Como fazer um currículo/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Neste wikilivro serão apresentados os aspectos mais importantes na hora de se elaborar um currículo. Também conhecido como CV, ou curriculum vitae (do latim, trajetória de vida), este documento reúne informações relevantes sobre alguém que se candidata a um emprego ou a um curso em alguma instituição de ensino. Dependendo do propósito, um currículo pode incluir[1]:

Levando em conta que a realidade de cada empresa é distinta, é muito provável que cada uma tenha exigências ou preferências específicas quanto a quais dos itens acima são obrigatórios em um currículo, quais são opcionais, e quais não devem ser incluídos de forma alguma. Para saber o que colocar em um currículo, o melhor é se informar antes sobre a instituição na qual está procurando uma vaga.

Os próximos capítulos fornecem informações adicionais sobre tópicos específicos que podem gerar dúvidas quando for produzir o seu CV.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Segundo o psicólogo da Agência do Trabalho Sérgio Sá, em notícia publicada em março de 2009, um currículo deve incluir apenas informações essenciais como: dados pessoais, escolaridade, cursos e experiência profissional.