Organização das categorias (dos livros e dos temas)

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Depois de mais de dois meses sem novos comentários, continua a questão: já podem ser feitas as movimentações das páginas?

Helder17h32min de 13 de novembro de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Concordo com tudo, e, por mim, já poderiam ter começado as movimentações.

Mário Júnior (Discussão)14h52min de 16 de novembro de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Já tinha passado por aqui. Já tinha visto que isto tinha muito que se lhe diga. Fiquei à espera que houvesse outros comentários. Sem querer ser desmancha prazeres, ainda que receie estar a fazer esse papel, aqui vai, o mais sucintamente possível. Trata-se apenas de sugestões para consideração como alternativas às que foram proposta, para que se possa reflectir se as mudanças são mesmo as que devem ser feitas:

  1. Categoria:Todos os livros catalogados => Categoria:Índices (atendendo a que é isso que lá «está»)
  2. Categoria:Categoria do livro => Categoria:Temas (atendendo a que é isso que lá vai estar)
  3. Predefinição:Categoria do livro (o que existe é Predefinição:Categoria do wikilivro) => Predefinição:Módulos do livro ou Predefinição:Capítulos do livro ou Predefinição:Páginas do livro
  4. Predefinição:Classificação da categoria => Predefinição:Temas
  5. Ajustar a {{AutoCat}} para que coloque cada livro na [[:Categoria:Índices/<nome dolivro>]]. Esta categoria será categorizada com Categoria:Temas (usando {{Módulos do livro}}) e conterá todos os módulos do livro "<nome do livro>".
    1. Ajustar de acordo com o que está acima
    2. Idem
  6. OK
  7. Ajustar de acordo com o que está acima
  8. Terminar de adicionar a marcação {{Temas}} nas categorias dos temas existentes (mesmo que ainda não exista uma subpágina da {{Predefinição:Classificação}} com a informação necessária. Isso coloca a categoria de cada tema não classificado na {{Categoria:Temas sem classificação completa}}, para que possamos identificar facilmente quais ainda precisam ser classificadas
  9. Continuar a criação das subpáginas da {{Predefinição:Classificação}} com a classificação de cada tema [...]
  10. OK

No final:

  1. {{Categoria do wikilivro}} (aqui já está a designação actual) => Predefinição:Módulos do livro ou Predefinição:Capítulos do livro ou Predefinição:Páginas do livro (como acima)
  2. {{Classificação da categoria}} => Predefinição:Temas (como acima)

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)04h39min de 20 de novembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Não tenho colocações por hora mais acho que uma mudança nesse sentido faria bem, tanto a proposta do Helder quanto a do Virgílio parecem adequadas...

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D17h17min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

1) Tenho leve preferência por "Todos os livros catalogados" em vez de "Índices" pois o primeiro nome parece refletir melhor a realidade: uma vez que costumam haver "índices não catalogados", tal categoria fornece exatamente a lista daqueles que já estão catalogados e permite-nos obter a "lista dos não-catalogados" (no AWB por exemplo, para manutenção), fazendo a diferença entre a lista de "Todos os livros catalogados" e das "páginas cujo título não contém pelo menos uma barra". Também não tenho preferência quanto a ser "índice" ou "livro" (pois para os fins de categorização dos livros, cada livro é "identificado" com seu índice e "representado" por ele nas listas automáticas resultantes da categorização), mas prefiro que haja a propriedade de "estar catalogado" seja indicada de alguma forma. Seria suficiente chamar a categoria de "Índices" e informar em sua página de descrição o tipo de página que ela reúne (isto é, páginas de índice nas quais alguém já adicionou as predefinições básicas)?

Edit: Me parece que sua intenção é que a categoria de cada livro seja uma "subpágina" de uma categoria principal (no caso "Índices"). Eu ia sugerir Categoria:Livros, mas ela foi criada para guardar as páginas "Wikilivros:Livros/..." e "Usuário:.../Livros/..." criadas por meio da Especial:Livro (tais páginas eram chamadas inicialmente de "cole[c]ções" mas agora são "livros"). O problema é que tanto a página Wikilivros:Livros/Otimização quanto a Otimização podem ser interpretadas como sendo um "índice" e como sendo um "livro"... Talvez a categoria "das coleções" devesse ter um nome mais específico. Na Wikipédia passou a ser "w:en:Category:Wikipedia books", no Wikibooks chama-se "en:Category:Collections" mesmo.

Esse excesso de terminologias confusas me incomoda faz tempo. Vejam por exemplo os tópicos "PDFs e coleções" e "Confusão na terminologia, coleções, etc...".

A Wikipédia também tem um espaço nominal Book: só para este tipo de páginas. Acredito que é útil (a Wikiversidade inglesa está considerando a sua criação), então fiz a proposta no tópico onde estamos falando especificamente sobre o recurso.

Helder19h43min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

2) Symbol oppose vote.svg Discordo de chamar de "Categoria:Temas" a categoria que reunirá única e exclusivamente "aquelas páginas do domínio categoria cujo propósito é agrupar as páginas do livro correspondente e não misturá-las com as de outro livro". Em vez disso, eu considero "Categoria:Temas" o nome mais intuitivo e adequado para reunir as "categorias dos temas" (entre as quais estão "Categoria:Economia", "Categoria:Direito", etc...). Atualmente, existe a "Categoria:Principal", que incorpora apenas algumas das categorias dos temas. Minha sugestão é que a "Categoria:Temas" seja criada para reunir "(as categorias de) todos os temas" (coisa que a "principal" não faz, pois seu objetivo era ser o topo da rede de categorias do projeto), e não que seja o lugar para "todas categorias dos livros" como sugeriu.

Helder19h45min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

3) Por aqui "livro" e "wikilivro" são praticamente sinônimos, mas como "wikilivro" é um termo que nem todos conhecem (principalmente leitores e novos participantes, isto é, a maior parte ;-) ), Symbol support vote.svg Concordo em mudar o nome da predefinição (mantendo redirecimento a partir do nome antigo, caso alguém prefira usá-lo). Pode ser qualquer um dos nomes indicados ("Categoria do livro", "Módulos do livro", "Capítulos do livro" ou "Páginas do livro"), mas prefiro "Páginas do livro" ("módulos" não é um termo tão auto-explicativo quanto "página").

Helder19h51min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Não vejo vantagem em chamar a "Predefinição:Classificação da categoria" de "Predefinição:Temas": quando um editor vai até determinada categoria para incluir a predefinição que insere o quadro à direita, a ação que realizada pela pessoa é a de indicar a "classificação de tal categoria" segundo os diversos esquemas de classificação existentes (CDD, CDU, Unesco, etc...). Se deduzi corretamente, no seu ponto de vista o que o editor está fazendo é informar que tal categoria um dos "temas" existentes. A primeira abordagem me pareceu mais intuitiva, e era mais consistente com a divisão "categoria do livro" x "categoria do tema", mas se houver vantagem em mudar (observando que isso exigirá uma edição com AWB em todos os afluentes), não me oponho.

Helder19h57min de 21 de novembro de 2010
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Symbol support vote.svg Concordo em mover cada página "Predefinição:Tema/..." para "Predefinição:Classificação/...", pois me pareceu um nome melhor para ser lido: Classificação/Matemática (classificação da área de Matemática) em vez de "Tema/Matemática".

Também não me oponho a mudar de "Categorias sem classificação adicional" para "Temas sem classificação completa".

Helder20h08min de 21 de novembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

A categoria foi renomeada para Categoria:Temas sem classificação completa, e foi criada uma subcategoria Categoria:Temas sem nenhuma classificação. Com isso, é possível gerar uma lista de temas que possuem apenas algumas das classificações, para que editores possam identificar facilmente os temas que precisam de mais informações.

Helder18h23min de 6 de fevereiro de 2011