Discussão:Como fazer um currículo

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

VDA?

Apenas por curiosidade... ... alguém verificou se as outras ocorrencias deste texto na internet surgiram depois de sua criação no wikibooks, ou se ele foi copiado para cá com a autorização do autor original , ou algo assim? Notei que ele aparece, por exemplo, aqui, aqui e aqui. Seria o caso de apenas identificar e citar a fonte original que permitiu a cópia para cá, ou os proprietários dos outros sites é que devem ser avisados para citar a licença GNU? OBS: ainda não sei bem como funcionam essas coisas de direitos autorais. --Helder 03h41min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)

A data lá está 7 de abril de 2004. Aqui o conteúdo foi criado em 2005. É obviamente uma cópia. Poderia até ficar se a licença fosse outra, mas como ele está sob uma licença não comercial da Creative Commons, só apagando mesmo... Podes marcar como VDA que eu o apago. - Jorge Morais 05h41min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)
É uma pena... este livro seria bem útil e interessante para quem procura um emprego.
Devo colocar vda em todos os módulos, certo? --Helder 16h00min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)
Sim. O pior não é nem que tenha ficado durante tanto tempo sem ninguém ver. O pior é ter que apagar. - Jorge Morais 17h37min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)

Removi a predefinição porque acho que o índice não precisa ser eliminado. Em si ele não constitui violação de direitos autorais e pode ficar aí para que no futuro alguém crie novo livro.Obs: Faltou marcar uma página.-- Jorge Morais 19h36min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)

De fato. Não percebi na hora, mas realmente podemos deixar o índice, e atribuir o status de órfão ao livro, como fez... (levei ao pé da letra o seu "sim" ao meu "em todos os módulos"...)
Marquei a página que faltou. Hehe... sempre esqueço alguma coisa ... (cabeça oca...)--Helder 21h22min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)

Prefilhamento

Caros,

vou perfilhar aqui este orfão, eu trabalhei durante alguns meses em recursos humanos e numa empresa de trabalho temporário e vou tentar fazer o melhor possivel, mas vou precisar de ajuda dos usuários de outros continentes pois ficará muito eurocentrado ou africanocentrado (pois conheço alguma da realidade angolana e moçambicana na área de recursos humanos) o mesmo não se poderá dizer do Brasil e é daqui que vou pedir a ajuda da comunidade, nomeadamente em links sobre estes assuntos para que possa pôr bastantes informações sobre esta área geográfica (darei preferência a sites de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais por razões de concentração populacional mas gostaria de links de todo o Brasil, ponham apenas na minha área de discussão com o titulo "Como fazer um curriculo").

Saudações fraternais,

Geosapiens(discussão) 21h00m de 8 de Julho de 2008 (GMT\Lisboa)

Oba! Menos um órfão! Pode contar comigo, no que eu puder/souber ajudar, farei o possível... Helder 13h51min de 9 de Junho de 2008 (UTC)

Vandalismos

Acho que não concordo com esta edição.

  1. Primeiro porque desde as edições do Helder de abril (o que pode ser coincidência, certamente, mas acho que não) não houve mais edições de anônimos no livro;
  2. Depois porque estamos desconfiando dos usuários anônimos e tirando a possibilidade de fazerem boas edições (de lembrar que as duas páginas (1 e 2) foram finalmente recriadas com conteúdo bom por anônimos);
  3. Finalmente, porque por mais que as páginas tenham sido criadas trocentas (e eu digo trocentas!!) milhares de vezes com currículos, não acho que isso seja vandalismo. São edições de boa fé de pessoas que não entendem onde estão ou que, se entendem, não sabem que o propósito da página é ser um livro didático, não um site como o Lattes. É a velha questão da falta de leitura, mas certamente não é vandalismo.

Mas tudo isso depende do ponto de vista. - Jorge Morais 19h39min de 8 de junho de 2009 (UTC)

Hum...
  1. Eu não tinha percebido que pararam...
  2. É, nisso eu concordo. Se bem que se alguém for fazer uma colaboração, não será assim tão difícil trocar um dos itens por um novo link vermelho e depois criar a página propriamente dita (ou simplesmente digitar o nome da página [algo como "Como fazer um currículo/Página"] no campo de busca e criá-la a partir do link que aparece). E se alguém resolve fazê-lo, é porque já conhece mais ou menos como funcionam as wikis, ou talvez já tenha lido algumas páginas de ajuda, então talvez as chances de inserir um conteúdo adequado (uma boa edição) sejam melhores. Apesar disso, reconheço que ao tirar o link vermelho, tiramos ao mesmo tempo a chance de quem não conhece as wikis descobrir por acaso que dá para passar de leitor a colaborador com apenas um clique...
  3. Quanto a isso, acho que 'vandalismo' não era a melhor palavra a ser usada, pois agora que falou vejo que não foram de fato vandalismos. Então pergunto se o argumento continuaria se eu tivesse dito algo como "medida para tentar diminuir as edições 'inocentes'" (ou 'não boas'). Quero dizer, se não tem os links vermelhos, só quem criará as páginas são aqueles que tem certa noção do que estão fazendo, e isso diminui a possibilidade de ser necessário reverter a edição, ou apagar a página.
Mas no geral, eu não tinha pensado que podia ter controvérsias... Foi uma edição inocente da minha parte. Não tenho mesmo nada contra revertê-la. Será que ela atrapalha mais do que ajuda? Aliás, a página ainda está protegida contra anônimos? Helder 20h02min de 8 de junho de 2009 (UTC)
Bom, não sei de onde eu tirei isso dos anônimos já que em lugar nenhum falas deles... Acho que pensava em recém-chegados.
Sei que foi uma edição inocente, mas lembrou-me a Wikipédia (clica em uma ligação vermelha lá como anônimo e vai entender o que quero dizer rs Tenta, em especial, clicar em uma ligação vermelha de uma página que já tenha sido apagada rs). Me parece pouco convidativo remover de um livro ligações internas que estão formatadas adequadamente. No caso da Wikipédia, acho que isso pode acabar asfixiando o projeto, porque quem está mal-intencionado não vai parar por causa de meia dúzia de letras garrafais vermelhas, mas quem quer algo sério, sim (embora devesse haver alguma estatística para comparar quantas páginas inadequadas eram criadas antes e depois dos avisos).
Estava pensando justamente na relação custo-benefício: currículo-novos usuários. - Jorge Morais 02h52min de 11 de junho de 2009 (UTC)
Ah, só essa "Como fazer um currículo/Formato e aparência do currículo" está protegida contra recriação por anônimos. - Jorge Morais 04h32min de 11 de junho de 2009 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Discussão:Como fazer um currículo/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos