Índice do livro e lista de módulos

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h15min de 17 de agosto de 2016

1. A categoria poderia ser reativada temporareamente de tempos em tempos quando quisermos encontrar páginas isoladas.

2. Para Logística, eu coloquei o índice completo aqui. Mas é ruim quando pedaço do índice é copiado para subpáginas, porque ao modificar em algum lugar, teria que modificar no outro também.

3. Alguns livros, como Alemão e Inglês, estão divididos entre gramática e curso. Em outros, como Francês, os dois itens estão na mesma página. Existe algum padrão para seguir?

4. Alguns livros como Dicionário de termos médicos e Dicionário dos conceitos gramaticais usam predefinição listando todas as letras e por isso não precisam de navegação, a coleção seria usada só para gerar PDF e outros.

5. Em Maple e História da Europa, a capa ficou no final da coleção porque está no final da página. Deveria existir algum padrão para colocar links das capas no índice?

6. O CSS não está acessível para usuários comuns. Mas para definir particularidades estéticas, seria mais fácil o uso de uma predefinição para o usuário preencher. GTK+, por exemplo, tem navegação própria com cor diferente, por isso sugiro a possibilidade da navegação automática permitir aparência diferente para livros específicos.

7. Outro bug, página com caracteres como '&' no título tem problemas para gerar navegação: Wikilivros:Livros/Acupuntura hoje. Outros: Manual de urbanismo/Canalização e Retificação de Cursos D'água('), Guia para iniciantes em genealogia/Qual "software" devo usar?, Logística/Sistemas de procura independente: modelos determinísticos (:).

8. Alguns índices foram modificados e a coleção precisa ser atualizada. Seria possível usar alguma página onde podemos colocar os livros que precisam de atualização para o robô depois atualizar? (No momento: Curso de PHP, Judaísmo, Introdução à programação, Otimização, Matemática elementar, Dimensionamento de Estruturas Metálicas pelo EC3, Web para curiosos)

Abacaxi (Discussão)18h24min de 27 de abril de 2013
Editado por 3 outros utilizadores.
Última edição: 08h15min de 17 de agosto de 2016

1.Sim, acredito que sim.

2. O ideal é que todas páginas estejam listas no índice principal, independente de haver subíndices, toda vez que adicionar uma página na coleção devemos adicionar no índice principal também (isso será útil na hora de padronizar os índices e possivelmente usar os índices no lugar da coleção, no futuro)

3.Eu sugiro fazer o descrito no item 2

4.A predefinição não dispensa a navegação, ambas podem coexistir, no entanto futuramente pretendo criar um menu suspenso na navegação que vai conter todos os capítulos, então isso tornaria as predefinições redundantes, e dispensáveis, mas por enquanto acho que podem conviver.

5.Tem esses dois Criando o wikilivro e Wikilivros:Nomenclaturas(desatualizado)

6.Talvez, mas por enquanto minha prioridade é estabilizar a navegação e só podemos utilizar essas páginas(mediante a um pedido do autor), mas vou pensar nisso, talvez a mw:Extension:CSS no futuro.

7.Xii, não faço a minima ideia de como resolver esse bug. Vou ligar o Helder-sinal.

8. Em teoria essas páginas vão para a Categoria:Livros com capítulos fora da coleção

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D15h42min de 28 de abril de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h15min de 17 de agosto de 2016

2. Entendo. O que faremos com as páginas de sub-índices? Apagar? Deixar só para introdução? Ou se for adequado usar uma predefinição para mostrar a subparte do índice?

Vou deixar os listar que achar aqui para não esquecermos depois: Lógica, Logística, Raças de cães, Guia de problemas matemáticos, Atividades escoteiras, J2ME, BlitzMax, PostgreSQL Prático, Web para curiosos, Aplicativos em PHP.
Tem livros que os módulos vão subdividindo: Sistemas de Informação Distribuídos, Socialismo no Século XXI/Capítulo 1/Caráter utópico (neste livro o índice tem descrição sobre os capítulos)

3. Outra alternativa é ter dois livros separados, um para a Gramática e outro para o Curso.

7. Uma alternativa é renomear os módulos. Esses exemplos são fáceis de resolver, mas no caso de "D'água" não sei se seria adequado.

8. O índice pode ter a ordem modificada, links vermelhos renomeadas ou inserção de links vermelhos. Os livros listados receberam várias modificações e a coleção precisa ser atualizada. No momento, a categoria tem muito conteúdo que precisa ser tratado a parte antes.

9. Os redirecionamentos são comuns. Ainda podemos mudar com mão no índice e na coleção quando achar.

Ex: Pascal/Estrutura de repetição

10. Em listas grandes ou com itens mais secundários, os itens poderiam ser colocados dentro da predefinição {{Oculto}}. Tentei fazer isso com Astronomia_mirim, Logística e BlitzMax, mas não consegui deixar de maneira correta em relação às listas com * ou #.

Abacaxi (Discussão)18h46min de 28 de abril de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h15min de 17 de agosto de 2016

Sobre o bug na categoria:Yes check.svg Feito

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D19h00min de 28 de abril de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h15min de 17 de agosto de 2016

Eu vi as últimas modificações de índice feita por robô e várias coisas ficaram estranhas nos índices. Eu posso ajudar a melhorar, mas preciso saber como melhorar e tenho sugestões.

  • Para índices grandes, sugiro o uso de {{oculto}}. Tentei em Logística e Astronomia mirim, porém precisa de conserto.
  • Lista de exercícios poderiam ser exibidas na horizontal em vez de vertical mostrando só o número. Isso ocuparia menos espaço no índice. (Curso de termodinâmica)
  • Módulos pequenos de um livro poderiam ser fundidos num módulo maior quando possível.
  • O que fazer com as páginas de sub-índices? (Lógica/Cálculo Proposicional Clássico, Logística/Técnicas de previsão, etc)
  • O robô consegue ver índices se ele for criado numa predefinição? O índice poderia ser colocado totalmente numa grande predefinição e ela teria partes que receberiam parâmetros para escolher qual parte do índice mostrar ou não.
Abacaxi (Discussão)19h44min de 30 de abril de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h15min de 17 de agosto de 2016

Vou tentar esboçar algo e respondo..

Acho que dessa vez teremos que padronizar o índice, a principio penso em deixar de permitir subíndice, mas para isso é preciso haver uma alternativa, para quem pretende acessar apenas uma parte do índice.

Também tem o tamanho do índice que pode ficar demasiado longo.

Enfim, volto em breve com uma proposta.

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D23h00min de 30 de abril de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h17min de 17 de agosto de 2016

Fiz aqui um esboço de como pretendo fazer um índice padronizado... Que acha?

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D21h40min de 27 de maio de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h17min de 17 de agosto de 2016

Você quer por as capas nos índices? Isso dificultaria detectar a capa para fazer a capa do livro na versão pdf e de impressão? Um problema da capa no índice é que o leitor teria que rolar a página para baixo para começar a ver o índice.

Seria bom uma padronização flexível. No momento, quais são as condições exigidas para que o robô leia o índice e crie a coleção? Ter o link de todos os módulos do livro no índice e que eles estejam ordenados?

O livro Lógica está mais organizado e é melhor para mudar e mostrar como exemplo. Mas o que fazer com os sub-índices? Eles poderiam ser transformados em texto de introdução e não ser mais sub-índice. Nesse caso, poderíamos usar a página Lógica/Lógica Tradicional para introdução sem precisar de mover para Lógica/Lógica Tradicional/Introdulção.

Pode ter desvantagens em remover sub-índices e colocar tudo na página principal, porque o livro Guia de problemas matemáticos tem originalmente um sub-índice para cada tipo de problema de maneira organizada. E para pessoa adicionar um novo problema, ela editaria somente o sub-índice.

Mas de qualquer maneira, uma introdução pode querer enumerar os itens que serão tratados e dessa forma ocorreria redundância no índice e sub-índice.

Abacaxi (Discussão)03h53min de 28 de maio de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h26min de 17 de agosto de 2016

Sobre livros com subdivisões/subíndices, vejam a conversa que tive com o Virgílio em Discussão:Logística.

Helder.wiki (Discussão)19h11min de 22 de janeiro de 2014