Organização das categorias (dos livros e dos temas)

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

1) Tenho leve preferência por "Todos os livros catalogados" em vez de "Índices" pois o primeiro nome parece refletir melhor a realidade: uma vez que costumam haver "índices não catalogados", tal categoria fornece exatamente a lista daqueles que já estão catalogados e permite-nos obter a "lista dos não-catalogados" (no AWB por exemplo, para manutenção), fazendo a diferença entre a lista de "Todos os livros catalogados" e das "páginas cujo título não contém pelo menos uma barra". Também não tenho preferência quanto a ser "índice" ou "livro" (pois para os fins de categorização dos livros, cada livro é "identificado" com seu índice e "representado" por ele nas listas automáticas resultantes da categorização), mas prefiro que haja a propriedade de "estar catalogado" seja indicada de alguma forma. Seria suficiente chamar a categoria de "Índices" e informar em sua página de descrição o tipo de página que ela reúne (isto é, páginas de índice nas quais alguém já adicionou as predefinições básicas)?

Edit: Me parece que sua intenção é que a categoria de cada livro seja uma "subpágina" de uma categoria principal (no caso "Índices"). Eu ia sugerir Categoria:Livros, mas ela foi criada para guardar as páginas "Wikilivros:Livros/..." e "Usuário:.../Livros/..." criadas por meio da Especial:Livro (tais páginas eram chamadas inicialmente de "cole[c]ções" mas agora são "livros"). O problema é que tanto a página Wikilivros:Livros/Otimização quanto a Otimização podem ser interpretadas como sendo um "índice" e como sendo um "livro"... Talvez a categoria "das coleções" devesse ter um nome mais específico. Na Wikipédia passou a ser "w:en:Category:Wikipedia books", no Wikibooks chama-se "en:Category:Collections" mesmo.

Esse excesso de terminologias confusas me incomoda faz tempo. Vejam por exemplo os tópicos "PDFs e coleções" e "Confusão na terminologia, coleções, etc...".

A Wikipédia também tem um espaço nominal Book: só para este tipo de páginas. Acredito que é útil (a Wikiversidade inglesa está considerando a sua criação), então fiz a proposta no tópico onde estamos falando especificamente sobre o recurso.

Helder19h43min de 21 de novembro de 2010