Wikilivros:Projetos educacionais

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Wikilivros é uma comunidade para o desenvolvimento colaborativo de livros e manuais. Como tal, é perfeitamente adequado para uso em projetos escolares colaborativos. Vários desses projetos já ocorreram na versão inglesa do Wikilivros e também aqui, a maioria com grande sucesso. Alguns desses projetos são listados em Wikibooks:List of class projects.

Iniciando um projeto escolar[editar código-fonte]

Normalmente, quando se inicia um projeto escolar, é importante definir o escopo de tal projeto:

  • Qual será o título do(s) seu(s) livro(s)?
  • Que tipo de materiais será incluído no(s) seu(s) livro(s)?
  • Com que profundidade o assunto será tratado no(s) livro(s) produzido(s)?
  • Qual é o público-alvo?

Todas estas questões devem ser respondidas preferencialmente antes de sua turma iniciar o trabalho, para ajudar a manter as coisas ordenadas e organizadas ao longo do caminho. Se os membros do grupo estão trabalhando em diferentes capítulos simultaneamente, é importante definir o aspecto (layout) de cada capítulo, e se há seções (como um glossário, ou notas de rodapé) que você gostaria de incluir em cada capítulo.

Além disso, há aspectos legais a considerar. Todos os textos, imagens e outros materiais no Wikilivros são liberados sob os termos da Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0, e todos os participantes em seu projeto devem concordar em liberar as suas contribuições nos termos dessa licença. Alguns estudantes individualmente, ou grupos de estudantes, podem desejar que suas contribuições sejam liberadas sob os termos de várias licenças, compatíveis com a CC-BY-SA, e alguns utilizadores poderão querer que suas contribuições passem a ser de domínio público. Todas estas são também opções aceitáveis.

Se o seu grupo não vai escrever um livro-texto, ou se outros tipos de materiais didáticos vão ser desenvolvidos, além de um livro, talvez seja uma boa ideia considerar a organização do seu projeto na Wikiversidade. A Wikiversidade é uma comunidade on-line, relacionada com o Wikilivros, focada na aprendizagem de novas formas de criação de materiais para aulas de todos os tipos.

Registre seus participantes[editar código-fonte]

Todos os participantes no projeto, especialmente o instrutor ou líder do projeto devem registrar nomes de usuário aqui no Wikilivros. Uma conta de usuário fornece a cada usuário uma página de usuário, onde cada um pode escrever seu perfil pessoal, uma 'página de discussão', onde o usuário pode receber mensagens (publicamente) de outros usuários, e um histórico de contribuições, onde todas as contribuições feitas pelos usuários ficam registradas. Os instrutores do curso podem considerar as páginas com os históricos de contribuição particularmente interessantes, porque essas páginas indicam precisamente quanto cada estudante em particular contribuiu para o projeto. É importante notar que o histórico não vai indicar se o material adicionado é trabalho original, ou se foi cópia+colagem de outra fonte. Por esta razão, o instrutor pode precisar gastar algum tempo significativo verificando se os estudantes não estão fazendo plágio.

Liste seu projeto em Wikibooks:Lista de projetos escolares, de modo que a comunidade do Wikilivros possa acompanhar o seu projeto, e fornecer ajuda extra. Certifique-se de incluir informações sobre quem são seus participantes (uma turma, um grupo de estudo, etc) e quais são os seus objetivos (escrever um novo livro, melhorar um velho livro, etc).

A classificação[editar código-fonte]

O Wikilivros não pode dizer a você, como instrutor de uma classe, como avaliar seus próprios alunos. No entanto, outros instrutores têm deixado comentários sobre suas experiências, e algumas dessas dicas são partilhadas com vocês:

  1. Se todos estão trabalhando em uma página/tópico diferente, pode ser difícil de avaliar e classificar a classe como um todo. No entanto, se a turma inteira está trabalhando em uma única página/tópico de uma só vez, poderá não ser trabalho suficiente para que todos contribuam de forma igual. Também pode ser difícil de ensinar a classe a partir de um livro didático que a classe está escrevendo.
  2. Os alunos podem centrar demais as suas atenções em seu próprio trabalho! Incentive os alunos a reler, editar e revisar o material escrito por outros grupos/alunos. Revisão em pareceria pode incentivar os alunos a aprender assuntos distintos daqueles sobre os quais eles mesmos estão trabalhando, e que também pode produzir retorno positivo que irá conduzir o processo criativo cada vez mais longe.
  3. Defina diretrizes específicas, prazos e critérios de classificação para sua turma. Se toda a gente permanece no mesmo ritmo, será mais fácil avaliar todos os alunos com os mesmos parâmetros de excelência. Não hesite em listar o cronograma e os critérios de classificação nas páginas de discussão do seu livro, como uma referência.
  4. Certifique-se que os alunos estão aprendendo, tanto quanto estão escrevendo. Embora os dois processos estejam relacionados, eles certamente não são sinônimos. Contribuir para o Wikilivros pode provavelmente não tomar o lugar das tarefas tradicionais de sala de aula, tais como testes, questionários e lição de casa.
  5. Use as páginas de discussão de seu livro, juntamente com as páginas de discussão dos usuários para se comunicarem uns com os outros e trabalhar para melhorar o conteúdo do seu livro. Peça aos alunos para adicionar páginas importantes (especialmente a página de discussão do instrutor da classe) em sua lista de páginas vigiadas. Dessa forma, quando as pessoas deixam mensagens, todos da classe podem ser alertados sobre isso.

Se tiver comentários adicionais que você acredita serem relevantes e úteis, por favor liste-os na página de discussão.

Entendendo a comunidade[editar código-fonte]

Membros do Wikilivros[editar código-fonte]

O Wikilivros é mantido por um grupo de voluntários regulares, autores, editores e outros colaboradores. Estas pessoas gostariam de ajudar seu projeto escolar e provavelmente entrarão em contato com os seus membros e lhes darão uma recepção calorosa e alguns conselhos amigáveis. Além disso, se você tiver qualquer dúvida, é comum discutir. Às vezes, o pessoal pode até ter uma pergunta para você ou um de seus alunos e é geralmente educado respondê-las. Adicionalmente, se um aluno faz algo um pouco estranho, um membro pode pedir uma explicação antes de "corrigir" o que foi feito. Se você não deseja ver as suas edições "corrigidas" por alguém, certifique-se de explicar os motivos de certa edição quando lhe perguntaram.

Conteúdo aberto[editar código-fonte]

O Wikilivros é de conteúdo aberto (open-content), o que significa que qualquer usuário é livre para editar praticamente qualquer página, em qualquer momento. Isto significa que, se a sua turma está trabalhando em um livro, outros usuários do mundo inteiro podem vir para ajudar a edição de suas páginas também. Muitas vezes, essas edições são pequenas correções aleatórias de ortografia, gramática ou formatação, mas às vezes pode ser uma contribuição importante e vai afetar todo o seu projeto. Exceto no caso de flagrante vandalismo, edições feitas por outros usuários de boa fé não devem ser suprimidas ou limitadas.

Para distinguir entre as edições feitas por seus alunos e as edições feitas por outros wikilivristas use as páginas de histórico. Tais páginas mantêm uma lista de todas as edições para uma determinada página, além do usuário que fez a edição, e a hora em que foi feita. Você pode acessar o histórico de editar qualquer página clicando na guia "histórico" presente no topo da página.

Você e seus alunos devem também sentir-se livres para editar outros livros aqui no Wikilivros, ou participar fora do seu projeto escolar.

Políticas e diretrizes[editar código-fonte]

O Wikilivros tem também uma série de políticas e diretrizes para ajudar a governar as ações dos seus utilizadores. É importante, como um instrutor de uma classe, se familiarizar com algumas dessas políticas, porque elas podem afetar de forma significativa o seu projeto. Aqui estão algumas políticas importantes:

  1. Violação de copyright é levada muito a sério. Materiais que violem direitos autorais podem ser apagados sem aviso. Certifique-se que o grupo entende como evitar esses problemas. Ver também: Wikibooks:Copyrights.
  2. Vandalismo (edição de forma maliciosa), profanidade, e outros comportamentos infantis não são muito tolerados aqui, e os usuários que agem desta forma podem ser bloqueados e impedidos de editar no wikilivros. Se você gostaria de testar o software wiki, você pode fazer qualquer edição que desejar na caixa de areia.
  3. O conteúdo deve manter um ponto de vista neutro. O Wikilivros não pode ser usado como um panfleto para promover uma determinada religião, política ou outra perspectiva.
  4. O Wikilivros não é o local correto para conduzir pesquisa inédita. Todo o conteúdo no Wikilivros deve ser verificável e devidamente referenciado (quando possível).
  5. Todos os wikilivristas são incentivados a serem simpáticos uns para com os outros. Trate isto mais como uma regra do que uma sugestão.

Se um dos alunos de sua turma violar estas políticas é possível que eles sejam impedidos de editar no Wikilivros, pelo menos temporariamente. Isso é improvável, mas ainda não se viu nenhum caso acontecer. Certifique-se de conversar com seus alunos sobre a importância de seguir as regras.

O que é o Wikilivros?[editar código-fonte]

O Wikilivros é um projeto onde os membros da comunidade (conhecidos como wikilivristas, coloquialmente) escrevem livros didáticos colaborativamente com conteúdo aberto sobre uma variedade de temas diversos. O Wikilivros tem uma série de projetos irmãos, todos os quais operam sob a bandeira do Fundação Wikimedia (WMF). Alguns de nossos projetos irmãos são:

Se o seu projeto não se encaixa no wikilivros, talvez possa se encaixar em um desses outros projetos.

Para mais informações sobre os tipos de materiais que podem ser postadas aqui no Wikilivros, pode seguir para Wikibooks:O que não somos.

Encontrando materiais[editar código-fonte]

Uma das vantagens de trabalhar em um projeto Wikimedia é a vasta disponibilidade de recursos para desenvolvimento de conteúdo.

  • Se você gostaria de utilizar conteúdo da Wikipédia, você pode pedir a importação de verbetes para servir de base para um projeto. Tenha em mente que um wikilivro não deve ser apenas uma coleção de artigos Wikipédia, mas deve ter uma narrativa central.
  • Se você está à procura de imagens (desde fotos até tirinhas ou bandas desenhadas), tente pesquisar na Wikimedia Commons, que tem imagens livres sobre milhares de tópicos. Imagens localizadas no Wikimedia Commons podem ser usadas no Wikilivros, sem qualquer aborrecimento. Não precisa fazer o download ou upload das imagens para o wikilivros.

Obtenha ajuda quando você precisar dela[editar código-fonte]

O Wikilivros é um lugar grande e há muitas dúvidas sobre como fazer algo ou porque as coisas se fazem de tal maneira.

Se você quiser procurar alguma das diversas ferramentas e as páginas que temos para oferecer, você pode visitar o Wikibooks:Portal comunitário. Essa página tem uma série de recursos disponíveis, incluindo páginas de ajuda, e atalhos para projetos específicos.

Para uma visão completa de todas as políticas e diretrizes em vigor no wikilivros, veja Wikibooks:Políticas.

Para ajuda que requer um administrador, incluindo como lidar com vandalismo, veja a esplanada.

Se você precisa de ajuda com a marcação wiki, você pode ler:

Se você tiver qualquer outro tipo de problemas, perguntas, comentários ou sugestões, você pode deixar uma nota na esplanada. Essa página é bem-monitorada pelos usuários que editam aqui, e você deve obter uma resposta rápida.

Torne-se parte da comunidade[editar código-fonte]

Só porque você está trabalhando em um projeto escolar não significa que você não pode explorar todos os outros projetos que o Wikilivros tem para oferecer. Há muitos livros sobre muitos assuntos aqui no wikilivros, e todos os participantes são encorajados a envolverem-se.

Quando seu projeto escolar estiver terminado, suas contas de usuário não desaparecem. Após a conclusão de seu projeto, você é mais que bem-vindo para continuar editando seu livro, ou mesmo para começar outros livros ou projetos. Se você encontrar outro livro que você ou algum dos membros do seu grupo deseja editar, sinta-se livre para seguir em frente e contribuir com a melhoria deles também. O Wikilivros é uma comunidade aberta e o nosso sucesso depende da contribuição dos usuários como você.

Ver também[editar código-fonte]

Na Wikiversidade[editar código-fonte]

  • Wikiversidade - uma comunidade de aprendizado livre e gratuito, onde os usuários ensinam e aprendem uns com os outros em um ambiente educacional on-line.

Na Wikipédia em português[editar código-fonte]

Em outros idiomas[editar código-fonte]