FreeBSD Handbook/Administração/Configuração e Ajuste/Configuração Principal
11.3 Configuração Principal
O principal local para informações de configuração do sistema é o arquivo /etc/rc.conf. Ele contém uma grande quantidade de informações de configuração usadas na inicialização para configurar o sistema. Seu nome implica diretamente nisto: é a informação de configuração para os arquivos rc*.
Um administrador deve inserir entradas no arquivo rc.conf para sobrepor as configurações padrão de /etc/defaults/rc.conf. Os arquivos padrão não devem ser copiados para /etc , pois contém valores padrão, não exemplos. Todas mudanças de uma instalação específica devem ser feitas diretamente no arquivo /etc/rc.conf.
Uma variedade de estratégias podem ser aplicadas em clusters para separar configurações globais de sistema das configurações específicas com o intuito de diminuir a carga de administração. O procedimento recomendado é colocar configurações globais em outro arquivo, como /etc/rc.conf.site, e então chamar este arquivo em /etc/rc.conf, que possuirá apenas informações específicas daquela máquina.
Como o rc.conf é lido pelo sh(1) é simples fazer isto. Por exemplo:
- rc.conf:
. rc.conf.site hostname="node15.example.com" network_interfaces="fxp0 lo0" ifconfig_fxp0="inet 10.1.1.1"
- rc.conf.site:
defaultrouter="10.1.1.254" saver="daemon" blanktime="100"
O arquivo rc.conf.site pode ser distribuído para todos os sistemas usando-se rsync ou um programa similar, enquanto o arquivo rc.conf permanece único.
Atualizar o sistema usando o sysinstall(8) ou make world não sobrescreverá o arquivo rc.conf, assim a configuração de sistema não será perdida.