Organização das categorias (dos livros e dos temas)

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Organização das categorias (dos livros e dos temas)

Editado por 3 outros utilizadores.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Dando continuidade ao que foi comentado com o Mario Júnior, precisamos deixar clara a diferença entre os dois grandes grupos de categorias usadas no Wikilivros:

  1. As que agrupam módulos de um livro (e somente dele), para não misturá-los com os módulos de outro livro;
  2. As que servem para classificar os livros (como um todo) de acordo com áreas do conhecimento (temas).

Neste sentido, alguns dos passos que proponho são os seguintes:

  1. Renomear "Categoria:Todos os livros catalogados" para "Categoria:Livro": nela estará o índice de cada um dos livros, e somente eles (nenhuma categoria será colocada como subcategoria desta: tais categorias serão categorizadas conforme o próximo item)
  2. Criar a "Categoria:Categoria do livro": nenhum módulo será adicionado nesta categoria, pois ela reunirá todas as "categorias de livros", que são aquelas usadas apenas com o propósito de manter todos os módulos de um livro agrupados.
  3. Yes check.svg Feito Criar a "Predefinição:Categoria do livro" e marcar cada categoria que atualmente é usada para agrupar módulos de algum livro específico (mesmo que no momento esteja sendo usada também como "categoria do tema/área")
  4. Mover a "Predefinição:Classificação da categoria" para "Predefinição:Categoria do tema" (para deixar clara a existência dos dois tipos de categorias)
  5. Yes check.svg Feito Ajustar a {{AutoCat}} para que coloque cada livro na [[:Categoria:Livro/<nome dolivro>]]. Esta categoria será categorizada com Categoria:Categoria do livro (usando {{Categoria do livro}}) e conterá todos os módulos do livro "<nome do livro>".
    1. Se o livro "<nome do livro>" for dividido em subcapítulos por ser muito grande, podem ser criadas categorias do tipo [[:Categoria:Livro/<nome dolivro>/<nome do capítulo>]], contendo somente as páginas do livro que fazem parte do capítulo "<nome do livro>/<nome do capítulo>"
    2. Uma vez que na "Categoria:Livro/<nome do livro>" o título "<nome do livro>" pode ser obtido pela palavra mágica {{SUBPAGENAME}}, ela será usada na predefinição {{Categoria do livro}}, para continuar oferecendo links específicos sobre aquele livro (Índice, Versão para impressão, Coleção, PDF, ODF, etc...).
      1. Obs: Isto não seria possível se usássemos categorias com nomes do tipo "<nome do livro> (livro)" para cada livro, pois não há funções do MediaWiki para eliminar o trecho que está entre parentesis de modo a obter o nome do livro a partir do título, conforme bugzilla:7264
  6. Yes check.svg Feito Mover o código "Categoria:Todos os livros catalogados" da {{Ficha do livro}} para a {{AutoCat}}, pois é esta última que faz a categorização do livro. A ficha do livo será usada para as informações relacionadas ao tema, publico alvo, etapa de desenvolvimento e o nível educacional esperado do público alvo.
  7. Yes check.svg Feito Mover (possivelmente de forma robótica, usando o pywikipediabot) o histórico de edições de cada "Categoria:<nome do livro>" para o título "Categoria:Livro/<nome do livro>", quando tal categoria for de fato a categoria do livro correspondente (isto é, se for afluente da {{Categoria do livro}})
    1. Yes check.svg Feito Remover a marcação {{Classificação da categoria}} daquelas poucas que já haviam sido classificadas e que tinham dupla finalidade até agora.
  8. Yes check.svg Feito Terminar de adicionar a marcação {{Classificação da categoria}} nas categorias dos temas existentes (mesmo que ainda não exista uma subpágina da Predefinição:Tema com a informação necessária. Isso coloca a categoria de cada tema não classificado na Categoria:Temas sem classificação completa, para que possamos identificar facilmente quais ainda precisam ser classificadas;
  9. Continuar a criação das subpáginas da Predefinição:Tema com a classificação de cada tema conforme os diferentes esquemas de classificação (CDD, CDU, UNESCO, etc...). As instruções para isso estão na documentação da própria predefinição.
  10. Tirar vantagem do fato de que (depois da separação entre os tipos de categorias) "as categorias que agrupam os livros de determinado tema não incluem módulos de nenhum livro" para finalmente colocar listas dinâmicas também na Wikilivros:Biblioteca (que atualmente é a única seção da mesma que ainda precisa ficar sendo atualizada manualmente)
    1. Obs: Atualmente isto não tem como ser feito pois as listas dinâmicas baseadas nas categorias das áreas existentes incluiriam não apenas livros, mas também os módulos dos livros na biblioteca (que deve listar somente os livros)

Uma vez feita a separação de forma consistente entre os dois tipos de categorias:

  1. A lista de categorias que aparece no rodapé do índice de cada livro permanecerá com nomes "limpos" das áreas do conhecimento (não tomando formas do tipo "Matemática (tema)", "Psicologia (tema)", etc...), enquanto o rodapé dos módulos de cada livro trarão uma indicação de que cada um faz parte de um livro, isto é, conterá "Livro/<nome do livro>" (por exemplo, "Livro/Matemática").
  2. A organização da biblioteca terá (depois de automatizada) uma estrutura de áreas e subáreas consistente com o esquema de categorias (qualquer que seja o esquema adotado), livrando-nos da missão impossível de manter atualizados e coerentes os dois sistemas de classificação;
  3. O agrupamento dos módulos de cada livro continuará simples como antes: o código {{AutoCat}} colocará cada página na categoria de seu livro (como já acontece).
  4. Ficará fácil fazer uso de predefinições para adicionar informações e links específicos nas páginas das categorias, conforme o seu tipo:
    1. Nas categorias que reúnem módulos de um livro será possível manter links úteis para aquele livro em particular (mas que são inúteis no contexto de uma categoria de classificação). Alguns exemplos de links podem ser vistos na Categoria:Breve introdução à computação quântica. A inclusão dos links (Índice, Versão para impressão, Coleção, PDF e ODF) é feita automaticamente pela predefinição {{Categoria do wikilivro}};
    2. Nas categorias de classificação, é útil oferecer outro tipo de dados, como por exemplo as classificações adicionais (CDD, CDU, etc...) através da {{Classificação da categoria}}.
Helder13h21min de 1 de setembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Quê?! =S Careço de demonstrações...

Jota (Discussão)16h34min de 2 de setembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Pode ser mais específico? Demonstrações de que?

Helder (Discussão)17h14min de 2 de setembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Exemplos de como isso iria funcionar.

Jota17h20min de 2 de setembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

O seu "isso" ficou muito abrangente... =/

Para os editores não muda praticamente nada: não vão precisar mais ficar atualizando a biblioteca, e continuarão categorizando os módulos com {{AutoCat}}

Por exemplo, atualmente existe um livro chamado "Topologia". Mas "Topologia" também é o nome de uma grande área do conhecimento que é subárea da matemática (correspondente à CDU 515.1). Então passará a existir a Categoria:Livro/Topologia (na qual estarão as páginas do livro) e a Categoria:Topologia, que terá o índice do livro "Topologia" (mas não terá módulos do livro), e dos demais livros que se enquadrarem neste tema (por exemplo "Introdução à Topologia Algébrica", "Fundamentos da Topologia Diferencial", etc... [que no momento não existem]).

Helder (Discussão)17h48min de 2 de setembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

É uma forma de resolver aquela nossa velha ambiguidade de ter livros com o nome da categoria.

Bom, não que eu tenha sugestão melhor, mas: algum motivo para ser "Categoria:Livro/Topologia"?

Jota (Discussão)17h52min de 2 de setembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Exatamente!

A outra possibilidade que eu havia considerado era a forma "Topologia (livro)", mas desisti por causa do item 5.2.1: dado um título do tipo "Categoria:Nome (livro)", não há qualquer recurso do MediaWiki que permita obter "Nome". Como isso é bastante desejável para criar as predefinições, a opção mais viável foi a barra, pois neste caso "{{SUBPAGENAME}}" fornecerá exatamente o que precisamos.

Helder (Discussão)17h59min de 2 de setembro de 2010
 
 
 
 
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Depois de mais de dois meses sem novos comentários, continua a questão: já podem ser feitas as movimentações das páginas?

Helder17h32min de 13 de novembro de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Concordo com tudo, e, por mim, já poderiam ter começado as movimentações.

Mário Júnior (Discussão)14h52min de 16 de novembro de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Já tinha passado por aqui. Já tinha visto que isto tinha muito que se lhe diga. Fiquei à espera que houvesse outros comentários. Sem querer ser desmancha prazeres, ainda que receie estar a fazer esse papel, aqui vai, o mais sucintamente possível. Trata-se apenas de sugestões para consideração como alternativas às que foram proposta, para que se possa reflectir se as mudanças são mesmo as que devem ser feitas:

  1. Categoria:Todos os livros catalogados => Categoria:Índices (atendendo a que é isso que lá «está»)
  2. Categoria:Categoria do livro => Categoria:Temas (atendendo a que é isso que lá vai estar)
  3. Predefinição:Categoria do livro (o que existe é Predefinição:Categoria do wikilivro) => Predefinição:Módulos do livro ou Predefinição:Capítulos do livro ou Predefinição:Páginas do livro
  4. Predefinição:Classificação da categoria => Predefinição:Temas
  5. Ajustar a {{AutoCat}} para que coloque cada livro na [[:Categoria:Índices/<nome dolivro>]]. Esta categoria será categorizada com Categoria:Temas (usando {{Módulos do livro}}) e conterá todos os módulos do livro "<nome do livro>".
    1. Ajustar de acordo com o que está acima
    2. Idem
  6. OK
  7. Ajustar de acordo com o que está acima
  8. Terminar de adicionar a marcação {{Temas}} nas categorias dos temas existentes (mesmo que ainda não exista uma subpágina da {{Predefinição:Classificação}} com a informação necessária. Isso coloca a categoria de cada tema não classificado na {{Categoria:Temas sem classificação completa}}, para que possamos identificar facilmente quais ainda precisam ser classificadas
  9. Continuar a criação das subpáginas da {{Predefinição:Classificação}} com a classificação de cada tema [...]
  10. OK

No final:

  1. {{Categoria do wikilivro}} (aqui já está a designação actual) => Predefinição:Módulos do livro ou Predefinição:Capítulos do livro ou Predefinição:Páginas do livro (como acima)
  2. {{Classificação da categoria}} => Predefinição:Temas (como acima)

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)04h39min de 20 de novembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Não tenho colocações por hora mais acho que uma mudança nesse sentido faria bem, tanto a proposta do Helder quanto a do Virgílio parecem adequadas...

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D17h17min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

1) Tenho leve preferência por "Todos os livros catalogados" em vez de "Índices" pois o primeiro nome parece refletir melhor a realidade: uma vez que costumam haver "índices não catalogados", tal categoria fornece exatamente a lista daqueles que já estão catalogados e permite-nos obter a "lista dos não-catalogados" (no AWB por exemplo, para manutenção), fazendo a diferença entre a lista de "Todos os livros catalogados" e das "páginas cujo título não contém pelo menos uma barra". Também não tenho preferência quanto a ser "índice" ou "livro" (pois para os fins de categorização dos livros, cada livro é "identificado" com seu índice e "representado" por ele nas listas automáticas resultantes da categorização), mas prefiro que haja a propriedade de "estar catalogado" seja indicada de alguma forma. Seria suficiente chamar a categoria de "Índices" e informar em sua página de descrição o tipo de página que ela reúne (isto é, páginas de índice nas quais alguém já adicionou as predefinições básicas)?

Edit: Me parece que sua intenção é que a categoria de cada livro seja uma "subpágina" de uma categoria principal (no caso "Índices"). Eu ia sugerir Categoria:Livros, mas ela foi criada para guardar as páginas "Wikilivros:Livros/..." e "Usuário:.../Livros/..." criadas por meio da Especial:Livro (tais páginas eram chamadas inicialmente de "cole[c]ções" mas agora são "livros"). O problema é que tanto a página Wikilivros:Livros/Otimização quanto a Otimização podem ser interpretadas como sendo um "índice" e como sendo um "livro"... Talvez a categoria "das coleções" devesse ter um nome mais específico. Na Wikipédia passou a ser "w:en:Category:Wikipedia books", no Wikibooks chama-se "en:Category:Collections" mesmo.

Esse excesso de terminologias confusas me incomoda faz tempo. Vejam por exemplo os tópicos "PDFs e coleções" e "Confusão na terminologia, coleções, etc...".

A Wikipédia também tem um espaço nominal Book: só para este tipo de páginas. Acredito que é útil (a Wikiversidade inglesa está considerando a sua criação), então fiz a proposta no tópico onde estamos falando especificamente sobre o recurso.

Helder19h43min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

2) Symbol oppose vote.svg Discordo de chamar de "Categoria:Temas" a categoria que reunirá única e exclusivamente "aquelas páginas do domínio categoria cujo propósito é agrupar as páginas do livro correspondente e não misturá-las com as de outro livro". Em vez disso, eu considero "Categoria:Temas" o nome mais intuitivo e adequado para reunir as "categorias dos temas" (entre as quais estão "Categoria:Economia", "Categoria:Direito", etc...). Atualmente, existe a "Categoria:Principal", que incorpora apenas algumas das categorias dos temas. Minha sugestão é que a "Categoria:Temas" seja criada para reunir "(as categorias de) todos os temas" (coisa que a "principal" não faz, pois seu objetivo era ser o topo da rede de categorias do projeto), e não que seja o lugar para "todas categorias dos livros" como sugeriu.

Helder19h45min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

3) Por aqui "livro" e "wikilivro" são praticamente sinônimos, mas como "wikilivro" é um termo que nem todos conhecem (principalmente leitores e novos participantes, isto é, a maior parte ;-) ), Symbol support vote.svg Concordo em mudar o nome da predefinição (mantendo redirecimento a partir do nome antigo, caso alguém prefira usá-lo). Pode ser qualquer um dos nomes indicados ("Categoria do livro", "Módulos do livro", "Capítulos do livro" ou "Páginas do livro"), mas prefiro "Páginas do livro" ("módulos" não é um termo tão auto-explicativo quanto "página").

Helder19h51min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Não vejo vantagem em chamar a "Predefinição:Classificação da categoria" de "Predefinição:Temas": quando um editor vai até determinada categoria para incluir a predefinição que insere o quadro à direita, a ação que realizada pela pessoa é a de indicar a "classificação de tal categoria" segundo os diversos esquemas de classificação existentes (CDD, CDU, Unesco, etc...). Se deduzi corretamente, no seu ponto de vista o que o editor está fazendo é informar que tal categoria um dos "temas" existentes. A primeira abordagem me pareceu mais intuitiva, e era mais consistente com a divisão "categoria do livro" x "categoria do tema", mas se houver vantagem em mudar (observando que isso exigirá uma edição com AWB em todos os afluentes), não me oponho.

Helder19h57min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Symbol support vote.svg Concordo em mover cada página "Predefinição:Tema/..." para "Predefinição:Classificação/...", pois me pareceu um nome melhor para ser lido: Classificação/Matemática (classificação da área de Matemática) em vez de "Tema/Matemática".

Também não me oponho a mudar de "Categorias sem classificação adicional" para "Temas sem classificação completa".

Helder20h08min de 21 de novembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

A categoria foi renomeada para Categoria:Temas sem classificação completa, e foi criada uma subcategoria Categoria:Temas sem nenhuma classificação. Com isso, é possível gerar uma lista de temas que possuem apenas algumas das classificações, para que editores possam identificar facilmente os temas que precisam de mais informações.

Helder18h23min de 6 de fevereiro de 2011
 
 
 
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Lembrei que a movimentação do conteúdo/descrição das categorias (item 7) não será feita como planejado (usando a Especial:Mover página), devido ao bugzilla:5451 (no qual se pede para que o MediaWiki permita este tipo de movimentação - de categorias): é preciso copiar do nome antigo para o novo nome (e depois apagar a página categoria antiga). Possivelmente isso não impede o uso do pywikipediabot ou do AWB...

Helder20h13min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por 3 outros utilizadores.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

A maioria das etapas acima foi realizada:

  • O conteúdo das categorias dos livros foi copiado para os nomes da forma "Categoria:Livro/<nome do livro>", usando uma adaptação do script pagefromfile.py do Pywikipediabot. A lista de categorias copiadas está aqui. Caso futuramente seja preciso alterar o nome novamente, bastará usar o mesmo script (alterando os nomes adequadamente); O comando usado foi:
    movecatsfromfile.py "-file:wbcats.xml" "-force" "-notitle"
    e o arquivo wbcats.xml tinha este conteúdo.
  • A {{Categoria do wikilivro}} foi removida das categorias com os nomes antigos, com o replace.py e o arquivo RemoveClassCat.txt
    replace.py "-file:RemoveClassCat.txt" "-regex" "\{\{Classificação da categoria\}\}\n?" "" "-summary:Removendo {{[[Template:Classificação da categoria|Classificação da categoria]]}}, pois esta categoria é apenas para as páginas do livro"
  • A {{Classificação da categoria}} foi adicionada aos nomes antigos, com o replace.py e o arquivo CategoriasAntigas.txt
    replace.py "-file:CategoriasAntigas.txt" "-regex" "\{\{Categoria do wikilivro\}\}\n?" "{{Classificação da categoria}}" "-summary:Trocando a [[Template:Categoria do wikilivro]] pela [[Template:Classificação da categoria]], pois esta categoria servirá apenas para reunir livros deste tema (e não páginas de um livro com este nome)"
  • A {{AutoCat}} foi atualizada para recategorizar os livros segundo a nova nomenclatura.

Ainda falta fazer algumas coisas:

  • Apagar as categorias que estão marcadas com {{Classificação da categoria}}, mas que não se tratam de categorias de temas (isto é, eram usadas apenas para agrupar as páginas dos livros correspondentes).
    • Para isso, seria de grande ajuda se alguém pudesse examinar esta lista e deixar nela apenas as categorias que devem ser apagadas (aquelas que tiverem nomes que serviam para livros mas que não servem para ser o nome de um tema/área do conhecimento, como por exemplo "Brincadeiras a qualquer hora", "Cálculo (Volume 1)", "WikiRPG Júnior", etc...). Em outras palavras, é preciso fazer uma proposta de eliminação em massa das categorias que não serão mais usadas.
    • Assim que a lista for produzida, o robô poderá ser executado novamente, desta vez com o delete.py, para realizar a limpeza.
  • Simplificar a seção principal da biblioteca com listas dinâmicas (finalmente isso é possível!)
  • Corrigir eventuais erros ocorridos no processo (sempre tem algum!)
  • Continuar a criação das classificações dos temas para aqueles cuja classificação está incompleta (só das que forem continuar existindo depois das eliminações em massa mencionada acima)
  • Criar redirecionamentos entre categorias, conforme seja necessário (ex.: "Teoria de números" / "Teoria dos números")
  • Atualizar a documentação interna que fala sobre a categorização dos módulos
  • Decidir (se esta será) a nomenclatura definitiva para "tudo isso".
  • Outras coisas?
Helder20h21min de 19 de janeiro de 2011