Wikilivros Discussão:Portal comunitário/Arquivo 24/LQT Archive 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Red x.svg Esta página encontra-se inactiva e é mantida por motivos históricos.
Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo nos diálogos comunitários.

Conteúdos sobre o mesmo tema[editar código-fonte]

No Wikilivros existe um problema que existia na Wikiversidade, que é a possibilidade de existir dois ou mais conteúdos (livros aqui) sobre um mesmo tema (por exemplo Linux, Cálculo e afins). No caso, na Wikiversidade foi adaptada a Predefinição:Desambiguação para servir como um meio de unificação, de onde o leitor segue para o conteúdo que quiser. Poderíamos criar algo semelhante por aqui ? Ozymandias (Discussão) 11h30min de 20 de Janeiro de 2010 (UTC)

Eu gosto da idéia, mas tinha pensado em algo homologo ao namespace Subject: adotado no Wikilivros em inglês( alias a organização deles é consideravelmente superior a nossa, coisas que pretendo mudar, pegando impulso também dos livros By Educational Level da Wikiversidade anglofona)
Té mais! - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h07min de 20 de Janeiro de 2010 (UTC)
Fiz a Predefinição:Desambiguação, e coloquei em algumas poucas páginas que estavam servindo justamente para desambiguar buscas feitas com termos muito genéricos como "Física". Acho que a desambiguação não é bem o mesmo que os assuntos lá do Wikibooks não, Raylton. Acho que as páginas de desambiguação podem inclusive ajudar a evitar que se criem livros com títulos demasiadamente genéricos, cujo nome poderia coincidir inclusive com a grande área na qual ele está inserido.
Com a predefinição em uso, passam a ter funcionalidade a página Especial:Desambiguar.
Gostei do esquema da Wikiversity... Não lembrava que era assim. Helder 18h34min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)


Eu, vândalo[editar código-fonte]

Alguém poderia desfazer a bobagem que eu fiz no artigo Francês/Numerais cardinais? Eu juro que estava lendo "Numeros cardinais", e movi para Francês/Númerais cardinais - depois eu vi a besteira, e agora não dá para desfazer. Albmont (Discussão) 15h33min de 1 de Janeiro de 2010 (UTC)

Não tenho certeza, mas se for isso está Yes check.svg Feito - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 23h30min de 1 de Janeiro de 2010 (UTC)
É, foi isso mesmo. Eu me distraí com o francês e não percebi que a palavra não era "número" mas "numerais" - talvez porque eu esteja planejando escrever os "números cardinais" no livro Teoria dos conjuntos. Albmont (Discussão) 03h12min de 2 de Janeiro de 2010 (UTC)

Como se pede proteção de página contra vândalos e bloqueio de vândalos?[editar código-fonte]

Na Wikipedia, existe a página WP:PA para fazer estes pedidos aos administradores malvados. Aqui, a página homóloga, WB:PA, é uma página de pedidos para se tornar administrador malvado. Como eu faço para pedir proteção de páginas contra IPs e bloqueio dos IPs? Albmont (Discussão) 17h56min de 5 de Janeiro de 2010 (UTC)

É, não sei se isso é bom, mas aqui não é igual a Wikipedia em muitos aspectos, no entanto acho que fazemos isso aqui, espero ter ajudado... - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h18min de 6 de Janeiro de 2010 (UTC)
Exatamente o não ser igual que faz o Wikilivros (e outros projetos) serem mais eficientes em muitos casos. Ozymandias (Discussão) 11h18min de 20 de Janeiro de 2010 (UTC)

Lista de agências[editar código-fonte]

Olá pessoal, criei uma lista de agências do BB, mas a maioria na wikipédia não aprovou a idéia de enciclopédia útil às pessoas. Sugeriram que eu criasse um livro no wikibooks. Não vejo tanta importância assim nem sei se é pertinente, mas estou com a lista de mais de 4500 agências com nome, cidade, endereço e telefone e gostaria de dar alguma utilidade ao trabalho que foi conseguir tal lista. O que pensam? É improcedente ou aceitpavel? Grato pela atenção. Nevinho (Discussão) 18h33min de 13 de Janeiro de 2010 (UTC)

Eu havia lido seu comentário antes de ontem, Nevio, mas ainda não tinha nenhum ideia do que fazer a respeito...
Para não parecer falta de interesse, resolvi comentar mesmo sem ter uma alternativa a oferecer: eu não considero a lista adequada ao Wikilivros. (Ainda) não consegui imaginar um contexto (manual/ livro) em que ela serviria bem. Ao meu ver, o lugar ideal para ela seria a Wikipédia mesmo, mas por lá parece não haver aceitação... =/
Talvez seja interessante dar uma passada na Wikipedia em Inglês (ou na lista de discussões deles) e perguntar se na(s) Wikipedia(s) haveria espaço para listas de agências de bancos, contendo nome, cidade, endereço e telefone de cada uma, sem mencionar a princípio qualquer banco (no caso o BB)... Dependendo da aceitação, isso poderia ser usado/aceito como argumento na Wikipédia lusófona...Helder 11h05min de 16 de Janeiro de 2010 (UTC)
Aliás, acaba de me ocorrer uma ideia: por acaso seria aceitável existir um tipo de "(wiki)manual do cliente do Banco do Brasil", no qual fossem ensinadas as coisas básicas que um cliente de banco (a princípio, do BB) deva saber: como abrir conta, tipos de movimentação financeira, como realizar saques, transferências,... que procedimentos realizar para manter uma conta segura. Apesar de ser uma ideia que se realizada seria inicialmente para um banco específico, acho viável fazer isso sem que pareça propaganda, ou pelo menos evitando fazer propaganda. O manual poderia ser focado nos jovens que estão começando a entrar no mundo das finanças, e que não tenham ideia de como tudo funciona. Em um manual deste tipo, "pode ser" aceitável (gostaria de outras opiniões sobre isso) um anexo com a tal lista de agências bancárias...
Mesmo que a lista não venha a ser aceita, ainda acho que um manual sobre procedimentos relacionados aos bancos é algo válido para o Wikilivros, eventualmente sem focar em um banco específico... Helder 11h21min de 16 de Janeiro de 2010 (UTC)
Quando sugeri este uso no Wikibooks, era justamente para expandir o uso. Por exemplo, poderia-se criar um livro sobre Bancos brasileiros, expandindo depois para um livro sobre o Banco do Brasil, entendendo a história, a evolução e afins. Acho que a parte técnica (abir contas e afins), deveria no caso ser deixada para os sites dos próprios bancos. Ozymandias (Discussão) 11h16min de 20 de Janeiro de 2010 (UTC)


O respeitinho é muito bonito[editar código-fonte]

O tratamento por «você», no mundo lusófono, não é universalmente aceite como sendo respeitoso e muito menos cordial. Na minha modesta opinião, em muitos casos, a eliminação do «você» em nada diminui o significado da frase. Noutros, uma pequena alteração, torna a frase aceitável para todos os leitores. Ver, por exemplo, esta proposta.

Sobre o tratamento por «você» podem ser consultados alguns textos encontrados numa breve pesquisa na Web:

Para um momento de boa disposição, não deixem de ler:

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 01h58min de 11 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Obrigado por compartilhar estes links (gostei particularmente de ler sobre a simplificação da comunicação... Smile.png).
Eu aproveitei a dica e fiz esta e esta modificação. Mas outras melhorias são bem-vindas. Helder 13h10min de 11 de Fevereiro de 2010 (UTC)


Dificuldades com a AutoNav[editar código-fonte]

Não me estou a entender muito bem com esta predefinição. Já olhei para outro livro, fiz alguma alterações, mas estou a trabalhar por tentativa e erro, um processo pouco eficiente. Se algum editor experiente pudesse fazer o obséquio de corrigir a predefinição do livro «Logística», para os primeiros capítulos, eu faria os restantes. Poderia, então, voltar às instruções e tentar verificar onde e porque me perdi, sugerindo alguma correcção, se for caso disso.

Agradecendo, antecipadamente,

Virgílio A. P. Machado

Está Yes check.svg Feito... Caso tenha alguma duvida ou interesse sobre o funcionamento do novo sistema de AutoNavegação é só perguntar, ok?
Até mais!
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 09h42min de 13 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Raylton, Muitíssimo obrigado pela extrema gentileza com que atendeu o meu pedido, ajeitando as ligações das páginas. Aproveito para repetir, aqui, a sugestão que lhe deixei na página de discussão. Se fosse possível construir um exemplo que usasse Capa, Índice, Capítulo 1, Capítulo 2, Capítulo 3 e Bibliografia, talvez fosse mais fácil ver como está feito. Bastaria, então, substituir os nomes dos capítulos e aumentar o seu número. Para além desta sugestão, ocorreu-me uma outra. Será possível dispor de um conjunto de cores diferentes para as barras de navegação? Se for, a minha ideia era que fossem disponibilizadas as cores das diferentes áreas [1], [2], [3], [4], [5], [6], [7], [8].
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado.
Vapmachado (Discussão) 23h27min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Abertura de contas por IPs partilhados[editar código-fonte]

Com o início das aulas do semestre marcado para a próxima quinta-feira, dia 18, e caso exista no Wikilivros a mesma restrição, agradecia que fossem tomadas providências para seja possível fazer o registo dos meus alunos, no Wikilivros, em sala de aula, num único dia e não se repetir uma situação semelhante àquela com que tive de lidar, no ano passado, na Wikipédia [9], [10], [11], [12] e [13].

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 03h15min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Olha... esse problema é muito singular, então as soluções são subjetivas... eu ia esperar para que alguém mais apropriado viesse falar, mas como o dia 18 já passou vim responder para não ficar sem resposta...
Escuta, para resolver este problema me ocorreram 3 opções...
  1. Poderia explicar a criação de contas aos alunos e pedir para que criem em casa depois
  2. Pedir para um administrador criar as contas para ti
  3. Atribuir pra ti o privilegio de criador de contas, assim seria necessário apenas que tu fizesse login e criasse as contas
PS: Infelizmente as duas ultimas opções dependem da disponibilidade dos administradores e burocratas, e como por aqui eu não sou nada(além de audaz), só posso te ajudar com informações... ainda assim espero sinceramente ter sido útil!
-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h01min de 21 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Raylton,
Os meus maiores agradecimentos por ter comentado o meu pedido, mas fico com a impressão que, ou não leu os textos para os quais remeti com ligações ou não os percebeu ou leu com a necessária atenção.
Não há nada de subjectivo no atendimento do meu pedido, a confirmar-se que existe no Wikilivros a mesma restrição que na Wikipédia, ele só tem que ser atendido, como devia ter sido na Wikipédia, por um administrador do Wikilivros.
É certo que «poderia explicar a criação de contas aos alunos e pedir para que criem em casa depois», mas não o faço por haver necessidade de o fazerem imediatamente, caso contrário não faria o pedido.
O meu pedido, como referi, é dirigido aos administradores do Wikilivros. As minhas maiores desculpas se este não é o lugar apropriado para apresentar esses pedidos, caso em que muito agradeço me seja indicado qual é. Não me pareceu avisado apresentar o pedido a um administrador, por não saber se a mensagem seria recebida e atendida atempadamente, considerando que nem todos os administradores (como aconteceu na Wikipédia) podem saber como proceder.
Não pedi o estatuto de criador de contas porque a questão só se põe no início das aulas e poderá não se voltar a repetir. Por outro lado, considero importante que os alunos criem as suas próprias contas, sob minha supervisão.
Como só nos conhecemos de há pouco, aqui no Wikilivros, agradeço que leia O respeitinho é muito bonito e que tire as evidentes ilações em relação ao tratamento por «tu». Se houver mais pessoas que tenham dúvidas em relação a essa matéria, poderei elaborar uma secção semelhante, abordando essa forma de tratamento.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 01h46min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Nossa, eu nem tinha visto este tópico... ^^
Pelo que entendi, nesta página os admins podem digitar um email e clicar no botão "by email", para que seja enviada uma senha aleatória para o endereço digitado, para a criação da conta. Como faríamos para obter a lista de nomes de contas e respectivos emails? (eu nunca tinha visto este procedimento...) Helder 02h57min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Eu li as ligações com atenção... no entanto a subjetividade a que me referia era quanto a não haver um unica forma de atender ao seu pedido... e singular: por isso não acontecer normalmente por aqui...
  • Sobre pedir aos alunos... por favor perdoe-me se parece que estava tentando invadir sua metodologia de aula
  • Sobre o estatuto de criador de contas que me referi poderia ser feito de forma temporária...
  • Sobre o lugar adequado... provavelmente é por aqui(eu acho) e se não for pude adquirir informação por aqui =D
  • Por favor perdoe-me se os minhas expressões soaram-lhe mal, mas essa é outra questão cultural... já que nos estados do nordeste(do Brasil) é comum utilizar o "tu" em conversas informais assim como o "você", sem qualquer intenção pejorativa... por isso peço desculpas pelos erros cometidos por habito ou por falta de atenção, e dos que poderão ser cometidos involuntariamente...
  • Sobre a criação de contas por um administrador acho que o Herder precisa da lista dos nomes das contas e dos E-mails...
Até mais Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 17h12min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)
O resto e moral da história: Quem não tem cão, caça com gato. Agradecia que não fosse considerado o texto, agora assinado por Conhecer, na referida secção da Wikipédia. Na altura em que pude fazê-lo, não comentei o texto de Conhecer, por este ter deixado de ser wikipedista. Agora que esse editor regressou, com aquele novo nome, estou impedido de fazer quaisquer comentários na Wikipédia e aqui não me parece ser o local mais indicado para tal.
As minhas desculpas por não ter pedido com mais antecedência. A restrição existe, efectivamente, no Wikilivros, tal como na Wikipédia, pois já tive oportunidade de o verificar.
Não é possível obter, antecipadamente, os nomes das contas e os respectivos endereços de correio electrónico. Tudo isso é tratado e informado na hora de criar as contas. A solução parece constar das mensagens trocadas a respeito do assunto, citadas no pedido que aqui foi feito.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 20h39min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)


Agora são as categorias[editar código-fonte]

Criei, para a Categoria:Engenharia, a subcategoria Engenharia industrial e, para esta, a subcategoria Logística. O que não me parece estar nada bem é a categorização dos capítulos do livro Logística.

Como devem ser categorizadas a Capa, Índice, Prefácio, Introdução e Referências?

Por outro lado, os outros capítulos, por exemplo, Gestão de existências deveriam ser, cada um deles, uma subcategoria de Logística. Como devo fazer?

Outra questão é se devem ser incluídas todas as categorias até à Categoria:Engenharia. As categorias para o capítulo acima seriam, então: Engenharia | Engenharia industrial | Logística

Peço imensa desculpa por ter tantas dúvidas, mas a falta de um exemplo, continua a fazer-me perder o fio à meada nas explicações. Recorri a Como escrever um bom wikilivro, mas sem sucesso.

Novamente, se algum editor experiente puder fazer o obséquio de corrigir algumas das categorias do livro Logística, eu corrigiria as restantes.

Agradecendo, antecipadamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 01h56min de 15 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Não se preocupe por estar com estas dúvidas. A gente ajuda! Smile.png
Elas apenas confirmam dois aspectos nos quais ainda temos alguma carência no Wikilivros: melhor documentação dos procedimentos "internos" e uma categorização mais adequada dos nossos livros.
Por hora posso adiantar que as várias páginas (módulos) que compõe um determinado livro só aparecem em uma categoria: aquela cujo nome é o nome do livro. A única excessão é o índice, que deve aparecer nas categorias das áreas correspondentes ao conteúdo do livro. Não há qualquer distinção entre páginas como "Capa", "Prefácio", "Introdução" e "Referências" no que diz respeito à categorização.
A predefinilção {{AutoCat}} cumpre a tarefa de colocar cada módulo de um livro na categoria do livro, com o indexador adequado (indexador é o nome pelo qual a categoria irá ordenar os títulos, e no caso de "Nome do livro/Nome do capítulo" é "Nome do capítulo"). Então a parte que exige "mais trabalho" é colocar as categorias das áreas na página que contém o índice do livro, por exemplo com {{AutoCat|Área 1|Área 2}}. Helder 10h28min de 15 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Helder,
Os meus maiores agradecimentos pelas informações que teve a amabilidade de transmitir.
Ainda não percebi muito bem (as minhas maiores desculpas) e como não observei nenhuma alteração nas categorias das páginas do livro Logística, continuo com dúvidas sobre como categorizar correctamente.
Agora que já introduzi conteúdo nalgumas páginas, talvez seja mais fácil perceber as minhas dificuldades. Veja-se, por exemplo, a página Localização. Esta página é, essencialmente, um índice do subcapítulo sobre Localização, do livro sobre Logística. Nela foram colocados apenas os títulos das secções (páginas) desse subcapítulo. Cada uma dessas secções será, portanto, uma página do livro, onde a respectiva matéria será desenvolvida. Por isso, tal como para o exemplo dado acima (Gestão de existências), também Localização deveria, no meu entender, aparecer como subcategoria de Logística e não como página. Será que não me estou a explicar bem ou será que estou a estruturar mal o livro?
Novamente, se a categorização de alguma página criada por mim no livro Logística não está correcta ou completa, muito agradecia que fosse feita a sua correcção, para meu benefício.
Agradecendo antecipadamente, uma vez mais, subscrevo-me.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 02h03min de 16 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Pessoalmente, eu prefiro organizar as páginas de um livro usando apenas uma barra (para separar o "nome do livro" do "nome do capítulo"), e assim tenho apenas um índice para manter atualizado, e fica fácil de automatizar coisas como a navegação, ou de reestruturar o livro se for necessário. Também acho que a ordem segundo a qual os capítulos serão lidos fica mais visível assim (pois quando usamos várias barras, e criamos sub-sub-páginas, a situação fica um tanto mais complexa, principalmente para navegar ao longo do wikilivro).
Pelo que entendi, no caso do texto que escreverá sobre Logística, pretende usar vários índices "Logística/Nome" e colocar os capitulos da seção "Nome" em páginas como "Logística/Nome/Página". É isso?
Quanto à categorização, a princípio haverá apenas a Categoria:Logística para o seu livro, mesmo que prefira usar sub-sub-páginas para organizar o conteúdo dele. Se eventualmente o livro ganhar centenas de páginas (não é muito comum por aqui, mas pode acontecer), poderemos considerar refazer parte da categorização, de modo que a Categoria:Logística fique dividida em partes menores. Geralmente isso não é necessário.
A lista dos capítulos do livro de Logística está aqui: Predefinição:Lista de capítulos/Logística. A não ser por uns códigos extras que aparecem no começo da predefinição (e que em geral devem ser ignorados pelos autores, sem prejuízo algum), as tais listas de capítulos consistem de linhas contendo um número um sinal de igualdade e o nome completo de um capítulo do livro. O número representa a posição (ordem) que o capítulo ocupa no livro. Quando precisar atualizar a navegação automática, é só incluir ou modificar os nomes adequados naquela predefinição. Essas listas são "consultadas" por predefinições como a Predefinição:AutoNav/Logística, para determinar (automaticamente) qual é o capítulo que vem a seguir, e qual é o anterior. A "Predefinição:AutoNav/Logística" também guarda os códigos que determinam a aparência da barra de navegação para o livro de Logística. Então quando colocamos {{AutoNav}} no seu livro, ela verifica que existe a "Predefinição:AutoNav/Logística" e usa a formatação e a lógica que estiver programada na mesma para criar os links que apontam para os capítulos anteriores e posteriores.
A propósito, não prefere colocar "Virgílio A. P. Machado" na sua assinatura, na página de preferências? Assim bastará usar os quatro tis, "~~~~", para assinar suas mensagens... Fica aí a dica. Smile.png
Qualquer coisa, é só nos perguntar novamente... Helder 17h34min de 16 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Helder,
É Helder (sem acento), Hélder (com acento) ou tanto faz?
Acho que ainda é uma rede com mais níveis do que os que indicou. Pode já começar a ver (excepto a última):
  • Logística
    • Logística/Localização
      • Logística/Localização/Localização minisoma de uma única instalação
        • Logística/Localização/Localização minisoma de uma única instalação/Localização minisoma de uma única instalação com distâncias rectilineares
          • Logística/Localização/Localização minisoma de uma única instalação/Localização minisoma de uma única instalação com distâncias rectilineares/Formulação geral
Fica tudo, portanto e por enquanto, em Categoria:Logística.
Obrigado por me ter indicado a Predefinição:Lista de capítulos/Logística. Já tinha visto, mas julgava haver ainda mais qualquer coisa. Combinei com o Raylton não mexer lá e pedir a ajuda dele, quando precisar de fazer alguma alteração.
Quanto à assinatura, sei que nem é usual, mas são muitos anos a escrever o nome e assinar por baixo, tal qual como faço aqui. Prefiro assinar com o mesmo nome de utilizador. Só houve um pequeno erro, por descuido meu. Ao fazer o registo, não me apercebi que a Wikipédia iria transformar a primeira letra em maiúscula. Por outro lado, há talvez cinquenta anos que assino VAPMachado, manuscrito e com as quatro iniciais comprimidas num único símbolo. De qualquer modo, agradeço a delicadeza com que a sugestão foi feita.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 04h56min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Linhas de pronúncia[editar código-fonte]

Quero ajudar no desenvolvimento de alguns livros de idiomas e gostaria de colocar linhas de pronúncia como fiz aqui. Tenho alguns livros de idiomas em que todas as frases são acompanhadas de uma linha de pronúncia e uma de tradução e isso ajuda muito na aprendisagem. Pergunto se existe alguma objeção quanto a eu adicionar essas linhas em outras páginas dos cursos de idiomas. Danilo.mac (Discussão) 20h41min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Por mim nenhuma. Uma objeção em que consigo pensar é que a pronúncia nos casos de "linhas de pronúncia" não é uma transcrição fonética exata, mas uma aproximação que ajuda o falante de uma língua a aprender outra. Daí, ser meio perigoso porque qualquer um poderia colocar sua aproximação, mas acho que a ajuda é bem-vinda, de qualquer forma.
Quais os cursos em que pretende adicionar as linhas, Danilo? - Jota (Discussão) 16h46min de 19 de Fevereiro de 2010 (UTC)
No meu caso escrevi as linhas de pronúncia baseadas nos livros que tenho. Minha intenção é colocar nas primeiras lições de inglês, alemão e francês, e talvez coloque em outros cursos se encontrar cursos com linhas de pronúncia para me basear. Danilo.mac (Discussão) 22h03min de 19 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Esta iniciativa poderá facilitar a aprendizagem, a não ser que tenha havido alterações recentes ou haja diferenças geográficas na ortografia dessa palavra e todas as outras que se escrevem com «z».
É imperativo listar, adequadamente, os livros em que se baseou, para que qualquer pessoa possa verificar que não se trata de um caso de VDA.
Os meus limitados conhecimentos da língua inglesa, levantam-me algumas dúvidas quanto à correcção das frases Can I drink water? e Can I go to the bathroom / restroom?
Não tenho dúvida nenhuma que é errado escrever Thank you. / Thanks. como se fossem intermutáveis.
Talvez o usuário que é perito em língua inglesa possa esclarecer estas questões.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 02h11min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)


O vandalismo cresce assustadoramente[editar código-fonte]

Os IPs estão criando zilhões de páginas com conteúdo inútil, errado, ofensivo, redundante ou irrelevante. Será que dá para bloquear as edições por vândalos? Caso contrário perder-se-á mais tempo limpando o que IPs fazem do que criando livros. Albmont (Discussão) 22h26min de 25 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Não lembro se é possível... mas eu sou a favor da semi-proteção(que impede edição de utilizadores não autenticados) das páginas que não estão no domínio principal... quanto ao bloqueio total dos IPs... acho que fere o princípio colaborativo... (perceba que eu entendo que a intenção do bloqueio de IPs é otimizar as edições dos usuários comprometidos com o projeto)
--Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 11h42min de 1 de Março de 2010 (UTC)
Se não for possível, acho que uma boa ideia seria colocar um robô para farejar sempre que houvesse uma modificação por IP, e automaticamente revertesse para a modificação anterior feita por usuário registrado. Ainda há pouco eu, roboticamente, reverti 90% das modificações por IP recentes, já que era quase tudo vandalismo. Albmont (Discussão) 20h33min de 2 de Março de 2010 (UTC)
Não seria o caso de começarmos a esboçar uma proposta de ativação das flaggedRevs aqui no Wikilivros então? Helder 02h49min de 3 de Março de 2010 (UTC)

Projectos escolares[editar código-fonte]

Li, com muita atenção, a subpágina do Hélder em epígrafe e, no meu modesto entender, ela devia ocupar o lugar que lhe compete no projecto Wikilivros, deixando de ser uma subpágina de um usuário.

Quero só fazer uma referência ao facto de a rede de páginas que criei na Wikipédia não estar apresentada da forma mais correcta, mas daí também não vem mal ao mundo. Agradeço que não me solicitem para sugerir outra apresentação dessas páginas. Gosto de fazer o que prometo e há largos meses que abandonei esses projectos na Wikipédia. Mesmo que não fosse essa a minha vontade, só um tolinho é que não percebe que o processo que «correu» no CA [14], apesar de ter uma decisão final que «jura a pé juntos» o contrário, inviabiliza a realização e/ou participação do signatário nesses projectos. Se assim não for, daqui desafio qualquer um a fazê-lo em semelhantes condições.

Não deixa de ser curioso, no entanto, continuar a ver lá a hipocrisia aliada à ignorância, afirmando-se que «há professores que fazem com que os seus alunos corrijam e melhorem os artigos da Wikipédia no âmbito dos trabalhos escolares» [15], remetendo para uma página [16] onde só consta o meu nome. Houve. Havia. Se os «há», ninguém sabe onde estão. Tudo culminando neste triste disparate: «Professor, utilize a Wikipédia em projetos escolares e universitários» [17].

As minhas desculpas pelo (mais que) desabafo, mas tudo está ligado e é grande o meu agrado com a cordialidade que vim encontrar no Wikilivros. Espero que no final do semestre, os alunos, fiquem com uma imagem muito diferente dos wikilivristas daquela que os seus colegas mais velhos ficaram dos wikipedistas. Alguém duvida? É só perguntar-lhes.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 02h05min de 26 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Acho que podemos "promover" a página, movendo-a para o espaço nominal "Wikilivros:". Com base no que já foi dito nesta e em outra(s) vez(es) em que o conteúdo da página foi indicado para outros colaboradores, ela me parece ser bem aceita "pela comunidade" (lembro que o Mario, que não edita já faz um tempo, também demonstrou sinal de aprovação).
E também acho o Wikilivros um ótimo refúgio, em particular para os que não tem intenção de perder tempo com certas brigas discussões que acontecem na Wikipédia. Eu, pessoalmente, acho que do pouco tempo que temos para editar em wikis, conseguimos produzir muito mais neste ambiente do que em meio às inumeras intrigas que já encontrei por lá... Hoje em dia, minhas contribuições na Wikipédia se resumem a adicionar referências (na edição inglesa) dos conteúdos que estudo no meu curso, e a tentar manter uma boa imagem do projeto Wikilivros (na ediçao lusófona). Um dia pretendo poder incentivar meus futuros alunos a contribuirem por aqui, e torço para que a Wikipédia melhore até lá...
Emfim, seja, mais uma vez, bem-vindo a este nosso refúgio! Smile.png Helder 14h27min de 26 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Oxi! qué ki cês tão fazenu que inda num movimentaru? =D Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 19h12min de 28 de Março de 2010 (UTC)


A faculdade invade os Wikilivros[editar código-fonte]

Após o início das aulas da disciplina de Logística na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com os trabalhos dos alunos a decorrer, desta vez, nos Wikilivros, começaram as «dores de cabeça» dos restantes editores e administradores. Agradeço, antecipadamente, a disponibilidade que tiverem para ajudar, os alunos e a mim próprio, a levar a bom termo esta empresa. Espero que respondam aos pedidos que os alunos e eu próprio possamos fazer, oferecendo-se para ajudarem. Vão ser cometidos erros por mim e pelos alunos. Alguns serão detectados pelos editores mais experientes, antes de me aperceber deles. Por favor, chamem a atenção dos alunos para o que fizeram e se possível dêem-me conhecimento, como aconteceu nesta mesma data, para poder abordar o assunto nas aulas, em benefício dos restantes colegas. Já a inversa não é de aplicar: das asneiras que eu fizer, agradecia que não fosse dado conhecimento aos alunos :-)

Não se esqueçam de que os alunos é que devem fazer o trabalho, mas os alunos têm todo o direito de pedir ajuda. Aos que lhes responderem, desde já, os meus maiores agradecimentos. Os alunos agradecem, também, naturalmente. Por favor, dirijam os alunos para páginas ou secções onde possam ser encontradas respostas para as dúvidas que forem postas, mas deixem-nos tirar as suas próprias conclusões e aplicar, o melhor que souberem, o que está ou lhes é explicado. Insistam sempre para que os alunos façam tudo bem. Quando isso acontecer não deixem de saudar os que assim fizerem. Se surgir alguma diferença de opinião ou qualquer coisa de menos correcto, espero que se manifestem e exerçam a liberdade que, felizmente, existe nos Wikilivros para actuar. Só na avaliação do trabalho dos alunos serei eu próprio a ter a última palavra.

Mais uma vez, a todos o meu bem-haja.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado Vapmachado (Discussão) 17h50min de 5 de Março de 2010 (UTC)


Seria impossível mensurar a minha satisfação em relação a esses últimos acontecimentos! Agradeço muito pela iniciativa e farei o possível para que fiquem muito a vontade por aqui, quantos aos erros eu costumo dizer que o antônimo de acertar deveria ser aprender e não errar (aliás aprendizado a partir dos erros é o principio básico do empirismo)... Por isso tenha certeza que erros bem intencionados são muito bem aceites por aqui.
Caso ache adequado peça para que seus alunos se envolvam em mais livros nos quis se interessem e também reclamam do projeto aqui na esplanada, não é querer exigir demais deles, é que é difícil achar pessoas que façam contribuições boas, e quanto mais olhares melhor, né?
Ou mais resumidamente : Sejam bem-vindos, o Wikilivros também vos pertence
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h18min de 28 de Março de 2010 (UTC)

OpenOffice[editar código-fonte]

Acho que vou mudar o Apostila OpenOffice 2.0 para OpenOffice.org, como está nos interwikis, e renomear o (parco) material nos subcapítulos. Albmont (Discussão) 17h24min de 23 de Março de 2010 (UTC)

Por mim tudo bem. Poderia aproveitar para mudar cada capítulo para a nomes com a barra, como "OpenOffice.org/Nome do capítulo"? Irá ajudar... Helder 20h19min de 23 de Março de 2010 (UTC)
Renomear o parco material inclui isto :-) Albmont (Discussão) 21h49min de 23 de Março de 2010 (UTC)
Pelo que vi, está Yes check.svg Feito! Aproveitei pra apagar uns redirecionamentos sem alfuentes... Helder 16h22min de 24 de Março de 2010 (UTC)

Academia Wikipédia, Exponor, Porto, Portugal, 16 de Abril de 2010[editar código-fonte]

Caros, a Wikimedia Portugal (WMP) agradecia que todos colaborassem na divulgação e promoção deste importante evento. Quem tiver blog, facebook, linkedin, identica, twitter, hi5, etc, queira por favor divulgar deixando mensagens, links, o texto que reproduzo de seguida, ou o que mais se lembrarem para nos apoiar...


A Academia Wikipedia (sítio em academia-wikipedia.org) realiza-se pela primeira vez em Portugal, na Exponor, Porto, a 16 de Abril, sendo uma parceria entre a Associação Wikimedia Portugal (sítio em wikimedia.pt) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Irá contar com diversos oradores (programa em academia-wikimedia.org/programa.php), onde se conta, por exemplo, Kul Takanao Wadhwa, Head of Business Development da Wikimedia Foundation. Docentes universitários, investigadores, editores e empresários compõem o restante painel.

A inscrição é gratuita, obrigatória e online em academia-wikipedia.org/inscricao.php. Mais perguntas? Página de contacto em academia-wikipedia.org/contacto.php e no mail press@wikimedia.pt


Queiram por favor ajudar na divulgação, somos poucos e sobrecarregados... mas extremamente ricos para vos pagar a ajuda :-) Um grande obrigado!! Epinheiro (Discussão) 18h35min de 3 de Abril de 2010 (UTC)

CASO PRÁTICO SOBRE RESPONSABILIDADE CÍCVIL


Vo cês acham que se eu encontrar uma pessoa a precisar de uma ajuda que eu posso dar e eu simplesmente por má fé abandoná-la não devo ser responsabilizado pelos danos que advenham da minha acção

Bandeira de bot[editar código-fonte]

Olá, se esse não for o local, peço que movam para o local apropriado. Algum tempo atrás comecei a rodar a Maharet aqui, mas devido ao meu pouco tempo na vida real, acabei abandonando um pouco os bots. Tive um tempo livre e reorganizei isso na medida do possível. A Maharet já está na ativa novamente e se for possível peço que um burocrata conceda a flag de bot para ela, assim evita-se o flood nas mudanças recentes. Qualquer outra questão imagino que o manual dela responda. Cumprimentos ---- @lestaty discuţie 05h36min de 21 de Abril de 2010 (UTC)

ps:Esse não é um bot de interwiki, ela apenas dá bv aos novos usuários, e não executa nenhuma outra atividade. ---- @lestaty discuţie 05h38min de 21 de Abril de 2010 (UTC)
Cara... Super legal (se bem que eu me assustei) a proposito... nossa predefinição de Boas-vindas é {{bv}}(assim fica mais fácil alterar alguma coisinha) será que pode reconfigurar?-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h37min de 21 de Abril de 2010 (UTC)
Hahaha se assustou? É o Helder já me conhece e sabe que quando eu apareço geralmente vem uma chuva de edits junto. Bem não vejo problemas em alterar de {{subst:bv}} para {{bv}}, em geral uso sempre com o subst, pois por ser uma predefinição usada em muitas páginas a transclusã pode forçar um pouco mais os servidores, mas se quiserem que mude, me avisem :-) ---- @lestaty discuţie 12h43min de 21 de Abril de 2010 (UTC)
Sabe...? Eu sou a favor de usar a solução mais legal até que os problemas venham (acho que embora possa dar trabalho ao servidor, predefinições são pensadas exatamente para aparecer em muitas páginas) e caso dê errado(acho improvável), podemos corrigir, alem de já servir como experiência...
Sobre o meu susto(alias tive que tomar água com açúcar pra me acalmar)... acho que pode resolver (por enquanto) usando [x]marcar como edição menor(se achar pertinente)
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h06min de 21 de Abril de 2010 (UTC)
SObre marcar como edição menor, isso não tem como... pois quando marcada como menor uma edição de bot em página de discussão, a tag de novas mensagens não aparece. ---- @lestaty discuţie 22h39min de 21 de Abril de 2010 (UTC)
Hahaha (2) Susto eu levei quando vi que "eu" tinha assinado em algumas outras páginas de discussão por aí... hehe Felizmente não é só comigo... Tongue.png
Sobre subst ou não subst (eis a questão), eu nunca soube bem qual eram os prós e contras de cada solução... Então para mim nunca fez muita diferença... De que forma o uso da predefinição diretamente sobrecarrega o servidor? Ela não tem que ser processada apenas quando uma das páginas onde é usada for exibida? E neste caso o número de exibições não seria igual com ou sem subst?
Acho que pode continuar com subst e se aparecer algo realmente muito importante para ser alterado na predefinição de boas vindas, e que precise ser retroativo (para os que já receberam a msg), aí a gente pede ajuda dos bots para alterar as predefs... Mas acho que este tipo de necessidade é um tanto improvável... Helder 18h38min de 22 de Abril de 2010 (UTC)
Sou contra o subst porque tenho mudanças em mente a médio e longo prazo para as boas-vindas... mas não é uma coisa pela qual eu bateria o pé(por enquanto) -Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 02h44min de 30 de Abril de 2010 (UTC)

Só alguns questionamentos: ninguém vê problema em usar um bot para boas-vindas? Acham que é melhor dar as boas-vindas para todo mundo já que somos pequenos? Preferem fazer um teste de algum tempo? Ou nada disso importa? - Jota (Discussão) 15h47min de 2 de Maio de 2010 (UTC)

Mais ou menos (pra tudo) As boas vindas personalizadas que estivemos fazendo por uns tempos é boa e parece eficaz, mas tenho a sensação que andamos um pouco sem tempo para manter o ritmo... É meio difícil falar sem dados e estatísticas em mãos, mas meu palpite é que receber as boas vindas de um robô deve ser (pelo menos um pouco) melhor do que não receber... Além disso, como o robo assina por um de nós, haverá pelo menos um link na assinatura apontando para nossas páginas de usuário, caso alguém queira entrar em contato (isso significa que o nome da robô só será visto no histórico da página, e nas difs entre as edições, coisa que só quem já entende um pouco da wiki irá notar... e neste caso não deveria estranhar, já que sabe como funciona. Assim, para todos os efeitos foi alguém de verdade que deu recepciona os novos colaboradores). Outra coisa: o fato de um robo fazer a primeira edição na página de discussão de um novo usuário não nos impede de complementar com um comentário personalizado quando acharmos conveniente...
Apesar disso, acho conveniente ficarmos de olho no resultado destas boas vindas automáticas, para nos permitir perceber daqui a uns tempos se é realmente desejável...
E acho que sempre é importante estarmos abertos à possibilidade de que algo que estamos fazendo não seja realmente adequado/útil, pois deste modo temos chance de corrigir a situação... Então tudo isso importa sim (e também é um pouco filosófico)... Helder 19h21min de 2 de Maio de 2010 (UTC)
  • Só pra constar, o Lestaty me respondeu sobre o subst: é recomendação dos devs... Acho que o melhor é que usemos subst nas boas vindas (e que portanto as novidades que o raylton tem em mente não sejam "retroativas" para os que ja receberam boas vindas)... Helder 21h12min de 9 de Maio de 2010 (UTC)

Fomentando o ambiente saudável em wikiprojetos lusófonos[editar código-fonte]

Colegas,

Uma das prioridades do projeto planejamento estratégico mantido pela Wikimedia Foundation é o de "reforçar, fomentar o crescimento e a diversidade da comunidade de editores, que constitui o coração dos projetos Wikimedia" (strengthen, grow and increase diversity of the editing community that is the lifeblood of Wikimedia projects).

Para atingir este objetivo é necessário, entre outras coisas, 1) atrair novos participantes e 2)criar um ambiente saudável e motivante para evitar a perda dos editores já ligados ao projeto.

Propus através da Wikimedia Brasil, a criação de um força-tarefa onde se pretende focar no segundo item, ou seja, em identificar e descrever as dificuldades que os lusófonos enfrentam na gestão de suas comunidades dentro de projetos wikis. Como resultado parcial desse trabalho, deve ser elaborada uma apresentação a ser publicada no Wikimania 2010 por voluntários da Wikimedia Brasil. As comunidades de projetos lusófonos poderão se beneficiar dessa discussão ao elaborar estratégias para lidar com os problemas identificados.

Neste momento, agradeceria imensamente a participação dos editores desse projeto numa coleta inicial de opiniões. Os temas são variados e podem gerar controvérsia, pelo todos devem se sentir à vontade para discutir apenas os tópicos que desejaram.

Embora, a iniciativa tenha surgido dentro da Wikimedia Brasil, é óbvio que usuários de todas os locais são convidados e encorajados a participar.

Muito obrigado, Lechatjaune msg 00h26min de 30 de Abril de 2010 (UTC)

Eis a ligação: [18]. Lechatjaune msg 01h55min de 30 de Abril de 2010 (UTC)
Que nada. A ligação que todos devem ver é esta: Usuário Discussão:Vapmachado; e perguntar onde está o que tem «desaparecido» por «magia» wiki, como, por exemplo: «Evitar provocar o professor onde ele não tem como responder. Há contatos alternativos em Usuário:Vapmachado
«Tomai cuidado com os falsos profetas. São os que chegam perto de vós sob a aparência de ovelhas mas por dentro, de fato, são lobos vorazes» (Mateus 7:15-16).
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 15h58min de 4 de Maio de 2010 (UTC)

Regra de três simples e composta[editar código-fonte]

Olá gostaria de uma ajuda quanto a regra de três simples e composta. Quando penso que entendi, vejo um exercício que não consigo resolver, e volto ao ponto inicial! Obrigada

Wikimania 2010[editar código-fonte]

English: Wikimania 2010, this year's global event devoted to Wikimedia projects around the globe, is accepting submissions for presentations, workshops, panels, and tutorials related to the Wikimedia projects or free content topics in general. The conference will be held from July 9-11, 2010 in Gdansk, Poland. For more information, check the official Call for Participation. Az1568 (Discussão) 19h40min de 3 de Maio de 2010 (UTC)

português: Wikimania 2010, o evento global deste ano dedicado aos projetos Wikimedia ao redor do mundo, está aceitando submissões de apresentações, workshops, paineis e tutoriais relacionados aos projetos Wikimedia ou tópicos sobre conteúdo livre em geral. A conferência acontecerá no período de 9 a 11 de julho de 2010 em Gdansk, Polônia. Para maiores informações, confira a Chamada oficial para participação.

Projeto Astronomia 1.0 Estará no Wikimania 2010?[editar código-fonte]

Gostaria de saber seu meu projeto Astronomia 1.0 poderá estar no wikimania e em breve retornarei com os capítulos seguintes --Adao filho (Discussão) 23h06min de 13 de Maio de 2010 (UTC)

Eu não estou muito por dentro do assunto, então acho melhor que dê uma olhada na página oficial do evento para se informar sobre como deve fazer para apresentar o seu projeto na conferência.
Seria tão legal poder conhecer a Polônia... Quem sabe um dia eu vá no Wikimania... Helder 23h46min de 13 de Maio de 2010 (UTC)