Utilizador Discussão:Vapmachado/Arquivo

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

border: 1px solid #c0c090; "

Oi!

Que bom que retornou ao projeto!

Seja bem vindo novamente, e se tiver dúvidas ou dificuldades aqui no Wikilivros, é só entrar em contato, ok? Helder 18h40min de 10 de Fevereiro de 2010 (UTC)

RE: AutoNav

Tópico copiado para a página "Discussão:Logística#Lista de capítulos, AutoNav e Versão (automática) para impressão"

Olá Virgílio! Receba minhas sinceras Boas-Vindas atrasadas... É O seguinte: o nosso sistema de navegação automática está em fase de desenvolvimento e infelizmente nem tudo que se fazia manualmente será possível com o AutoNav novo, em contra partida ganha-se em automação... No entanto o que me pediu é particularmente fácil de se resolver, porem não é recomendável:

Em resumo o que me pediu foi para adicionar a capa na lista de páginas de auto navegação e incluir o nome das paginas(que estão sendo visualizadas) onde deveriam estar as diretórios acima(ou diretórios mãe, raiz, root etc) diretórios "acima" são o seguinte:

  • Livro/Capítulo
  • acima= Livro


  • Livro/Capítulo/Sub Capítulo
  • Acima = Capítulo

Então o diretório acima é onde por padrão ficam os índices... Sendo assim as página devem apontar para o(s) índice(s) facilitando a navegação entre as páginas do livro, entende? Quanto a inclusão da capa eu já resolvi. Dividas? Comentários?

PS: Espero ter ajudado, aguardo respostas... =D

-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h12min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Não se preocupe! ter bons livros por aqui já é agradecimento suficiente =D! sobre o traço vertical, está Feito!
PS: Agora que a navegação automática está completa, talvez queira remover a navegação manual na parte superior, não? caso queira pode adicionar outro {{AutoNav}} no lugar, assim fica mais fácil... ou caso goste mais da aparência da navegação manual(aquela da parte superior, sabe?) ou da navegação de outro livro qualquer.. só é me pedir que posso configurar o AutoNav com outra aparência...
Até mais!
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h44min de 15 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Oi! mil desculpas pela demora... =(
Olha só... O {{AutoNav}} é um sistema lógico, por isso, tudo que se pode fazer graficamente nas navegações manuais, pode também ser transportado para ele(ou seja: escolhemos o tipo de navegação em um determinada página de configuração e em outra listamos as páginas para automatizar a navegação), a página que contem a lista de páginas é esta, mas tome cuidado! mudanças bruscas podem afetar todo o livro.
Escuta, estamos trabalhando no desenvolvimento deste mecanismo para que a lista seja gerada a partir do próprio índice(mas essa não é uma tarefa fácil), talvez queira esperar... e enquanto isso eu posso ir adicionando pra ti, que acha?
Sobre a mudança gráfica da navegação... daqui a pouco eu faço isso... é que estou fazendo umas modificação para aumentar as possibilidades gráficas das navegações, assim vamos ter mais opções para escolher, o que pensa sobre isso?
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 11h45min de 17 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Oi! Acho que o novo sistema de navegação que estou desenvolvendo({{nav}}) parece que vai demorar mais do que o esperado, então mudei a navegação do seu livro para o {{nav3}} que parece ser tão intuitivo quanto o {{nav2}}... caso precise de uma personalização imediata é só pedir... quanto ao novo, quando estiver pronto eu te mostro(está ficando super legal)... até mais!-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h39min de 21 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Áreas do conhecimento

Oi Virgílio, tudo bem?

Gostaria de saber se pode me ajudar a encontrar uma lista ou tabela de classificação das áreas do conhecimento usada em Portugal. Seria algo como esta, ou esta, ou ainda esta.

Até o momento só consegui encontrar este tipo de informação para o Brasil, mas gostaria de saber como é feito em Portugal, para levarmos em consideração enquanto organizamos nossa Biblioteca... Helder 16h18min de 17 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Obrigado pela ajuda!
Antes que eu me esqueça: meu interesse nessa questão da organização dos conteúdos por área do conhecimento começou há uns 2 anos, na Wikilivros Discussão:Biblioteca#Procura-se um bibliotecário. Talvez queira colocar seu ponto de vista por lá também. De uns tempos para cá, temos conversado sobre isso através de outras páginas (geralmente nossas páginas de discussão de usuário), então podem existir novas considerações mais recentes que (ainda) não foram acrescentadas por lá, mas acredito que toda contribuição será bem-vinda...
Saberia nos dizer se a classificação decimal de Dewey é comum nas bibliotecas de Portugal? Helder 10h28min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Dica

Oi Virgílio! Tudo certo?

Não sei se já conhece, mas imagino que algumas das páginas listadas na seção "Ver também" da página Wikilivros:Projetos educacionais podem ser úteis para o desenvolvimento do trabalho com os alunos.

Até mais, Helder 22h07min de 22 de Fevereiro de 2010 (UTC)

tópico

gostaria de realizar o trabalho de Logística sobre Gestão de armazéns


Domingos Ogando dos Santos 30814 MIEGI

Capítulos do livro de Logística

Tópico copiado para a página "Discussão:Logística#Capítulos do livro de Logística"

Oi Virgílio? Tudo certo?

Eu deixei umas mensagens sobre dois capítulos soltos que foram criados. Veja aqui e aqui. Achei que poderia ser de interesse... Qualquer coisa, é só nos contatar! Até breve! Helder 01h29min de 5 de Março de 2010 (UTC)

Estou com uma pequena dificuldade: notei que o João R criou três páginas que, conforme seus títulos, falariam sobre "Avaliação e Ponderação Linear (LSR)":
  1. Logística/Localização/Selecção de locais/Métodos de Avaliação e Selecção/Avaliação e Ponderação Linear (LSR)
  2. Avaliação e Ponderação Linear (LSR)
  3. Logística/Localização/Selecção de locais/Avaliação e Ponderação Linear (LSR)
Possivelmente deveria haver apenas uma delas, e as outras duas tenham sido criadas por engano, mas este é apenas o meu palpite.
Minha dúvida é a seguinte: Está claro para a turma qual é a estrutura adotada para o livro? Quero dizer, questões como "quantas barras serão usadas em cada título e?" ou em outros termos "quantos níveis de subdivisão serão usados no livro?" foram resolvidas a priori?
Se foi, acho que seria interessante colocar uma descrição em algum lugar do livro de como ele estará sendo organizado (na verdade não sei se fizeram isso e fui eu quem não encontrou, mas se for isso, me avisem...), para facilitar tanto o trabalho dos alunos quanto a organização do livro e detecção de eventuais erros...
Em particular, devo deletar alguma daquelas três páginas? Quando alguma precisar ser deletada, é só colocar a nossa predefinição para elimação rápida, {{ER|Pedido do autor|~~~~}} e apagaremos assim que for possível...
Outra coisa: é preferível (mas negociável se preciso ) que as páginas dos wikilivros sejam criadas somente quando for inserido algum conteúdo. Assim, o ideal seria que não criassem páginas apenas com a barra de navegação (pois isso geralmente só dificulta a manutenção, e torna azuis [como teste] alguns links que apontam para paginas sem conteúdo e que normalmente estariam em vermelho [como testando]). Se for preciso criar as páginas, seria legal já adicionar a marcação {{esboço}}, para que elas fosses para a Categoria:Esboço, que reúne este tipo de páginas.
Bom, por hora é isso. Vamos conversando... Até logo! Helder 20h42min de 9 de Março de 2010 (UTC)
Sobre a forma de subdividir o livro: pessoalmente gosto de manter os títulos das páginas da forma mais simples (Livro/Capítulo, com uma única barra), pois são de fácil leitura e facilitam (em algum sentido) a manutenção dos livros (principalmente enquanto estão sendo construídos). Por outro lado, é natural que o conteúdo do livro tenha subdivisões, e geralmente eu (enquanto autor) indico isso através dos níveis de seção que podem ser usados dentro de cada capítulo: == Seção ==, === Subseção === e ==== Subsubseção ====. Com esta escolha (títulos simples + capítulos com subseções), consigo ver as seguintes vantagens:
  1. Não se complica a leitura dos títulos dos capítulos para quem acessa a categoria do livro: isto é um problema para os livros com muitos capítulos, pois o software exibe o título completo de cada página da categoria. Imagine como ficaria confusa a Categoria:Livro de receitas se os capítulos fossem da forma "Livro de receitas/Nome que descreve o tipo de receita/Agora sim o nome da receita".
  2. O software gera índices (TOCs) no topo de cada capitulo em que a organização usa seções, subseções e subsubseções. Isso nos poupa o trabalho de ficar criando índices para cada capítulo, como acontece em páginas como "Logística/Nome de um capítulo" que contém apenas índices para suas subpáginas "Logística/Nome de um capítulo/Nome de um capítulo" e "Logística/Nome de um capítulo/Nome de outro capítulo"
  3. O valor exibido pela variável {{NUMBEROFARTICLES}} (no momento, 7 239), que é feita para contar o número de páginas de conteúdo fica mais realista, pois não estaremos poupando a inclusão de, digamos, 10 índices para cada livro (sendo que normalmente um livro impresso tem apenas um [ou dois: um deles remissivo e o outro não]). Na Wikipédia uma página de conteúdo é um artigo, aqui é um capítulo de livro (ou manual, ou apostila...).
  4. Em alguns casos, fica mais fácil uma eventual re-estruturação do conteúdo do livro, digamos para que um capítulo venha antes de outro, posi pode-se poupar a necessidade de mover as páginas (e criar redirecionamentos), bastando editar o índice geral do livro e mudar a posição de um capítulo no mesmo.
  5. Acredito que em um livro no qual vários estão trabalhando, é mais fácil fazer a organização geral do conteúdo e a integração entre os participantes se todos tem apenas um índice onde podem ver o que já foi feito por todos os outros. No entanto, isto é apenas o que minha intuição me diz sobre a dinâmica de criação do livro...
  6. A ordem natural para a leitura dos capítulos fica determinada facilmente pela ordem em que os capítulos aparecem no índice (geral) do livro (facilitando a eventual criação de scripts para algumas funcionalidades novas).
  7. O número de barras no título não reduz nem impede que o conteúdo de cada uma das páginas seja grande. Mesmo para os navegadores mais antigos o limite de 32kb ainda permite que haja grande profundidade ao tratar o assunto de cada capítulo. Por outro lado, note que não há necessariamente uma correspondência entre o que chamamos de "capítulo" aqui no projeto e o que seria um "capítulo" em um livro impresso: provavelmente um capítulo na versão impressa seria composto de vários "capítulos" da versão que editamos online. Outro termo que entra em conflito quando usado para os dois tipos de livros é "página": em uma página de conteudo do Wikilivros, cabe bem mais do que em uma página de um livro impresso.
Apesar de ver desvantagens no uso de várias barras "/" nos títulos, se esta for a forma mais conveniente de realizar o trabalho com os alunos, esteja a vontade para continuar assim (tanto no livro de Logística quanto em futuros trabalhos), e nos contar como foi a experiência, indicando aspectos bons e ruins para que possamos encaminhar da melhor maneira o trabalho conjunto de todos os colaboradores do projeto...
Já que comentei de livros impressos, acho que vale a pena comentar que é possível a impressão do livro resultande do trabalho dos alunos. Alguns alunos podem ter interesse em pagar por uma versão impressa do trabalho, na forma de um livro "normal"... Se acreditar que alguém poderá se interessar, pode dar uma olhada na página Especial:Livro ou perguntar mais a respeito disso...
Quanto à avaliação e indicação da qualidade e nível de progresso de cada capítulo e de livros como um todo, considero o sistema atual ineficiente (para os autores, que o faz "funcionar") e pouco esclarecedor (para os leitores, a quem ele deveria servir). Concordo contigo que há certa redundancia em usar a marcação de esboço e colocar as imagens das etapas. E, com ou sem duplicação de esforço, não acho que a tarefa de avaliar e indicar o progresso deva ser dos autores (pelo menos não exclusivamente deles). Digo isso pois cada pessoa tem seus próprios critérios para dizer o que considera um "esboço" e o que considera "abrangente", e isto pode variar conforme a área e conforme os objetivos de cada texto. Se fosse no contexto em que uma editora fosse realizar a publicação do trabalho, haveria ainda algum tipo de parecer da parte da editora, que poderia recusar alguns textos. No Wikilivros, a recusa ou aceitação dos trabalhos geralmente leva em conta essencialmente se o conteúdo de um texto está de acordo com o objetivo do projeto, indiferente de ser apenas um esboço ou já estar bastante aprofundado... Então, como o MediaWiki não oferecia originalmente nenhuma forma prática de se indicar a qualidade foram surgindo as estratégias que estão em vigor no momento (etapas/marcações para esboços). Geralmente eu marco como esboços as páginas que deveriam ter conteúdo mas por algum motivo não tem, ou quando é conteúdo meu, quando ainda estou esboçando o conteúdo (mas reconheço que o leitor não tem como adivinhar por qual motivo uma página foi marcada como esboço). Já a indicação das etapas é feita quase exclusivamente pelos autores, o que considero inadequado, devido a variedade de opiniões que possam haver sobre "quão bom está o livro" ou "quão desenvolvido ele está" e a variedade de critérios segundo os quais a avaliação pode ser feita (ver no Wikisource, s:Ajuda:Estado dos progressos). Há não muito tempo começou a ser desenvolvida a Extensão:FlaggedRevs para o software MediaWiki que, ao meu ver, melhorará em muito a situação atual... Mas precisamos arranjar tempo para elaborar e obter consenso sobre uma proposta de configuração para ela, fazer o pedido de ativação no bugzilla e aguardar até que seja habilitada (de semanas a meses!). Uma configuração específica está habilitada para testes está habilitada na wiki de testes da Wikimedia (veja o que aparece no rodapé da página) Helder 18h46min de 12 de Março de 2010 (UTC)

Filtro para listas

Tópico copiado para a página "Discussão:Logística#Filtro para listas"

Ah... antes que eu esqueça, aqui vai uma dica para o caso de querer facilitar o acompanhamento das edições da turma: na página de preferências tem uma aba com alguns Gadgets, um deles chamado "Filtro para listas". Se habilitá-lo, poderá filtrar a lista de mudanças recentes do projeto para exibir apenas aquelas que dizem respeito ao livro de Logística. Para usar o filtro, primeiro a gente deve acessar a lista de mudanças e clicar no topo da página em "Filtro". Depois, basta digitar algo como "Logística/" no campo e escolher "Filtrar"... O recurso poderá ser útil para a avaliação do progresso do livro! Bom divertimento! Helder 20h51min de 9 de Março de 2010 (UTC)

Bom, ainda não temos uma página explicando como usar o filtro (ele foi habilitado em outubro do ano passado), mas o uso é bem simples. Em resumo, eu diria que ele é uma forma de aprimorar os recursos tradicionais que o MediaWiki oferece para acompanharmos as edições feitas no projeto. Tipicamente, usa-se as seguintes páginas especiais: Especial:Páginas vigiadas (que exibe alterações em páginas que já vigiamos), "Especial:Contribuições/«colaborador»" (que mostra apenas as edições feitas pelo «colaborador») e a Especial:Mudanças recentes que mostra todas as ações feitas no projeto, por todos os participantes. Quando as listas são muito longas, fica um pouco difícil de localizar os itens que são relevantes para um propósito específico (por exemplo, como saber quais são as novas páginas criadas para o livro de Logística? ) e neste caso o filtro pode ajudar, pois ao usá-lo serão mostrados apenas os itens que contenham certa expressão (no exemplo, "Logística/" seria uma boa escolha a ser usada com o filtro na Especial:NewPages). Para usar o filtro nas mudanças recentes não podemos (infelizmente) habilitar as "mudanças recentes melhoradas" que estão na guia "mudanças recentes" da página de preferências, pois são incompatíveis (eu tinha esquecido de dizer isso em minha edição anterior ).
Enfim, o recurso poderá ser útil ou não, conforme o tipo de acompanhamento que pretende fazer...
Se tiver problemas ao usá-lo, é só me contar. Helder 13h09min de 12 de Março de 2010 (UTC)

Opá!

Tópico copiado para a página "Discussão:Logística#Opá!"

Ola Virgílio! com vai? Escute... sobre sua ultima postagem na esplanada, depois vou comentar... mas desde já agradeço pela iniciativa... gostaria também que incentivasse que os seus alunos contassem seus interesses nessa página, para que possamos conhece-los melhor e auxilia-los no que for preciso... tem outra coisa... sobre o livro logística, peço-lhe que por favor retire ou peça para que retirem os nomes de usuário do lado dos nomes dos capítulos, isso não é uma boa pratica pois dificulta a visualização dos nomes dos capítulos (alem dos motivos citados no link antecedente), mas pode atribuir o nome dos capítulos em que determinado usuário contribuiu... no local onde são colocados os nomes dos usuários... té mais --Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 17h13min de 6 de Março de 2010 (UTC)

Muito obrigado por corrigir meus erros de ortografia, por favor sinta-se a vontade para corrigir qualquer edição minha(e de outros) sempre que achar necessário...
As ações que pedi que executasse são apenas recomendações... Já que meu trabalho é informar =D.
É interessante que os livros tenham a maior conformidade possível com as "boas praticas", no entanto se esse tipo de exceção se faz necessário a curto prazo, não vejo por que censurar tal feito, por isso fique a vontade para adequar o livro quando for possível, mas fica aí a recomendação...
Não esqueça que qualquer duvida basta chamar! Até depois =D
-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 11h02min de 8 de Março de 2010 (UTC)

Centralizando a discussão

Eu copiei os tópicos para Discussão:Logística, mas posso ter esquecido de algum. Fique a vontade para adicionar outros por lá, ou se quiser organizá-los melhor... (ah... e desculpe por eu falar de mais no comentário anterior... hehe) Helder 13h30min de 14 de Março de 2010 (UTC)

Fichas catalográficas

Oi Virgílio!

A gente tem trabalhado na (parte técnica da) criação da Predefinição:Ficha do livro, que provavelmente usaremos para fazer a organização dos livros do projeto. Talvez queira dar uma olhada... Eu tomei emprestado o seu exemplo, do Hemingway, para colocar lá também... Se quiser comentar algo a respeito, fique a vontade, ok?

Ah... me desculpe por não ter comentado ainda sobre o exemplo que deu... o tempo está um pouco "curto" nos últimos dias... Helder 01h40min de 18 de Março de 2010 (UTC)

Pedido de ER

Bom dia,

Preciso que me indique o local para onde o conteúdo da página Logística/Gestão de armazéns/Recepção e expedição/Introdução foi movido, uma vez que não usou o mecanismo de mover páginas do mediawiki, não há indicação de onde o conteúdo está. Depois que me indicar o local onde o conteúdo está atualmente, poderei excluir a página que não está em uso. Obrigado. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 13h29min de 6 de Maio de 2010 (UTC)

Acho que o Marcos estava precisando apenas um link como este, para que ele apareça no registo de eliminação de páginas do projeto e também quando outros usuários acessarem a página antiga por acidente e saberem onde devem ir... Helder 17h56min de 9 de Maio de 2010 (UTC)
Obrigado, Virgílio
Exatamente isto que preciso, um link como Logística/Gestão de armazéns/Recepção e expedição, por exemplo, junto ao pedido de {{ER}}. Pode ser colocado no próprio pedido, como você o fez. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 21h28min de 10 de Maio de 2010 (UTC)

Livros destacados

Virgílio, gostaria de ter sua opinião aqui, quando tiver um tempinho... É que aquilo estava parado a muito tempo, e acho que precisamos rever algumas coisas... Helder 00h18min de 22 de Maio de 2010 (UTC)

Dica: Modelos para novos capítulos

Tópico copiado para a página "Discussão:Logística#Dica: Modelos para novos capítulos"

Oi Virgílio!

Eu estava pensando: acha que seria útil para algum projeto futuro com seus alunos dispor de uma página que sirva de modelo para os módulos que forem criados pelos alunos?

Por exemplo, no livro Brincadeiras a qualquer hora, colocamos um campo que permite a criação dos capítulos com base em um modelo (experimente digitar um nome qualquer na caixa e pressionar o botão que está lá para ver o que aparece). No livro de receitas há um segundo exemplo, que mostra algumas dicas extras no topo da página de edição (após preencher aquele campo e pressionar o botão).

Imagino que dependendo do tipo de texto que for escrito pelos alunos, poderá ser útil usar algo assim...

Fica aí a ideia, caso um dia precise! Helder 16h04min de 24 de Maio de 2010 (UTC)

O AutoNav (de novo)

Tópico copiado para a página "Discussão:Logística#O AutoNav (de novo)"

Olá Virgílio! Já faz tempo desde que falamos desse assunto, é o seguinte: lembra que eu disse que iria incluindo os módulos na lista de auto-navegação do livro de logística? então... faltou que me dissesse módulos, mas por um lado foi bom porque nesse meio tempo o AutoNav evoluiu assustadoramente e agora temos uma versão que consideramos estável(Já que agora é compatível com todos os livros, e tem um limite muito maior de páginas), por isso preciso que crie(ou me ensine a obter) uma lista com todos os 0 capítulos do livro na ordem que quer que sejam navegados, assim poderemos criar uma navegação linear e sempre que uma página for adicionado basta adiciona-la na lista, poupando o trabalho dos seus editores e nos ajudando a alcançar nossas novas metas de simplicidade! Até mais! --Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h51min de 6 de Junho de 2010 (UTC)

Animal começando com a letra K

Por acaso saberia me informar alguma coisa sobre isso?

PS: O que acha de arquivarmos a sua discussão também, e ativarmos a extensão Wikilivros:LiquidThreads, como sugeri na Discussão:Logística? Helder 16h37min de 8 de Outubro de 2010 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Utilizador Discussão:Vapmachado/Arquivo/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos