Diferenças entre edições de "Utilizador Discussão:He7d3r/Arquivo LQT 1"

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(→‎Wikilivros do Erico: nova secção)
(→‎Bot: nova secção)
Linha 831: Linha 831:
   
 
Obrigado pelo ''feedback'', Helder. Vou me esforçar para aprofundar mais o conteúdo dos wikilivros.[[Usuário:Erico|Erico]] ([[Usuário Discussão:Erico|Discussão]]) 21h11min de 18 de Junho de 2010 (UTC)
 
Obrigado pelo ''feedback'', Helder. Vou me esforçar para aprofundar mais o conteúdo dos wikilivros.[[Usuário:Erico|Erico]] ([[Usuário Discussão:Erico|Discussão]]) 21h11min de 18 de Junho de 2010 (UTC)
  +
  +
== Bot ==
  +
  +
Oi Helder, dá para rodar o bot para identificar (e desfazer?) edições passadas como [http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Portugu%C3%AAs/Classifica%C3%A7%C3%A3o_das_palavras/Verbos/Modo_Imperativo&curid=10408&diff=177119&oldid=176905 essa]? É que as [[Especial:Ligações entre espaços nominais|páginas especiais]] não são atualizadas desde 16 de outubro de 2009... Que acha? - [[Usuário:Jorge Morais|Jota]] ([[Usuário Discussão:Jorge Morais|Discussão]]) 14h46min de 19 de Junho de 2010 (UTC)

Revisão das 14h46min de 19 de junho de 2010

Utilizador Discussão:Heldergeovane/Topo

Imagens

Acho uma boa. Não consigo pensar em nada não. Por que será que elas ficam gigantes?... - Jota (Discussão) 21h38min de 7 de outubro de 2009 (UTC)

Não, sei não. Vou dar uma olhada na predefinição depois, mas acho que não posso ajudar. - Jota (Discussão) 12h04min de 8 de outubro de 2009 (UTC)

São Paulo no Wikijúnior

  • Oi Helder. Passei aqui para te pedir ajuda. Iniciei o livro O estado de São Paulo, e pretendo começar a construí-lo lá pela semana que vem. Gostaria que você me ajudasse a desenvolvê-lo pois sou novato por aqui. Desde já agradecido,

RmSilva pode falar! wk-pt'wn-pt 14h28min de 10 de outubro de 2009 (UTC)

Sim, a minha intenção é fazer um livro para crianças. Mas não vou trabalhar só nele. Ao mesmo tempo pretendo melhorar algumas páginas, como Geografia do Brasil/São Paulo, Geografia do Brasil/São Paulo/Paulínia e Geografia do Brasil/São Paulo/Capital. Como deve ter notado, tenho muito interesse em geografia. Smile.png RmSilva pode falar! wk-pt'wn-pt 15h01min de 11 de outubro de 2009 (UTC)
Pode apagar. Eu criei a página Wikilivros:Livros/SP por engano com a ferramenta. RmSilva pode falar! wk-pt'wn-pt 23h18min de 11 de outubro de 2009 (UTC)

Mousse vs musse

E mais usado mais mousse (principalmente nos bares) do que musse. Vc me deixa muito triste, deprimido e bravo por causa disso. Vou abandonar o projeto por causa de seu comportamento/atitude. Eu fiquei muito triste. Se eu pudesse choraria muito (ate morrer, quem sabe). Vc feriu meu ego. Leia ate o final pra vc entender (vc nao vai morrer, se ler ate o final) E eu gostaria de ferir o seu ego tambem. Deixar vc triste (que nem vc me deixou), se nada for resolvido (mesmo). Eu nao coloquei os acentos, porque no keyboard (keyboard, para nao se confundir com o instrumento musical teclado), que eu estou digitando nao tem. (...) Trecho removido (...) Musse é so no seu portugues. Eu ficaria muito feliz, se voce mousse. Ja nao basta a wikipedia e o cotidiano vendo as palavras: centro comercial (shopping), tiquete (ticket), etc. (...) Trecho removido (...) Eu fiz boas contribuicoes pro wikilivro: é so vc ver nas minhas contribuicoes, antes das que eu fiz com mousse. (...) Trecho removido (...) é bom deixar as pessoas felizes. Podemos fazer as pazes, nos desculparmos depois. E dar uns abracos, virtualmente, hehe. Eduardo P (Discussão) 14h32min de 10 de outubro de 2009 (UTC)

Por essas ofensas, bloqueei o usuário por um mês, mas talvez seja coisa até de infinito. Estou só tentando decidir aqui se não estou de cabeça quente demais ou se a ofensa é proporcional (para mim é).
Sinceramente, eu não aceito conviver com esse tipo de atitude aqui. E não vou aceitar nunca. Nem com pedido de desculpas. Estamos aqui, por acaso, para brincar? - Jota (Discussão) 15h12min de 10 de outubro de 2009 (UTC)

Licenciamento - Assembly no Linux

Helder eu copiei o wikilivro Assembly no Linux, daqui [1]. O conteúdo está licenciado pela licença, Creative Commons 3.0 Atribuição, então sem problemas, pelo qui li sobre licenciamento aqui na wiki. Só que tenho uma dúvida, é justo deixar o nome do verdadeiro "autor", oculto no histórico? - Daniel de Souza Telles (Discussão) 23h50min de 13 de outubro de 2009 (UTC)

Vejo que este assunto já foi discutido aqui] na sua página de discussão.

Imagens com copyright, sem utilizar fair use

Helder tenho uma dúvida. Podemos utilizar redirecionamentos para imagens hospedadas em outro lugar? Pois desta forma é possivél fornecer aos leitores as imagens, sem desrespeitar nenhum copyright. Já que só estariamos distribuindo redirecionamentos. Daniel de Souza Telles (Discussão) 14h30min de 14 de outubro de 2009 (UTC)

O exemplo seria este, Química_em_casa/Conheça_as_substâncias/Ácidos/Ácido_fosfórico. Daniel de Souza Telles (Discussão) 22h42min de 14 de outubro de 2009 (UTC)

RE: Pergunta

  • Sobre a interação... a principio queria só bordas para minha tabela... mas já que me informou sobre isto acho melhor transformar a prettytable em uma prettytable, que combine mais com o nosso novo tema vector... e remover o wikiteble do nosso common.css, já que (pelo que entendi...) o shared.css vem antes do common.css (in cascade order), sendo assim parece-me desnecessário, que acha?
  • E sobre a discussão no guia foca... acho que você já disse tudo que era necessário... já nos alongamos bastante nesta discussão. hein?... acho que no caso deste assunto não vale a pena entrar na briga, né? vamos deixar quieto por hora... não iriar fazer a menor diferença eu entrar só para ratificar tudo que você expôs. Té mais!

Raylton P. Sousa oi 22h07min de 14 de outubro de 2009 (UTC)

Exatamente... mas quando eu disse que queria "só bordas para a minha tabela" foi só pra enfatizar que eu não estava ligando muito para os estilos em geral... entende? mas foi bom você falar desses gadgets, embora eu entendesse um pouco... nada melhor que uma explicação detalhada, né?
Então é isso... fique a vontade para fuçar! não esqueça que as mudanças que não vem por padrão no MediaWiki ficam, geralmente, depois da seção:
/* feed links */
Raylton P. Sousa oi 23h26min de 14 de outubro de 2009 (UTC)
Escuta esse negocio não funcionou aqui, quando eu estava deslogado,... é essa a intenção?
  • Sobre a class pretty e uma ótima ideia, mas eu estava pensando em reutilizar essas classes entende...? afinal em uma cooperação reutilizar é a palavra de ordem, né? no entanto uma coesão dos códigos daqui me parece boa ideia... mas não tenho certeza... talvez incluir a prettytable inteira seja rasoavel... ou outra solução, sei lá... (se existisse um seletor que somasse classes e possibilitasse escrever uma outra definida ,ex: prettytable=pretty+wikitable... ou coisa parecida [eu e meus planos para dominar o mundo...])
Por outro lado há sempre a possibilidade de um wikipedista ficar frustrado com aquele despotismo esclarecido, e vir para a nossa saudável democracia, e se as classes que ele usava lá estivarem definidas aqui tanto melhor.
  • E relativo ao /* feed links */... eu sei por que eu fico fuçando meu mediawiki local e quando estava me aventurando em criar um skin novo(que é mais problematico do que eu pensava) acabei comparando com os daqui e descobri algumas coisas que não vem junto com a folha de estilo padrão (na verdade uma classe para definir estilos tão subjetivos só deixariam a instalação maior, visto que não há necessidade dependendo de que tipo de uso será feito do programa)
Até qualquer hora!
Raylton P. Sousa oi 13h12min de 16 de outubro de 2009 (UTC)
Bem! É o seguinte: a proposta era remover as duas classes e ficar só com a do shared, estou certo?
Mas o que propus foi remover a wikitable e manter a prettytable com um esquema de cores diferente... isso teoricamente seria reutilizar... mas acho que não vale tanto a pena manter, né? (talvez uma predefinição ajude)
Todos vão acabar saindo felizes diminuindo esse bendito código =D
Inté depois! Raylton P. Sousa oi 11h45min de 19 de outubro de 2009 (UTC)

Criação de livros

Tá, pode deixar que eu olho (embora não chamasse a outra de desatualizada).

Acho que vai ficar bonito como você está planejando. Sabe, esses dias notei que o pessoal nem percebe a ligação para "criar PDF" ali do lado: indiquei o Wikisource em fracês para um professor e ele, ao invés de carregar a versão em PDF e segundo o que ele disse, copiou o texto para o Word e o imprimiu de lá =S (e o texto é enooormeeee...) Segundo ele, porque queria colocar o número nas páginas. Acho que umas colegas de sala também estavam fazendo assim.

Não sei como podemos aumentar a visibilidade da caixinha, mas certamente esse é um problema com a ferramenta, ao lado do outro que é usarem-na pensando em criar os livros a partir dali... Vou deixar alguns comentários lá nos diálogos. - Jota (Discussão) 22h12min de 16 de outubro de 2009 (UTC)

Ô Helder, lembras onde discutimos sobre os pedidos de resolução de exercícios. Já procurei e não consegui encontrar. Porque lembro que eu, você e o Marcos, concordamos que não deveríamos mover essas perguntas para o "Pergunte ao bibliotecário" e é por isso que estou apagando eles. Daí queria acrescentar eles nos motivos para eliminação rápida (estou com preguiça de criar outro tópico então vai aqui mesmo). - Jota (Discussão) 21h21min de 18 de outubro de 2009 (UTC)

Sensacional!

Já podia ficar sempre assim, com o detalhe de livro para ser impresso. Sempre que alguém quisesse mandar fazer uma cópia, estaria tudo pronto, porque o meu não ficou legal. Eu passo uns dias fora e já vi umas pessoinhas que criaram confusão e gente nova prá colaborar... Me diga, se eu subir fotos para o Commons poderei usá-las no meu futuro livro? Hahahaha estou fazendo um livro maneiro de mistério para o wikijúnior... Está tomando tempo mas vai ficar bárbaro! Beijusssssssss Alustriel (Discussão) 12h28min de 18 de outubro de 2009 (UTC)

[2] meu livrinho está praticamente pronto... mas o Jorge não quer ser o vilão... vou colocar você! Aposto que no final todos vão querer ser... Beijussssssss Alustriel (Discussão) 17h33min de 19 de outubro de 2009 (UTC)
ô amigo, você achou muito ficcional? Eu tive a intenção de falar de sinônimos, antônimos e onomatopéias brincando... De repente, a gente modifica! BeijussssssssAlustriel (Discussão) 12h10min de 20 de outubro de 2009 (UTC)

Eu nem ia tocar neste assunto

Sabe... eu não ia tocar no assunto pra ninguém pensar que tow ficando maluco... não sei se está falando da mesma coisa... mas eu vi uma imagem diferente em uma resolução e quando aumentei voltou ao normal, normalmente não sou supersticioso... mas eu dei zoom, alterei a resolução, testei no chrome, e até na minha outra instalação do Ubuntu(8.04)', e continuou com esse formato, semelhante a uma cabeça atrás de um balão azul sendo que atrás da cabeça exite uma cerca e que o céu acima da cerca está metade vermelho metade branco (pelo menos foi isso que eu interpretei/imaginei) se a imagem fosse redimensionada com PHP (e até mesmo com css) eu poderia tentar explicar... mas é HTML caramba!... não consigo ver qualquer logica nisto! Esclarece aí se eu tow ficando maluco ou vc viu a mesma coisa(ou parecida)... Té mais! Raylton P. Sousa oi 21h02min de 19 de outubro de 2009 (UTC)

Ah e eu fui na pagina do Commons também e tava normal! O.O
--Raylton P. Sousa oi 21h05min de 19 de outubro de 2009 (UTC)
Cara! Juro que tow morrendo de medo aqui... isso é deveras estranho...
Raylton P. Sousa oi 21h21min de 19 de outubro de 2009 (UTC)

Obrigado pela acolhida

Espero contribuir para com a instrução lusófona internacional e aprender muita coisa nesta potencialmente infinita biblioteca de leitores-autores-editores. Desculpe por acrescentar a pré-definição de boas-vindas acima do seu comentário, mas fiz questão porque já estava na expectativa e senti falta, embora tenha lido os comentários que levaram a essa acolhida mais informal. Wink.png
Rafael Canhête L. Filho (Discussão) 17h47min de 18 de outubro de 2009 (UTC)

teatro

  • oi Helder Geovane, obrigado

mande todas as sugestões possíveis, so podem ajudar. Vou editando devagarzinho

Robson correa de camargo (Discussão) 12h17min de 20 de outubro de 2009 (UTC)

Oi Helder vc tem razao tem que entao abrir um arquivo para historia e outro para pratica pois sao diferentes

da pra fazer os dois

como fazer ?

Robson correa de camargo (Discussão) 13h29min de 20 de outubro de 2009 (UTC)

Caracteres estranhos

Eu acho que são bem poucos e, às vezes, o problema é só o título e não o conteúdo. Não lembro nem qual foi o último. Nesses casos o que se deve é renomear e eliminar o título errado ou, no nosso caso, mover sem a criação de um redirecionamento. Isso não era válido naquele caso porque o conteúdo não era válido. - Jota (Discussão) 16h00min de 20 de outubro de 2009 (UTC)

Bom, mas se te incomoda vá em frente. Só quis dizer que me parece ser muito trabalho para pouco efeito, sabe? - Jota (Discussão) 16h10min de 20 de outubro de 2009 (UTC)
É tem isso também de ficarmos sem saber. Olha só; olhando por cima nas minhas edições eliminadas e nas tuas, só consegui encontrar essas três: Usuário Discussão:Marcelo Peres, História da Humanidade : Mecenas e Notação científica (e eu só me lembrava dessa terceira que é a mais antiga).
De todo jeito, eu prefiro ter uma página com título ruim e conteúdo bom do que nenhuma página (embora ache que isso não aconteceu por aqui ainda (não com caracteres estranhos no título, pelo menos)). Se tivesse como exibir o aviso de título ruim sem proibir a criação da página acho que não haveria problema (mesmo sabendo que avisos são bem inúteis). - Jota (Discussão) 16h43min de 20 de outubro de 2009 (UTC)

Só para constar

Ah e como eu vou ficar adivinhando estes teus argumentos? Precisas usar as discussões (não colocou nem no sumário de edição toda essa tese para o "cerca de" =P)

E esse uso preciso do "cerca de" me "irrita" sim. rs. Vou desfazer lá. - Jota (Discussão) 16h43min de 20 de outubro de 2009 (UTC)

Acabei preferindo remover tudo (a informação era redundante, acho). Mas se achar que minha solução foi radical, podemos colocar o "cerca de" de volta. - Jota (Discussão) 16h57min de 20 de outubro de 2009 (UTC)
Que feio! rs. Pois então não reclame quando eu não usar os meus poderes divinatórios ocultos. =P - Jota (Discussão) 17h15min de 20 de outubro de 2009 (UTC)

Livro de dietas

Sua idéia é muito boa, mas de difícil implementação e acho que interfere demais no conceito de simplicidade do Livro de receitas como proposto por Rotlimena.
Foi justamente para preservar essa característica do Livro de receitas que propus apenas a criação de um livro paralelo a ele por meio de novas categorias, categorias que aproveitassem a riqueza de informações depositada pelos contribuintes daquele livro ao mesmo tempo que simplificassem a pesquisa por receitas que trouxessem um determinado nutriente. Por exemplo: a categoria Proteína englobaria receitas com soja, carnes, ovos e toda a categoria Laticínio, que por sua vez englobaria receitas com leite e todos seus derivados.
A única sugestão que eu faria para "complicar" um pouco a estrutura de categorias do Livro de receitas seria implementar um tipo de categoria que achei muito interessante de ver no Cookbook da versão inglesa: os modos de preparo. Ainda mais depois que fiquei sabendo que um tomate cozido tem mais licopeno do que um tomate cru, que tem mais vitamina C, ou seja, nem todas as vitaminas se perdem com o cozimento, sem contar a diferença no preparo de ingredientes com vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.

Ah, sim, depois que eu descobri os Wiki e sua forma simples de escrita hipertextual, cheguei até a instalar um servidor off-line de Wiki no meu próprio computador, por isso entendo tanto e ao mesmo tempo desconheço as regras de comportamento do coletivo, mas percebi também que vocês aqui são muito gentis e prestativos com os novatos, é um prazer contribuir neste Wiki e, se tudo der certo e os projetos deslancharem, penso em extender os conteúdos para a Wikiversidade.
Rafael Canhête L. Filho (Discussão) 00h20min de 21 de outubro de 2009 (UTC)

Referências

Hum... Não, não conheço. Será que existe ou eles seguem algum outro padrão como o de uma universidade, por exemplo? É que isso de normas mágicas impostas de cima para baixo é coisa do Brasil... (onde estão os portugueses daqui para a gente perguntar? =~()

Acho que o "ver nota" sem os colchetes fica estranho mesmo. Mas como é que se faz para aparecer assim? Não é predefinição? - Jota (Discussão) 15h49min de 23 de outubro de 2009 (UTC)

Ah tá; é o novo sistema de referências. Nem sabia que aparecia o nome da referência. Mas dá para fazer o mesmo com predefinições, não é?
Eu acho essa imposição da ABNT esquisitíssima. Imagina a Associação Brasileira de Normas Técnicas uma empresa privada impondo regras para algo que não tem nada de técnico, que deveria ser uma convenção e não uma obrigação. E a coisa é toda cheia de detalhes minúsculos, alíneas e alíneas, bem do jeito que os brasileiros gostam. Enfim... As Wikipédia em francês e espanhol não usam os colchetes também. Não fica feio. Por mim podemos tirar se não for muito trabalho.
O usuário novato português não é o JPRC? - Jota (Discussão) 16h14min de 23 de outubro de 2009 (UTC)
Então troca só o nome ou, melhor ainda, usa letras (mas não sei qual é a regra da ABNT para notas, terei que ver...). - Jota (Discussão) 16h24min de 23 de outubro de 2009 (UTC)
Nah, segundo eles, tem que ser com números mesmo. Ver "Notas explicativas" na a última página.
Isso só causa confusão entre o que é nota de referência e o que é nota explicativa... - Jota (Discussão) 16h49min de 23 de outubro de 2009 (UTC)
Pois então não vamos seguir não. Deixa assim mesmo.
Em Portugal, enfim, parece que não é muito diferente do Brasil não.
Sobre a página principal do livro de receitas (sendo chato =P), se tiver como baixar a imagem um pouco, fica melhor ;) - Jota (Discussão) 17h04min de 23 de outubro de 2009 (UTC)

Tipo... eu não gostei... mas...

Eu sei fazer só com tabelas, andei procurando uma solução em css mas só encontrei uma que imitava a tabela(que por sinal chega só com CSS3)... vou dar uma procurada... a proposito legal terem desfeito o vandalismo... mas de qualquer jeito foi estranho O.o

Raylton P. Sousa oi 15h12min de 25 de outubro de 2009 (UTC)

Parece bom...

Escuta... esta ideia é legal, mas eu ainda estou estruturando o meu(nosso) livro para ser o mais expansível possível... acho que o conteúdo... e muito pouco aproveitável pois é superficial (ou talvez essa seja a meta)

  • Meu foco é em client-side mais vou escrever as introduções sobre server-sede e deixar os módulos divididos para quem tiver mais respaldo para escrever, queria adotar mesmo o Curso de HTML ^^, aquele conteúdo me parece bastante dinâmico e simplificado, o que é realmente o meu foco...
  • Por outro lado se entendi bem voce quer mover o conteúdo para o meu modulo para que fique no histórico e eu possa modificar, assim seria como um evolução e não perda, é isso? se for pra mim não tem problema...

Raylton P. Sousa oi 23h08min de 25 de outubro de 2009 (UTC)

Yes check.svg Feito... Já que você cutucou o meu instinto aventureiro... propus a fusão para três(1, 2, 3) livros órfãos e um outro que me interessa, mas que não está marcado como órfão... como eu disse tenho que estruturar melhor o Web para curiosos(não se preocupe vou colocar na pagina de discussão as metas para o livro em breve)
  • por enquanto melhor não mover nada, ok?
Tenha um excelente semana você também! Raylton P. Sousa oi 00h25min de 27 de outubro de 2009 (UTC)
AH amigão! não se engane, este livro não é para semana que vem... nem mesmo mês que vem... o trabalho está só começando, estruturar de forma expansível é só o primeiro passo... estou falando de algo como um guia foca da Web... essa reciclagem na verdade vai só me ajudar (embora exija muita discussão sobre o que manter e o que não)
Sobre o trabalho: Ficaria feliz se meu esforço servisse para que o leitor tivesse o menor trabalho possível.
Raylton P. Sousa oi 01h00min de 27 de outubro de 2009 (UTC)

Apagar?

Mas o que é isso? O manual que eu postei no wikilivros eu sou o próprio autor dele porque eu não posso usá-lo aqui? Jasigam (Discussão) 22h52min de 27 de outubro de 2009 (UTC)

Predefinição:Oculto

Péraê...

Raylton P. Sousa oi 17h49min de 29 de outubro de 2009 (UTC)

Que massa véio!(baianoo) gostei muito (como não pensei nisso... atribuir uma parte do script a outra classe)
  • Adaptei o código da predefinição oculto ao novo script... só é colar(se for pertinente... [se bem que tem uma assombração por aqui quanto a isso 1 2 ]), pow eu já ia perguntar sobre o que se referia quando dizia acessibilidade... mas já que esclareceu.
  • Ah... já que tá aí, pode incluir a classe pretty no MediaWiki:common.css? ^^
Raylton P. Sousa oi 20h04min de 29 de outubro de 2009 (UTC)
Exatamente! o script é esse ai em cima... não esquece de remover o antigo, ok? e se puder traduzir os comentários seria ótimo(se quiser posso traduzir também)
Até mais...Raylton P. Sousa oi 12h12min de 30 de outubro de 2009 (UTC)
Parece que vc lê mentes... adorei o script(acha que seria legal coloca-la no common.js? ou propor na discussão?... acho que pode ser legal pra muita gente, PS:e não tem nada de tosco no script :P) a proposito essas propriedades não servem para nada, será que poderia remove-las?
Raylton P. Sousa oi 13h26min de 30 de outubro de 2009 (UTC)

Advogado do diabo

Sem querer ser advogado do diabo (mas já sendo)... não acha que escrever usando a 1ª pessoa (aqui) não faz as pessoas interessadas ficarem acanhadas para editar por dar ideia de ser um texto pessoal/particular?

Sei que provavelmente vc sabe... mas eu gosto de esclarecer que não estou tentando ser hostil, ok? Raylton P. Sousa oi 20h20min de 29 de outubro de 2009 (UTC)

Sim eu já conheço seu trabalho, e é excelente por sinal, eu só achei que você poderia ter esquecido... se atrapalhado... sei lá...^^
  • OK pode tirar a prettytable do meu livro sim!
  • Só para lembrar; eu alterei a predefinição oculto para lidar com o novo script, caso não possa adicionar o outro e remover o atual você pode desfazer, por enquanto, que vai funcionar melhor...
Raylton P. Sousa oi 11h39min de 30 de outubro de 2009 (UTC)

Ajuda para colaborar..

Boa tarde, Heldergeovane! Sou nova usuária do ambiente wiki, estou tentando aprender para colaborar. Como vi que seu nome aparece muito pelas mudanças recentes, resolvi "adotá-lo" (caso possa, rsrs) como meu tutor. Passeando pelos ambientes achei o livro "Plantas de interesse econômico e ecológico/Wikilivros/Botânica, sem pai ou mae. Como tenho algumas formações na área gostaria de colaborar. Já participo do MovSexta - sextapoética, mas confesso que apanho muitos com os comandos, gostaria de aprender mais sobre a linguagem wiki... Estou, também, tentando estudar php. Sou um tanto autodidata, tenho formação em ciências econômicas, analista de sistemas do BB, mas em linguagens de grande porte... e formações na área de ambientalismo sustentável, bioarquitetura, permacultura, agroflorestas etc etc... Por favor, se puder me ajudar com uma espécie de manual de códigos.... ou algo assim.. Fico aguardando. Um abraço. --Zaida Machado (Discussão) 16h31min de 2 de novembro de 2009 (UTC)

Valeu, Helder! Melhor assim... Meu nome também é comprido e complicado (Elizaida), mas já uso apelido para facilitar... Olha, estou lendo o material e fazendo uns teste na minha pagina mesmo, sem salvar.. Mas, nossa, vendo vcs falarem acho que nunca vou chegar lá, ou aí, ou aqui... A propósito, não achei nada que pudesse me explicar se é possível mandar email (para nós ou para outros) direto pelas páginas que estamos editando. Ou se isso só é possível fazendo robôs... E como fazemos? Grata.--Zaida Machado (Discussão) 16h17min de 3 de novembro de 2009 (UTC)

Babel

Muito boa essa babel que criaste. Legal mesmo. Nunca gostei dessas "normais" por achar elas limitadoras...

Ora, só porque eu sei ler em inglês não significa que eu saiba escrever ou falar como um nativo. Sempre achei que elas carimbavam a pessoa sem muita margem para esse tipo de argumentação.

O único senão, acho, é que assim ela fica ainda mais indecifrável que as outras. [carece de legenda] sabe? - Jota (Discussão) 20h56min de 3 de novembro de 2009 (UTC)

Acho que agora dá para entender melhor, embora seja como a leitura de um gráfico: é preciso parar um pouco para entender o que são o livro e o lápis. Fora que também não dá para saber o que é "Babel" por não termos uma página que explique, mas enfim.
Não tem como deixá-la maior? Da mesma largura que as antigas? - Jota (Discussão) 13h32min de 8 de Novembro de 2009 (UTC)
Ei, ficou legal! Por que não transforma ela em predefinição? =) - Jota (Discussão) 01h17min de 17 de Novembro de 2009 (UTC)

Re_Capa

Helder, uso o Mozilla Firefox ??!??--Zaida Machado (Discussão) 01h25min de 4 de novembro de 2009 (UTC)

kkkk... Helder, descobri! Código PCaI (problemas com a idade)... Quando vc falou que já tinha visto isso, mas que no seu estava normal e utilizamos o mesmo navegador, lembrei logo da resolução da minha tela. Como tenho 45km rodados, prefiro(ia) usar uma resolução de tela mais baixa para as letras ficarem maiores, assim não preciso por o maldito óculos pra perto...rsrs.. Não fica rindo, ok? Se não chegou, vai chegar lá... Já mudei a resolução e está tudo normal..Grata!--Zaida Machado (Discussão) 01h38min de 4 de novembro de 2009 (UTC)

RE:Licenças

Sabe Helder... eu não sei dizer ao certo... mas eu queria ter algo concreto para mostrar pra ele, entende? por isso fiquem me enrolando... não é só por causa dele, mais por minha causa também, não sei se teria disposição para terminar... sabendo que o texto iria ser movido para um wiki com visibilidade muito menor que o nosso... Daí eu fico nesse dilema... =S Raylton P. Sousa oi 15h32min de 6 de novembro de 2009 (UTC)

Preparação do novo portal

Adoreia ideia! agora posso controlar melhor sem ter que procurar no histórico... mas acho que vai demorar, a diversidade de navegadoras e resolução já é um problema que venho observando na biblioteca e agora aqui nesse novo portal

Raylton P. Sousa oi 15h42min de 6 de novembro de 2009 (UTC)

Firebug

  • Sim eu tenho, mas não uso muito(sempre esqueço que tem um jeito mais fácil), o que eu uso muito é o Web Developer, mas fora isso eu escrevo tudo na mão livre(não uso muitas outras ferramentas)... nos meus tempos de Dreamweaver sempre tinha algum problema que me irritava muito.
  • Falando nisso o que achou do meu novo estilo da pagina principal?(já esta quase pronto eu tava tentando só colocar um seletor mais legal =X) eu resolvi o bug da resolução, agora você pode aplicar zoom ilimitado sem deformar os estilos... exatamente como nas tabelas... só falta alinhar a parte inferior...(antes, depois)

Raylton P. Sousa oi 16h37min de 8 de Novembro de 2009 (UTC)

Aha consegui usar um seletor mais legal! =D
Olha tem um método que me lembra os sprites que eu acho que pode dar certo... se não der para ser hoje semana que vem eu vejo o que posso fazer...
Sobre o topo eu já tinha percebido... aqui não acontece... mas sempre que mudo a resolução os problemas aparecem, o texto onde fica o horário também muda de lugar conforme a resolução, que acha de removermos a as bordas do atalho só para testar?
  • Sobre a dica... como consegue saber de tudo sempre?... deixe de ler livro e vá assistir televisão =P...
Raylton P. Sousa oi 17h53min de 8 de Novembro de 2009 (UTC)

CSS & CIA

  • Funciona no IE? isso é muito relativo... visto que cada versão traz alguma novidade que o torna menos tenebroso e arrepiante um pouco melhor:
    • IE8: funciona perfeitamente, já que é o único que conseguiu alcançar rumores de adequação ao acid2
    • IE7: possui um bug, na minha humilde opinião, insignificante (não tenho certeza se tem relação com o seletor ou a propriedade)
    • IE6: talvez o Senhor Chuck Norris tenha coragem de experimentar, mas eu não me atreveria...
  • Quanto aos seletores

eu adorei o que você fez com #bodyContent a.extiw[href*=".wikipedia.org/w"] , mas nesse caso do gadget não iria dar no mesmo usar o seletor comum/simples?

body.page-Nome_do_livro <restante do seletor> { propriedade:valor; }

  • o que é televisão?... EU-RI-MUITO-AUTO!!!

Raylton P. Sousa oi 23h25min de 11 de Novembro de 2009 (UTC)

Escuta... depois eu comento aqui, tá? e que eu tenho muita coisa pra falar/perguntar então vou editar umas coisinhas e outra hora a gente conversa...
Raylton P. Sousa oi 16h26min de 14 de Novembro de 2009 (UTC)

Commons e plural

Não sei, talvez tenha sido um teste de alguém que queria ver se o sistema de sugestões funcionava. Eu sugeri uma correção também. Vamos ver.

Sobre o plural, não entendi bem a conversa lá no translatewiki, mas sim, usamos plural para zero. Por exemplo: "Quantos zeros têm em um bilhão?" e até com derivados também como "As coisas foram zeradas" (era isso a pergunta?) - Jota (Discussão) 16h56min de 14 de Novembro de 2009 (UTC)

Ah, tá! Nesse caso se diz "Você tem zero novas mensagens", no plural, sim, mas para mim fica esquisito. Eu diria "Você não tem nenhuma mensagem". - Jota (Discussão) 13h18min de 16 de Novembro de 2009 (UTC)

Tradução

Ah! Nada não. É que eu estava com o gadget ativado e o código também daí um estava se sobrepondo ao outro. Quando removi o código vi que não estava faltando nada. =P - Jota (Discussão) 11h59min de 19 de Novembro de 2009 (UTC)

Voltei!

  1. Escuta... espero que me desculpe por não ter respondido antes, mas você sabe... quando se tem pouco tempo é preferível fazer o mais urgente... espero que entenda =D
  2. Eu não uso muito o MSN, mas podemos add contatos do gmail no hotmail? não ia ser mais pratico conversarmos pelo gmail?
  3. Ah sim... o seletor do CSS 2.1: E + F serve para casar as propriedades, com qualquer elemento F que se segue imediatamente a E. Nesse caso a primeira div que estiver abaixo do elemento com classe pp vai receber a propriedade clear:both; fazendo com que a div inferior seja renderizada abaixa da div superior e não ao lado como é o padrão para blocos, isso é importante porque quando o bloco ocupa toda a largura do conteúdo isso acaba se transformando em um bug indesejável, entendeu?... se não entendeu pergunta, ok?
  4. Pow adorei... quero ajuda sua para escrever a modulo sobre script do meu proximo livro, viu? eu sempre me atrapalho no REGEX... (hum... essa predefinição {{explicação}} vai me servir muito no futuro... e esse edittool vou testar daqui a pouco...)
  5. Sobre a assinatura, já reverti... falando nisso já testou o mw:Extension:LiquidThreads? tem o mediawiki instalado aí? estive fazendo uns testes aqui e esse problema(da assinatura) foi resolvido, o que mais me incomodou foi a impossibilidade de migrar as discussões antigas para essa extensão, pela pouca noção que tenho sobre tratamento de classe acho que daria para identificar um pagina de discussão pela formatação e move-la... mas para isso seria necessário criar uma pagina especial para que um bot fizesse isso... sei lá...
  6. continuo trabalhando no CSS das paginas do projeto... tem rasão o problema da altura da coluna e mais complicado do que eu pensava... a pouco mais de 20 minutos tive um ideia que pode ser a solução, quando tiver um esboço eu mostro... até mais...
  7. AHH. Quase esqueci, acho que resolvi o problema no topo das paginas do projeto... era só isso mesmo ou tem mais?

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 16h18min de 21 de Novembro de 2009 (UTC)

  • Nossa, tem um ano e meio que me mandaste uma mensagem e só hoje viria a ler rs...
  • Sinceramente já não faço a menor ideia de como funcione o sistema do {{AutoNav}} rs. Mas epero que tenha sido útil a algo aqui no books.
  • Não deixe esse projeto ser abandonado, adorava ver isso crescer... gosto bem mais do Books que da Pedia, até :)
  • Um abraço! Salles Neto Roraima msg 16h51min de 21 de Novembro de 2009 (UTC)

Oi

  • Olá

Olá Helder fiquei muito feliz em saber que meu trabalho no Wikilivros ajudou alguém. Gostaria de falar com você sobre um projeto, um sistema de tradução "mecânico" para a Wikipédia. jOnas_agx (Discussão) 17h15min de 26 de novembro de 2009 (UTC)

Olá

Obrigado Helder, por apagar minha página! Queria pedir que protegesse ela à nível sysop (ela não será mais editada) pois devido ao meu trabalho global tenho arrumado muitos fãs que estão a me perseguir. Obrigado Sir Lestaty discuţie 20h50min de 26 de novembro de 2009 (UTC)

Obrigado novamente, e não esqueci do seu pedido, só não dei notícias ainda pois estou atualizando meus scripts dos bots (eles são diferentes do código original pywikipedia) e está dando um pouco de trabalho. Cumprimentos Sir Lestaty discuţie 21h00min de 26 de novembro de 2009 (UTC)

Matemática

Ei, hum, qual das duas versões é a certa aqui? E porque quando a gente subtrai 59 de 100, por exemplo, se passa o 1 para os zeros e vai ficando 9, 10? Nunca me explicaram o porquê... 0_0" - Jota (Discussão) 20h44min de 29 de Novembro de 2009 (UTC)

Pois então, parece que nunca vai melhorar não... =/ O danado é que eu fiz previsão e tudo... rs. - Jota (Discussão) 20h52min de 29 de Novembro de 2009 (UTC)
Ah! Que legal! Obrigado. Um um dos grandes mistérios da vida foi resolvido. Já posso dormir mais tranquilo. Acho que tinham me explicado isso sim, mas há muuuuitttttooooos anos atrás (quarta série? Nossa, isso traz lembranças...). Nem lembrava mais. =P
Agora não sei onde é que isso pode ir não. A gente não tem nenhum livro de "matemática super básica para você que ainda faz contas nos dedos". Até procurei, mas nem na elementar... - Jota (Discussão) 22h02min de 29 de Novembro de 2009 (UTC)
Sobre a tradução: não fomos exatamente nós que ganhamos tradução, foi o inglês (como dá para notar pelo sumário no polonês) =( (ei, mas ganhamos tradução em inglês! embora só depois que você comentou na votação dos melhores livros de lá, mas...) - Jota (Discussão) 22h17min de 29 de Novembro de 2009 (UTC)
E que tal aqui? - Jota (Discussão) 16h03min de 30 de Novembro de 2009 (UTC)

Nah! Não tenho saudades não =) (parece que a imagem que carregaste está sem licença?) - Jota (Discussão) 13h53min de 4 de Dezembro de 2009 (UTC)

Res:Ajuda

Obrigado... já estou a vontade a quase um ano =D, é que as vezes eu penso como o Jorge --189.105.186.77 00h28min de 1 de Dezembro de 2009 (UTC)

Fusão

Não sei. Acho que não vale a pena já que o conteúdo é posterior; é do dia 19 no módulo que tinha sido esvaziado e do diz 16 originalmente. Talvez ele tenha mudado de idéia depois de conversar com a gente? - Jota (Discussão) 15h13min de 4 de Dezembro de 2009 (UTC)

Página principal

Acho que está demais, mas talvez seja só falta de hábito. Gera estranhamento. (está estranho aquilo =P)
Pensei exatamente na mesma coisa das imagens. rs. Só que pensei se não seria melhor tirar as imagens já que já são tantas na página principal. Será que não fica muito seco, direto?
Bom, sobre uma para o primeiro subtítulo ("É sua primeira vez no Wikilivros?") não sei, mas o segundo me remete a ferramentas e o terceiro a uma carta ou e-mail? As imagens daqui são legais.
Não gostei não. As imagens ficaram com tamanho diferente e não dá para perceber que a mala é uma mala no primeiro subtítulo. =( - Jota (Discussão) 17h18min de 4 de Dezembro de 2009 (UTC)
No Firefox (3.5.5). - Jota (Discussão) 17h29min de 4 de Dezembro de 2009 (UTC)
Não, mas acho que com as imagens da esquerda do tamanho antigo ficaria melhor (não dá para perceber que a célula é uma célula =(), mas espera um pouco para eu ver se me acostumo (pode ser isso). Se não acostumar a gente vê. - Jota (Discussão) 18h09min de 4 de Dezembro de 2009 (UTC)
Acho que acostumei. Ficou legal (mas ainda não dá para entender que aquilo é uma célula).
Vou procurar imagens, então. Algumas daquelas do Tango estão em domínio público. - Jota (Discussão) 18h17min de 7 de Dezembro de 2009 (UTC)

Caixa de areia

Aproveitando a viagem, sobre isso aqui, a única forma de se chegar à caixa de areia é através da página principal. Temos que dar um jeito nisso. Mudamos o "copyrightwarning"? (Acho que ele nem serve mais, já que não tem efeito). - Jota (Discussão) 16h08min de 4 de Dezembro de 2009 (UTC)

Acho que pode ser. No final não é melhor? Ou com alguma divisão?
Comigo não funciona mais não também. Acho que não serve mais para nada. - Jota (Discussão) 18h17min de 7 de Dezembro de 2009 (UTC)
Tá certo então. - Jota (Discussão) 18h45min de 7 de Dezembro de 2009 (UTC)
Não aparece para mim quando estou logado como administrador (com a outra conta e sem estar logado, funcionou). É para ser assim mesmo? - Jota (Discussão) 18h26min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)
Confiáveis para fazer testes? rs =P
Bom, também não me incomoda (a princípio).
Ah! Te deixaram mensagem aqui, não sei se você viu. - Jota (Discussão) 20h41min de 8 de Dezembro de 2009 (UTC)

GUI, Java, Qt, R, etc

Não sei se você percebeu a volta que eu dei em torno do artigo Java/Swing - eu queria começar a escrever sobre isso (mais para aprender do que para ensinar :-) ), mas fui vendo os buracos que o assunto Programação em GUI tem, e acabei escrevendo sobre um monte de outros assuntos relacionados à programação.

Voltando ao assunto, acho que começar a empilhar capítulos sobre Java/Swing dentro do livro Java seria errado. Talvez o melhor seja criar um sub-livro especificamente sobre Java/Swing, mas eu não sei ao certo a melhor forma de fazer isso.

Alguma sugestão? O mesmo pode ser feito para toolkits gráficos em outras linguagens, tais como o vários toolkits de Python ou o toolkit tcl/tk de R. Albmont (Discussão) 19h10min de 9 de Dezembro de 2009 (UTC)

Que bom que perguntou

Parece que adivinhou que iria precisar de você... escuta como funciona aquele negocio de fusão de histórico? é que eu queria que fundisse todas as paginas de Guia foca Linux/Iniciante+Intermediário/NOME DO CAPITULO/Prefácio , para os índices dos capítulos (ou seja Guia foca Linux/Iniciante+Intermediário/NOME DO CAPITULO)... Sabe o que é que... antigamente quando o índice não podia ser escondido, todo esse espaço atrapalhava a leitura mas agora tudo é mais legal e acho que isso evita redundância... mas para ficar tudo bem vou ter que mexer no AutoNav, na navegação nos índices e tudo mais, mas acho que vale o trabalho por um livro mais limpo (AAAAAAHHHHHHHHHH ainda tem a formatação) Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 18h04min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)

Não, nunca usei... é que eu edito no ubuntu, daí só com o pyawb(se tem outro não conheço), e da ultima vez que tentei tava com pressa... aí deu um errinho e eu desisti de cara!
Ok! faz pra eu ver... qualquer coisa a gente desfaz, né?
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 18h57min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)
É, acho que sou. então não tem problema fazer pelo método comum (copiar, colar e eliminar)? né?
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 19h05min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)
É! muitoo legal essa ferramenta =D... acho que podemos mover todas as páginas do prefácio para o de cima, mas é melhor manter os redirects, até corrigir os afluentes, entende? depois a gente remove!
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 19h33min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)
AAAAAAHHHHHHH(você disse pra eu gritar) não era isso não, era para manter os índices... isso estraga a navegação dinâmica e não tem nenhum lugar para eu copiar (e as paginas que eu sou o único editor são as do prefácio e não as outras)AHHHHHHHHHHHHHAHHHHHAHHHHhh!!! e agoraaaaa!!!???
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 20h00min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)
Que susto quando você disse Yes check.svg Feito pensei que tinha acabado... mas gostei da ideia de gritar =D... escuta vou sair agora, mas depois eu resolvo a problema dos afluentes e da navegação... muito obrigado, tá?
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 20h42min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)

FreeBSD Handbook

Oi Helder, sobre sua sugestão do AutoNav, dá pra manter o layout atual ou parecido? Dei uma olhada nos livros que já usam e achei meio fora do padrão pro FreeBSD Handbook.

Abs, Cartola (Discussão) 18h46min de 10 de Dezembro de 2009 (UTC)

Dá pra adaptar, claro, mas como o livro é gigante e tenho pouco tempo disponível. Fico tentando evitar ao máximo o retrabalho. Muitas vezes me vejo gastando um tempo razoável voltando e refazendo coisas que já estavam feitas. Surge aquela sensação de que nunca vai acabar...
Em relação a monitoramento, tem como eu ser informado sempre que alguma página for mexida? Por exemplo, uma página que ainda não existe é criada, tenho como saber pelo próprio wiki? Não recebo nem emails sobre mudanças nas vigiadas...
Tentando resumir, vamos então fazer o AutoNav? Entendi o esquema das categorias. O lance da acentuação também. Na verdade nunca tive problemas com acentos no mediawiki, só com outras páginas. Botava assim para garantir. Sabendo que o mediawiki trata bem isso é mais fácil realmente usar acentos normalmente. Eu na verdade não pedia muito pra colaboradores usarem não. Eu uso outro script que converte. Eu mesmo escrevia normalmente e convertia com esse script para postar.
Abs, Cartola (Discussão) 12h06min de 11 de Dezembro de 2009 (UTC)
É, ficou muito bom o AutoNav, realmente bom. Testei na seção 11.3 e provavelmente já vou fazer em todo capítulo 11, onde tem umas pessoas mexendo. Dei uma olhada no código. Já tinha dado uma lida em como fazer, mas confesso que me deu preguiça, portanto tenho realmente que te agradecer. Ontem pude perceber, ao fazer o item "III. Administração", que o Handbook original já tem mais dois capítulos, portanto o índice irá mudar (alias, preciso reativar meu script que monitora isso...). Em algum momento vou alterá-lo e vou tentar acertar o AutoNav. Qualquer coisa te falo.
Sobre remover o __NOEDITSECTION__, não vejo muito problema. Acho que foi só uma opção pra deixar um aspecto mais limpo, não lembro bem.
Abs, Cartola (Discussão) 15h46min de 16 de Dezembro de 2009 (UTC)

GUI, Java, Qt, R, etc II, a Missão

Acho que eu vou fazer assim: eu vou deixar no índice das várias linguagens de programação apenas a página para o toolkit gráfico, e vou continuar escrevendo como se fossem sublivros, com um subíndice no artigo principal.

Por exemplo, todos os artigos sobre Java/Swing ficarão organizados em baixo de Java/Swing. Então o artigo sobre o "primeiro programa" que eu chamei de Java/JFrame vai virar Java/Swing/Primeiro programa - se, no futuro, houver material suficiente para virar um livro, ficará fácil mover tudo que é "Java/Swing/Capítulo x" para "Java Swing/Capítulo x".

Próximo passo: exemplos com um widget raiz e um monte de widgets filhos. Albmont (Discussão) 12h55min de 12 de Dezembro de 2009 (UTC)

Férias =(

  • Caramba! você vai ficar longe? o Jorge já tem mais de 3 dias sem editar, será que ele tá de férias também? e agora? com quem vou discutir minhas novas ideais? não teria coragem de editar as coisas tão grandes(relativamente) que estou pensando sem o consentimento de vocês...

o que eu faço?

  • PS:Vou usar o conversor html to wiki para formatar o guia foca, mas ele usa html symbols nos caracteres com acento ou especiais será que tem como usar um roBot para substitui-los apos a formatação?

--Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 11h33min de 15 de Dezembro de 2009 (UTC)

Desculpa a demora, estive afastado por motivo de doença, mas graças a Deus estou bem agora (depois de muito antibiótico)
Hum... legal esse gadget, mas se for utiliza-lo vou ter que repetir o processo em cada página, então estou preferindo usar o meu gedit,
A proposito anteontem completei um ano por aqui e nem se quer terminei o guia, isso me deixa frustrado =(... mas de qualquer forma vou tentar formata-lo ao menos até o final do ano...
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 16h38min de 20 de Dezembro de 2009 (UTC)
Elite...? receio que não exista isso por aqui... rsrsrsrs. é por isso que gosto tanto... PS:Estou por aqui, só não estou editando porque estou quebrando minha cabeça para converter o guia... só pra não esquecer um namespace Índice: soa bem para você? (baseado nisso e no que o Albmont disse ai em baixo)
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h39min de 21 de Dezembro de 2009 (UTC)
  • Não é a fusão(necessariamente), é que tow tendo que usar dois conversores um para converter para símbolos os caracteres especiais e outro para converter para wiki(que só entende símbolos), e posteriormente vou começar a substituir todos os símbolos por caracteres especiais...
  • Bem o índice seria onde organizaríamos os livros, ou seja tudo que não é propriamente conteúdo... e isso deveria servir para ser usado com o AutoNav ou para gerar um, assim como para imprimir(se bem que não vejo o porque do criador de livros não gerar uma versão html imprimivel também[ além de PDF e ODF atuais]) e como brinde usaria-mos essa pagina para guardar as categorias da biblioteca (lembra da predefinição organização na minha pagina de tarefas?)... mas não é um nome fixo temos que por na esplanada depois para saber o que o povo acha do nome e da idéia... só pra constar suas ultimas modificações na familia AutoNav foram muito interessantes... agora só escrevemos a lista uma vez, estou certo? eu via que tem um coisa: uma pagina em que você repete varias vezes um conteúdo quase idêntico, não dava para fazer algum tipo de calculo? acho que vou ter que sair agora assim que der eu comento, ok?
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 20h06min de 22 de Dezembro de 2009 (UTC)

Imagem para exclusão

Olá Helder,

Tenho uma pequena dúvida: Tem certeza que a imagem que colocou para exclusão, File:Eukaryota cell strucutre.PNG, está carregada aqui mesmo?

Não consegui localizá-la, o link que está na página de votação leva ao arquivo do commons e não dá opção de exclusão. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 14h44min de 15 de Dezembro de 2009 (UTC)

Lambança

Eu estou fazendo a maior lambança com os artigos que eu ando criando - pela falta de organização. Será que eu devia tentar incluir alguma coisa para facilitar a navegação, indicando capítulo anterior e capítulo posterior, ou tem alguma forma de fazer isso automaticamente? Às vezes eu não consigo encontrar as coisas que eu mesmo crio! Albmont (Discussão) 11h13min de 21 de Dezembro de 2009 (UTC)

Automática "de verdade" não tem como, mas a nossa {{AutoNav}} atual chega perto disso, pois permite criar uma única página "Predefinição:AutoNav/Nome de um livro" contendo a lista de links (anterior/próximo) para todas as páginas do livro correspondente. Mas ela é mais útil quando a estrutura (ordem dos capítulos) do livro está definida, pois senão vamos ter que ficar editando a autonav a cada capítulo adicionado. Estou bolando uma nova versão da AutoNav, que poderá ficar mais intuitiva de criar e manter (será algo como esta página aqui), mas ainda preciso testar melhor e criar a documentação para explicar como fazer para outros livros. Helder (Discussão) 13h11min de 21 de Dezembro de 2009 (UTC)
Ok, mas o ideal seria que a raiz de tudo fosse um único arquivo, e que tanto o índice e a predef fossem gerados a partir deste arquivo. Albmont (Discussão) 13h15min de 21 de Dezembro de 2009 (UTC)
  • BTW, já que você é administrador malvado, tem como detonar a conta Usuário:Natalia.2107 e/ou mover para Usuário:Nataliamalheiros? É a conta da minha filha, que "esqueceu" a senha e criou uma nova conta (quando rodarem um check-user em mim vão achar um monte de sock-puppet :-)). Albmont (Discussão) 19h45min de 22 de Dezembro de 2009 (UTC)

ActionScript 3.0

Olá,

Eu mudei o conceito de nomes dos capítulos e do livro: em vez de "ActionScript 3.0", para apenas "Actionscript". Todas as páginas que tiverem "ActionScript 3.0" podem ser deletadas, não serão mais usadas.

Ainda estou aprendendo a usar essas partes do Wikilivros, por isso não notifiquei um pedido de exclusão de páginas.

Obrigado!

Por Franprarod (Discussão), em 2 de janeiro de 2010 às 08h59.

User:Pathoschild/standardise.js

Vi na discussão dos filtros na wikipedia, vc citando o js [3]. Saberia me explicar como funciona, pra q serve, e como instalar pra usar? Me pareceu interessante, já q pelo q vc falou serve para padronizar as páginas, quem sabe dê pra aplicar tb pra wikipedia. Rjclaudio (Discussão) 15h58min de 3 de Janeiro de 2010 (UTC) (se puder, dá um toque

Legal

Que bom que esta de volta cara! é tão estranho não ver seus testes ocupando as mudanças recentes...

  • Impressão automática, me parece ótimo, mas a proposito que maravilha aquilo que fez no {{AutoNav}}... muito próximo da perfeição!
    • Mas como não poderia deixar de ser tenho um monte de duvidas... o que acontece quando o nome do ultimo diretório tem "/"? (por exemplo:Comandos equivalentes entre DOS/CMD do Windows e o Linux) e quando queremos um nome diferente para o capitulo? é algo assim nome da página|nome desejado? E a predefinição {{Capítulo/Número}} e uma tentativa de melhorar a {{Capítulo/Nome}}? (eu percebi que elas, aparentemente, não trabalham em conjunto, então imaginei que fosse isso, mas não sei como se usa...) e na predefinição {{Capítulo/Nome}} o limite de capítulos é 200? sabe... eu intendi a essência, mas poderia explicar com suas palavras como funcionam essas predefinições?
  • Sobre este comentário... é o seguinte: no geral subia-se um diretório em cada pagina para exibir o índice... só que na página raiz, como não há um capitulo acima o link não funcionava e era exibido de forma indesejável, por isso eu modifiquei para que quando isso aconteça o texto exibido no link seja o nome a própria página.
  • Sobre os monitores... eu não entendi nada... a escala não estava diferente aí? caso o brilho esteja diferente, tanto o brilho da borda quanto do fundo não mudam dentro da mesma escala de cores? (a suturação muda também é? e se mudam mesmo assim não continuam na mesma escala?)... AIAIAI... odeio não entender coisas envolvendo CSS...

té mais! - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h36min de 14 de Janeiro de 2010 (UTC)

Biblioteca por estagio de desenvolvimento

Que tal falar um pouco sobre isso ?(antes de colocar a mão na massa) - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 02h10min de 15 de Janeiro de 2010 (UTC)

Cores

Isso dos monitores antigos(estou supondo que são antigos) tem mais a ver com o contraste do que com a luminosidade propriamente dita... experimente aumentar o contraste, e vai ver que a imagem aí fica mais parecida com os monitores do laboratório... em geral como base usa-se o nível de contraste mais popular atualmente: 60... - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 02h16min de 15 de Janeiro de 2010 (UTC)

{{EXISTSUBPAGENAME}}

Olha! crie um predefinição ridículamente redundante que resolve (parcialmente) o problema das subpaginas com barra: exibindo apenas as subpaginas que existem( e não o ultimo nome depois da barra)... no entanto não consigo fazer com que ela exiba o nome da subpagina quando não existe barra na mesma, alguma sugestão?- Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h05min de 22 de Janeiro de 2010 (UTC)

AH! fiz mais um teste e funciona perfeitamente nesses casos também.. =X me enganei... mas o que achou da redundância? - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h11min de 22 de Janeiro de 2010 (UTC)
Depois eu comento... viu? - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 16h46min de 23 de Janeiro de 2010 (UTC)
Pra falar a verdade eu também acho improvável, mas duas cabeças pensam melhor do que uma =D! Eu sempre penso assim... quanto mais você busca a perfeição, mais próximo dela você fica, ainda que não a alcance... ou menos filosoficamente quanto mais pessoas pensarem em uma solução, mais fácil acha-la(ainda que alternativa), além do mais, esse não é o foco principal, eu consideraria essa navegação estável quando pudesse ser adicionado ao guia foca, que tem toda sorte de diversão problemas possíveis ... nesse quesito temos que observar
  • Problema das barras "/" Yes check.svg Feito
  • Definir um nome alternativo para os link(eu acho isso potencialmente problemático[ver isso ])
  • Aumentar o numero máximo de capítulos(isso é fácil)
- Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h09min de 24 de Janeiro de 2010 (UTC)
PS:Aquele negocio da barra não serve para você não, é só porque o lugar onde fica vazio recebe o nome do livro, entende? se não iria ficar Guia foca Linux/Guia foca Linux viu?
- Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h19min de 24 de Janeiro de 2010 (UTC)
UHuuuuu! *Cara de muito feliz* Acho que percebeu que essas novas predefinições minhas tem o nome em ingles intencionalmente para futuramente(possivelmente) serem inseridas em uma extensão, correto? mas qundo eu fui pensar mais seriamente em transformar o código para php(for mediawiki) olha o que eu achei lindo, né? então pensei que poderíamos usar a predefinição no estado bruto que para testar fazer o pedido da extensão para minimizar o costo relativo as limitações do mediawiki para proteger o servidor, que acha? - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 11h36min de 25 de Janeiro de 2010 (UTC)
PS:Gostei mais desse quando estiver pronto teremos que definir tudo no {{Capítulo atual}} ou... como é?
Não! eu não conheço as da en.wikipedia(pensei que a Wikipedia não tivesse muitos problemas com subpaginas), vou procurar pra ver se melhoro as daqui... tem link para alguma em especial? sobre a aceitação ou não... perceba que temos uma predefinição que funciona e a proposta é apenas minimizar os custos para o servidor por isso o pedido é interessante... e por mais que eu goste dessa extensão acho que os nomes não são descritivos o suficiente (não que os meus sejam, mas...) no entanto eu acho que devemos pedir mesmo... mas deixa pra depois dos testes... A propósito sabe se dá para usar a para um selecionar os valores de um confesso que não entendi a essência - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h16min de 25 de Janeiro de 2010 (UTC)
Os laços a que você se refere são os que estou pensando (Pensamentos:1,2)- Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h29min de 25 de Janeiro de 2010 (UTC)
Ferrou nada... Escuta... não é de hoje que utilizo software livre(inclusive acompanho o desenvolvimento de alguns), e a grande beleza disso tudo é realmente a discussão, enquanto nos proprietários basta(teoricamente) que o chefe diga que tal coisa deve ser aplicada e pronto... mas nos livres existem discussões e questionamentos de todos os envolvidos, não só para saber como funciona para possibilitar que o código seja mantido, como também para que todos se certifiquem de que é mesmo necessário... então a demora e a discussão fazem parte... sobre o loop acho realmente inviável adiciona-lo(na verdade eu só queria saber se era disso mesmo que você estava falando), pois requer mais discussão sobre reais necessidades e mesmo sobre segurança(como sabemos ninguém quer que um software para manipulação de conteúdo didático tenha todas as funcionalidades de uma linguagem de programação de alto nível qualquer... então tudo só vai evoluir até certo ponto), mas sobre a subpagina acho que talvez saja algo mais urgente (eu chamaria de bug... afinal não existe subpagina se não existe um pagina mão da mesma, certo?)e variáveis são coisas mais fáceis de adicionadas, se reparar, são adicionadas pelo menos duas novas a cada nova versão... eu achei que fosse mais fácil adicionar extensões que mudar uma existente... mas parece que é o contrario, né?(acho que quando se trata de variáveis tudo gira em torno de mw:Extension:Variables) sabe... acho que vale apena comprar essa briga de longo prazo. Até mesmo porque temos muitos motivos para achar que isso é interessante(assim podemos replicar com facilidade os questionamentos deles) , não só por aqui como nos projetos em geral...
- Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 21h31min de 26 de Janeiro de 2010 (UTC)

RE:Nota

Ué? {{{1|alguma coisa}}} não é o valor padrão para quando a bendita variável não é definida? estranho... deu certo aqui, tem certeza que não são equivalentes? - Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h05min de 24 de Janeiro de 2010 (UTC)

Re: Agrupar páginas

Farei as alterações, Obrigado!

Bom dia Helder!
na verdade estou tendo dificuldades em mudar as páginas para o formato que vc indicou.
Quando volto para a edição não vejo a possibilidade de mudar o título da página, se puder me ajudar!
Aguardo resposta, obrigado! — o usuário Thiago Albernaz (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Muito obrigado!

Categorização

  • Super legal... acho que era exatamente o que a gente tava falando, mas uma duvida que tenho desde aqueles tempos... o que vem a ser interseção de categoria (literalmente)?... fiquei confuso quanto a isso... parece que o que estou pensando aqui não é mesmo que eles estão discutindo =S...
  • PS: Será que poderia incluir meu nome esse usuario aqui na seção Usuários aprovados? (ou tem alguma candidatura ou coisa do tipo?) É que eu queria fazer umas edições com o awb (tem que adicionar o nome ai pra funcionar, né?) e caso seja possível adicionar poderia ficar de olho para desfazer, é que eu estou aprendendo ainda, então erros são bem prováveis
  • PS²: Acho que até o fim do mês a gente pode falar com o Gleydson... mesmo faltando coisa(algumas vou resolver bem rapidinho) acho que o guia já está mais apresentável que antes... né?

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h17min de 12 de Fevereiro de 2010 (UTC)

  • Obrigado por adicionar... oO, que trem ruim de usar esse awb não tô conseguindo ir pra canto nenhum( =S eu sabia que deveria ter dado mais atenção ao regex) POW... queria só fazer umas (find and replace)substituições (vida de autodidata é um sofrimentoooo)
  • Foi exatamente isso que pensei quento a interseção... mas pensei também(como você) sobre pesquisa em varias categorias, por exemplo pesquisar somente na interseção dos livros das categorias de áreas do conhecimento com categorias de nível escolar, mas nesse caso seria interessante adicionar também um tipo de união na pesquisa, né? pensei outras coisas também, mas foi quando estava lendo um romance policial... então não conta =)...
  • Olha... acho melhor a gente criar algum novo sistema de organização por área de conhecimento, alem de reorganizar as categorias e coloca-las nessa nova ... assim a gente arruma essa bagunça atual das nossas categoria... vamos precisar uma predefinição mesmo...
Até... Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h44min de 13 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Sabe é exatamente esse o dilema com o qual me tenho deparado, pensei em não categorizar subáreas(ou seja adicionar os livros diretamente nas áreas) mas isso faria com que os livro, principalmente de informática, ficassem misturados em uma área pouco descritiva(ex: ciências da computação), mas quando penso em categorizar as subáreas relembro que são 340(superior ao nosso numero de livros atual)... sendo assim varias subáreas ficariam vazias e muitas com poucos livros... por um lado isso nos forçaria a criar mais livros para atender a cada subárea por outro seria uma biblioteca estranha.... né? não sei bem se uma das suas soluções pode ser aplicável mas vou pensar melhor depois eu comento...
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 17h04min de 14 de Fevereiro de 2010 (UTC)
É! Eu tinha reparado nisso, e percebo uma infeliz redundância (as subcategorias dessa pagina são as da biblioteca organizada por categoria e as paginas, nessa categoria, são da organizada por assunto/tema/subject). Sobre a categorização do namespace subject: acho que a principio para cada categoria subcategoria etc... existe um subject(o que me faz reavaliar a adição desse namespace aqui, devido ao fato da nossa biblioteca conter links diretos para os livros e não para as categorias como é feito lá), eu acho que não estamos a tentar reinventar a roda e sim a utilizar um tipo de organização nacional como fizeram (alias acho que podemos usar essa também já que é a maior biblioteca do mundo, né?)Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h57min de 15 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Áreas do conhecimento

Hélder,

Tem tabela como essa de Portugal, da UNESCO, da OCDE e tudo mais que tem sigla, mas tal como as Brasileiras, todas têm o mesmo defeito: não têm referências, isto é, apesar de serem publicadas por instituições de grande prestígio, não são fontes fiáveis. Creio que nem sequer são conhecidos os autores. Para além da aparente credibilidade que as instituições lhes conferem, essas tabelas têm exactamente o mesmo valor que quaisquer outras que eu, você e um grupo de conhecidos nossos decidíssemos elaborar e publicar. Suponho que é relativamente fácil, a quem conheça, minimamente, uma qualquer área do conhecimento, encontrar erros nessas tabelas.

A única abordagem que me parece correcta era a que estava seguindo na discussão da Categoria Domínios, mas que estou impedido de continuar, naquele local. Não é um trabalho fácil, encontrar boas referências, mas alguns Wikipedistas, com a conivência de outros, preferem ignorar (sem comentários desde 24 de Junho do ano passado), suprimir e esconder.

Com as cautelas que lhe referi, aqui tem ligações para vários documentos, que, como pode verificar, nalguns casos são lei em Portugal para certos fins. Como não há outras classificações publicadas como lei, essas acabam por ser usadas para tudo e mais alguma coisa.

Nomenclatura da UNESCO

Nomenclatura UNESCO

Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (Portaria n.º 256/2005 de 16 de Março)

Classificação de Domínios Científicos e Tecnológicos - 2007 (FOS) (D.R. nº 65/2008, de 2 de Abril, II Série) a 349.ª Deliberação do Conselho Superior de Estatística com este pdf: Classificação de Domínios Científicos e Tecnológicos - 2007 (FOS)

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 04h12min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Hélder,
Está faltando a sua participação [4] e Biblioteca.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 00h47min de 12 de Março de 2010 (UTC)

Teste

Não acha que isso aqui foi um início real de livro, não? Eu acho que ela só não soube construir, mas a gente poderia tentar organizar. Ou é melhor apagar já que nem tem nenhum conteúdo? - Jota (Discussão) 14h01min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)

Talvez, mas me pareceu um livro diferente. Mas já eliminei (por estar vazio) e falei com ela, caso queira o módulo de volta.
Pois é, desde dezembro. É que você esta(va) viajando. Então... - Jota (Discussão) 15h01min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)
Agora que percebi: a gente esqueceu de criar o pt-br. Por isso que não aparecia. rs.- Jota (Discussão) 15h12min de 18 de Fevereiro de 2010 (UTC)

RE:AWB

Até tenho... mas tenho que reiniciar o PC... e também, eu sou uma toupeira nesse troço de AWB(que nem quando comecei a editar CSS, eu tinha certeza que era fácil, mas tinha um tipo de bloqueio... sei lá)se quiser dizer o passo a passo pelo Gmail... ou por aqui... eu posso tentar...-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h40min de 24 de Fevereiro de 2010 (UTC)

PS: Que achou da ultima edição no {{AutoCat}}?

Gestão do livro de Logística

Apesar de já ter agradecido, indirectamente, a sua colaboração, nos diálogos comunitários, não é demais salientar e agradecer o muito apoio que nos tem dado.

O problema com a criação de páginas erradas, quanto a mim, tem sido a detecção de que isso está a acontecer ou aconteceu. Como pode verificar, pois já foi pedida a eliminação de uma delas, todas estavam erradas. Vou solicitar ao João que peça a ER das outras duas.

A estrutura do livro não está ainda definida. Uma parte do trabalho dos alunos é definir essa estrutura. Fi-lo para a estrutura inicial, por necessidade de delimitar o âmbitos dos capítulos a incluir no livro. Fi-lo, também, para um ou outro capítulo, a título de exemplo e para facilitar o início dos trabalhos. Agora cabe aos alunos continuar e completar o trabalho.

Em qualquer caso, a resposta à sua questão sobre o número de subdivisões a serem usadas no livro só pode ser uma: as necessárias e suficientes para que o tema seja abordado com a profundidade e detalhe adequado ao grau universitário de engenharia.

Neste momento não é possível elaborar um índice completo do livro, por não serem conhecidos todos os elementos que irão integrar esse índice. Por outro lado, tudo faz prever que seja um documento bastante extenso, cuja produção numa única página pode não ser muito interessante. O que está feito é um índice dos capítulos e o que está a ser feito é um índice das matérias abordadas em cada capítulo, tendo, regra geral, só um subnível. Temas de capítulos que requeiram um subdivisão num maior número de níveis, terão a sua própria página de índice.

A criação de páginas «vazias» tem sido incentivada, por vários motivos, mas já comecei a solicitar que seja colocado um conteúdo mínimo em todas as páginas criadas.

Sobre a marcação como esboço, isso me apanhou de surpresa, pois pensei que a barra de fases servia esse propósito aqui nos Wikilivros. Parece-me haver alguma duplicação de esforço. Se me quiser fazer o favor de rever o propósito da barra de fases e das marcações, para confirmar que são coerentes, agradecia que, depois disso, me indicasse quais as páginas onde tudo está melhor explicado, para que me possa informar adequadamente.

Sinto-me um bocado envergonhado, mas confesso que não entendi a utilização dos filtros, talvez por nunca me ter debruçado suficientemente sobre esse assunto e não ter a certeza de o saber utilizar eficientemente. Não vigio muito de perto o trabalho dos alunos. Quando o faço é mais baseado na análise do trabalho de cada um, pois é sempre isso que tenho que fazer para a avaliação. Esse tipo de actividade, também nunca me atraiu na Wikipédia, isto é, observar o que se passa no projecto, em vez de observar o desenvolvimento de um artigo ou do trabalho de uma pessoa. Talvez não se perca nada e ganhe bastante em aprender a fazê-lo. Por favor, reveja as instruções que me deu, para ter a certeza que está tudo nos conformes e indique-me mais algumas páginas onde possa ler sobre esse e/ou outros tipos de filtragem (podem ser da Wikipédia ou do Wikibooks). Continuarei a tentar até conseguir obter o resultado desejado.

Com muita gratidão, por tudo o que tem ajudado.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 01h52min de 12 de Março de 2010 (UTC)

Hélder e Raylton,

Mais uma vez quero saudar os meus dois companheiros de jornada que, de forma tão cordial, têm vindo a colaborar mais de próximo com a elaboração do livro sobre Logística. Os assuntos que têm sido debatidos têm grande interesse para o projecto, mas a discussão encontra-se dispersa pelas nossas páginas de discussão e pelos «Diálogos». Se estiverem de acordo, propunha-me a movimentar tudo para a página de discussão do índice do livro onde ficaria centralizada. Nesse caso, qualquer coisa que for movimentada a mais ou a menos poderá ser corrigida por qualquer um, a qualquer altura. Gostaria de fazer esta movimentação antes de responder à longa intervenção do Hélder, que muito agradeço e a que quero responder logo que possível.

Agradecendo, antecipadamente, a anuência de ambos, subscrevo-me.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 01h15min de 14 de Março de 2010 (UTC)

Predefinição:Organização

Olá! Tomei a liberdade de acrescentar algumas coisas à predefinição. Não sei se é importante a colocação daquilo. E a propósito, poderia dar sua opinião em Wikilivros:Votação dos melhores módulos? Agradeço já, Mário Júnior (Discussão) 00h37min de 31 de Março de 2010 (UTC)

Na verdade foi o seu bot que deixou a mensagem! Mário Júnior (Discussão) 01h26min de 31 de Março de 2010 (UTC)
Ver, por favor, a) Códigos vs classes, b) Apresentação e formatação e c) Códigos, classes e categorias.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 02h57min de 4 de Abril de 2010 (UTC)

Páginas inadequadas

Boa tarde Helder,

Não sei se perdi alguma coisa, mas onde ficou decidido que depois de 7 dias as páginas marcadas como inadequadas passariam a categoria "Elimininação rápida"? Isto não está de acordo com o que estava estabelecido pelas regras de eliminação. O processo de eliminação de páginas inadequadas pede que seja feito o registro da eliminação, enquanto que as páginas com {{ER}} não são registradas.

Acho que seria melhor, neste caso, criar uma categoria a parte, como "Páginas inadequadas com prazo de permanência expirado" ou coisa do gênero. Da forma que está, pode induzir ao erro quando na eliminação de uma ou outra e, por acidente, não for registrada uma página marcada como inadequada. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 16h12min de 7 de Abril de 2010 (UTC)

Olá,
Sobre o sublinhado em verde na afirmação abaixo:

Até onde vi este tipo de registro manual de páginas que foram eliminadas por serem inadequadas é apenas uma duplicação (manual) do trabalho que o MediaWiki já faz (automaticamente) no seu log, Especial:Registro/delete , sendo portanto desnecessário. Podemos deixar aquela página de arquivo apenas para as discussões sobre as páginas propostas para eliminação? Helder (Discussão) 20h28min de 7 de Abril de 2010 (UTC)

É uma afirmação muito contundente, para quem não conhece todo o processo que resultou na exigência colocada na regra. Por isso, vou lhe explicar qual a utilidade do registro:
Embora não pareça, é bastante complicado achar um registro de eliminação no log do sistema quando não se sabe exatamente quando foi efetuada a eliminação. O registro torna-se muito poluído com o tempo... Acontece que, se alguém vier a reclamar de injustiça na eliminação de determinado módulo, teremos que vasculhar o registro para buscar a página e resgatar o histórico para avaliação.
Ainda tinhamos pensado em colocar mais informação do que o nome do módulo e a data na página de registro, mas vimos que apenas o nome seria suficiente, já que existe o log de eliminação que possibilitaria resgatar a página e seu histórico. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 16h00min de 8 de Abril de 2010 (UTC)
Olá,
Citação: você escreveu: «Em que o registro extra que é feito manualmente facilita este processo? (eu realmente não percebi e nem quiz parecer exagerado, pois realmente tenho a sensação que o log fornece bem mais informações do que a lista de nomes...)»
.
Bom, desculpe a minha imprecisão, pois realmente estou acostumado a não detalhar tanto, principalmente quando, na minha opinião, a dedução é bastante intuitiva. Mas, vamos detalhar o processo:
  • Primeiro você vai até a página de registro "manual", que tem bem menos registros que o log, e busca a página que teria sido excluída. Neste momento, você obtém a data de exclusão. Com a informação da data de exclusão, você vai até o log de eliminação, buscando inicialmente a data, encontrando-a você terá, em média, apenas 6 páginas para procurar o nome. Entendeu?
Nada tão engenhoso, mas é uma coisa que facilita bastante a nossa vida. Entretanto, se existe algum meio melhor para fazer isso, você pode me informar e podemos pensar em encontrar um processo mais eficiente. É sempre bom ver se dá pra melhorar as coisas para facilitar nosso trabalho.

--Marcos A. N. de Moura (Discussão) 15h54min de 9 de Abril de 2010 (UTC)

Oooops, desculpe a demora... Estava meio enrolado com outras questões por aqui. Mas, continuando com as idéias: achei excelente a sua:
Citação: você escreveu: «A propósito, chegou a conhecer o Gadget "Filtro de para listas " que importei para o Wikilivros? Ele facilita a busca no registro de eliminação do MediaWiki (e em várias outras páginas especiais feitas de listas <li>).»
Você sempre me surpreende... Wink.png
Você acha que podemos usar o filtro e uma espécie de categoria para páginas inadequadas com prazo expirado para facilitar o monitoramento destas páginas? --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 16h01min de 12 de Abril de 2010 (UTC)

OpenOffice

Kra, eu me matando para achar coisas decentes sobre o OpenOffice.org BASIC, e você quietinho no seu canto, sabendo fazer magia negra e feitiçaria: Teoria de números/10000 primos. Albmont (Discussão) 22h54min de 9 de Abril de 2010 (UTC)

Re: Cálculo

Que legal...

Ue! Como é que selecionam o material para ser incluído no scribd? Você sabe?

Bom, agora faltou ter sido a versão atual, pois infelizmente não tive tempo de fazer o mesmo que fiz da primeira vez, quando baixei módulo por módulo e ajustei no OpenOffice.org pra transformar em PDF. Tentei usar aquela ferramenta de criação automática, mas ela não funciona muito bem. Pra fazer o mesmo que fiz da primeira vez, não dá pra mim neste momento de "rush" em que vivo atualmente. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 15h45min de 13 de Abril de 2010 (UTC)

Bom, já que cheguei mais cedo da aula, resolvi fuçar as coisas. Na verdade fiquei com receio de bagunçar o seu script, por isso fiz uma cópia pra mexer.
Ainda estou vendo como o negócio funciona... --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 00h42min de 14 de Abril de 2010 (UTC)
Ok!
Se eu encontrar algo interessante para melhorar eu te aviso... --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 01h06min de 14 de Abril de 2010 (UTC)
Não sei se está funcionando bem, mas ele formatou muita coisa corretamente. É normal ele não lidar corretamente com imagens neste estágio que está desenvolvido ? --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 16h04min de 14 de Abril de 2010 (UTC)
Eu testei a capa do primeiro livro de cálculo e ficou assim. Ele transformou a imagem em um link, não traduziu a tabela e não reconheceu as tags HTML. Curiosamente, parece que também não coloca o
\begin{itemize} \end{itemize}
nas listas. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 15h49min de 15 de Abril de 2010 (UTC)
Bom, certamente é um facilitador, para funcionar tudo 100% só precisa de amadurecimento do código, a idéia já está aí para ser aprimorada. O maior benefício é a qualidade visual do livro depois de compilado. No estágio atual já facilita muita coisa, mas ainda teremos que automatizar mais tarefas para que ele fique próximo do ideal.
Para inserir imagens, temos um conjunto de requisitos: Inicialmente selecionamos o pacote
\usepackage[pdftex]{color,graphicx}
, depois inserimos no início do documento
\DeclareGraphicsExtensions{.jpg,.pdf,.mps,.png}
, agora insere-se a imagem:
             \begin{figure}[ht]
             \includegraphics[opções]{nome_do_arquivo_da_imagem}
             \end{figure}
Isto traz um pequeno complicador para automatizar este processo completamente, que acho que não tem solução. O problema é que colocar o código é simples, mas o autor terá que baixar as imagens diretamente do projeto para que possa compilar o texto. Para facilitar, o script pode fornecer links no início da página de conversão para todas as imagens usadas pelo módulo. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 15h56min de 16 de Abril de 2010 (UTC)

Fórmula do n-ésimo primo

Qualquer dia pego aquele script e coloco para calcular (em vez de inputar) a fórmula do maior primo, ver Número primo. Albmont (Discussão) 21h45min de 14 de Abril de 2010 (UTC)

Visual Basic: dúvida

Eu estou pensando em fazer uma linha paralela aos livros de OpenOffice.org/Macro, mas para macros da Micro$oft. Só que como já foram criados (acho que fui eu mesmo que fiz...) os livros Visual Basic e Microsoft Office, não sei ao certo qual seria a melhor estrutura.

As opções são:

Você tem alguma ideia? Albmont (Discussão) 13h50min de 16 de Abril de 2010 (UTC)

Blender 3D - novos títulos

Olá Helder, eu particularmente não gostei dessa mudança, e achei que os outros títulos iam seguir o exemplo do N2P...

Pra mim seria melhor se ficassem assim (ao lado coloquei o que acredito que cada livro deveria abordar)

Blender 3D: Guia de sobrevivência -> guia de referencias rápidas Blender 3D: Noob to Pro -> tutorias do mais básico ao mais avancado (até a capa eu já imaginei pra ele...) Blender 3D: Animação de personagens -> animacao mais básica a mais avançada (mais detalhada que no N2P) Blender 3D: Manual (completo) -> A função, posição, parâmetros, opções e detalhes de cada ítem do software

Na minha opinião, essa formatação é mais objetiva.

Só nâo sei se ficaria de acordo com os padrões do wiki...

Mas, eu sou apenas um colaborador, e não decido nada. :) — o usuário Marcusmonteiro (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Bloqueio de vândalo

Gostaria de pedir o bloqueio do vândalo 201.57.85.250, que espalhou spam de (provavelmente) sua página pessoal em vários artigos sobre programação. Vide, por exemplo, isto, repetido várias vezes em várias outras páginas. Albmont (Discussão) 20h44min de 16 de Abril de 2010 (UTC)

PS: claro que o melhor seria bloquear todo o wikilivros contra edições por IPs, mas isso ainda é utópico. Albmont (Discussão) 20h44min de 16 de Abril de 2010 (UTC)
Continua o mesmo vandalismo, agora com o IP 187.90.91.1. Albmont (Discussão) 12h58min de 26 de Abril de 2010 (UTC)

Sugestões

Olá Helder! Por favor, olhe as sugestões que fiz na discussão de Marcos Antônio Nunes de Moura (aqui). Cumprs. Łυαη fala! 17h46min de 18 de Abril de 2010 (UTC)

Eu não entendo nada de neerlandês. Para fazer a tradução, ao meu ver, precisa de alguém que saiba alguma coisa do idioma. Eu apenas indiquei o livro, pois me parece muito interessante, é sobre geografia/cartografia e está completo. Se houvesse alguém que pudesse fazer a tradução, seria uma boa colaboração para o projeto. Ah, quando falei com Marcos eu não encontrei uma, há aqui uma página para pedidos [de livros/módulos novos ou de tradução]? Łυαη fala! 19h17min de 18 de Abril de 2010 (UTC)

Só pra não te assustares...

Andei tendo um tempinho e consegui atualizar meus bots :D, estou retornando a utilizar eles, se quiseres depois me falar o que precisa que seja feito me avise, assim conforme a disponibilidade vou atendendo. E só pra não te assustares coloquei a garota pra dar update nos novos usuários, e vou aproveitar e assim que terminar essa msg pedir a flag pra ela, assim ela não faz flood como está fazendo hehehe. Seria interessante que depois desse uma lida no manual dela assim ficas sabendo como ela funfa. Abraços ---- @lestaty discuţie 05h30min de 21 de Abril de 2010 (UTC)

Criando PDFs

Olá Helder,

Estive dando uma olhada no que tem na web para transformar wiki em PDF e me deparei com o Javalatex. Achei que é bem promissor, ele baixa o livro todo, junto com as imagens, depois transforma todas os módulos em Latex. Ainda tem uns problemas com predefinições e imagens, além disso algumas coisas foram feitas pensando no projeto em Polonês. Se eu tivesse tempo, até que dava pra incrementar o negócio para funcionar com os livros do wikilivros. Baixei o livro de cálculo (volume 1), mas tem um monte de detalhes para ajustar. Apesar disso acho que vai dar para ter uma versão mais atual do PDF. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 15h51min de 22 de Abril de 2010 (UTC)

Re: volta

Obrigado Helder,

Vou tentar ajudar, mas a princípio o foco ficará com as edições do livro. Estou tentando trazer alguns colegas para participarem também. Abraços! Felipe Araldi (Discussão) 17h19min de 25 de Abril de 2010 (UTC)

Acho que deu certo...

Olha... não tenho tempo pra falar... mas dá uma olhada nessas páginas para ver se entende minha ideia... depois tu me diz o que acha:

PS:Deu certo nos meus testes.... se der realmente certo... então é uma boa e simples ideia né?... (falta só mover a lista para uma página separada) Pergunta: isso resolve o problema de velocidade né? --Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 12h48min de 26 de Abril de 2010 (UTC)

Re: Robô

Boa tarde Helder,

A respeito de sua solicitação. Yes check.svg Feito --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 16h06min de 28 de Abril de 2010 (UTC)

RE: Lista de capítulos

Cara... também pensei nisso do limite... mas deve ser bastante (lembra da predef loop) sobre uma unica lista, eu tentei mas não consegui... no entanto as duas listas já são iguais, isso já é um bom começo(pensei no subst: talvez, mas não gosto muito da ideia)... A proposito, {{EXISTSUBPAGENAME}} não faz o mesmo que {{NOMEDOCAPÍTULO}}? Vou te que sair agora amanhã vai estar ON ?--Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 17h58min de 1 de Maio de 2010 (UTC)

Quickly

Cara pode entrar no gtalk? é que tow com tanta coisa na cabeça que não daria pra escrever de um única vez-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 13h15min de 2 de Maio de 2010 (UTC)

Tag java

Olá Helder, como vai o doutorado? Espero que bem. Então, estou aqui para saber se existe algum problema em escrever exemplos de código java usando a tag source lang="java", pois dessa forma os exemplos ficarão parecidos com um verdadeiro código java, ao invés de:

  //Bloco de comandos

Ficarão assim:

 public class Exemplo_Bonito
{
    System.out.printfln "Tá vendo a diferença!"\n);
    }
}

jOnas_agx (Discussão) 18h46min de 3 de Maio de 2010 (UTC)

Fusão e eliminação de contas

Minha filha, de novo, esqueceu a senha dela, e criou uma terceira conta. Será que dá para fundir as contas Usuário:Natalia.2107 e Usuário:Nataliamalheiros em Usuário:Nataliamonteiro, e apagar as duas primeiras contas (Nat.2107 e Nataliamalheiros)? Albmont (Discussão) 12h58min de 4 de Maio de 2010 (UTC)

Enc: fusão e eliminação de contas

Bom dia Helder,

Poderei ajudar assim que me indique a forma de fazer isso, pois até agora nunca fiz fusões. Não sei como se faz uma fusão de contas como foi solicitado... Por isso, lhe peço que me explique como posso fazer isso.

Também devo lhe comunicar que, infelizmente, estou em repouso: licença médica. Tive uma crise de estresse e o médico me afastou por alguns dias do trabalho.

--Marcos A. N. de Moura (Discussão) 14h10min de 6 de Maio de 2010 (UTC)

Eu também não tenho a mínima ideia de como se faz isso. Acho que na Wikipedia fazem renomeações de contas, e quando houve a unificação das contas entre os projetos andaram fundindo. Bom, deixem para lá então, não é fatal as duas contas-fantasma. Albmont (Discussão) 15h31min de 6 de Maio de 2010 (UTC)

Nova versão de PDF

Olá Helder,

É com muita satisfação que gostaria de lhe comunicar que já está disponível a nova versão do livro Cálculo (Volume 1) em PDF. Não pude me conformar em deixar o PDF desatualizado, privando-o de todas as melhorias que você introduziu no livro do projeto desde a criação da versão em PDF. Agora a versão em PDF está sincronizada com a do projeto. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 21h35min de 15 de Maio de 2010 (UTC)

O terrível legado do ASCII... Isto é o que causa a confusão. Via de regra, os usuários não sabem que não é uma boa idéia salvar nomes de arquivo com acentos, visto que, quando o sistema de arquivos não comporta códigos do número 128 em diante (8 bits), ou não comporta unicode, pode fazer com que o mesmo não possa ser acessado. Principalmente hoje que quase tudo aparece acentuado. Espaços no nome de arquivo também pode ser problemático para alguns sistemas. --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 23h22min de 16 de Maio de 2010 (UTC)
Tens razão, talvez eu seja um paranóico da velha guarda da informática. Pode ser que isso não seja um problema real hoje em dia. Bom, se quiseres podes renomear o arquivo Wink.png --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 23h44min de 16 de Maio de 2010 (UTC)

Wikipédia -> Wikilivros

Oi, tudo bem?

Na sequência da tua intervenção neste tópico lá na Wikipédia, existe mais algum desenvolvimento? Sou sysop por lá e posso ajudar com todo o tipo de operações administrativas que sejam necessárias. Abs, EuTugamsg 15h07min de 28 de Maio de 2010 (UTC)

Na minha opinião, comentar na página de discussão não vale de muito, pois a não ser que alguém vigie a página vai quase de certeza passar despercebido. Temos uma predefinição para pôr no topo do artigo: {{movidolivros|nome do módulo em um livro do Wikilivros}}. A partir daí a página fica numa categoria própria e eventualmente será atendida.
Lá na Wikipédia disseste também que pretendias conferir as receitas do Livro de receitas, pois muitas vieram cá parar por CTRL+C CTRL+V. Desconfio que muitos dos históricos que pretendes já devem ter sido eliminados na Wikipédia. Tens alguma lista? Eu posso recuperá-los sem problema, mas é preciso uma lista dos artigos de cá para conseguir encontrá-los lá. EuTugamsg 18h36min de 28 de Maio de 2010 (UTC)
Óptimo, eu vou tratar de arrumar essas. Quanto à tal lista de receitas, se e quando a fizeres podes falar directamente comigo que eu trato do assunto lá. Abs, EuTugamsg 19h04min de 28 de Maio de 2010 (UTC)

Índice da GIEST

Olá, Helder!
Muito obrigado pela nova versão que você deu ao índice da Gramática Inglesa Estrutural. Agora ele está mais direto ao ponto, sem repetições. Bota "melhorou" nisso. Não me agradava algo nesse índice, e pretendia te pedir sugestão de como melhorá-lo futuramente. Parabéns, você me antecipou;
Quanto à falta de estética ("poluição visual") das respectivas subcategorias e categorias da GIEST, seria possível eliminar a menção "Gramática Inglesa Estrutural GIEST" dos nomes de cada módulo?. Por exemplo, o módulo "Gramática Inglesa Estrutural GIEST/Adjetivos Posição Número e Gênero GIEST" passaria a chamar "Adjetivos Posição Número e Gênero (GIEST)"?. Desta forma, se possível, a leitura das subcategorias e categorias ficariam facilitadas e mais diretas;
No caso, acho útil manter a sigla GIEST entre parênteses (assim é melhor), para fins de evitar-se eventuais módulos de nomes homônimos que não seriam partes integrantes da GIEST. Talvez seja melhor a gente definir esse aspecto da questão, antes de o nome da GIEST ser renomeado para iniciais minúsculas. Fico no aguardo de suas sugestões, às quais também sou sempre aberto. Obrigadíssimo, Waltter Manoel da Silva wkli (Discussão) 15h58min de 2 de Junho de 2010 (UTC)

Nomes de módulos e poluição visual de categorias da GIEST

Oi, Helder,
Quanto aos nomes dos módulos, vou fazer então, daqui pra frente, como recomendado por você. E já que o nome da obra precede o nome do artigo, não vejo então necessidade para continuar a incluir a sigla GIEST nos títulos;
Gostei também da sua ideia do script para exibições de nomes de módulos nas categorias e subcategorias sem as repetições do nome da obra. Logo que puder, favor me ensinar;
Enfim, agradeço pela sua atenção, sempre bem-vinda. Também sou pela difusão máxima do conhecimento humano de forma gratuita, com o intuito de fazer a humanidade progredir da melhor maneira possível. E nos projetos da Wikimedia Foundation, vale mais do que o nunca o ditado de que "A união faz a força". Waltter Manoel da Silva wkli (Discussão) 13h08min de 4 de Junho de 2010 (UTC)

Re: Mais uma novidade

Olá Helder,

Estou ainda sem poder acessar com muita frequência nesta minha fase de recuperação. De qualquer maneira, acho que estas ferramentas de conversão para PDF tendem a se tornar coisas comuns em breve. Não sou nada familiarizado com phyton, mas é uma opção... Desde que não dê nenhum probleminha de configuração quando que tiver que usar, ou do contrário a coisa fica feia. Confused.png --Marcos A. N. de Moura (Discussão) 16h11min de 8 de Junho de 2010 (UTC)

Hein? Oo

O que entende por "quebrar"? a intenção desse código era categorizar submódulos sem precisar inserir categorias em cada página (como aqui), Sabe não vejo porque estar batendo o pé... isso é a única coisa que faz o AutoNav funcionar no guia foca, (alias sua versão protegida do autonav não funciona no guia) quanto ao desperdício... de onde tirou tal informação? pelo que entendi (do que eu mesmo escrevi) é que o {{EXISTBASEPAGENAME}} pergunta se o diretório base existe e caso não exista ele pergunta se o próximo exite e assim por diante

ou seja:

em um diretório "A/B" com uma única pergunta ele descobriria que o diretório base existente é o "A", já num diretório "A/B/C" em que só o que existe é o "A" primeiro ele perguntaria se o A/B existe e depois se o "A" exite e descobrindo que sim não terminaria o resto da sequencia de perguntas visto que já conseguiu uma resposta, sendo assim ele só gastaria mais tempo em casos específicos em que os nomes tivessem barras, no entanto caso seja inserido no diretório raiz do livro (equivalente ao {{NOMEDOLIVRO}}) percebendo que não é possível subir mais nenhum diretório ele testará até que o testes se esgotem e ele exiba o {{BASEPAGENAME}}... aí sim haverá um desperdício no entanto isso se resolve com o código {{#ifexist:{{BASEPAGENAME}}|{{BASEPAGENAME}}|{{EXISTBASEPAGENAME}} }} (que só exibe a variável no caso da página base não existir de fato e mesmo se estiver na página raiz ela não vai ser chamada pois tal página existe) --Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h59min de 13 de Junho de 2010 (UTC)

Olha só... para exemplificar melhor olha o que eu fiz:
Perceba que nessas páginas onde não existem barras nos nomes as predefinições sequer são chamada [5] [6] já nessa em que há necessidade [7] as predefinição são chamadas(como esperado), supostamente diminuindo o desempenho apenas da página que necessita delas
PS:Removi o {{AutoCat}} temporariamente para que pudesse perceber a diferença (do AutoNav)
--Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 15h33min de 13 de Junho de 2010 (UTC)

GIEST. Novos nomes dos artigos. Pergunta do Waltter.

Pergunto se para renomear os nomes dos artigos da Gramática Estrutural Inglesa, eu terei simplesmente de mover cada artigo, um a um, de acordo com os dois exemplos a seguir, já com os novos nomes (não sendo incluídos, naturamente os números 001 etc):

  • 001. Gramática inglesa estrutural/Pronomes pessoais retos
  • 008. Gramática inglesa estrutural/Substantivos plural dos substantivos

Note-se que acho melhor que cada nome de arquivo comece com o nome da classe gramatical respectiva (exemplo: Gramática inglesa estrutural/Substantivos plural dos substantivos), mesmo que de forma repetitiva, para fins de listagem automática das categorias agrupada por classes de palavras idênticas. Para efeito do índice em si, de fato é melhor sua idéia de usar barras verticais para eliminar repetições nos títulos (no exemplo acima, visualmente o título fica como "Plural dos substantivos";

Fico no aguardo de sua resposta, a fim de que eu possa renomear todos os títulos, e poder, em seguida, dar continuidade a publicações de novos artigos (módulos). Quanto ao seu script, a gente conversa depois de realizadas todas as renomeações dos títulos, mas adianto que não entendi nada a respeito: sou um leigo em programação. Obrigado, Waltter Manoel da Silva wkli (Discussão) 15h16min de 16 de Junho de 2010 (UTC)

Resposta

Achei uma ótima ideia utilizar o conversor, acho que há apenas uma coisa a acrescentar, já deixar as palavras no acordo ortográfico de 1990. Exemplo (retirado de w:Wikipedia Discussão:Esplanada/propostas/Conversor de idiomas (para as variantes do Português) (30mai2010)):

  • género/gênero e todas as com diferente acentuação
  • secção/seção
  • mil milhões/bilhões
  • utilizador/usuário
  • canadiano/canadense
  • israelita/israelense
  • húmido/úmido
  • golo/gol

Pois, a partir de 2014 (em Portugal) não existirá húmido e nem secção - no Brasil nunca existiram apesar de vermos em antigos textos da época do português arcaico, húmido. Acho que quando algum usuário edita uma página, poderia aparecer escrito esta página respeita as normas do acordo ortográfico de 1990 ou algo semelhante, logo não sendo necessário deixar as duas formas (antiga e a do acrdo, como sugeristes em Resumo dos pontos negativos em w:Esplanada/propostas/Conversor de idiomas (para as variantes do Português) (30mai2010). Mário Júnior (Discussão) 23h16min de 17 de Junho de 2010 (UTC)

Pode sim, e acho a proposta boa, agora só resta saber se os portugueses concordam. Mário Júnior (Discussão) 19h06min de 18 de Junho de 2010 (UTC)
Ah, estava lendo a página de discussão, não sei se já leste mas, não concordas que é um absurdo portugueses e brasileiros brigarem por causa da língua? Mário Júnior (Discussão) 19h18min de 18 de Junho de 2010 (UTC)

Wikilivros do Erico

Obrigado pelo feedback, Helder. Vou me esforçar para aprofundar mais o conteúdo dos wikilivros.Erico (Discussão) 21h11min de 18 de Junho de 2010 (UTC)

Bot

Oi Helder, dá para rodar o bot para identificar (e desfazer?) edições passadas como essa? É que as páginas especiais não são atualizadas desde 16 de outubro de 2009... Que acha? - Jota (Discussão) 14h46min de 19 de Junho de 2010 (UTC)