Wikilivros:Pedidos de administração

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear app password.png
Pedidos de Administração

Para ver Pedidos de Burocrata clique aqui


Diretrizes[editar código-fonte]

A actual política do Wikilivros é conceder as ferramentas de administrador a qualquer wikilivrista que tenha sido um contribuidor do Wikilivros durante algum tempo e seja, em geral, um membro conhecido da comunidade e no qual a comunidade deposita confiança. Essas duas condições são confirmadas através de uma votação. A maior parte dos utilizadores parece concordar que quanto mais administradores houver, melhor.

Os wikilivristas apóiam mais facilmente a candidatura de pessoas que são contribuidores registrados há alguns meses e que contribuíram com bastante conteúdo sem entrar em conflito frequente com outros utilizadores. Espera-se dos candidatos uma boa familiarização com as políticas e procedimentos do Wikilivros. A quantidade e qualidade do trabalho que um wikilivrista desenvolve aqui também é um factor relevante. Muitos wikilivristas consideram o número de edições que um candidato fez, como indicação da sua actividade. Não existem directivas rígidas sobre isto, mas a maior parte dos utilizadores parecem esperar pelo menos 500 edições productivas antes de considerarem votar num candidato.

As candidaturas podem ser formalizadas de duas formas:

  • Hétero-candidatura: a maior parte dos utilizadores tornam-se candidatos a administradores por serem propostos por outro utilizador. Antes de propor alguém, assegure-se de que esse alguém está de acordo (por exemplo, interpelando-o na sua página de discussão). Ao fazer a candidatura, faça saber que você acredita que o utilizador cumpre os requisitos e será um administrador exemplar, dando alguns exemplos da experiência e da dedicação desse utilizador ao Wikilivros ou a outro projecto WikiMedia.
  • Auto-candidatura: se quiser ser administrador, poderá também fazer uma auto-candidatura. Nesse caso, recomenda-se que ultrapasse por uma boa margem as directivas normais.

Depois de um período mínimo de 7 dias para a votação e eventuais comentários, se pelo menos 1/3 dos votantes concordar que alguém deve obter o estatuto de administrador, então um burocrata deve encerrar oficialmente a votação. Um dia após o seguinte, será atribuído o estatuto de administrador ao candidato e o facto registado em Wikilivros:Administradores. O burocrata que tratou da tomada de posse do administrador incluirá também a predefinição Agora você é administrador na página de discussão deste.

Se algum utilizador achar que houve irregularidades durante processo de votação, deverá queixar-se na secção de comentários da candidatura em questão até à tomada de posse (dois dias depois do encerramento da votação).

Requisitos[editar código-fonte]

  • O requisito mínimo para se envolver em assuntos de administração é ter um nome de utilizador no sistema. Os utilizadores anónimos não se podem candidatar ou votar.
  • Além disso, para participar nas votações é necessário que o utilizador satisfaça aos requisitos estabelecidos em Wikilivros:Direito ao voto.
  • Finalmente, para se candidatar ao cargo de administrador é recomendado (mas não obrigatório) que o utilizador possua um histórico de pelo menos 500 edições produtivas no Wikilivros.

Para votações já encerradas ou anuladas, ver Votações antigas.


Hétero-candidaturas para administrador[editar código-fonte]

Auto-candidaturas para administrador[editar código-fonte]

Remoção de ferramentas[editar código-fonte]

Nenhuma no momento.