Wikilivros Discussão:Biblioteca/Classificação Decimal de Dewey

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Apresentação e formatação

Não vejo a necessidade de reproduzir os códigos da classificação que aqui parecem não ter qualquer utilidade.

Outra questão é a utilização de maiúsculas e minúsculas. A listagem devia ser:

  • Generalidades
  • Filosofia
  • Religião
  • Ciências sociais
  • Línguas
  • Ciências puras
  • Ciências aplicadas
  • Artes
  • Literatura
  • História e geografia

ou então:

  • Generalidades
  • Filosofia
  • Religião
  • Ciências Sociais
  • Línguas
  • Ciências Puras
  • Ciências Aplicadas
  • Artes
  • Literatura
  • História e Geografia

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 03h50min de 27 de Março de 2010 (UTC)

Humm... Eu acho o contrário: me parece importante manter os códigos aqui também para que os leitores/autores possam associar mentalmente a área ao código, e ter uma opção a mais (além das páginas Wikilivros:Classificação Decimal de Dewey/*, que aguardam tradução) para tomar como base ao decidir como classificar um livro segundo a CDD.
Quanto aos nomes propriamente ditos, onde for possível, será bom (aparentemente) usuar a Predefinição:CDD/Nome, na qual disponibilizei e podemos manter uma única lista de áreas e subáreas conforme a CDD. Helder 23h46min de 30 de Março de 2010 (UTC)
O que parece mais fácil de memorizar: língua portuguesa ou 400? Se o tema é de língua portuguesa isso já pode ser sabido e não suscitar grandes dúvidas. Agora se o tema é do código 400 (CDD), 8 (CDU) ou P (Biblioteca do Congresso), isso é um pouco mais complicado. Essas associações mentais não existem. Têm que ser adquiridas ou seja: dão trabalho. Já há muitos voluntários para fazerem esse trabalho?
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 03h14min de 4 de Abril de 2010 (UTC)
Poderia confirmar se entendi o seu ponto de vista: está sugerindo (?) que não devemos adotar mais do que um esquema de classificação por tema (CDD + CDU + BDC + ...), mas sim um único, que não precisa ser nenhum destes mais populares (nem os que constam nas tabelas cujos links espalhamos em algumas outras páginas de discussão), e em cujas categorias correspondentes sejam mencionados os códigos correspondentes às diversas classificações por tema existentes pelo mundo. É isso?
Até o momento eu estava pensando (e acho que o Raylton também) na criação de seções paralelas na biblioteca do Wikilivros, cada uma contendo um dos "N" esquemas de classificação por tema. Por isso pareceu necessário que os códigos de cada classificação (não só a CDD) fossem incluídos nos títulos da seção correspondente da biblioteca. Helder 11h50min de 5 de Abril de 2010 (UTC)
A minha opinião sobre os sistemas de classificação é a seguinte:
1) Sou a favor de se usarem as designações textuais das classes de todos os sistemas de classificação que alguém quiser implementar, desde que suportados por fontes fidedignas.
2) Por essa razão, sou contra a utilização de designações textuais de classes que não constem de nenhuma fonte fidedigna.
3) Sou contra a utilização dos códigos de qualquer classificação, pois representam um trabalho adicional, sem qualquer préstimo na «arrumação» dos Wikilivros em prateleiras. Como se vê, no exemplo acima, estão lá as classes todas e não se vê que falta lá fazem os códigos. Neste ambiente, é uma informação redundante e, por estar codificada, exige uma conversão, para a língua escrita e falada, para ser entendida.
Espero ter sido suficientemente claro, mas trata-se apenas da minha opinião.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
Vapmachado (Discussão) 18h54min de 5 de Abril de 2010 (UTC)

Altura das colunas

Parece que a lista de livros «sem CDD» está a «transbordar» no final.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão) 04h53min de 22 de Maio de 2010 (UTC)

humm... este é um probleminha técnico antigo... (tem mais detalhes nestes links)
Por hora, fiz um ajuste provisório na altura das duas colunas. Ainda não sei fazer com que a altura se ajuste adequadamente à quantidade de informação em cada um dos "divs", mas ate lá, basta atualizar aqueles mesmos 2 números (por tentativa e erro) para um valor que seja adequado. Helder 14h53min de 22 de Maio de 2010 (UTC)
A lista termina mesmo na letra «P»? Vapmachado (Discussão) 01h57min de 23 de Maio de 2010 (UTC)
Haha! Bem observado... as listas são limitadas a 200 itens (este é o mesmo limite que há nas páginas de cada categoria). Na prática, assim que a CDD da maioria dos livros estiver indicada, demorará até apareçam 200 livros em uma das categorias CDD. Quando isso acontecer, me parece que (mas preciso confirmar isso em um teste na caixa de areia) é só usar duas listas de até 200 itens e o sistema continuaria a funcionar... Caso perceba que eu esqueci de confirmar isso, tenha a bondade de me lembrar... Helder 14h11min de 23 de Maio de 2010 (UTC)
Confirmado Helder 14h17min de 23 de Maio de 2010 (UTC)
Pois , mas a lista de livros «sem CDD» continua a terminar na letra «P». É mesmo aí que termina? Vapmachado (Discussão) 22h59min de 28 de Maio de 2010 (UTC)
Tá bom, tá bom... está feito Helder 00h57min de 29 de Maio de 2010 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Wikilivros Discussão:Biblioteca/Classificação Decimal de Dewey/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos