Predefinição:AutoNav

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
[editar] [purgar] Template-info.svg Documentação da predefinição
Red x.svg Esta página encontra-se inactiva e é mantida por motivos históricos.
Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo nos diálogos comunitários.

Uso[editar código-fonte]

A predefinição AutoNav, e suas diversas subpáginas, são utilizadas para a inserção semi-automática de barras de navegação nos módulos de um livro. O estilo usado por padrão é o da Predefinição:Navegação, mas é possível definir estilos próprios para cada livro.

Para poder usar o código {{AutoNav}} em um livro, basta criar (e manter atualizada) uma lista com os capítulos que fazem parte do livro. Isso deve ser feito em uma subpágina da Predefinição:Lista de capítulos. A página daquela predefinição explica como criar a lista.

No final desta página há uma lista contendo as subpáginas da Predefinição:AutoNav. Algumas delas são usadas para definir o estilo específico, diferente do padrão, usado em alguns livros.

Para usar um estilo diferente para determinado livro, basta criar uma subpágina "Predefinição:AutoNav/<Nome do livro>" (com o nome correspondente). Tal subpágina deverá conter apenas um redirecionamento apontando para um dos estilos existentes, que no momento são os seguintes:

A outra opção é criar uma subpágina da AutoNav com um estilo diferente dos existentes (em vez de um redirecionamento), mas isso exige maior esforço.

Note que atualmente está disponível um Gadget (experimental) na página de preferências, que insere links para navegação automáticamente, com base na lista de capítulos do livro. Assim, não é preciso ficar inserindo {{AutoNav}} no topo de todas as páginas do livro. A intenção é que, em breve, o sistema possa substituir definitivamente as predefinições de navegação, facilitando o trabalho dos editores.

Em caso de dúvidas, sugestões ou problemas, fale com um destes editores: Helder ou Raylton.

Veja também[editar código-fonte]