cuja produção numa única página pode não ser muito interessante. O que está feito é um índice dos capítulos e o que está a ser feito é um índice das matérias abordadas em cada capítulo, tendo, regra geral, só um subnível. Temas de capítulos que requeiram um subdivisão num maior número de níveis, terão a sua própria página de índice.

A criação de páginas «vazias» tem sido incentivada, por vários motivos, mas já comecei a solicitar que seja colocado um conteúdo mínimo em todas as páginas criadas.

Sobre a marcação como esboço, isso me apanhou de surpresa, pois pensei que a barra de fases servia esse propósito aqui nos Wikilivros. Parece-me haver alguma duplicação de esforço. Se me quiser fazer o favor de rever o propósito da barra de fases e das marcações, para confirmar que são coerentes, agradecia que, depois disso, me indicasse quais as páginas onde tudo está melhor explicado, para que me possa informar adequadamente.

Sinto-me um bocado envergonhado, mas confesso que não entendi a utilização dos filtros, talvez por nunca me ter debruçado suficientemente sobre esse assunto e não ter a certeza de o saber utilizar eficientemente. Não vigio muito de perto o trabalho dos alunos. Quando o faço é mais baseado na análise do trabalho de cada um, pois é sempre isso que tenho que fazer para a avaliação. Esse tipo de actividade, também nunca me atraiu na Wikipédia, isto é, observar o que se passa no projecto, em vez de observar o desenvolvimento de um artigo ou do trabalho de uma pessoa. Talvez não se perca nada e ganhe bastante em aprender a fazê-lo. Por favor, reveja as instruções que me deu, para ter a certeza que está tudo nos conformes e indique-me mais algumas páginas onde possa ler sobre esse e/ou outros tipos de filtragem (podem ser da Wikipédia ou do Wikibooks). Continuarei a tentar até conseguir obter o resultado desejado.

Com muita gratidão, por tudo o que tem ajudado.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 01h52min de 12 de Março de 2010 (UTC)

Organizando e organizando melhor[editar código-fonte]

Na sequência do que já tive oportunidade de expor acima, em Pergunte primeiro e dispare depois, não me parece que a organização tenha sido para melhor, por causa do resultado que se obtém expandindo a secção de «Colaboradores», conforme, facilmente, se pode ver. Também essa designação não me parece correcta uma vez que a que é recomendada expressamente é «Editores».

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 01h57min de 4 de Abril de 2010 (UTC)

Acho que concertei.... mas o motivo da mudança é que prejudicava inevitavelmente a leitura... quanto a «editores» e «colaboradores» não faz muita diferença na minha opinião, mas se quiser pode mudar... desculpe a demora, é que estou sem tempo devido(principalmente) aos estudos... boa sorte... Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 16h59min de 11 de Abril de 2010 (UTC)
Agradeço e tem toda a razão: aquela lista interminável estava mesmo feia. Fui lá ver como mudar e foi então que descobri que há uma nova página: Logística/Colaboradores. O problema ficou mais complicado e fez-me pensar no futuro. Esta é a turma deste semestre e ano lectivo. Podemos chamar-lhe os «Editores da FCT/UNL de 2010». Até ao próximo ano, outras pessoas poderão editar, com ou sem a minha «direcção editorial». Em 2011, possivelmente, estarei de volta, com nova turma, para completar, corrigir e melhorar o trabalho feito este ano. Esses serão os «Editores da FCT/UNL de 2011». Acho que se deve levar todas estas considerações em conta ao dar um formato atractivo e não obstrutivo à listagem dos actuais e futuros editores. Não há pressa. Trate dos seus estudos e quando puder diga alguma coisa ou faça o favor de fazer uma experiência para se ver como fica.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 08h06min de 12 de Abril de 2010 (UTC)
Apesar de não fazer muita diferença o termo que usamos, realmente podemos fazer algumas distinções: todos os que participaram de alguma forma podem ser vistos como colaboradores; alguns destes podem ter criado conteúdo, outros apenas formatado, outros apenas revisado ou criticado o que foi feito, e assim por diante. Neste sentido, há mais diferença se referir a uns como autores, a outros como editores, revisores, etc... Inclusive houve um trabalho há uns tempos atrás que comentava sobre essa mistura dos papéis de autor e de editor quando se está em uma wiki. Se eu encontrar o link, eu coloco aqui depois achei nas notas do Jorge: Renato P. dos Santos - Wikificando a História da Física A Web 2.0 na construção colaborativa de conhecimento no Ensino... É interessante! Smile.png
Eu experimentei formatar a lista de participantes com uma "tabela ordenável" (veja aqui), e incluí uma coluna para indicar o período da colaboração. Acha que isso resolve a nossa situação para os próximos períodos?
Só para tomar nota: um dos problemas do Wikilivros (possivelmente decorrente da falta de "mão de obra voluntária") é que há muitas práticas atuais que ainda precisam ser documentadas, bem como documentações existentes que já não refletem as práticas atuais... (Veja por exemplo uma listinha antiga do Jorge). Lembrei de comentar isso pois fui olhar o histórico daquele capítulo do livro "Como escrever um bom wikilivro" e ao comparar a versão atual com uma de 2006 não vi grandes atualizações no texto. Essa é uma situação mais ou menos geral no projeto: as informações podem estar desatualizadas.
Felizmente nada tem sido tão grave que não tenhamos resolvido através do diálogo... Smile.png Helder 00h40min de 29 de Maio de 2010 (UTC)
Aventurei-me a fazer umas adaptações «à minha moda» na lista dos colaboradores. Ainda não terminei, mas antes da fazer mais, queria pedir que verificassem o que se passa com as ligações aos capítulos. Quando se «expande», as ligações não estão a funcionar. Creio que isso já aconteceu na versão inicial e o Raylton pôs tudo a funcionar, novamente. Talvez devesse ir espreitar ao histórico para tentar descobrir como ele fez, mas estou com um grande ataque de preguiça. :-)
Quanto à eventual desactualização da documentação disponível, não se tem notado muito e a razão disso deve-se única e exclusivamente ao excelente ambiente que é mantido aqui nos Wikilivros. É, realmente, um exemplo raro de cordialidade, compreensão e boa convivência, do qual, felizmente, já tenho tido oportunidade de dar testemunho, tanto publicamente como em conversas mais privadas. Como já referi, o semestre está a terminar e só tenho elogios para a maneira como este projecto foi recebido e tratado, proporcionando aos alunos um espaço construtivo e uma oportunidade ímpar para se aperceberem das vantagens do trabalho colaborativo. Quando der por terminados os trabalhos do semestre, espero que dele fique algo em que todos nos possamos rever e orgulhar. Os meus maiores agradecimentos aos companheiros desta extraordinária viagem.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 23h54min de 1 de Junho de 2010 (UTC)

Códigos, classes e categorias[editar código-fonte]

Infelizmente não disponho de tabelas, nem qualificações, que me permitam fazer a classificação do livro de Logística, de forma fidedigna, sob qualquer sistema. Por outro lado, não deve ser aceite uma classificação para a qual não sejam fornecidas quaisquer fontes. O que não tenho dúvida é que ele pertence à categoria de Logística. Não sei se há uma classe com essa designação em qualquer dos sistemas CDU, CDD e outros e, ainda menos, quais são os respectivos códigos. Mais uma vez, lamento, não poder ajudar muito nesta área.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 02h49min de 4 de Abril de 2010 (UTC)

Por hora posso indicar duas páginas (UDC Summary e Dewey Decimal Classification summaries) que contém as classes mais gerais da CDD e da CDU. Para subdivisões mais específicas uma opção é consultar outros livros da mesma área para ver o código que está incluído nos mesmos. Para isso o Google Books pode ser de alguma ajuda. Helder 18h29min de 16 de Maio de 2010 (UTC)
Feito, ainda que o resultado seja um bocado estranho. O Google Books ajudou bastante. Obrigado.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 05h19min de 17 de Maio de 2010 (UTC)
Estranho em que sentido?
(ah... não estranhe o fato do parâmetro "tema" ainda não ter qualquer efeito... em breve ele servirá para alguma coisa Wink.png) Helder 12h50min de 17 de Maio de 2010 (UTC)
«Livros na etapa 3 de 8 | Graduação | CDD 600 | CDU 6 | CBC HD38.5» Por causa do que tenho escrito nas discussões da Biblioteca: esconder ou mostrar as designações textuais.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 02h27min de 19 de Maio de 2010 (UTC)

Dica: Modelos para novos capítulos[editar código-fonte]

Tópico copiado da página "Usuário Discussão:Vapmachado"

Oi Virgílio!

Eu estava pensando: acha que seria útil para algum projeto futuro com seus alunos dispor de uma página que sirva de modelo para os módulos que forem criados pelos alunos?

Por exemplo, no livro Brincadeiras a qualquer hora, colocamos um campo que permite a criação dos capítulos com base em um modelo (experimente digitar um nome qualquer na caixa e pressionar o botão que está lá para ver o que aparece). No livro de receitas há um segundo exemplo, que mostra algumas dicas extras no topo da página de edição (após preencher aquele campo e pressionar o botão).

Imagino que dependendo do tipo de texto que for escrito pelos alunos, poderá ser útil usar algo assim...

Fica aí a ideia, caso um dia precise! Wink.png Helder 16h04min de 24 de Maio de 2010 (UTC)

Os meus agradecimentos pela sugestão. Acho que vai ser possível elaborar uma página modelo para o próximo ano. A razão porque nunca vou para essa alternativa é porque não conheço o código necessário para o botão de criação de uma página nova. Por outro lado, os elementos constantes do modelo podem ser de tão pouca monta que não compensa investir nesse processo, nem incomodar ninguém com um pedido de ajuda nesse sentido.
Atenciosamente,
Virgílio A: P. Machado
Vapmachado (Discussão) 00h24min de 2 de Junho de 2010 (UTC)

Ligações para subpáginas[editar código-fonte]

Tenho andado a tentar simplificar as ligações, mas a coisa está um bocado misteriosa. Por exemplo, não percebo porque é que nesta página tudo funciona com ligações tão simples e nesta outra não consigo fazer a mesma coisa (ver o código, por favor). Acho que o problema se repete nas outras páginas.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 02h46min de 13 de Agosto de 2010 (UTC)

A sintaxe adicional para links que pode ser usada ao fazer links para subpáginas é descrita nesta página: meta:Help:Link#Subpage_feature.
Mas notei o seguinte no seu exemplo:
  • O capítulo Logística/Sistemas de distribuição/Escala de veículos possui sub-capítulos mas não possui sub-sub-capítulos, pois tem todas as suas sub-páginas com títulos da forma
    • "Logística/Sistemas de distribuição/Escala de veículos/<Nome do sub-capítulo, sem novas barras>"
  • O capítulo Logística/Manutenção de instalações, no entanto, possui sub-capítulos e também sub-sub-capítulos, pois suas sub-páginas tem títulos de dois tipos:
    • "Logística/Manutenção de instalações/<Nome do sub-capítulo, sem novas barras>"
    • "Logística/Manutenção de instalações/<Nome do sub-capítulo, sem novas barras>/<Nome do sub-sub-capítulo, sem novas barras>"
Este é mais um motivo para que eu prefira nomear os capítulos de um livro de forma simples, e usar o seu índice para fornecer uma estrutura hierarquizada (que existe lá, mas não existe nos títulos das paginas). Esta estratégia é adotada, por exemplo, no capítulo "Escala de veículos" para indicar a hierarquia entre "Heurística" e "Heurística clássica para CPEV" (esta última é exibida como "um tópico da primeira" no índice).
Caso todas as páginas do livro tivessem nomes simples, da forma "Logística/<Título do capítulo, sem novas barras>, todos os links em todos os sub-índices teriam a mesma sintaxe (o que tornaria o código mais simples e fácil de manter):
  • [[../<Nome do Capítulo>/]] (cujo resultado é o mesmo que [[Logística/<Nome do Capítulo>|<Nome do Capítulo>]])
Helder 14h17min de 13 de Agosto de 2010 (UTC)
Entendido, por ter sido muito bem explicado. O problema é que se houver mais do que uma página com o mesmo título, por exemplo, Introdução (o mais comum), fica tudo feito num oito. Ou não?
Já há ou vai haver:
Logística/Introdução
Logística/Sistemas de informação/Introdução
Logística/Gestão de existências/Introdução
Logística/Movimentação de materiais/Introdução
Logística/Planeamento e projecto de instalações/Introdução
Logística/Localização/Introdução
Logística/Gestão de armazéns/Introdução
Logística/Gestão de armazéns/Picking/Introdução
Logística/Embalagem/Introdução
Logística/Gestão de desperdícios e rejeitados/Introdução
Logística/Sistemas de distribuição/Introdução
Logística/Sistemas de distribuição/Escala de veículos/Introdução
Logística/Gestão de devoluções/Introdução
Logística/Serviço ao cliente/Introdução
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 03h51min de 15 de Agosto de 2010 (UTC)
O MediaWiki não permite duas páginas com o mesmo título. Então, quando duas páginas ("Página 1/Introdução" e "Página 2/Introdução") compartilharem o mesmo {{SUBPAGENAME}} "Introdução", as páginas do nível acima ("Página 1" e "Página 2") terão nomes diferentes (no exemplo, deferem no último caractere), então não há confusão na hora de criar os links. Experimente fazer o seguinte (é instrutivo!):
  1. Abra esta página especial;
  2. Coloque no "Título de contexto..." cada um destes títulos (e pressione "Expandir" depois de cada mudança):
    1. Logística
    2. Logística/Serviço ao cliente
    3. Logística/Serviço ao cliente/Introdução
  3. Coloque o mouse sobre os links exibidos na seção "Previsão" (para ver para onde cada um deles aponta e comparar os resultados)
Se permanecerem as dúvidas, é só dizer... Helder 14h54min de 15 de Agosto de 2010 (UTC)
Vc. é danado Helder. Arranja-me cada abobrinha... Eu bem tentei essa «página especial» mas não vi nada :-) Isto da idade tem um preço...
A outra explicação acho que entendi. Ficaria assim, usando o exemplo acima:
Logística/Introdução
Logística/Sistemas de informação/Introdução
Logística/Gestão de existências/Introdução
Logística/Movimentação de materiais/Introdução
Logística/Planeamento e projecto de instalações/Introdução
Logística/Localização/Introdução
Logística/Gestão de armazéns 1/Introdução
Logística/Gestão de armazéns 2/Introdução
Logística/Embalagem/Introdução
Logística/Gestão de desperdícios e rejeitados/Introdução
Logística/Sistemas de distribuição 1/Introdução
Logística/Sistemas de distribuição 2/Introdução
Logística/Gestão de devoluções/Introdução
Logística/Serviço ao cliente/Introdução
É isso?
E como é que um velho rezingão como eu vai saber que «Logística/Gestão de armazéns 1/Introdução» é a Introdução à Gestão de armazéns e «Logística/Gestão de armazéns 2/Introdução» é a Introdução ao Picking?
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 01h35min de 16 de Agosto de 2010 (UTC)

Sobre a página especial, enviei uma captura de tela por email, mostrando o que eu via na página...

Quanto aos títulos, eu diria o seguinte:

Possíveis títulos para os capítulos do livro de Logística
Com capítulos e subcapítulos, mas sem usar seções
(esquema atual do livro)
Apenas com capítulos, ainda sem usar seções
(esquema mais próximo do que eu gosto Tongue.png)
Apenas com capítulos, usando seções
(esquema que eu gosto Wink.png)
Logística/Introdução Logística/Introdução Logística/Introdução
Logística/Sistemas de informação/Introdução Logística/Introdução aos sistemas de informação Logística/Sistemas de informação
== Introdução ==
Logística/Gestão de existências/Introdução Logística/Introdução à gestão de existências Logística/Gestão de existências
== Introdução ==
Logística/Movimentação de materiais/Introdução Logística/Introdução à movimentação de materiais Logística/Movimentação de materiais
== Introdução ==
Logística/Planeamento e projecto de instalações/Introdução Logística/Introdução ao planeamento e projecto de instalações Logística/Planeamento e projecto de instalações
== Introdução ==
Logística/Localização/Introdução Logística/Introdução à localização Logística/Localização
== Introdução ==
Logística/Gestão de armazéns/Introdução Logística/Introdução à gestão de armazéns Logística/Gestão de armazéns
== Introdução ==
Logística/Gestão de armazéns/Picking/Introdução Logística/Introdução ao picking Logística/Picking
== Introdução ==
Logística/Embalagem/Introdução Logística/Introdução à embalagem Logística/Embalagem
== Introdução ==
Logística/Gestão de desperdícios e rejeitados/Introdução Logística/Introdução à gestão de desperdícios e rejeitados Logística/Gestão de desperdícios e rejeitados
== Introdução ==
Logística/Sistemas de distribuição/Introdução Logística/Introdução aos sistemas de distribuição Logística/Sistemas de distribuição
== Introdução ==
Logística/Sistemas de distribuição/Escala de veículos/Introdução Logística/Introdução à escala de veículos Logística/Escala de veículos
== Introdução ==
Logística/Gestão de devoluções/Introdução Logística/Introdução à gestão de devoluções Logística/Gestão de devoluções
== Introdução ==
Logística/Serviço ao cliente/Introdução Logística/Introdução ao serviço ao cliente Logística/Serviço ao cliente
== Introdução ==

Como é que um leitor pode saber qual é a introdução à Gestão de armazéns e qual é ao Picking? Resposta: usando um título (de página ou seção) que seja suficientemente descritivo.

Tomando as subpáginas do capitulo sobre Gestão de armazéns, poderá notar ainda que o recurso de seções e subseções do MediaWiki (indicadas com == Seção de nível superior ==, === Subseção ===, etc...) é subutilizado. De fato, tal capítulo não utiliza seções uma vez sequer! Isso é uma das coisas que, ao meu ver, complicam a organização do livro, pois em vez de utilizarmos o recurso adequado para a separação das partes de um capítulo, estamos tentando improvisar uma alternativa escolhendo títulos complicados (que usam e abusam de barras/subpáginas). Isso torna necessária a inclusão de barras de navegação adicionais para cada parte pertencente a um capitulo (que está separado em cerca de 50 páginas, sendo que podia estar em 4 ou 5).

Algumas estatísticas ingênuas: juntando, por exemplo, todas as partes do capítulo Logística/Gestão de armazéns, obtem-se um texto com algo da ordem de 100000 caracteres. Alguns artigos destacados da Wikipédia inglesa têm algo entre 50000 e 80000 caracteres, o que sugere que um capítulo de um livro com um tamanho desta ordem de grandeza é algo razoável (estou supondo que um capítulo de livro é maior que um artigo). Por outro lado, como o capitulo atualmente se encontra dividido em vários subcapítulos, cada um tem em média algo em torno de uns 2000 caracteres. Helder 13h47min de 16 de Agosto de 2010 (UTC)

PS: Na lista da wikitech há uma discussão sobre um problema organizacional que afeta os Wikisources (e em certo sentido o Wikilivros) e alguns dos comentários são um pouco relacionados à questão da organização dos livros por aqui também.

Talvez queira dar uma olhada na conversa (e extrair a parte não técnica, que é útil para nós leigos) que está dividida em alguns tópicos [19] (essencialmente estes: "<ref> tag and multiple transcluded pages", "(pas de sujet)", "Wikisource books and web 1.0 pages" e "proposal to extend the ref tag syntax").

As mensagens que parecem relevantes para o nosso contexto são estas: [20] e [21]. Helder 16h25min de 16 de Agosto de 2010 (UTC)

Ver Capítulos do livro de Logística e Subdivisão do livro, acima, para um exemplo concreto, nesta página, do que refiro no ponto 1) :-) Vapmachado (Discussão) 22h09min de 16 de Agosto de 2010 (UTC)
Poderia repetir qual é o "ponto 1"? (eu não consegui identificar =/) Helder 22h14min de 16 de Agosto de 2010 (UTC)
«1) Do ponto de vista do leitor e atendendo ao curto período de concentração que normalmente é devotado a uma consulta na Web, uma página pequena, do tamanho de uma folha de papel A4, terá maior probabilidade de ser lida do que uma página do tamanho de dez folhas.» :-) Vapmachado (Discussão) 23h46min de 17 de Agosto de 2010 (UTC)

Usar LiquidThreads?[editar código-fonte]

O que acham de colocar a LiquidThreads nesta discussão, mesmo sem arquivar os tópicos acima? Helder 13h06min de 10 de Setembro de 2010 (UTC)

Força. Agradeço muito. Isto aqui está ficando demasiado «sólido».
Para quando as outras inovações: os «Gadgets para a simplificação de títulos e categorias» e «Proposta: Ativar a Extensão:ReaderFeedback»? Como é que se trata disso?
Com os meus maiores agradecimentos,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 04h39min de 12 de Setembro de 2010 (UTC)
Yes check.svg Feito [22]: os novos tópicos podem ser criados abaixo usando o novo sistema.
Quanto aos Gadgets para a simplificação de títulos e categorias, é só falta de tempo mesmo... logo o script será atualizado.
Já a ativação de extensões é mais demorada, pois depende da ação dos "devs" (e uma definição clara de quais serão as configurações que utilizaremos para elas - e a ReaderFeedback parece ter várias...) Helder 11h10min de 13 de Setembro de 2010 (UTC)