Ajuda:Marcação TeX

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

O software MediaWiki usa um subconjunto de instruções da marcação TeX (incluindo algumas extensões do LaTeX e AMSLaTeX) para formulação matemática. Ele gera ou imagens PNG ou marcação HTML simples, dependendo das preferências do usuário e da complexidade da expressão. No futuro, à medida que os navegadores tornem-se mais inteligentes, serão capazes de gerar HTML avançado ou mesmo MathML em muitos casos.

Mais precisamente, o MediaWiki filtra a marcação através do Texvc, que por sua vez passa os comandos ao TeX para renderização. Portanto, apenas uma parte limitada de toda a linguagem TeX é suportada; leia abaixo para maiores detalhes.

Sintaxe[editar | editar código-fonte]

Marcações matemáticas entram dentro das tags: <math> ... </math>. A barra de edição no tema Monobook (pode ser selecionado em "Apresentação da página" nas suas preferências) tem um botão para isso (Fórmula matemática (LaTeX)).

Similarmente ao HTML, no TeX espaços e "enter"s são ignorados.

Predefinições do MediaWiki, variáveis e parâmetros não podem ser usados dentro de tags matemáticas, veja uma demonstração.

Renderização[editar | editar código-fonte]

As imagens PNG são mostradas em preto e branco (não transparente). Estas cores, assim como os tamanhos e tipos de fontes, não dependem das configurações do navegador ou CSS. Tamanhos e tipos de fontes irão muitas vezes se distinguir das que o HTML renderiza. O alinhamento vertical com o texto em volta pode também ser um problema. O seletor css das imagens é img.tex.


O atributo alt das imagens PNG (o texto que é mostrado se seu navegador não pode mostrar imagens; o "Internet Explorer" as mostra no alto da caixa dentro da área da imagem) é o wikitexto que as produziu, excluindo-se <math> e </math>.

Diferente de nomes de funções e operadores, como é costumeiramente observado na matemática para variáveis, letras são usadas em itálico; os números não. Para outros tipos de texto (como rótulos de variáveis), para evitar que sejam renderizados em itálico como variáveis, use \mbox ou \mathrm. Por exemplo, <math>\text{abc}</math> nos dá . Isto não funciona para caracteres especiais, eles são ignorados:

<math>\text {ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyzÀÁÂÃÄÅÆÇÈÉÊËÌÍÎÏÐÑÒÓÔÕÖ×ØÙÚÛÜÝÞßàáâãäåæçèéêëìíîïðñòóôõö÷øùúûüýþÿĀāĂ㥹ĆćĈĉĊċČčĎďĐđĒēĔĕĖėĘęĚěĜĝĞğĠġĢģĤĥĦħĨĩĪīĬĭĮįİıIJijĴĵĶķĸĹĺĻļĽľĿŀŁłŃńŅņŇňʼnŊŋŌōŎŏŐőŒœŔŕŖŗŘřŚśŜŝŞşŠšŢţŤťŦŧŨũŪūŬŭŮůŰűŲųŴŵŶŷŸŹźŻżŽžſ}</math>

resulta em:

TeX x HTML[editar | editar código-fonte]

Antes de introduzir a marcação TeX para produzir caracteres especiais, seria usual verificar, como esta tabela de comparação mostra, que algumas vezes resultados similares podem ser produzidos com HTML.

Sintaxe TeX (forçando PNG) Renderização TeX Sintaxe HTML Renderização HTML
<math>\alpha\,\!</math> {{math|<VAR>&alpha;</VAR>}} α
<math>\sqrt{2}</math> {{math|{{raiz|2}}}} 2
<math>\sqrt{1-e^2}</math> {{math|{{raiz|1 − ''e''²}}}} 1 − e²

Os códigos da esquerda produzem os símbolos da direita, mas os últimos também podem ser colocados diretamente no wikitexto, exceto para ‘=’.


&alpha; &beta; &gamma; &delta; &epsilon; &zeta;
&eta; &theta; &iota; &kappa; &lambda; &mu; &nu;
&xi; &omicron; &pi; &rho;  &sigma; &sigmaf;
&tau; &upsilon; &phi; &chi; &psi; &omega;
&Gamma; &Delta; &Theta; &Lambda; &Xi; &Pi;
&Sigma; &Phi; &Psi; &Omega;
α β γ δ ε ζ
η θ ι κ λ μ ν
ξ ο π ρ σ ς
τ υ φ χ ψ ω
Γ Δ Θ Λ Ξ Π
Σ Φ Ψ Ω
&int; &sum; &prod; &radic; &minus; &plusmn; &infin;
&asymp; &prop; {{=}} &equiv; &ne; &le; &ge;
&times; &middot; &divide; &part; &prime; &Prime;
&nabla; &permil; &deg; &there4; &oslash; &oslash;
&isin; &notin;
&cap; &cup; &sub; &sup; &sube; &supe;
&not; &and; &or; &exist; &forall;
&rArr; &hArr; &rarr; &harr; &uarr; 
&alefsym; - &ndash; &mdash;
∫ ∑ ∏ √ − ± ∞
≈ ∝ = ≡ ≠ ≤ ≥
× · ÷ ∂ ′ ″
∇ ‰ ° ∴ Ø ø
∈ ∉ ∩ ∪ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇
¬ ∧ ∨ ∃ ∀
⇒ ⇔ → ↔ ↑
ℵ - – —

O uso de HTML ao invés do TeX está ainda sob discussão. Os argumentos para ambas as soluções podem ser sintetizados como segue:

Prós do HTML[editar | editar código-fonte]

  1. Formulação com HTML em linha sempre alinha apropriadamente com o resto do texto HTML.
  2. A cor de fundo das fórmulas, tamanho das fontes e cor do texto combinam com o resto do conteúdo em HTML e a aparência respeita a CSS e as configurações do navegador enquanto a forma da fonte (typeface) é convenientemente alterada para ajudar você a identificar uma fórmula.
  3. Páginas que utilizam HTML serão carregadas com maior velocidade e irão criar menos confusão em seu disco rígido.
  4. O typeset de uma fórmula com código HTML será acessível para scripts com links do lado do cliente (a.k.a. scriptlets).
  5. A exibição de uma fórmula inserida através de predefinições matemáticas podem ser convenientemente alteradas através da modificação das predefinições envolvidas; tal modificação irá afetar todas as fórmulas relevantes sem qualquer intervenção manual.
  6. O código HTML, se digitado cuidadosamente, irá conter toda a informação semântica para transformar a equação novamente para TexX ou qualquer outro código conforme necessário. Ele pode até mesmo conter diferenças que o TeX normalmente não compreende, por exemplo {{math|''i''}} para a unidade imaginária e {{math|<VAR>i</VAR>}} para uma variável indexadora arbitrária.


Prós do TeX[editar | editar código-fonte]

  1. O TeX é semanticamente superior ao HTML. No TeX, "<math>x</math>" significa "variável matemática ", enquanto que no HTML "x" pode ser qualquer coisa. A informação foi irremediavelmente perdida.
  2. Por outro lado, se você codificar a mesma fórmula como "{{math|<VAR>x</VAR>}}", você obtém o mesmo efeito visual x e nenhuma informação é perdida. Isto exige cuidado e mais digitação, podendo fazer a fórmula difícil de compreender conforme é digitada. Por outro lado, uma vez que há mais leitores do que editores, este esforço vale a pena ser considerado.
  3. O TeX foi especificamente desenhado para formatação de fórmulas, logo sua entrada é mais fácil e mais natural se você está acostumado a ela, e sua saída é esteticamente mais agradável se você focar em uma única fórmula em vez de toda a página que a contém.
  4. Também qualquer pessoa que já tenha escrito fórmulas matemáticas num nível profissional já é familiar com TeX.
  5. Uma consequência do tópico 1 é que o código TeX pode ser transformado em HTML, mas o contrário não.

    Notas e Referências

Isto significa que no lado do servidor nós podemos sempre transformar uma fórmula, baseado na sua complexidade e localização no texto, preferências do usuário, tipo do navegador, etc. Portanto, onde é possível, todos os benefícios do HTML podem ser mantidos, junto com os benefícios do TeX. É verdade que a situação atual não é a ideal, mas isso não é uma boa razão para descartar informação/conteúdo. É sim uma razão para ajudar a melhorar a situação.

  1. Outra consequência do ponto 1 é que TeX pode ser convertido para MathML em navegadores que suportam tal recurso, mantendo assim sua semântica e permitindo uma renderização mais adequada para leitores que possuem hardware gráfico.
  2. Quando escrevendo em TeX, os editores não precisam se preocupar se esta ou aquela versão deste ou daquele navegador suporta esta ou aquela entidade HTML. A estrutura que toma decisões é colocada no servidor. Isto não vale para as formulas em HTML, que podem facilmente acabar sendo renderizada incorretamente ou com aspecto que não era aquele da intenção do editor em um navegador diferente do que este usou.

    Notas e Referências

  1. Mais importante, a fonte serifada usada para renderizar fórmulas é dependente do navegador e poderiam ser perdidos símbolos importantes. Enquanto o navegador geralmente é capaz de substituir um símbolo conhecido de uma família de fontes diferente, pode não ser esse o caso para símbolos combinados (compare ‘  ’ e ‘  ’).
  2. O TeX é a linguagem de formatação preferida pela maioria dos profissinais da matemática, das ciências e das engenharias em geral. É mais fácil persuadi-los a contribuir se eles podem escrever em TeX.
^  a não ser que seu wikitexto siga o estilo do ponto 2
^  O problema de suporte a entidade não é limitado a fórmulas matemáticas, no entanto; pode ser facilmente resolvido usando os caracteres correspondentes em vez das entidades, como o repertório de ligações para caracteres faz, exceto para os casos onde os símbolos correspondentes são visualmente indistinguíveis (por exemplo &ndash; para ‘–’ e &minus; para ‘−’).


Funções, símbolos, caracteres especiais[editar | editar código-fonte]

Acentos/sinais fonéticos

\acute{a} \grave{a} \hat{a} \tilde{a} \breve{a}
\check{a} \bar{a} \ddot{a} \dot{a}

Funções padrão

\sin a \cos b \tan c
\sec d \csc e \cot f
\arcsin h \arccos i \arctan j
\sinh k \cosh l \tanh m \coth n
\operatorname{sh}\,o\,\operatorname{ch}\,p\,\operatorname{th}\,q
\operatorname{arsinh}\,r\,\operatorname{arcosh}\,s\,\operatorname{artanh}\,t
\lim u \limsup v \liminf w \min x \max y
\inf z \sup a \exp b \ln c \lg d \log e \log_{10} f \ker g
\deg h \gcd i \Pr j \det k \hom l \arg m \dim n

Aritmética modular

s_k \equiv 0 \pmod{m}
a\,\bmod\,b

Derivadas

\nabla \, \partial x \, dx \, \dot x \, \ddot y\, dy/dx\, \frac{dy}{dx}\, \frac{\partial^2 y}{\partial x_1\,\partial x_2}

Conjuntos

\forall \exists \empty \emptyset \varnothing
\in \ni \not \in \notin \subset \subseteq \supset \supseteq
\cap \bigcap \cup \bigcup \biguplus \setminus \smallsetminus
\sqsubset \sqsubseteq \sqsupset \sqsupseteq \sqcap \sqcup \bigsqcup

Operadores

+ \oplus \bigoplus \pm \mp -
\times \otimes \bigotimes \cdot \circ \bullet \bigodot
\star * / \div \frac{1}{2}

Lógica

\land (or \and) \wedge \bigwedge \bar{q} \to p
\lor \vee \bigvee \lnot \neg q \And

Raízes

\sqrt{2} \sqrt[n]{x}

Relações

\sim \approx \simeq \cong \dot= \overset{\underset{\mathrm{def}}{}}{=}
\le < \ll \gg \ge > \equiv \not\equiv \ne \mbox{or} \neq \propto

Geométricos

\Diamond \Box \triangle \angle \perp \mid \nmid \| 45^\circ

Setas

\leftarrow (or \gets) \rightarrow (or \to) \nleftarrow \nrightarrow \leftrightarrow \nleftrightarrow \longleftarrow \longrightarrow \longleftrightarrow
\Leftarrow \Rightarrow \nLeftarrow \nRightarrow \Leftrightarrow \nLeftrightarrow \Longleftarrow \Longrightarrow \Longleftrightarrow (or \iff)
\uparrow \downarrow \updownarrow \Uparrow \Downarrow \Updownarrow \nearrow \searrow \swarrow \nwarrow
\rightharpoonup \rightharpoondown \leftharpoonup \leftharpoondown \upharpoonleft \upharpoonright \downharpoonleft \downharpoonright \rightleftharpoons \leftrightharpoons
\curvearrowleft \circlearrowleft \Lsh \upuparrows \rightrightarrows \rightleftarrows \Rrightarrow \rightarrowtail \looparrowright
\curvearrowright \circlearrowright \Rsh \downdownarrows \leftleftarrows \leftrightarrows \Lleftarrow \leftarrowtail \looparrowleft
\mapsto \longmapsto \hookrightarrow \hookleftarrow \multimap \leftrightsquigarrow \rightsquigarrow

Especiais

\And \eth \S \P \% \dagger \ddagger \ldots \cdots
\smile \frown \wr \triangleleft \triangleright \infty \bot \top
\vdash \vDash \Vdash \models \lVert \rVert \imath \hbar
\ell \mho \Finv \Re \Im \wp \complement
\diamondsuit \heartsuit \clubsuit \spadesuit \Game \flat \natural \sharp

Diversos

\vartriangle \triangledown \lozenge \circledS \measuredangle \nexists \Bbbk \backprime \blacktriangle \blacktriangledown
\blacksquare \blacklozenge \bigstar \sphericalangle \diagup \diagdown \dotplus \Cap \Cup \barwedge
\veebar \doublebarwedge \boxminus \boxtimes \boxdot \boxplus \divideontimes \ltimes \rtimes \leftthreetimes
\rightthreetimes \curlywedge \curlyvee \circleddash \circledast \circledcirc \centerdot \intercal \leqq \leqslant
\eqslantless \lessapprox \approxeq \lessdot \lll \lessgtr \lesseqgtr \lesseqqgtr \doteqdot \risingdotseq
\fallingdotseq \backsim \backsimeq \subseteqq \Subset \preccurlyeq \curlyeqprec \precsim \precapprox \vartriangleleft
\Vvdash \bumpeq \Bumpeq \geqq \geqslant \eqslantgtr \gtrsim \gtrapprox \eqsim \gtrdot
\ggg \gtrless \gtreqless \gtreqqless \eqcirc \circeq \triangleq \thicksim \thickapprox \supseteqq
\Supset \succcurlyeq \curlyeqsucc \succsim \succapprox \vartriangleright \shortmid \shortparallel \between \pitchfork
\varpropto \blacktriangleleft \therefore \backepsilon \blacktriangleright \because \nleqslant \nleqq \lneq \lneqq
\lvertneqq \lnsim \lnapprox \nprec \npreceq \precneqq \precnsim \precnapprox \nsim \nshortmid
\nvdash \nVdash \ntriangleleft \ntrianglelefteq \nsubseteq \nsubseteqq \varsubsetneq \subsetneqq \varsubsetneqq \ngtr
\subsetneq
\ngeqslant \ngeqq \gneq \gneqq \gvertneqq \gnsim \gnapprox \nsucc \nsucceq \succneqq
\succnsim \succnapprox \ncong \nshortparallel \nparallel \nvDash \nVDash \ntriangleright \ntrianglerighteq \nsupseteq
\nsupseteqq \varsupsetneq \supsetneqq \varsupsetneqq
\jmath \surd \ast \uplus \diamond \bigtriangleup \bigtriangledown \ominus
\oslash \odot \bigcirc \amalg \prec \succ \preceq \succeq
\dashv \asymp \doteq \parallel
\ulcorner \urcorner \llcorner \lrcorner

Expressões grandes[editar | editar código-fonte]

Subescritos, sobrescritos, integrais[editar | editar código-fonte]

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
HTML PNG
Sobrescritos a^2
Subescritos a_2
Agrupamentos a^{2+2}
a_{i,j}
Combinando sub & sobre x_2^3
Sobre sobrescritos 10^{10^{ \,\!{8} }
Sobre sobrescritos 10^{10^{ \overset{8}{} }}
Sobre sobrescritos (incorreto em HTML em alguns navegadores) 10^{10^8}
Precedendo ou adicionando sub & sobrescritos \sideset{_1^2}{_3^4}\prod_a^b
{}_1^2\!\Omega_3^4
Empilhamento \overset{\alpha}{\omega}
\underset{\alpha}{\omega}
\overset{\alpha}{\underset{\gamma}{\omega}}
\stackrel{\alpha}{\omega}
Derivadas (PNG forçado) x', y'', f', f''\!  
Derivadas (f em itálico pode causar sobreposições em HTML) x', y'', f', f''
Derivadas (incorreto em HTML) x^\prime, y^{\prime\prime}
Derivadas (incorreto em PNG) x\prime, y\prime\prime
Derivadas com pontos \dot{x}, \ddot{x}
Sublinhados, sobrelinhados, vetores \hat a \ \bar b \ \vec c
\overrightarrow{a b} \ \overleftarrow{c d} \ \widehat{d e f}
\overline{g h i} \ \underline{j k l}
Arrows A \xleftarrow{n+\mu-1} B \xrightarrow[T]{n\pm i-1} C
Sobrechaves \overbrace{ 1+2+\cdots+100 }^{5050}
Subchaves \underbrace{ a+b+\cdots+z }_{26}
Somatórios \sum_{k=1}^N k^2
Somatórios (\textstyle forçado) \textstyle \sum_{k=1}^N k^2
Produtórios \prod_{i=1}^N x_i
Produtórios (\textstyle forçado) \textstyle \prod_{i=1}^N x_i
Coprodutórios \coprod_{i=1}^N x_i
Coprodutórios(\textstyle forçado) \textstyle \coprod_{i=1}^N x_i
Limites \lim_{n \to \infty}x_n
Limites (\textstyle forçado) \textstyle \lim_{n \to \infty}x_n
Integrais \int\limits_{1}^{3}\frac{e^3/x}{x^2}\, dx
Integrais (estilo de limites alternativo) \int_{1}^{3}\frac{e^3/x}{x^2}\, dx
Integrais (\textstyle forçado) \textstyle \int\limits_{-N}^{N} e^x\, dx
Integrais (\textstyle forçado, estilo de limites alternativo) \textstyle \int_{-N}^{N} e^x\, dx
Integrais duplas \iint\limits_D \, dx\,dy
Integrais triplas \iiint\limits_E \, dx\,dy\,dz
Integrais quadruplas \iiiint\limits_F \, dx\,dy\,dz\,dt
Integrais de linha ou de caminhos \int_C x^3\, dx + 4y^2\, dy
Integrais de linha ou caminhos fechados \oint_C x^3\, dx + 4y^2\, dy
Interseções \bigcap_1^n p
Uniões \bigcup_1^k p


Frações, matrizes, multilinhas[editar | editar código-fonte]

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
Frações \frac{2}{4}=0.5
Frações pequenas \tfrac{2}{4} = 0.5
Frações grandes (normal) \dfrac{2}{4} = 0.5 \qquad \dfrac{2}{c + \dfrac{2}{d + \dfrac{2}{4}}} = a
Frações grandes (aninhadas) \cfrac{2}{c + \cfrac{2}{d + \cfrac{2}{4}}} = a
Coeficientes binomiais \binom{n}{k}
Coeficientes binomiais pequenos \tbinom{n}{k}
Coeficientes binomiais grandes (normal) \dbinom{n}{k}
Matrizes
\begin{matrix}
x & y \\
z & v
\end{matrix}
\begin{vmatrix}
x & y \\
z & v
\end{vmatrix}
\begin{Vmatrix}
x & y \\
z & v
\end{Vmatrix}
\begin{bmatrix}
0      & \cdots & 0      \\
\vdots & \ddots & \vdots \\
0      & \cdots & 0
\end{bmatrix}
\begin{Bmatrix}
x & y \\
z & v
\end{Bmatrix}
\begin{pmatrix}
x & y \\
z & v
\end{pmatrix}
\bigl( \begin{smallmatrix}
a&b\\ c&d
\end{smallmatrix} \bigr)
Distinção de casos
f(n) =
\begin{cases} 
n/2,  & \mbox{if }n\mbox{ is even} \\
3n+1, & \mbox{if }n\mbox{ is odd}
\end{cases}
Equações em várias linhas
\begin{align}
f(x) & = (a+b)^2 \\
& = a^2+2ab+b^2 \\
\end{align}
\begin{alignat}{2}
f(x) & = (a-b)^2 \\
& = a^2-2ab+b^2 \\
\end{alignat}
Equações em várias linhas (deve definir o número de colunas usadas ({lcr}) (não deve ser usado a menos que seja necessário)
\begin{array}{lcl}
z        & = & a \\
f(x,y,z) & = & x + y + z 
\end{array}
Equações em várias linhas (mais)
\begin{array}{lcr}
z        & = & a \\
f(x,y,z) & = & x + y + z    
\end{array}
Quebrando uma grande expressão de modo que ela mude de linha conforme necessário

<math>f(x) \,\!</math>
<math>= \sum_{n=0}^\infty a_n x^n </math>
<math>= a_0+a_1x+a_2x^2+\cdots</math>

Equações simultâneas
\begin{cases}
3x + 5y +  z \\
7x - 2y + 4z \\
-6x + 3y + 2z
\end{cases}
Tabelas
\begin{array}{|c|c||c|} a & b & S \\
\hline
0&0&1\\
0&1&1\\
1&0&1\\
1&1&0\\
\end{array}

Expressões grandes com parênteses, colchetes, barras[editar | editar código-fonte]

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
Ruim ( \frac{1}{2} )
Bom \left ( \frac{1}{2} \right )

Você pode usar vários delimitadores com \left e \right:

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
Parênteses \left ( \frac{a}{b} \right )
Colchetes \left [ \frac{a}{b} \right ] \quad \left \lbrack \frac{a}{b} \right \rbrack
Chaves \left \{ \frac{a}{b} \right \} \quad \left \lbrace \frac{a}{b} \right \rbrace
Delimitadores anglulares \left \langle \frac{a}{b} \right \rangle
Barras e barras duplas \left | \frac{a}{b} \right \vert \left \Vert \frac{c}{d} \right \|
Funções maior inteiro e menor inteiro \left \lfloor \frac{a}{b} \right \rfloor \left \lceil \frac{c}{d} \right \rceil
Barra e contrabarra \left / \frac{a}{b} \right \backslash
Setas para cima, baixo e nas duas direções \left \uparrow \frac{a}{b} \right \downarrow \quad \left \Uparrow \frac{a}{b} \right \Downarrow \quad \left \updownarrow \frac{a}{b} \right \Updownarrow
Delimitadores podem ser misturados,
contanto que o número de \left e \right sejam iguais
\left [ 0,1 \right )</code> <br/> <code>\left \langle \psi \right |
Use \left. e \right. se você não
quer que um delimitador apareça:
\left . \frac{A}{B} \right \} \to X
Tamanho dos delimitadores \big( \Big( \bigg( \Bigg( \dots \Bigg] \bigg] \Big] \big]/
\big\{ \Big\{ \bigg\{ \Bigg\{ \dots \Bigg\rangle \bigg\rangle \Big\rangle \big\rangle
\big\| \Big\| \bigg\| \Bigg\| \dots \Bigg| \bigg| \Big| \big|
\big\lfloor \Big\lfloor \bigg\lfloor \Bigg\lfloor \dots \Bigg\rceil \bigg\rceil \Big\rceil \big\rceil
\big\uparrow \Big\uparrow \bigg\uparrow \Bigg\uparrow \dots \Bigg\Downarrow \bigg\Downarrow \Big\Downarrow \big\Downarrow
\big\updownarrow \Big\updownarrow \bigg\updownarrow \Bigg\updownarrow \dots \Bigg\Updownarrow \bigg\Updownarrow \Big\Updownarrow \big\Updownarrow
\big / \Big / \bigg / \Bigg / \dots \Bigg\backslash \bigg\backslash \Big\backslash \big\backslash

Alfabetos e fontes[editar | editar código-fonte]

O Texvc não pode renderizar caracteres Unicode arbitrários. Aqueles que ele consegue tratar podem ser adicionados ao texto usando as expressões abaixo. Outras, tais como cirílico, podem ser adicionadas como entidades Unicode ou HTML em texto corrido, mas não podem ser usados em fórmulas.

Alfabeto grego
\Alpha \Beta \Gamma \Delta \Epsilon \Zeta
\Eta \Theta \Iota \Kappa \Lambda \Mu
\Nu \Xi \Pi \Rho \Sigma \Tau
\Upsilon \Phi \Chi \Psi \Omega
\alpha \beta \gamma \delta \epsilon \zeta
\eta \theta \iota \kappa \lambda \mu
\nu \xi \pi \rho \sigma \tau
\upsilon \phi \chi \psi \omega
\varepsilon \digamma \vartheta \varkappa
\varpi \varrho \varsigma \varphi
Blackboard Bold/Scripts
\mathbb{A} \mathbb{B} \mathbb{C} \mathbb{D} \mathbb{E} \mathbb{F} \mathbb{G}
\mathbb{H} \mathbb{I} \mathbb{J} \mathbb{K} \mathbb{L} \mathbb{M}
\mathbb{N} \mathbb{O} \mathbb{P} \mathbb{Q} \mathbb{R} \mathbb{S} \mathbb{T}
\mathbb{U} \mathbb{V} \mathbb{W} \mathbb{X} \mathbb{Y} \mathbb{Z}
Negrito (vetores)
\mathbf{A} \mathbf{B} \mathbf{C} \mathbf{D} \mathbf{E} \mathbf{F} \mathbf{G}
\mathbf{H} \mathbf{I} \mathbf{J} \mathbf{K} \mathbf{L} \mathbf{M}
\mathbf{N} \mathbf{O} \mathbf{P} \mathbf{Q} \mathbf{R} \mathbf{S} \mathbf{T}
\mathbf{U} \mathbf{V} \mathbf{W} \mathbf{X} \mathbf{Y} \mathbf{Z}
\mathbf{a} \mathbf{b} \mathbf{c} \mathbf{d} \mathbf{e} \mathbf{f} \mathbf{g}
\mathbf{h} \mathbf{i} \mathbf{j} \mathbf{k} \mathbf{l} \mathbf{m}
\mathbf{n} \mathbf{o} \mathbf{p} \mathbf{q} \mathbf{r} \mathbf{s} \mathbf{t}
\mathbf{u} \mathbf{v} \mathbf{w} \mathbf{x} \mathbf{y} \mathbf{z}
\mathbf{0} \mathbf{1} \mathbf{2} \mathbf{3} \mathbf{4}
\mathbf{5} \mathbf{6} \mathbf{7} \mathbf{8} \mathbf{9}
Negrito (letras gregas)
\boldsymbol{\Alpha} \boldsymbol{\Beta} \boldsymbol{\Gamma} \boldsymbol{\Delta} \boldsymbol{\Epsilon} \boldsymbol{\Zeta}
\boldsymbol{\Eta} \boldsymbol{\Theta} \boldsymbol{\Iota} \boldsymbol{\Kappa} \boldsymbol{\Lambda} \boldsymbol{\Mu}
\boldsymbol{\Nu} \boldsymbol{\Xi} \boldsymbol{\Pi} \boldsymbol{\Rho} \boldsymbol{\Sigma} \boldsymbol{\Tau}
\boldsymbol{\Upsilon} \boldsymbol{\Phi} \boldsymbol{\Chi} \boldsymbol{\Psi} \boldsymbol{\Omega}
\boldsymbol{\alpha} \boldsymbol{\beta} \boldsymbol{\gamma} \boldsymbol{\delta} \boldsymbol{\epsilon} \boldsymbol{\zeta}
\boldsymbol{\eta} \boldsymbol{\theta} \boldsymbol{\iota} \boldsymbol{\kappa} \boldsymbol{\lambda} \boldsymbol{\mu}
\boldsymbol{\nu} \boldsymbol{\xi} \boldsymbol{\pi} \boldsymbol{\rho} \boldsymbol{\sigma} \boldsymbol{\tau}
\boldsymbol{\upsilon} \boldsymbol{\phi} \boldsymbol{\chi} \boldsymbol{\psi} \boldsymbol{\omega}
\boldsymbol{\varepsilon} \boldsymbol{\digamma} \boldsymbol{\vartheta} \boldsymbol{\varkappa}
\boldsymbol{\varpi} \boldsymbol{\varrho} \boldsymbol{\varsigma} \boldsymbol{\varphi}
Itálico
\mathit{A} \mathit{B} \mathit{C} \mathit{D} \mathit{E} \mathit{F} \mathit{G}
\mathit{H} \mathit{I} \mathit{J} \mathit{K} \mathit{L} \mathit{M}
\mathit{N} \mathit{O} \mathit{P} \mathit{Q} \mathit{R} \mathit{S} \mathit{T}
\mathit{U} \mathit{V} \mathit{W} \mathit{X} \mathit{Y} \mathit{Z}
\mathit{a} \mathit{b} \mathit{c} \mathit{d} \mathit{e} \mathit{f} \mathit{g}
\mathit{h} \mathit{i} \mathit{j} \mathit{k} \mathit{l} \mathit{m}
\mathit{n} \mathit{o} \mathit{p} \mathit{q} \mathit{r} \mathit{s} \mathit{t}
\mathit{u} \mathit{v} \mathit{w} \mathit{x} \mathit{y} \mathit{z}
\mathit{0} \mathit{1} \mathit{2} \mathit{3} \mathit{4}
\mathit{5} \mathit{6} \mathit{7} \mathit{8} \mathit{9}
Fontes Romanas
\mathrm{A} \mathrm{B} \mathrm{C} \mathrm{D} \mathrm{E} \mathrm{F} \mathrm{G}
\mathrm{H} \mathrm{I} \mathrm{J} \mathrm{K} \mathrm{L} \mathrm{M}
\mathrm{N} \mathrm{O} \mathrm{P} \mathrm{Q} \mathrm{R} \mathrm{S} \mathrm{T}
\mathrm{U} \mathrm{V} \mathrm{W} \mathrm{X} \mathrm{Y} \mathrm{Z}
\mathrm{a} \mathrm{b} \mathrm{c} \mathrm{d} \mathrm{e} \mathrm{f} \mathrm{g}
\mathrm{h} \mathrm{i} \mathrm{j} \mathrm{k} \mathrm{l} \mathrm{m}
\mathrm{n} \mathrm{o} \mathrm{p} \mathrm{q} \mathrm{r} \mathrm{s} \mathrm{t}
\mathrm{u} \mathrm{v} \mathrm{w} \mathrm{x} \mathrm{y} \mathrm{z}
\mathrm{0} \mathrm{1} \mathrm{2} \mathrm{3} \mathrm{4}
\mathrm{5} \mathrm{6} \mathrm{7} \mathrm{8} \mathrm{9}
Fontes Fraktur
\mathfrak{A} \mathfrak{B} \mathfrak{C} \mathfrak{D} \mathfrak{E} \mathfrak{F} \mathfrak{G}
\mathfrak{H} \mathfrak{I} \mathfrak{J} \mathfrak{K} \mathfrak{L} \mathfrak{M}
\mathfrak{N} \mathfrak{O} \mathfrak{P} \mathfrak{Q} \mathfrak{R} \mathfrak{S} \mathfrak{T}
\mathfrak{U} \mathfrak{V} \mathfrak{W} \mathfrak{X} \mathfrak{Y} \mathfrak{Z}
\mathfrak{a} \mathfrak{b} \mathfrak{c} \mathfrak{d} \mathfrak{e} \mathfrak{f} \mathfrak{g}
\mathfrak{h} \mathfrak{i} \mathfrak{j} \mathfrak{k} \mathfrak{l} \mathfrak{m}
\mathfrak{n} \mathfrak{o} \mathfrak{p} \mathfrak{q} \mathfrak{r} \mathfrak{s} \mathfrak{t}
\mathfrak{u} \mathfrak{v} \mathfrak{w} \mathfrak{x} \mathfrak{y} \mathfrak{z}
\mathfrak{0} \mathfrak{1} \mathfrak{2} \mathfrak{3} \mathfrak{4}
\mathfrak{5} \mathfrak{6} \mathfrak{7} \mathfrak{8} \mathfrak{9}
Calligraphy/Script
\mathcal{A} \mathcal{B} \mathcal{C} \mathcal{D} \mathcal{E} \mathcal{F} \mathcal{G}
\mathcal{H} \mathcal{I} \mathcal{J} \mathcal{K} \mathcal{L} \mathcal{M}
\mathcal{N} \mathcal{O} \mathcal{P} \mathcal{Q} \mathcal{R} \mathcal{S} \mathcal{T}
\mathcal{U} \mathcal{V} \mathcal{W} \mathcal{X} \mathcal{Y} \mathcal{Z}
Hebrew
\aleph \beth \gimel \daleth


Recurso Sintaxe Como é renderizado
caracteres não-itálicos \mbox{abc}
itálicos mistos (ruim) \mbox{if} n \mbox{is even}
itálicos mistos (bom) \mbox{if }n\mbox{ is even}
itálicos mistos (mais legível: ~ é um caractere não separável, enquanto "\ " força um espaço) \mbox{if}~n\ \mbox{is even}

Cores[editar | editar código-fonte]

Pode-se utilizar cor nas equações:

  • {\color{Blue}x^2}+{\color{YellowOrange}2x}-{\color{OliveGreen}1}
  • x_{1,2}=\frac{-b\pm\sqrt{\color{Red}b^2-4ac}}{2a}

Veja todos os nomes de cores suportados pelo LaTeX.

Note que a cor não deve ser usada como o único meio de identificar alguma coisa, pois essa informação se perde quando se utiliza um meio preto e branco e também para pessoas com discromatopsia.

Questões de formatação[editar | editar código-fonte]

Espaçamento[editar | editar código-fonte]

Note que o TeX ajusta a maioria dos espaçamentos automaticamente, mas você pode eventualmente querer um controle manual.

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
Espaços "quad" duplos a \qquad b
Espaços "quad" a \quad b
Espaço texto a\ b
Espaço texto sem conversão para PNG a \mbox{ } b
Espaço largo a\;b
Espaço médio a\>b [not supported]
Espaço pequeno a\,b
Sem espaço ab
Espaço pequeno negativo a\!b

Alinhamento com o fluxo de texto normal[editar | editar código-fonte]

Devido ao css padrão

img.tex { vertical-align: middle; }

uma expressão em linha como deveria ser bem formatada.

Se você precisa alinhá-la mesmo assim, use <math style="vertical-align:-100%;">...</math> e experimente configurações com o argumento vertical-align até conseguir o correto; porém, a formatação pode depender do navegador e de suas configurações.

Ainda tenha em mente que você terá que lidar com estes problemas: se a renderização no servidor for corrigida em versões futuras, como conseqüência desta formatação manual extra suas fórmulas irão de repente aparecerem formatadas incorretamente. Portanto use este recurso moderadamente.

Renderização PNG forçada[editar | editar código-fonte]

Para forçar uma fórmula a ser renderizada como PNG, adicione \, (espaço pequeno) no fim da fórmula (onde ela não está sendo renderizada). Isto forçará imagens PNG se o usuário estiver em modo "HTML apenas", mas não para o modo "HTML se possível" (as configurações de renderização matemática nas preferências do usuário).

Você também pode usar \,\! (espaço pequeno e espaço negativo, com cancelar) em qualquer lugar dentro das tags matemáticas. Isto realmente força PNG mesmo em modo "HTML se possível", diferente de \,.

Isto pode ser útil para manter a renderização das fórmulas de um modo consistente, por exemplo, ou para corrigir fórmulas que renderizam incorretamente em HTML (uma vez, a^{2+2} renderiza com uma extra underscore), ou para demonstrar como algo é renderizado quando normalmente aparece como HTML (como nestes exemplos acima).

Por exemplo:


Sintaxe Como fica renderizado
a^{c+2}
a^{c+2} \,
a^{\,\!c+2}
a^{b^{c+2}} (Errado com opção "HTML se possível ou PNG caso contrário"!)
a^{b^{c+2}} \, (Errado com opção "HTML se possível ou PNG caso contrário"!)
a^{b^{c+2}}\approx 5 (devido ao "" corretamente formatado, nenhum código "\,\!" é necessário)
a^{b^{\,\!c+2}}
\int_{-N}^{N} e^x\, dx

Isto foi testado com a maioria das fórmulas desta página, e aparentemente funciona adequadamente.

Você poderia desejar incluir um comentário no código HTML para que pessoas não "corrijam" a fórmula removendo o código:

<!-- O \,\! é para manter a fórmula renderizada como PNG ao invés de HTML. Favor não removê-lo.-->


Diagramas comutativos[editar | editar código-fonte]

Para fazer diagramas comutativos, há três passos:

Diagramas em TeX[editar | editar código-fonte]

Xy-pic (Manual online) é o mais poderoso pacote para diagramas de propósito geral em TeX.

Pacotes semelhantes incluem:

O que segue é uma predefinição para Xy-pic, juntamente com um hack para aumentar as margens em dvips, de modo que o diagrama não seja truncado por over-eager cropping (sugerido em TUGboat: TUGboat, Volume 17 1996, No. 3):

\documentclass{amsart}
\usepackage[all, ps, dvips]{xy} % Carregamento do pacote XY-Pic
                                % Usando um ''driver [[w:postscript|postscript]]'' para curvas suaves
\usepackage{color}              % Para um ''frame'' invisível
\begin{document}
\thispagestyle{empty} % Sem numeração de páginas
\SelectTips{eu}{}     % Euler arrowheads (tips)
\setlength{\fboxsep}{0pt} % Margem da ''Frame box''
{\color{white}\framebox{{\color{black}$$ % Frame para margem

\xymatrix{ % O diagrama é uma matriz 3x3
%%% O diagrama vai aqui %%%
}

$$}}} % fim de math, fim do ''frame''
\end{document}

Converter para SVG[editar | editar código-fonte]

Uma vez feito o código TeX, pode-se produzir um arquivo SVG através do seguinte, assumindo que o arquivo TeX chama-se comm.tex:

latex comm.tex
dvips -E -y 2500 -o comm.eps comm.dvi
eps2eps -dNOCACHE comm.eps comm2.eps
pstoedit -f sk comm2.eps comm.sk
inkscape -z -f comm.sk -l comm.svg

Isso produz um arquivo DVI, converte o mesmo para EPS (reescalando por 2.5x), converte as fontes para outlines, e converte para SVG através do Sketch.

São assumidas várias coisas com relação ao software:

Carregamento do arquivo[editar | editar código-fonte]

Veja também: commons:Commons:First steps/Upload form
Veja também: w:en:Help:Contents/Images and media

Sendo o diagrama um trabalho feito por você mesmo, carregue-o para o Wikimedia Commons, de modo que todos os projetos (notavelmente, de todas as línguas) possam usá-lo sem ter que fazer uma cópia para uma wiki em seu próprio idioma. (Se você carregou anteriormente algum arquivo para outro lugar que não o Commons, faça um transwiki do mesmo para o Commons.)

Confira o tamanho
antes de realizar o carregamento, confira se o tamanho padrão da imagem não é muito grande ou muito pequeno, abrindo a mesma em alguma aplicação SVG e vizualizando-a em seu tamanho padrão (escala de 100%), caso contrário, ajuste a opção -y para dvips.
Nome
tenha certeza de escolher um nome significativo.
Carregue
Faça Login no Wikimedia Commons, e então carregue o arquivo; No Sumário, coloque uma pequena descrição.

Agora vá até a página da imagem e adicione uma descrição, incluindo o código fonte, usando essa predefinição:

{{Information
|Description =
{{en| Description [[:en:Link to WP page|topic]]
}}
|Source=Created as per: [[:en:meta:Help:Displaying a formula#Commutative diagrams]]
<pre>
% TeX source here
</pre>
|Date = The Creation Date, like 1999-12-31
|Author = [[User:YourUserName|Your Real Name]]
|Permission = {{self|PD-self (or other license)|author=[[User:YourUserName|Your Real Name]]}}
}}

[[Category:Commutative diagrams]]
Código fonte
  • Inclua o código fonte na página da imagem, na seção Source da predefinição Information, assim o diagrama poderá ser editado no futuro.
  • Inclua o arquivo .tex completo, não apenas o fragmento, assim os futuros editores não precisarão reconstruir um arquivo compilável.
  • (Não inclua ele na seção do Sumário, que como o nome indica deve ser apenas um sumário).
Licença
A licença mais comum para diagramas comutativos é PD-self; alguns usam PD-ineligible, especialmente para diagramas simples, ou outras licenças. Por favor não use a GFDL, pois ela exige que todo o texto da licença GFDL seja anexado a qualquer documento que use o diagrama.
Descrição
se possível, faça uma ligação para uma página relevante da Wikipédia relacionada ao diagrama.
Categoria
inclua [[Category:Commutative diagrams]], para que a imagem apareça em commons:Category:Commutative diagrams. Existem também subcategorias, que você pode preferir usar.
Inclua a imagem
agora inclua a imagem na página original onde a mesma deve ser utilizada através do comando [[Image:Diagram.svg]]

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Um exemplo é commons:Image:PSU-PU.svg.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Polinômios quadráticos[editar | editar código-fonte]



<math>ax^2 + bx + c = 0</math>

Polinômios quadráticos (Forçando renderização PNG)[editar | editar código-fonte]



<math>ax^2 + bx + c = 0\,\!</math>

Fórmulas quadráticas[editar | editar código-fonte]



<math>x=\frac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a}</math>

Parênteses altos e frações[editar | editar código-fonte]



<math>2 = \left(
 \frac{\left(3-x\right) \times 2}{3-x}
 \right)</math>


 <math>S_{\text{new}} = S_{\text{old}} - \frac{ \left( 5-T \right) ^2} {2}</math>
 

Integrais[editar | editar código-fonte]



<math>\int_a^x \int_a^s f(y)\,dy\,ds
 = \int_a^x f(y)(x-y)\,dy</math>

Somatórios[editar | editar código-fonte]



<math>\sum_{m=1}^\infty\sum_{n=1}^\infty\frac{m^2\,n}
 {3^m\left(m\,3^n+n\,3^m\right)}</math>

Equações diferenciais[editar | editar código-fonte]



<math>u'' + p(x)u' + q(x)u=f(x),\quad x>a</math>

Números complexos[editar | editar código-fonte]



<math>|\bar{z}| = |z|,
 |(\bar{z})^n| = |z|^n,
 \arg(z^n) = n \arg(z)</math>

Limites[editar | editar código-fonte]



<math>\lim_{z\rightarrow z_0} f(z)=f(z_0)</math>

Equações Integrais[editar | editar código-fonte]



<math>\phi_n(\kappa) =
 \frac{1}{4\pi^2\kappa^2} \int_0^\infty
 \frac{\sin(\kappa R)}{\kappa R}
 \frac{\partial}{\partial R}
 \left[R^2\frac{\partial D_n(R)}{\partial R}\right]\,dR</math>

Exemplos diversos[editar | editar código-fonte]



<math>\phi_n(\kappa) =
 0.033C_n^2\kappa^{-11/3},\quad
 \frac{1}{L_0}\ll\kappa\ll\frac{1}{l_0}</math>

Continuação e casos[editar | editar código-fonte]



<math>
 f(x) =
 \begin{cases}
 1 & -1 \le x < 0 \\
 \frac{1}{2} & x = 0 \\
 1 - x^2 & \mbox{otherwise}
 \end{cases}
 </math>

Subescitos prefixados[editar | editar código-fonte]



 <math>{}_pF_q(a_1,...,a_p;c_1,...,c_q;z)
 = \sum_{n=0}^\infty
 \frac{(a_1)_n\cdot\cdot\cdot(a_p)_n}{(c_1)_n\cdot\cdot\cdot(c_q)_n}
 \frac{z^n}{n!}</math>

Frações e pequenas frações[editar | editar código-fonte]


<math> \frac {a}{b}\  \tfrac {a}{b} </math>

Relatório de erros[editar | editar código-fonte]

Discussões, relatórios de erros e pedidos de recursos devem ser encaminhados para a lista Wikitech-l. Estes também podem ser arquivados no Mediazilla sob o nome de MediaWiki extensions.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Meta[editar | editar código-fonte]