Wikilivros:Módulo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Um módulo do wikilivros é qualquer página que contenha algum material didático nela, isto é, qualquer página que seja de um dos livros. Não são módulos as páginas especiais nem as "meta-páginas" sobre o próprio projeto. Um módulo não pertence a nenhum dos espaços nominais definidos para propósitos especiais, como:

Entretanto nem todas as páginas fora destes espaços nominais são consideradas módulos, particularmente:

  • As paginas para "redirecionar" que são usadas para encaminhar de uma página para outra;
Nuvola apps edu miscellaneous.svg

Veja Especial:Estatísticas para estatísticas sobre o Wikilivros, o programa que gera essa página entende como módulo qualquer página que esta no espaço nominal de módulos, não é uma pagina de "redirecionar" e contém ao menos uma link wiki.

Monomódulos[editar código-fonte]

Uma das coisas que transforma as páginas do Wikilivros em livros é sua subdivisão a partir de um centro, um índice. Um monomódulo pode ser definido como um módulo que não está incluído em nenhum outro livro e que possui potencial para ser dividido em capítulos para formar um livro. Por isso, são em geral muito extensos.

O processo de formatação e ajuste de um monomódulo passa pela criação de uma capa, um índice e pela distribuição do conteúdo do monomódulo pelos capítulos do livro.

Comece por definir se o livro terá ou não uma capa em separado. Depois crie uma página índice em uma subpágina do "módulo-capa" ou transformando o próprio módulo em um índice seguindo o modelo descrito aqui. Em seguida, mova o conteúdo manualmente para o capítulo ou módulo no qual ele melhor se encaixa. Retire a predefinição de monomódulo e, se ainda não for o caso, categorize o livro adequadamente para que ele apareça na seção apropriada da Biblioteca.