Marcações e a polêmica predefinição "lixo"

Marcações e a polêmica predefinição "lixo"

Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Após um pequeno período de experiência um tanto agitada na Wikipédia, decidi refletir e sugerir mudanças quanto as marcações relacionadas: manutenção, conteúdo impróprio, vandalismo.

Esses três tipos gerais que citei, são um tanto diferentes apesar de terem uma certa proximidade se observado de determinados ângulos (por exemplo, é claro que todos necessitam de "manutenção"; está bom, sem ironia! rs).

Eu sugiro chamar de lixo, etiquetar com a predefinição lixo, somente vandalismos evidentes.

  • Páginas sem fontes, são marcadas com sem fontes (algo que simplesmente requer manutenção);
  • Páginas com conteúdo impróprio, "impróprio" (ex.: aqui no wikilivros quando encontrar conteúdo que não é didático mas não é vandalismo);
  • Páginas criadas por vândalos, são marcadas com... que tal "vandalismo"? Ah! Está bom, nestes casos é "lixo" mesmo! Aqui eu concordo!
Observações: No caso do conteúdo impróprio gostaria que houvesse um projeto só para poder não "jogar fora" o trabalho dos outros, caso não haja um projeto específico para o trabalho que uma pessoa tenha iniciado.

Convém eu deixar bem claro que gosto das políticas, e respeito, aqui adotados no Wikilivros. Vocês estão de parabéns! ;).

Guiwp (Discussão)00h37min de 27 de novembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Já tenho pensado nisso por muitos meses.

Até escrevi sobre

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D04h29min de 27 de novembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Citação: Raylton P. Sousa escreveu: «Por isso as mensagens que são dirigidas para esse tipo de pessoa deve ter um tom de acolhida. O editor deve sentir algo como "você errou mas podemos te ajudar a consertar" e não "errou, já era". E nesse contexto palavras como "vandalismo", "lixo", "hoax flagrante", "spam" são ruins. Porque assumem que é algo incorrigível. E nada é incorrigível numa wiki!»

Gostei! Dei uma lida geral no que escreveu, muito boa as notas/reflexões.

Guiwp (Discussão)13h55min de 27 de novembro de 2013
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Sobre a parte do projeto para coisas impróprias, eu acho que já houve vários casos nos quais em vez de simplesmente eliminarmos esses conteúdos daqui conversamos com os autores (ou no mínimo indicamos um link para um outro projeto), por acreditarmos que estavam bem intencionados, na tentativa de encontrar um lugar melhor em que eles pudessem desenvolver o material que gostariam de criar...

Helder10h51min de 27 de novembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Semanas atrás, vi certas contribuições que são "impróprias" para o foco do Wikilivros, no entanto de boa fé. Até imaginei que ia dar um pouco de trabalho para os administradores explicarem que o Wikilivro é focado em livros didáticos. Pelo que constatei, acredito que vocês já identificaram esses "wikilivros", estão dando um tempo e possivelmente vão notificar os contribuidores caso continuem seu trabalho. É bom essa conduta, acredito fielmente que é com base nesse respeito que conseguimos mais contribuidores para o projeto.

Eu sempre gostei como guiam as pessoas aqui quando o conteúdo não encaixa com os objetivos do Wikilivros. Vocês prezam pelo respeito, e principalmente, dão um tempo para que a pessoa possa "entender o que está acontecendo" (o que às vezes não acontece em outros projetos).

Eu sempre acho que o caso mais grave/chato são o dos vândalos. Nestes casos nossa conduta deve ser mais rigorosa, mas primeiro, antes de tudo, deve-se assumir boa fé (como Raylton disse). Por isso tenho "toda essa" paciência com os outros que contribuem de boa fé.

Guiwp (Discussão)14h09min de 27 de novembro de 2013
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

E acho que deveríamos evitar chamar qualquer coisa de "lixo".

Helder10h52min de 27 de novembro de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

É legal sim. Mas o problema é que é um comportamento isolado. Eu o Helder e os outros administradores fazemos isso em geral. Mas se não for colocado no fluxo de trabalho padrão é muito fácil do comportamento se perder.

O que venho tentando fundamentar desde março (com longos intervalos de junho em diante) é que o usuário é muito mais importante que as páginas ou que a qualidade dos páginas (por produzirem as mesmas) e se conseguirmos cultiva-los de forma inclusiva, o resto virá com o tempo.

Tudo gira em torno de cultivar os usuários que temos e os novos usuários viram como consequência do que os usuários cultivados produzirem.

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D15h27min de 27 de novembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Mas ai nos deparamos em como aplicar isso na pratica... Minhas sugestões nesse assunto de eliminação:

  • Eliminar a eliminação rápida. Não consigo perceber nenhum motivo para ter que eliminar tão rapidamente, uma vez marcada e com o conteúdo substituído pela predefinição não precisamos ter pressa para nada.
  • Eliminar a palavra "eliminação" ou Focar no melhoramento e não na eliminação: Quando existe um problema há a opção de eliminar ou corrigir o problema. é possível tentar melhorar antes de eliminar, no entanto depois de eliminar não se pode fazer nada. Usar a eliminação como resolução padrao de um problema basicamente cria uma competição sobre quem consegue criar páginas que não serão eliminadas. Isso passa longe da colaboração que pretendemos.(fiz uns esboços sobre como fazer isso)
  • Não desperdiçar a vontade de contribuir Escrevi sobre isso lá no pontos de aprimoramento.
  • Aumentar a oferta de pessoas que fazem tarefas de suporte a usuários, melhoramento, revisão e tarefas técnicas etc. Estou começando a esboçar algo sobre isso
  • Distribuir a demanda de tarefas: Escreverei também no administração baseada em demanda
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D15h51min de 27 de novembro de 2013
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Isso me lembra do jardim do Jorge (cadê ele?). Helder 17h23min de 27 de novembro de 2013 (UTC)

Helder17h23min de 27 de novembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Gostei de ler o blog do Jorge, se tiver mais blogs/sites criados por membros da nossa comunidade, por favor, publiquem aí para eu dar uma lida (acho legal conhecer melhor os contribuintes, seus assuntos de interesse, etc.)

Cadê ... os outros? (brincadeira com "cadê ele" do Helder rs)

Pelo visto o Wikilivros teve/tem bons contribuidores já veteranos, tenho notado isso ao acompanhar o histórico de alguns Wikilivros, discussões, etc. Posso enumerar alguns:

  • Jorge Morais, "descobri" ele ao consultar o histórico do Astronomia mirim, ver comentários de outros contribuidores. Se não me engano, recentemente ele voltou para dar um "oi", mas nunca mais voltou então...
  • SallesNeto BR, também o descobri ao consultar o histórico do Astronomia mirim. Esse deixou a mensagem No momento este usuário está muito ocupado com os estudos, ficando sem tempo para contribuir no Wikilivros, e nunca mais voltou..., uma pena.
  • Marcos Antônio Nunes de Moura, descobri ao acompanhar as mudanças recentes no Wikilivros. Ele recentemente fez uma boa manutenção aqui, aliás, quero até agradece-lo!
  • Alustriel, conheci ela ao iniciar o trabalho de tradução que o Raylton criou. Falando dela, seria bom que o Raylton (que a conhece melhor) comunicasse mais com ela. Vendo os outros editores, e o que pode ter causado este distanciamento... creio que manter contato com estes editores pode influencia-los a não abandonar o Wikilivros.

Quem mais? De quem vocês sentem falta? Quem é das antigas aí que ajudou muito no projeto e não apareceu mais?

Alias, quem foram os primeiros Wikilivristas? rs

Guiwp (Discussão)22h09min de 27 de novembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Tem vários outros...

Tem a lista dos administradores e os que editaram bastante, por exemplo.

Sinto falta de todos os inativos uaiǃ

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D13h53min de 5 de dezembro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h25min de 17 de agosto de 2016

Poxa, que tanto de gente que "se foi" do projeto... :(

Será que eles deixaram wikilivros para editar no "facebook"? (rs)

O jeito é criar um "wikilivros" dentro do facebook, aí funciona! :)

Guiwp (Discussão)17h52min de 5 de dezembro de 2013