Wikilivros Discussão:Portal comunitário/Arquivo 19

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Predefinições e categorias[editar | editar código-fonte]

Não sei se ainda há interesse (eu tenho) em fazer com que páginas do tipo Wikibooks:Predefinições e Wikibooks:Userbox não apareçam nas categorias presentes em cada uma das predefinições que são exibidas nessas páginas. Havendo ou não interesse, permitam-me te dizer a forma que imaginei para evitar tal categorização.

Possivelmente isso teria que ser feito usando o EWB, mas eu nunca o utilizei, então não sei dizer quão útil ele seria.

A solução consitiria em duas etapas:

  1. Modificar as predefinições atuais que causam o problema;
  2. Incluir na "Ajuda:Como criar predefinições" orientações para que, ao criar predefinições, os editores já incluam o código (bem simples) que permite evitar o problema atual;

Nos dois momentos o que se precisa fazer é trocar em cada predefinição os códigos do gênero:

<includeonly>[[Categoria: BaBeBi|BoBu]]</includeonly>

por um assim:

{{#ifeq: {{uc: {{{cat|SIM}}} }} <!-- Se o usuário usar "cat=Sim", ou deixar em branco -->
  |SIM 
  |<includeonly>[[Categoria: BaBeBi|BoBu]]</includeonly> <!-- pode categorizar -->
  |<!-- senão, simplesmente não categoriza -->
}}

que de forma sintética fica assim:

{{#ifeq:{{uc:{{{cat|SIM}}}}}|SIM|<includeonly>[[Categoria: BaBeBi|BoBu]]</includeonly>|}}

Com isso, sempre que for necessário usar a predefinição tem-se a opção de desabilitar a categorização, usando:

{{NomeDaPredefinição|cat=não}}

ou usá-la normalmente, como se nada tivesse acontecido:

{{NomeDaPredefinição}}

Na verdade, se no lugar do "não" for escrito qualquer coisa diferente de "SIM" (ou ainda "sim", "siM", etc) a página não será categorizada. O principal uso é, como já disse antes, nas páginas Wikibooks:Predefinições e Wikibooks:Userbox. Mas pode ser que em algum outro caso isso venha a ser necessário, então preferi indicar que existe ao menos uma forma de fazê-lo...

O maior trabalho será mudar as predefinições de aviso existentes... Mas se for para alterar só algumas, isso já é bem útil... Helder 04h01min de 16 de Julho de 2008 (UTC)

Vamos fazer alguns testes antes de implantar isso. - Jorge Morais 16h18min de 21 de Julho de 2008 (UTC)
Fique a vontade! Como seriam os testes? Usa-se a técnica em umas poucas predefinições para ver o resultado, ou usa-se ExpandTemplates, ou o que? Helder 17h54min de 21 de Julho de 2008 (UTC)
Nota
Acabo de encontrar no projeto inglês um uso do que propus acima. Na en:Template:Cleanup, usa-se o seguinte código:
<includeonly>{{#ifeq:{{{example|no}}}|yes||[[Category:Pages needing attention|{{PAGENAME}}]]}}</includeonly><noinclude>

O nome, significado e valor padrão da variável oferecida são diferentes. Mas o código faz exatamente a mesma coisa. Por lá as páginas que exibem exemplos de predefinições estão categorizadas apenas com o que era de se esperar, por exemplo, en:Wikibooks:Template messages/Cleanup. Então acho que não teremos problemas de mal funcionamento. Helder 18h10min de 24 de Julho de 2008 (UTC)

  • Antes que isso seja arquivado, o procedimento será feito? (há permissão?) Helder 00h04min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
Copiei/formatei a sugestão acima e acrescentei na página Ajuda:Como criar predefinições. Implementei na predefinição {{Esboço}}, e continua funcionando bem (eu já havia testado o recurso via ExpandTemplates). Helder 23h33min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)

Request for usurpation of account[editar | editar código-fonte]

Hi, I'm Cantor from Russian Wikipedia. I'd like to have the local User:Cantor usurped for my unified account (SUL). This user has no contributions. Excuse me, if I wrote on wrong place. — 193.232.254.217 11h47min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Done! Account is free... --Marcos A. N. de Moura 16h06min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)
Muito obrigado! — Cantor 12h59min de 13 de Setembro de 2008 (UTC)

Votação na Wikinotícias[editar | editar código-fonte]

Olá pessoal da Wikilivros! Venho comunicar e pedir que participem de uma votação na Wikinotícias para adoção do checkuser. Nesta votação não ha regra de direito ao voto, (entretanto apenas usuários conhecidos e com um número elevado de edições aqui serão aceitos, para evitar fraudes e abusos) por isso peço em nome da Wikinews que participem em n:Wikinotícias:Votações/CheckUser 2 com seus votos e comentários. Cumprimentos Sir Lestaty discuţie 23h26min de 17 de Setembro de 2008 (UTC)

Terminar de mover a Wikiversidade[editar | editar código-fonte]

Há muitas páginas na Categoria:Wikiversidade que não foram passadas para o projeto Wikiversidade. Eu já estou copiando o conteúdo para lá e substituindo o conteúdo das páginas daqui por {{Movido para a Wikiversidade}}. Se eu estiver cometendo algum erro, avise-me. --Master 02h03min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)

Eu estava fazendo isso mas parei por falta de tempo por enquanto. Recomendo que dê uma olhada nas páginas de discussão para ver se elas já foram importadas também, que deixe de fora os materiais sobre os quais não havíamos chegado a um acordo sobre onde vão ficar, como por exemplo o livro de Latim, para que possamos discutir e resolver isso depois e que lembre de fazer a importação com o histórico. No mais continua com tuas edições, não vi nada de errado e se vir avisarei. - Jorge Morais 19h13min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)

Tem muitos livros que moverão para lá por engano e achá-los é difícil. Eu só estou movendo o conteúdo que tiver alguma marcação de Wikiversidade ou tiver formato de ementa. Às vezes encontro livros categorizados com conteúdo da Wikiversidade e eu simplesmente descategorizo. Agora eu não sei se o conteúdo da Categoria:Estrutura de Dados é livro ou disciplina. Wikiversidade: Mecânica Newtoniana está marcada com Wikiversidade, mas não sei se é livro na verdade, parte do conteúdo já foi movida para lá, mas a maior parte ainda não.

O sistema da Wikiversidade não está aceitando bordas de tabela. v:Wikiversidade:Ambiente de integração/Como está organizada a Wikiversidade e Wikiversidade/Ambiente de integração/Como está organizada a Wikiversidade estão escritas com o mesmo código, mas aqui há bordas.

O caso do livro de Latim, eu não entendi, porque eu achei o conteúdo do livro lá, que é igual ao daqui e por isso acho inadequado que ele exista lá. Lá deveria ter conteúdo mais pedagógico e links apontados para cá. --Master 01h13min de 29 de Setembro de 2008 (UTC)

Quase. Além desse acima, falta agora mover a Categoria:Sistemas de Informação Distribuídos. Os elementos da Categoria:Arquitetura estão vinculados à wikiversidade. Programação Web pode ficar aqui para dar dica de livros. Não sei se Wikiversidade:Café dos Wikiversitários vai excistir aqui, já foi deletado lá.--Master 19h29min de 29 de Setembro de 2008 (UTC)

Movimentação terminada[editar | editar código-fonte]

Já terminei de mover todas as páginas para a Wikiversidade e tomando cuidado com livros. Exemplo: Sistemas de Informação Distribuídos era um livro e foi tomado pela Wikiversidade, então tirei a influência da Wikiversidade dele. Além disso, esse livro foi copiado para lá, mas não colocaram a predefinição {{Movido para a Wikiversidade}} nele, mas este já é outro assunto.

Agora é só entrar na Categoria:!Páginas movidas para a Wikiversidade e deletar tudo que está nela. Tomei cuidado de verificar o que é livro nela e ela só tem conteúdo da Wikiversidade. Não sei o que fazer com a página principal Wikiversidade e com a Categoria:Wikiversidade. Já está tudo movido, se ainda há mais coisas, para procurá-las, teria que deletar as movidas antes. --Master 14h16min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)

Certo, obrigado por tudo isso.
Acho que o caso do Sistema de Informação Distribuídos é o formato dele que o tornou mais parecido com uma disciplina do que com um livro.
Pode deixar que decidiremos o que fazer com a página principal da Wikiversidade e com a categoria. Minha sugestão é que removamos a página da barra lateral e da página principal e depois a marquemos com a {{movido para a Wikiversidade}} e também marquemos a categoria. - Jorge Morais 18h19min de 12 de Outubro de 2008 (UTC)

Eliminar as páginas da Wikiversidade ajuda a limpar a página Especial:Páginas órfãs para facilitar a detecção de páginas do próprio wikilivros porque podem ser monomódulos perdidos, livros que não estão na lista da biblioteca e módulos que não tem link no índice. É bom para a manutenção. --Master 20h01min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Solicitação de Usurpação de Conta[editar | editar código-fonte]

De acordo com as instruções em meta:Steward_requests/Usurpation, solicito a usurpação da conta Usuário:Juliano de forma a unificar as minhas contas nos diversos wikis.

Certo de poder contar com sua ajuda, agradeço antecipadamente. --Juliano R 21h21min de 12 de Outubro de 2008 (UTC)

Tutoria[editar | editar código-fonte]

Olá, wikilivristas, me interessei pelo projeto a partir da wikipédia e gostaria de saber se no wikilivros tem o programade tutoria.Minha página na WP.

sds,

Nadzieja 15h09min de 15 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá! Pelo que eu sei, (ainda) não temos o programa de tutoria(, pelo menos não oficialmente)... Mas sempre que precisar de ajuda, pode dar uma passada na minha página de discussão (e acredito que também na página do Jorge). Conforme der tempo a gente ajuda... Teeth.png Seja bem-vindo!

Poderia matar uma curiosidade minha: em que página da wikipédia você conheceu o wikilivros? Helder 17h15min de 15 de Outubro de 2008 (UTC)

Pessoal, isso mostra a importância de adicionarmos interwikis por aí. --Dante Cardoso Pinto de Almeida 22h20min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)

WikiBrasil[editar | editar código-fonte]

WikiBrasil - Mutirão de Conhecimentos Livres

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, estará no Brasil e participará de discussão sobre produções colaborativas de conhecimentos livres.


Os desafios e oportunidades para produções colaborativas de conhecimentos livres no Brasil é tema de debate no Centro Cultural São Paulo, às 19h30 do dia 10 de novembro de 2008 (segunda-feira). O evento, denominado WikiBrasil: Mutirão de Conhecimentos Livres, celebra também o início da atuação da Wikimedia do Brasil.

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, participará da discussão em formato não-linear com convidados. Já estão confirmadas as presenças de Ethevaldo Siqueira, Gilberto Dimenstein, Gilson Schwartz, Karen Worcman, Ladislau Dowbor, Lala Dezeinhelin, Reinaldo Pamponet, Renato Rovai, Sérgio Amadeu, entre outros.

A bilheteria do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000) distribuirá para o público senhas gratuitas uma hora antes do início do evento. A sala Adoniran Barbosa tem capacidade para 600 pessoas e será dada prioridade aos inscritos com antecedência no seguinte link.

Os interessados de outras localidades poderão acompanhar o evento e enviar perguntas pela Internet. Rodrigo Tetsuo Argenton 19h23min de 17 de Outubro de 2008 (UTC)

Categorização[editar | editar código-fonte]

Discussão movida das páginas de discussão do Usuário:Master e do Usuário:Jorge Morais.

Oi, Master. Vi que estiveste editando categorias hoje. Contudo, notei que retiraste categorias de algumas páginas índice.

Aqui no Wikilivros, as regras de categorização são diferentes das da Wikipédia e as regras das páginas índice são diferentes das de páginas normais. Além da categoria do livro, elas devem estar em outras categorias relacionadas e utilizando o asterisco, sem importar muito que se repitam o nome do índice na categoria principal e a própria categoria secundária do livro. Para um livro "Livro de exemplo" a categorização do índice é assim:

[[Categoria:Livro de exemplo|*{{SUBPAGENAME}}]]

[[Categoria:Matemática|*{{SUBPAGENAME}}]]

Sendo que, como provavelmente observaste, a categoria "Livro de exemplo" também fica na Matemática.

Dito isso, é provável que tenhamos que rever algumas das tuas edições em índices e capas (as vezes os índices são colocados no lugar da capa e aí as regras deles passam a valer para elas). As regras estão colocadas aqui e aqui. - Jorge Morais 02h55min de 16 de Outubro de 2008 (UTC)

Eu estava categorizando de forma a colocar todos os módulos de um livro na categoria pertencente ao próprio livro e com a categoria do livro categorizada nas áreas sobre ele, desse modo fica mais organizado. A lista de livros de uma categoria seriam as subcategorias dela.
No livro Categoria:Curso de PHP, eu tinha removido todas as categorias do índice com a exceção da categoria com o nome do livro e as coloquei na página da categoria do livro.
Eu realmente esqueci de colocar asterisco nas páginas de capa e de índices, mas posso colocar depois.
Encontrei dificuldades na Categoria:Astronomia, porque ela possui livros diferentes sobre Astronomia e mais um livro cujo nome é exatamente Astronomia. O problema seria criar duas categorias e desambiguar o nome, para uma conter os livros sobre Astronomia e a outra ser para o livro chamado Astronomia.
O Livro de receitas precisa de algumas melhorias. Todas as receitas estão supercategorizadas por ocuparem a Categoria:Culinária e Categoria:Livro de receitas e a segunda é subcategoria da primeira e por isso não há necessidades de incluir a primeira, além disso, dificulta alguém procurar algo sobre culinária (a ciência) e não uma receita. Já a Categoria:Livro de receitas possui várias subcategorias para classificar as receitas e por isso seria melhor manter as receitas só nessas subcategorias.
Acho também que o layout de uma receita deveria mudar também, veja o exemplo Livro de receitas/Brigadeiro. Para cada receita, só há apenas a seção "Ingrediente e Preparo" que começa listando os ingredientes e abaixo o subtítulo preparo aparece pequeno (só em negrito).
Por isso acho melhor mandar passar um bot na Categoria:Culinária e na Categoria:Livro de receitas para remover essas duas categorias de cada página e modificar o layout da página. Isso torna o livro de receitas mais organizado.
--Master 03h07min de 17 de Outubro de 2008 (UTC)

Mas é isso mesmo! Os módulos e as capas só devem levar a categoria do livro. Até aí tudo bem. A questão é só com os índices que têm que ter o máximo de categorias possíveis usando o asterisco. As categorias do índice ficam repetidas na categoria do livro. Os livros que têm o mesmo nome da categoria não são completamente um problema porque só quem vai estar na categoria "principal" são os índices dos outros livros indexados pelo asterisco, então não há muita mistura. O livro de receitas é complicado. Acho que estás certo quando dizes que a categoria Culinária tem que sair dos módulos dele — eu estava fazendo isso tempos atrás com o AWB, mas ele começou a encrencar, aí parei por enquanto —, mas se se tira a categoria Livro de receitas deles, não se acha mais nada dele. Por isso que ela ficou, mesmo com todas as subcategorias. E ele realmente tem problemas de design, mas é porque foi em grande parte feito por um usuário só que estava tirando as receitas dos arquivos pessoais dele. Se quiser passar um bot para remover a categoria Culinária e formatar melhor os módulos seria de grande ajuda. Se quiser podemos seguir a sugestão do Helder e ir discutir no Staff lounge sobre isso. - Jorge Morais 13h26min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

Eu não sei manipular bots e acho que precisa saber usar alguma linguagem de programação.
A categorização que eu estava pensando era como o exemplo: Vamos supor que existe a categoria Engenharia e os livros Engenharia Civil e Engenharia Elétrica; o conteúdo da categoria Engenharia seria apenas as subcategorias Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, e tudo sobre um livro, incluindo a capa e o índice, ficaria na categoria do próprio livro. Seria melhor se eu colocasse o índice dos dois livros na Categoria Engenharia? Quem está navegando pelas categorias, quando entrar em Engenharia verá as duas subcategorias ou as duas subcategorias e os dois índices, não vejo necessidade dessa repetição.
Os livros de idiomas como Inglês estão divididos em Gramática e Curso e todas as partes estão na mesma categoria da língua. A categoria poderia ser dividida em duas subcategorias como: "gramática da língua inglesa" e "curso de inglês". --Master 16h56min de 20 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Tenho alguns comentários/sugestões sobre este assunto... Vamos lá!
  1. "...esqueci de colocar asterisco nas páginas de capa e de índices...": Embora isso ainda não seja sugerido nas páginas de documentação que o Jorge indicou, pode-se usar a predefinição {{AutoCat}} nas páginas de qualquer livro para que elas sejam colocadas em uma categoria com o nome do mesmo. A predefinição se encarrega de incluir automaticamente o asterisco nos casos em que isso é necessário. As maiores vantagens são: a facilidade de manter os livros (e suas respectivas categorias) organizados; a redução das chances de erros no processo; a possibilidade de usar uma "regra simples" para que um bot categorize livros automaticamente (embora em também não faça idéia de como se faz/opera um bot). A página da predefinição fornece vários exemplos de uso, caso queira experimentar.
  2. Também me causa certa estranheza ver uma categoria sendo usada para agrupar livros, e ao mesmo tempo as páginas de um livro em particular que leva o mesmo nome da categoria principal (como acontece no caso da categoria:Astronomia). Apesar disso, como o Jorge disse, não é algo muito grave, pois as únicas páginas "estranhas" na categoria principal de uma área são as páginas com os índices dos outros livros. Mas acho que isso pode se tornar um problema no futuro, quando alguma dessas categorias com dupla finalidade começar a incluir muitos livros. Pode ficar um pouco bagunçado, então nesses casos mais extremos (quando surgirem), acredito que o ideal seria mover o livro cujo título é igual ao nome da categoria para um nome que especifique melhor o seu conteúdo, afinal, não creio que o livro possa ser tão abrangente que "mereça" levar o nome de uma "grande área", sobre a qual foram escritos vários outros livros.
  3. Aliás, por mim, (pelo menos) os nomes das categorias que reúnem os livros em "grandes áreas do conhecimento" (no caso, as subcategorias que deveriam estar na categoria:Principal) deveriam ser proibidos como títulos de livros, pois são áreas grandes demais. Isso implicaria em mover (assim que possível) os livros que estiverem em situação irregular com relação a esse ponto, a saber: Astronomia, Biologia, Farmácia, Filosofia, Física, Protecção Civil, Psicologia, Química. Para alguns desses títulos não estou sequer certo de que são "grandes áreas", mesmo porque a escolha de tais "grandes áreas" não segue qualquer critério pré-estabelecido (assim como a organização da nossa biblioteca, que não segue nenhum critério oficial).
  4. Sobre o livro de receitas, concordo que está um tanto bagunçado, e que a categoria culinária não deva estar em todos os seus módulos. Além disso, tenho pontos a favor e contra a presença da categoria:Livro de receitas em todas as páginas do livro. A favor: (1) é a categoria que leva o nome do livro, e pelas regras atuais, deve aparecer em todos as páginas do mesmo; (2) favorece (eu acho) a visibilidade das páginas ao pesquisar receitas nos diversos buscadores. Contra: (1) Como o livro tem muitas páginas, a categoria fica bem cheia. Talvez fosse melhor manter apenas as subcategorias menores, deixando a categoria:Livro de receitas apenas para agrupar as diversas subcategorias. Mas isso seria uma exceção às regras sobre categorização.
  5. O layout realmente deixa a desejar. Acredito que seria interessante se tanto "Ingredientes e Preparo:" quanto "Modo de preparo:" fossem seções editáveis (criadas usando === ===). Além disso, em muitos casos aparece a Preparo como título da segunda seção, e como parte do título da primeira (onde estão apenas os ingredientes).
  6. Quem está navegando pelas categorias, quando entrar em Engenharia verá as duas subcategorias ou as duas subcategorias e os dois índices, não vejo necessidade dessa repetição.: A repetição (me parece) melhora a visibilidade das páginas para os mecanismos de busca (por serem como várias palavras-chave relacionadas às páginas). Talvez esse seja um motivo para manter a repetição.
  7. Podíamos "convocar" o Usuário:Sir Lestaty de Lioncourt para opinar sobre a questão dos bots. Acho que ele entende do assunto, e talvez já tenha operado algum com as funcionalidades que precisamos.

Por enquanto é só, mas se eu lembrar de algo, volto a comentar... Helder 23h22min de 20 de Outubro de 2008 (UTC)


A série Blender 3D contém 4 livros, a categoria poderia ser dividida em 4 partes, uma para cada livro.
A Categoria:Física possui o livro de Física para ensino médio chamado "Física" que é essa mesma categoria e livros como Termodinâmica, Mecânica Newtoniana e Mecânica dos fluidos que são livros de ensino superior. Mas a Categoria:Química está muito bagunçada, possui um livro de química, mas parece que ele nem é de ensino médio. O conteúdo de química que tem lá poderia ser reorganizado e poderiam ser criados livros de química de ensino superior, como eletroquímica, termoquímica, cinética química, química orgânica.
Sobre suas propostas:
  1. Acho então, que o uso de {{autoCat}} seja recomendado na documentação.
  2. Acho que uma categoria de um livro não deveria ter subcategorias, exceto em casos nos quais as subcategorias são capítulos.
  3. Uma forma de desambiguar seria mudar o nome do livro, um exemplos seria de Astronomia para Livro de Astronomia, ou de Física para Curso de Física com Física sendo a "grande área" e Curso de Física sendo o livro de física para ensino médio. Saber se um livro já é bem específico é difícil, se tomarmos o livro Bioquímica como exemplo, e se resolverem criar um livro que fala só sobre carboidratos e tendo conteúdo maior do que o livro de bioquímica inteiro, fundir seria a melhor opção?
  4. Regras precisam de exceções e se alguém buscar o nome de um prato, digitando bolo de cenoura, a receita vai ser uma das primeiras. Acho que o buscador olha o título e depois o nome da página, então a categoria "livro de receitas" não influenciaria na pesquisa.
  5. Poderíamos chamar um manipulador de bots da wikipédia para esse serviço, mas antes temos que definir bem as tarefas a serem realizadas, como layout e categorização.
  6. O que pesa mais na busca é o título da página, se ele procurar engenharia elétrica, essas duas palavras já estão no título.
  7. Ótimo. Se for possível, poderiam desenvolver um pequeno aplicativo para manipular bots.

--Master 14h39min de 21 de Outubro de 2008 (UTC)


O que acho que deveríamos fazer é:

  1. Separar os livros de Física, Biologia e Química das categorias de mesmo nome para serem livros de ensino médio, enquanto os livros de áreas específicas são de ensino superior. Encontrei o livro Introdução à Biologia, então poderíamos usá-lo para ensino médio. Com Física e Química criamos um livro tendo nome "Introdução à" ou "Curso de".
  2. O padrão de livros de idiomas é duas partes: Curso e Gramática? Então dividimos a categoria em duas?
  3. O a em Blender 3D/Introdução a Animação de Personagem deve receber crase? Tem muitos módulos.
  4. Poderíamos dividir a Categoria:Blender em subcategorias com cada uma representando um livro. Concordam? --Master 21h01min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Livro de receitas[editar | editar código-fonte]

Só preciso que me digam o que querem que seja feito hehe tira cat, coloca cat rs... Chegando em uma decisão coloco um bot ou talvez até algum script pra fazer o que for preciso. E posso até me animar pra terminar um livro que comecei aqui rs e ainda fazer um sobre como operar bots. Cumprimentos Sir Lestaty discuţie 11h59min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
Eu li "livro sobre como operar bots"? Então pode puxar uma cadeira e começar a escrever!!! Já tem um leitor/revisor esperando suas contribuições Teeth.png Helder 13h57min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)
Sim leu =P Estou apenas esperando vocês decidirem o que os bots precisam fazer, para depois começar a escrever hehe Face-devil-grin.svg Sir Lestaty discuţie 19h12min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Então vamos agora falar do layout. Pegando como exemplo a receita Livro de receitas/Alexander que modifiquei agora ficou:

{{Navegação...}}

Existem várias '''maneiras de preparar''':

== Receita 1 ==

===Ingredientes===
* (ingrediente);
* (ingrediente);
...
* (ingrediente);
* (ingrediente).

===Preparo===
# Passo.
# Passo.
...
# Passo.

== Receita 2 ==

===Ingredientes===
* (ingrediente);
* (ingrediente);
...
* (ingrediente);
* (ingrediente).

===Preparo===
# Passo.
# Passo.
...
# Passo.

'''Dica:''' Se gostar, polvilhar canela na batida, depois que já estiver no cálice.

== Receita 3 ==

...

===Preparo===
# Passo.
# Passo.
...
# Passo.

{{Navegação...}}

[[Categoria:Tipo de prato|Letra inicial]]
[[Categoria:Ingrediente, receitas com|Letra inicial]]
[[Categoria:Ingrediente, receitas com|Letra inicial]]
...
[[Categoria:Ingrediente, receitas com|Letra inicial]]


Devemos chamar cada seção de "Receita Nº"? As duas subseções serão chamadas de "Ingrediente" e "Preparo"? Devemos por a predefinição sem interwiki nelas? A mensagem "Existem várias maneiras de preparar" aparece até em artigos com uma só maneira de preparar, o bot deve mudar isso ou não?

Atualmente as páginas estão assim:

{{Navegação|...}}

Existem várias '''maneiras de preparar''':

== (Nome da receita) - 1 ==
==='''Ingredientes e Preparo:'''===

* (Ingrediente) --
* (Ingrediente);
...
* (Ingrediente);
* (Ingrediente).

:'''Preparo:'''

# Passo.
# Passo.
...
# Passo.

== (Nome da receita) - 2 ==
==='''Ingredientes e Preparo:'''===

* (Ingrediente) --
* (Ingrediente);
...
* (Ingrediente);
* (Ingrediente).

:'''Preparo:'''

# Passo.
# Passo.
...
# Passo.

'''Dica:''' Se gostar, polvilhar canela na batida, depois que já estiver no cálice.

== (Nome da receita) - 3 ==
...

== (Nome da receita) - 5 ==
==='''Ingredientes e Preparo:'''===

* (Ingrediente) --
* (Ingrediente);
...
* (Ingrediente);
* (Ingrediente).

:'''Preparo:'''

# Passo.
# Passo.
...
# Passo.


{{Navegação|...}}

[[Categoria:Culinária|Letra inicial]]
[[Categoria:Livro de receitas|Letra inicial]]
[[Categoria:Tipo de prato|Letra inicial]]
[[Categoria:Ingrediente, receitas com|Letra inicial]]
[[Categoria:Ingrediente, receitas com|Letra inicial]]
...
[[Categoria:Ingrediente, receitas com|Letra inicial]]


A Categoria:Bebidas possui a Categoria:Bebidas sem álcool e Categoria:Bebidas com álcool e há receitas categorizadas em bebidas e numa das subcategorias ao mesmo tempo. Seria melhor remover as supercategorias.

O bot poderia tomar alguns cuidados e enquanto trabalha, poderia fazer uma lista de páginas que precisam de uma revisão humana, essas páginas listadas seriam páginas com layout não previsto.

  1. Remover a categorização em "Culinária" se estiver categorizada com ela.
  2. Verificar se no título da página aparece /Índice/ e se aparecer, abandonar a página e ir para a próxima. Primeiro vamos organizar a categoria livro de receitas e depois decidiremos sobre os Índices.
  3. Verificar se sobrou apenas a categoria "Livro de receitas". Caso afirmativo, abandonar a página e ir para a próxima. Essas páginas não estão categorizadas corretamente e é melhor ser verificada manualmente após a categoria livro de receitas ser quase esvaziada, além disso, algumas dessas páginas são dicas.
  4. Se a categorização em "Livro de receitas" não for a única, então remover essa categorização.
  5. Verificar se possui a categoria "Bebidas" acompanhada de uma de suas subcategorias ("Bebidas com álcool" e "Bebidas sem álcool") e se isso ocorrer, remover a categoria "Bebidas".
  6. Verificar se o layout segue o padrão comum e se é possível modificar automaticamente. Se não puder mudar, põe o nome da página numa lista e abandonar esse artigo e ir para o próximo.
  7. Por fim, fazer as substituições.
    • Substituir as seções |== (Nome da receita) - # ==| por |== Receita # ==|
    • Substituir as subseções |==='''Ingredientes e Preparo:'''===| por |===Ingredientes===|
    • A primeira linha da lista de ingredientes, termina em | --| (incluindo espaço no início), então substituir isso por |;|.
    • Substituir |:'''Preparo:'''| por |===Preparo===|.

Cuidados a tomar:

  • Livro de receitas/Licor de abacaxi possui na parte preparo da receita 1 uma sublista, nesse caso está certo, e tem que ter cuidado para não atrapalhar listas como essa.
  • Livro de receitas/Bolo maravilhoso possui um pequeno erro na parte preparo da receita 1. Se for mais fácil, pode ser melhor ignorar esse erro, porque é difícil detectar erros deste tipo que são pequenos e diferentes, com diferenças infreqüentes, mas detectá-los ajuda bastante.
  • Algumas páginas podem ter o layout muito diferente como Livro de receitas/Bolo gelado e Livro de receitas/Bolo de café. Nesse caso, é melhor não mexer no layout e deixar que a edição seja manual.
  • Em Livro de receitas/Bolo de maisena aparece uma nota no final da receita 1 e pode ser mais fácil ignorá-las. Podemos criar um padrão para as notas, mas é difícil saber como elas aparecerão. A receita 2 do mesmo artigo aparece um layout diferente.
  • Em Livro de receitas/Bolo de fubá – tradicional, a receita 9 tem nota com formato diferente e por isso é bom ignorar. A receita 7 possui duas observações no início, esse caso pode ser considerado como não reconhecimento de layout usado.

Terminei de escrever os passos do bot, só falta confirmar o novo layout da página para o bot começar a ser programado. --Master 19h54min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Bem como diria o estripador, vamos por partes:
  1. A Categoria:Bebidas ja foi des-supercategorizada. Sir Lestaty discuţie 20h43min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)


  • Uma outra coisa: As subcategorias da Categoria:Livro de receitas têm um "*" como indexador, e isso causa aquele velho bug que deixa a listagem dessas subcategorias fora da ordem alfabética. Para quem não sabe do que estou falando, é só olhar a categoria, verá que na segunda coluna aparece:
[+] Massas (5)
[+] Sobremesas (10)
[+] Doces (11) (???)
E isso, claramente não é a ordem alfabética. Sugiro que seja trocado por "*{{SUBPAGENAME}}". Aliás, onde aparece "letra inicial" nos exemplos acima, deveria aparecer uma palavra mágica, como {{SUBPAGENAME}}. Seria possível (e recomendado?) usar de bots para trocar toda ocorrência ao longo das páginas do livro de receitas do código "|XXX]]" por "|{{BASEPAGENAME}}]]"? (onde XXX está representando a letra inicial do nome das páginas) Helder 00h37min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Sim é possível, só peço que coloquem essas coisas aqui senão vou acabar me perdendo hehehe Sir Lestaty discuţie 00h43min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

A organização das subcategorias pode ficar com |{{BASEPAGENAME}}]], mas isso é mais fácil de fazer manualmente. Eu tinha escrito acima uma sugestão de procedimentos que um bot seguiria e ele verificaria página por página da categoria Livro de receitas e com uma passada só, resolveria os problemas, e não mexendo nas páginas imprevistas. Ao reduzir significamente o número de páginas na categoria, seria mais fácil localizar e editar manualmente as categorias com imprevistos. Agora eu vi a Categoria:Culinária e só sobrou o Livro de receitas nela, tudo que tinha antes era do livro de receitas? --Master 01h15min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Sim, os bots removeram a Categoria:Culinária das páginas que estavam já categorizadas em Categoria:Livro de receitas Sir Lestaty discuţie 01h55min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Como foi que o assunto mudou da categorização para o livro de receitas? Teeth.png - Jorge Morais 19h22min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)
Sei lá... nem vi quando isso aconteceu... Confused.png Helder 20h17min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)
Em resumo, sou contra a remoção da categoria "Livro de receitas" dos módulos e favorável a colocação das palavras mágicas. - Jorge Morais 19h22min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)
Hein? Como assim "contra a remoção da categoria "Livro de receitas" dos módulos"? Não vi essa proposta ser feita em lugar algum... Mas se ela está por aí em algum lugar, também sou contra, pois é a categoria que representa o livro de receitas. Helder 20h17min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)
A proposta não está explicitamente colocada, mas discutíamos a remoção de categorias "de base" dos módulos, não era? - Jorge Morais 23h16min de 31 de Outubro de 2008 (UTC)

Quanto ao código que vai substituir [[Categoria:Livro de receitas|XXX]], alguém tem algo contra (ou vê algum problema técnico em) a colocação de {{AutoCat}}, em vez de palavras mágicas? Pensei nisso porque se no futuro, por alguma razão, for preciso fazer pequenas alterações na categorização geral do livro de receitas, pode ser possível fazer tais alterações sem ter que passar um bot por todo o livro novamente, bastando alterar as regras (condicionais) presentes na AutoCat, para fazer o trabalho... Helder 20h17min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)

A categoria Livro de receitas possui quase 2000 módulos e está desorganizada. Ela possui subcategorias como tipos de comida (bolos, tortas, saladas) e receitas por igrediente. A receita "bolo de chocolate" está categorizada nas categorias "bolos", "receitas com chocolate" e "livro de receitas", sendo que essa última é supercategoria dessas duas. A idéia é remover as receitas desta última categoria e mantê-las organizadas nas subcategorias, e deixamos a categoria "livro de receitas" mais organizada, lista subcategorias, páginas de índice, páginas de dicas e informativas. Qual é a necessidade de manter a categorização em "livro de receitas"? Se isso viola as regras podemos criar uma exceção para o livro de receitas, já que ele é o maior que temos aqui. Dificilmente alguém procurará uma receita na categoria, e há um bug no sistema que impede a navegação, porque quando uma pessoa clicar em "próximos 200" na primeira página da categoria:Livro de receitas, a lista seguinte começará no primeiro item que começa com a letra B, e há mais de 200 itens começado com B, se clicar em "próximos 200" não mudará a página e ficará travado no B, tornando as letras posteriores inacessíveis. Livros com muitos capítulos costumam agrupar capítulos relacionados no índice em grupos, estaríamos fazendo algo semelhante. --Master 13h15min de 31 de Outubro de 2008 (UTC)

A idéia parece bem razoável para esse livro em particular: Na categoria livro de receitas ficarão todas as categorias que organizam o livro de diversas formas (por ingrediente ou tipo de receita). Todas as receitas devem estar em pelo menos uma das subcategorias da categoria livro de receitas. E essas subcategorias podem ter (e frequentemente têm) algumas páginas em comum entre si.
Este último bug para mim era novidade... Será que o pessoal responsável sabe disso? Helder 13h39min de 31 de Outubro de 2008 (UTC)
Pode ser. As categorias do livro de receitas já não seguem as regras de categorização... A minha justificativa para mantê-la é facilitar as buscas, mas havia esquecido desse bug. Apesar disso, recomendo que se peça a correção do bug primeiro e depois se faça isso. Dá para aptoveitar e pedir a correção do bug da ordem alfabética.
Se a categoria "livro de receitas" sai, Helder, não vai ser mais possível usar a {{AutoCat}} Sleeping.png. - Jorge Morais 23h16min de 31 de Outubro de 2008 (UTC)
Bem observado... Eu não tinha me tocado... Então por hora, esqueçam a AutoCat para o livro de receitas.
E onde é que se pede a correção? No meta ou no bugzilla? Eu só mexi neste último uma vez... e foi por imitação (pois já havia um pedido semelhante ao que eu ia fazer... ). Não sei se saberia fazer... Confused.png E como hoje é sexta estou até com preguiça de tentar aprender.... Sleeping.png Helder 00h04min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
Que feio. É no Bugzilla. Bom, até agora não aprendi a criar um aviso novo por preguiça de ler a documentação também, pensei que já tinhas lido ela.. - Jorge Morais 00h07min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
Na verdade, tanto eu não li que acho que cometi um deslize na primeira vez... atribuindo o pedido das subpáginas pra predefinições a alguem que não tinha nada a ver com a história... mas enfim... deixa pra lá... ninguém veio reclamar pessoalmente... O fato é que eu não tenho o menor domínio "daquilo", e até pedi pro Lugusto fazer o segundo pedido (o dos avisos por email) esses dias, quando eu lembrei que já tinhamos arquivado a votação... Aliás... não fique triste.. ainda tem uma possibilidade remota de uso da autocat ali naquele livro... vou pensar a respeito... Helder 00h15min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
Nesse caso para se navegar teria que criar na categoria uma tabela com índice colocando letras e links na página da categoria, links como:
Contudo, apesar da letra C e D serem acessíveis, há mais de 200 receitas começadas, com B e mais de 200 com C e isso faz que a 201ª receita começada com uma dessas letras fica inacessíveis.
Acho que eles vão demorar anos para fazer essa correção, porque pelo que falaram na Wikipédia sobre o software do sistema, adicionar funções simples e correções mais seimples do que esta gasta anos. A dificuldade de corrigir isso é por causa de como as páginas de categoria do software funcionam, pois foram projetadas para mostrarem no máximo 200 páginas e ao clicar em "próximos 200", ele começa a partir da última letra que aparece na página e para corrigir teria que reprojetar a exibição nas páginas de categoria. --Master 19h54min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Separei os tópicos sobre o livro de receitas do tópico de categorização geral. --Master 21h01min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Uma sugestão incrementar as páginas de cada receita[editar | editar código-fonte]

Hoje eu vi uma receita na embalagem de algum produto e no cantinho tinha um pequeno quadro explicativo explicando porque tal receita era nutritiva. No quadro eram enumerados alguns nutrientes que estão presentes nos ingredientes que compõe a receita. Na hora eu lembrei que o wikilivro de receitas tem uma categoria para cada ingrediente, e que as receitas que usam cada ingrediente estão (ou deveriam estar) categorizadas em categorias do tipo "Categoria: Ingrediente, receitas com".

Eu tive a seguinte idéia: Poderíamos usar a página de cada uma das subcategorias da Categoria:Receitas por ingredientes para incluir uma breve indicação dos nutrientes presentes em cada ingrediente. Paralelamente, cria-se uma predefinição que exiba um quadro sobre o valor nutritivo de cada receita. Digamos que ela se chame "Nutrientes" e aceite vários parâmetros (correspondendo aos diversos ingredientes da receita). Tal predefinição funcionaria mais ou menos assim:

  • Em cada módulo do livro de receitas coloca-se {{Nutrientes| Ingrediente 1| Ingrediente 2| ...| Ingrediente N}}
  • A predefinição se encarrega de categorizar a receita como "Ingrediente 1, receitas com", ..., "Ingrediente N, receitas com";
  • A predefinição inclui o texto presente no corpo da página das categorias "Ingrediente 1, receitas com", ..., "Ingrediente N, receitas com" dentro de uma caixa explicativa;

O resultado seria algo como isto aqui Para viabilizar a idéia, surgiríam as seguintes tarefas (ou pelo menos algo do genero) para bot's:

  1. Remover cada "[[Categoria:Ingrediente, receitas com]]" que apareça em cada módulo do livro de receitas;
  2. Adicionar {{Nutrientes| Ingrediente 1| Ingrediente 2| ...| Ingrediente N}} no começo de cada módulo (cuidando para que sejam colocados os ingredientes que antes apareciam no fim da página, nos comandos de categorização)
  3. Incluir tag's em torno de todo o conteúdo atual das categorias "Ingrediente, receitas com" (no momento elas possuem um link para o índice do livro). Ou simplesmente remover tal link.
Observações
  • Não é preciso aguardar que todas as categorias de ingredientes contenham texto sobre a informação nutricional dos mesmos. Se o texto da categoria for vazio, a predefinição pode facilmente não adicionar coisa alguma ao quadro flutuante. No entanto, é preciso que o conteúdo atual de tais categorias (um link para o índice) seja colocado entre tag's noinclude;
  • Na verdade, estou sugerindo a adição de texto com informação nutricional nas categorias "Ingrediente, receitas com" somente para reaproveitamento de páginas, pois originalmente tinha pensado em criar uma página "Livro de receitas/Informações nutricionais" contendo uma subpágina para cada ingrediente existente. Ou ainda, criar tais páginas como subpáginas da predefinição que iria exibir o quadro. Nos dois casos, estaríamos criando várias páginas que podem ser evitadas se usarmos as categorias que sugeri. Dois pontos contra o uso das páginas das categorias são: não é muito normal (ou é?) ter conteúdo em páginas de categorias; os nomes das categorias podem soar estranho por causa do trecho ", receitas com" (ou não?).

No geral, o que acham da idéia? Seria interessante? Poderia ser melhorada? Tem problemas aparentes? Helder 00h18min de 5 de Novembro de 2008 (UTC)

Deveríamos criar o livro Nutrição (que atualmente é um redirect que não deveria existir) que fala sobre alimentos, alimentação e relações com a saúde. Falaria de nutrientes e de ingredientes e teria uma tabela com valores nutricionais de alimentos. Poderíamos começar copiando tabelas de outros sites, isso provavelmente não violaria direitos autorais porque uma tabela de valores nutricionais só tem alimentos e números correspondentes que seria igual em qualquer lugar e tendo como diferença os alimentos da lista (temos que ter cuidado se uma das inúmeras burocracias imprevistas da lei considerar isso um VDA). --Master 00h48min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)
Na verdade, quando eu pensei em incluir os nutrientes dos ingredientes presentes em uma receita, eu preferia que fosse possível essa informação estar toda em uma única página, por exemplo do livro culinária como o Master sugeriu. Se assim fosse, bastaria pedir a ativação de mw:Extension:Labeled Section Transclusion no Wikilivros (ou melhor, só no domínio "Receita"), permitindo que seções de uma página fossem usadas como se fossem "predefinições".
Sobre criar o livro, o mais perto que chegaríamos seria a criação da página com informação nutricional de cada alimentos, pois faz um tempo que não vejo alguém adicionando conteúdo significativo ao livro de receitas. Mesmo no wikilivros em inglês, a página destinada a nutrição está apenas no esboço: en:Cookbook:Nutrition. Eu não tenho claro para mim quando o uso das informações de tabelas que estão por aí são violações de direitos autorais. Helder 11h48min de 21 de Novembro de 2008 (UTC)

Outra sugestão[editar | editar código-fonte]

Depois de ver um comentário deixado na página Discussão:Livro de receitas/Doce de macarrão - aletria, acho que poderíamos incentivar esse tipo de opinião sobre as páginas do livro de receitas, exibindo em algum lugar um aviso do tipo:

Se você já preparou esta receita, conte a todos o que achou. Sua opinião é muito importante!

ou algo que o valha. O "conte a todos" teria uma ligação para a página de discussão correspondente (para automatizar, basta usar {{TALKPAGENAME}}). Helder 16h59min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)

Ah! Quanto a isso, eu não gosto muito de deixar comentários não relacionados ao desenvolvimento do conteúdo nas discussões.
O ideal, ideal mesmo, era que tivéssemos um domínio como o do 'news em inglês só para isso e só no livro de receitas também. Ver aqui por exemplo.
Também queria muito, muito mesmo, que já tivéssemos essa parte dessa extensão. Ver também aqui algumas imagens. - Jorge Morais 17h20min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
Humm... Entendo... Sabe me dizer o que é preciso para criar novos domínios? Lembro de ter visto que você tinha em mente a criação do domínio "wikijúnior", e "receita"... Eu sou a favor dos dois. Aliás, se eu me lembro bem, existe um jeito de fazer o pré carregamento de um mesmo texto para todas as páginas de um domínio. Caso fosse criado o domínio "receita", o recurso seria útil para que o formato das receitas ficasse padronizado... Mas não lembro o nome nem onde estão as informações sobre o recurso (teria que procurar no meta/mediawiki).
Quanto à idéia de um domínio próprio para opiniões, apesar de não ser tão útil por enquanto (pois são poucos os que editam, e também os que comentam...), terá importância maior conforme o projeto for crescendo. Então sou igualmente a favor. E quanto a esse ponto, considero muito importante qualquer tipo de retorno por parte dos leitores, inclusive as opiniões sobre as receitas. Por isso sugeri a inserção de algum aviso visual nas páginas do livro, mesmo que de início fossem parar nas páginas de discussão. Helder 17h57min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)

Seria bom que os comentários sejam monitorados e que sejam exibidos com um bom layout, tipo as tirinhas de comentários de fotologs, a maior diferença é que é editável como uma página wiki, permitindo melhorar o português e pedir atualizações do que comentou. --Master 00h51min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

PDFs e coleções[editar | editar código-fonte]

Desculpem não ter avisado antes — eu pretendia tê-lo feito —, mas implantaram novas ferramentas nos Wikilivros como podem notar olhando na barra da esquerda. Uma permite agrupar módulos e formar "coleções" que podem ser usadas para gerar PDF e depois imprimir-se e também encomendar um livro com a PediaPress — o sistema foi criado em parceria com essa empresa — e a outra permite gerar um PDF de qualquer módulo e imprimi-lo.

Os recursos foram implantados para teste no Wikilivros em alemão no começo do mês, como anunciado na lista de discussão em inglês. E agora chegam aos demais com planos de que cheguem também aos demais projetos da Wikimedia.

Acho que precisamos criar a ajuda de coleções agora. Aproveitem! - Jorge Morais 18h21min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)

Oba!!!! Como diria alguém que conheço... finalmente alguns "recursos de terceiro mundo"!
Só para constar... já existe esta página de ajuda: de:Hilfe:Sammlungen. Vou ler com calma outra hora... Helder 18h49min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)
Acabo de fazer um teste e achei algo que precisa ser arrumado no texto de uma das telas... Ao criar um arquivo "OpenDocument Text", a mensagem exibida ainda é "O ficheiro PDF foi gerado". Onde se faz essa correção? Helder 19h00min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)
corrigido no betawiki, em alguns dias (menos de uma semana) deverá ter sido repassada à versão em uso por aqui. Lugusto 16h28min de 24 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Uma curiosidade: Será que os novatos, ao olhar na barra lateral da página principal e ver:
Criar um livro
  • Adicionar página wiki
  • Ajuda de colecções

não irão confundir isso com o processo de criar um livro (incluir conteúdo em suas páginas propriamente ditas)? Helder 14h02min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)

Vim aqui justamente porque assim que entrei no wikilivros vi o recurso novo e sim, a primeira coisa que fiz foi pensar que Adicionar página wiki era pra criar uma página nova. Acorri ao lounge para entender melhor a nova ferramenta. Acho que uma mudança seria legal, não!? Abraços — Delemonbão tamém! 15h59min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Não falei!? Confused.png Minha sugestão é fazer a seguinte troca:

De... Para:
Criar um livro
  • Adicionar página wiki
  • Ajuda de colecções
Criar uma coleção
  • Adicionar esta página
  • O que são coleções?

e ainda, para ficar consistente com o que aparece quando uma coleção não está vazia, sugiro alterar:

De... Para:
Criar um livro
  • Remover página wiki
  • Mostrar colecção (1 página)
  • Limpar colecção
  • Ajuda de colecções
Criar uma coleção
  • Remover esta página
  • Mostrar coleção (1 página)
  • Limpar coleção
  • O que são coleções?

Helder 13h16min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

  • Pensando bem, acho que há outra possibilidade: Pelo pouco que sei até agora, e a partir dos testes que fiz com os livros que criei, o que no momento chamamos de "coleção" expressa muito bem a idéia de que os módulos do Wikilivros são integrados em "blocos didáticos sobre determinado tema" (os "livros"). Talvez seja uma oportunidade para deixar mais claro o que entendemos por um "livro"... Por exemplo, um livro é:
  • "O conjunto das páginas que estão na categoria que o representa"
  • "A categoria que o representa"
  • "Sua versão para impressão"
  • "Sua versão em PDF" (ou, agora disponível, sua versão OpenDocument Text) (também chamados de e-book?)
  • "Sua coleção de páginas" (no sentido da nova ferramenta)
  • "Suas páginas impressas, devidamente encadernadas" (usual)

Qualquer dessas coisas (ou outras) podem ser entendidas por alguém como sendo um "livro". Em particular, conforme fizermos uso da ferramenta para criar "coleções", estas podem passar a ser tão habituais que as chamemos de "livros"... Nesse sentido, em vez de alterar os títulos como proposto acima, talvez fosse melhor alterar o texto da página Especial:Collection, adicionando algumas observações, e ligações para páginas de ajuda sobre a criação de páginas didáticas que irão compor os livros... Sei lá, posso estar complicando as coisas, mas acho importante essa tentativa de adivinhar tudo o que um novato pode pensar ao ver a descrição de um certo link, para que não fique frustrado por clicar e ver que não era aquilo que estava procurando (esperando)... Helder 14h18min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Concordo que livros podem ser tudo isso.
Mas dá para criar coleções de módulos de livros diferentes e acho que isso tem muito a ver também com o futuro uso da ferramenta: a Wikipédia.
Pelo que sei, os tradutores no Betawiki não têm tanta liberdade criativa assim Sad.png. Pede-se que eles traduzam mantendo uma proximidade muito grande com o inglês. Não sei o motivo disso, mas pede-se que não "interpretem".
Mas nós podemos nos rebelar contra eles e traduzir as páginas do MediaWiki aqui. Face-devil-grin.svg - Jorge Morais 19h22min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)
Acho que o seu exemplo (de coleções com módulos de livros diferentes) só deve ser permitido para coleções pessoais. As coleções comunitárias (possivelmente) devemos reservar para livros. Mas podemos discutir isso também... Helder 20h22min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)
E viva nossa independência!!! Helder 20h22min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)

Boas vindas x Welcome[editar | editar código-fonte]

Talvez seja hora de criarmos traduções da predefinição {{bv}} em suas subpáginas (no estilo /en, /fr, etc...) pelo menos para a língua inglesa (ou, para ser mais abrangente ainda, para umas 5 mais faladas), e incluir ligação para essas subpáginas no corpo da predefinição que atualmente só existe em português. Pensei nisso depois disso aqui (e também isso e isso). Acredito que isso pode ser útil para tornar o projeto mais acolhedor aos editores de projetos em outras línguas que possam eventualmente estar de passagem por aqui, principalmente agora que se tem um bot dando as boas vindas pro pessoal... Teeth.png Helder 14h18min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Aliás, ainda não vi como funciona, mas no meta tem uma predefinição (a saber, meta:Template:Ls) que fornece uma forma interessante de alternar entre os vários idiomas. Vejam meta:Meta:Language select. Helder 15h25min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Hehehe desculpem, isso sempre acontece quando apareço em uma wiki Face-devil-grin.svg. Talvez o mais interessante seria apenas criar uma página com informações em várias línguas e colocar na predefinição de bv o link para ela, assim não se ocupa tanto espaço em servidor. Sir Lestaty discuţie 17h05min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Eis outra sugestão apressada: la:w:Vicipaedia:Legatio nostra. - Jorge Morais 17h38min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Gostei do link Jorge. (apesar do meu interesse pela predefinição do meta continuar, pois tenho outras aplicações dela amadurecendo...)
Espaço? Isso já se tornou um problema? Ou é só por ser econômico mesmo? Helder 18h35min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Hehehe levando em consideração as quedas da wiki vai se saber hsuashau Sir Lestaty discuţie 19h09min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Tendo lido uma página indicada pelo Jorge, acho que a idéia do Sir Lestaty vale a pena ser experimentada nesses tempos de solidão =/ no Wikilivros, ou seja, podemos parar de usar as {{bv}}'s por uns tempos, e fazer algo como o Jorge experimentou aqui, escrevendo sempre uma mensagem de cunho próprio, com um único link para a página que exibe as informações essenciais para um iniciante. Tal página poderia ser simplesmente o Wikibooks:Bem-vindos, novatos!, ou uma fusão dele com as mensagens de boas vindas... Helder 12h03min de 21 de Novembro de 2008 (UTC)

Gadgets[editar | editar código-fonte]

  • Aliás, Sr Lestaty, por acaso só veio aqui para por lenha na fogueira, ou aquela idéia ainda está em pé? Helder 18h35min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
LOL havia me esquecido disso e até pensei que ja haviam feito. Por mim ainda está de pé Sir Lestaty discuţie 19h09min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Lestaty, já que você entende do assunto, sabe dizer alguma coisa sobre o último problema que tivemos aqui? Helder 19h34min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Hmm precisaria mecher Confused.png no código pra ver o que é só olhando parece que não tem erro, mais as vezes um simples traço pode afetar tudo rs. Se me permitirem posso pedir acesso temporário no meta pra poder verificar isso e já instalar as gadgets. O que pensam? Sir Lestaty discuţie 19h39min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Gostaria de saber quais os Gadgets que seriam úteis aqui no wikilivros. Alguém tem sugestões? Para facilitar, copiei abaixo a lista dos que existem na wikipedia. Também coloquei minha assinatura abaixo dos que considero interessantes (por hora). Assim, conforme outros manifestem seu interesse, saberemos quais são as prioridades... Podem complementar a lista conforme o que encontrarem em outros projetos... Helder 13h48min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)

Navegação[editar | editar código-fonte]

  • Pop-ups de navegação (instruções) (pode sobrecarregar o sistema em conexões e computadores de baixa velocidade)
Helder
  • Desabilita as teclas de atalhos nas páginas da Wikipédia
  • Abre as ligações externas em uma nova aba/janela
Helder
  • Adiciona uma ligação do tipo [editar] na seção de introdução dos artigos
Helder
  • Os botões extra de edição no topo da caixa de edição (ver instruções)
Helder, Jorge Morais já usas não é?
Mais ou menos... faço uso deste aqui: w:en:User:MarkS/extraeditbuttons.js (possivelmente a versão original...)
  • UTC Clock: um relógio na barra de ferramentas pessoais que mostra o tempo actual em UTC e provê um link de purge.
  • Purgar: adiciona uma aba para forçar a actualização de páginas nos servidores. [[[:Imagem:Gadget onglet purger.jpg|imagem]]]
  • LastDiff: adiciona uma aba para abrir a ultimo diferencial do artigo. (use em conjunto com isto)
Helder
  • Adiciona uma flecha de retorno ao topo de uma página em cada secção da mesma. [[[:Imagem:Gadget fleche top.jpg|imagem]]]
Helder
  • Indica se uma página foi editada recentemente, a fim de evitar conflitos de edição.
Helder
  • Exibir a barra de opções de página também no final de cada tela.
  • Oculta a sidebar (só funciona com a skin monobook)
  • HotCat, adicionar / remover / alterar categorias nas páginas, com sugestão [[[:Imagem:HotCat.png|exemplo]]]
  • Ferramentas de referência
  • wikEd, editor com funções avançadas (Firefox, Mozilla ou SeaMonkey)
Helder, Jorge Morais
  • Tradução de interwiki

Acho que só esses são úteis. O resto é muito específico da Wikipédia e provavelmente da Wikipédia em inglês. - Jorge Morais 19h22min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)

Ferramentas para sysop[editar | editar código-fonte]

  • Logs Filter: Allows regex-based filtering of Special:Log. While this originally was intended for areas such as Special:Log/rights it now allows filtering of almost any page that has <li> on it.
  • EnhancedUndelete: ferramenta que permite ou seleccionar todas as caixas ou inverter a selecção actual no formulário de restauro de páginas
  • Blocktab: adiciona uma aba para bloquear o usuário.
  • Userrights: adiciona uma aba para gerir os privilégios.
Iniciar uma discussão nova
Esta página ainda não contém tópicos.