Wikilivros:Administradores

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Administradores são colaboradores com acesso a algumas ferramentas especiais que ajudam na manutenção do Wikilivros. Atualmente, existem 7 administradores.

Definições[editar | editar código-fonte]

Administradores são Wikilivristas que tem "direitos de sysop" (operador de sistema). A política atual do wikilivros é de conceder esse acesso livremente a qualquer usuário que seja um editor ativo no wikilivros geralmente no momento que seja um membro conhecido e de confiança da comunidade.

"Sysop" e "administrador" são realmente nomes inapropriados, pois são apenas usuários do wikilivros que tiveram recursos e restrições de acesso liberadas pelo fato de parecerem pessoas confiáveis, correspondendo adequadamente as expectativas. Administradores não estão imbuídos de uma autoridade especial, são iguais a todos em termos de responsabilidade editorial.

Os recursos do estatuto[editar | editar código-fonte]

O software Wiki tem poucos recursos restritos, mas eles são muito importantes. Administradores podem:

  • Editar páginas protegidas. Eles também podem proteger e desproteger páginas. Para informações e instruções, ou para fazer um pedido de proteção, veja páginas a proteger.
  • Apagar páginas e seu histórico. Para informações e instruções, veja a política de eliminação. Para sugerir uma página para eliminação (depois de ler a política), veja Páginas a eliminar. Algumas vezes a exclusão é uma decisão de critérios técnicos, na qual uma página de redirecionamento tem que ser removida para ceder o nome para outra página, ou uma página cujo histórico foi quebrado e tem que ser apagado para que as peças sejam recombinadas. Outras vezes é uma questão de limpeza de lixo nas páginas sem conteúdo corrente válido, ou remoção de material que foi copiado de outro sítio infringindo direitos autorais.
  • Apagar imagens. Para informações e instruções, veja a política de eliminação. Para pedir a exclusão de uma imagem (depois de ler a política), veja Imagens a eliminar. Antes de propor a exclusão de imagens, tenha certeza que você ainda tem uma cópia das imagens (uma vez que não há meios de recuperá-las após a exclusão).
  • Bloquear endereços IP. Veja a lista de IPs bloqueados para conhecer os endereços atualmente bloqueados. Se seu IP foi bloqueado, então você pode ver qual administrador lhe bloqueou quando você tentou editar, e poderá contactá-lo individualmente se você acha que houve um simples engano. Caso contrário, use a página de discussão, ou os contatos se seu IP foi bloqueado. Isto é feito apenas para desencorajar edições destrutivas persistentes. O bloqueio de IPs não foi feito para ser usado contra opiniões impopulares. Devido aos IPs dinâmicos e proxies serem comuns na maioria dos provedores de internet, se você foi bloqueado por coisas que alguém fez, não considere ofensa pessoal, apenas nos notifique.
  • Renomear uma página e todas as subpáginas dela ao mesmo tempo. Útil para casos em que é preciso renomear muitos módulos de um livro.

Espera-se que os administradores mantenham um razoável nível de atividade como administradores e usuários. Várias diretrizes acerca da atividade são dadas para que os administradores estejam aptos a cumprir:

  • Atividade recente no último ano que inclua no mínimo 20 edições;
  • Atividade recente no último mês que inclua no mínimo 5 edições;
  • Uso ocasional das ferramentas administrativas.

Administradores que não apresentem nenhum dos requisitos de atividade estarão sujeitos a perda das ferramentas na página de pedidos de administração. Apenas administradores inativos por um ano ou maiores períodos podem ser candidatos a perda do estatuto. A perda do estatuto será efetivada um mês após a indicação. O administrador inativo será contactado por sua pagina de discussão e e-mail, se convocado para contestar a indicação.

Administradores com ações administrativas questionáveis relacionadas com abuso, comportamento inadequado ou outras inatividades estarão também sujeitos a perda do estatuto, porém uma votação formal ocorrerá. Administradores que requisitem a remoção do estatuto por conta própria (no Meta) terão o seu requerimento atendido imediatamente, não estando sujeito a aprovação da comunidade. Um administrador que tenha suas ferramentas removidas poderá se recandidatar à administração em data posterior sem restrições.

Usuários com acesso comum, incluindo visitantes que não tenham sido "autenticados" no processo de login, ainda podem efetuar diversas ações, incluindo a mais importante: editar módulos de livros. Mas apenas usuários autenticados podem carregar arquivos ou mover páginas; veja: Entrar/Criar Conta para autenticar-se.

Ativos[editar | editar código-fonte]

Inativos[editar | editar código-fonte]

Anteriores[editar | editar código-fonte]

Procedimento para se tornar administrador[editar | editar código-fonte]

Veja Wikilivros:Pedidos de administração.

Ver também[editar | editar código-fonte]