Navegação automática

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Há algum tempo disponibilizamos um gadget para exibir automaticamente os links de navegação para os livros que já possuem uma Predefinição:Lista de capítulos/<nome do livro>.

Hoje ele foi habilitado por padrão para todos, com uma barra de navegação aparecendo no rodapé da página, outra no topo da página e também umas setinhas ao lado da aba de "discussão" de cada módulo.

A parte técnica tem funcionado bem desde que os testes começaram, então agora seria interessante que opinassem a respeito da aparência, para que ela também pudesse ser melhorada se isso for necessário.

Helder18h15min de 17 de dezembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Se fosse possível manter a «Nav2», agradecia. O novo sistema não está a funcionar bem em todas as subpáginas do wikilivro «Logística» (por exemplo, Logística/Sistemas de informação/Processamento de encomendas/Relatório da situação da encomenda), aumenta o trabalho dos alunos numa área muito sensível aos erros que eles sempre cometem (particularmente, de início) e eliminou um sistema de avaliação das páginas, muito prático na gestão que tenho que fazer do trabalho dos alunos.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)19h29min de 23 de dezembro de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Aqui a está funcionando (no Google Chrome, no Firefox e no Internet Explorer). Está usando algum outro navegador?

O que falta é colocar aquele capítulo (bem como os que o cercam) na Predefinição:Lista de capítulos/Logística (que atualmente só tem 19 dos quase 350 capítulos do livro). Edição: vale lembrar que eu já havia gerado uma lista mais abrangente do que a atual, conforme mencionei no tópico Lista de capítulos da discussão (antiga) do livro de logística.

A que sistema de avaliação das páginas se refere?

Helder21h27min de 23 de dezembro de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Agora já funciona. Devia ser o computador a adaptar-se ao novo sistema (estou a usar um computador diferente do usual).

É essa colocação na Predefinição que acho prudente não atribuir aos alunos.

O sistema de avaliação que utilizo foi descrito na secção «O AutoNav (de novo)» (Tópicos anteriores) da Discussão:Logística (não consegui fazer a ligação).

Boas Festas e Feliz Ano Novo.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)07h56min de 24 de dezembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

A predefinição não tem nada de mais: é só uma lista de títulos, sem qualquer sintaxe complicada ou outras dificuldades que possam impedir os alunos e demais editores do projeto de criá-las. Eventuais erros também são fáceis de corrigir.

Ontem foi adicionada a página que mencionou à lista de capítulos, junto com várias outras, refletindo os links e a ordem que atualmente estão no índice do livro. Isso fez com que todos os links também aparecessem na página (não apenas a "moldura" da barra de navegação com um link no centro para a "página acima" e outro à esquerda para a lista de capítulos). Assim que for feito o mesmo com as demais páginas do livro, todos os links aparecerão normalmente.

PS: não sei se alguém tinha notado que o gadget que simplifica títulos não estava funcionando direito de uns tempos para cá, mas já fiz a correção (só percebi ao acessar o livro de logística).

Helder11h03min de 24 de dezembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Vou tentar atribuir essa tarefa a um aluno, mas isso só deve acontecer depois do início do 2.º semestre, a 14 de Fevereiro.

Tinha dado por falta da simplificação dos títulos, que é uma ideia muito boa, que apoiei, mas pensei que ainda não estava a funcionar por falta de tempo aí desse lado e não quis estar a pressionar. Agradeço muito a atenção.

Votos de continuação de Boas Festas.

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)05h54min de 27 de dezembro de 2010
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Quanto à indicação da etapa de desenvolvimento dos capítulos nos próprios capítulos, minha posição, no momento, é a seguinte:

  • Não gosto da ideia de que os editores tenham que ficar atualizando a mesma informação em mais de um lugar. Assim, se isso já é indicado no índice do livro, não me agrada a ideia de ter que indicar novamente no próprio capítulo.
  • Por outro lado, acredito que, para quem acessa uma página, seria útil dispor de tal informação tanto no índice quanto em algum lugar na página de conteúdo. Idealmente, isso deveria ser informado em um único lugar e algum sistema deveria automatizar a exibição da mesma informação em outros lugares em que ela for relevante. No momento, não dispomos de nenhum sistema assim, então se for mesmo desejável que a informação apareça em mais de um lugar, será preciso trabalhar dobrado. Um exemplo deste tipo de recurso é aquela barrinha horizontal que aparece no Wikisource abaixo dos títulos de páginas como a s:Tratado de Algebra Elementar/Livro 1/Capítulo 1, na qual está sendo usada a Extensão:Proofread Page.
  • Em todo caso, a indicação do progresso no desenvolvimento (se feita manualmente) não deve ser feita por meio da predefinição usada para a navegação. O mais adequado é colocar o código wiki relevante em uma predefinição específica como a s:en:Template:TextQuality ou algo do gênero. Aquela predefinição do Wikisource posiciona uma das imagens no topo da página, próximo da "Página" (exemplo), mas eu prefiro que seja posicionada à direita do título da página (como a estrela - usada para os artigos destacados - e o cadeado - usado nas páginas protegidas - da Wikipédia inglesa), como é feito com a w:en:Template:Featured article. Um dos motivos é que em breve deverá estar disponível o recurso pedido no bugzilla:23796, que oferecerá uma forma unificada de inserir ícones informativos nas páginas das wikis, e o posicionamento previsto é justamente na parte superior direita. O outro formato que me agrada é o da extensão Proofread Page, mencionada mais acima, que faz a indicação abaixo do título da página.
Helder17h28min de 26 de dezembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Compreendo a necessidade de progredir para outros formatos e não tenho nenhum problema em adoptar outro que sirva o mesmo propósito daquele que estava a usar (Nav2). Este é um caso em que as especificidades do trabalho em curso divergem do trabalho normal de edição de um wikilivro. Os alunos introduzem o conteúdo, mas a avaliação é feita por mim. Quando eles vêem a evolução das cores da bolinha, ficam logo a saber qual foi a minha apreciação. Actualmente, só páginas com o nível 7 em 8 (bola verde) são considerados na avaliação do trabalho dos alunos. Todos os outros são rejeitados. Os alunos podem mexer nos níveis das páginas com autorização minha, mas na grande maioria dos casos essa alteração é feita por mim. Tal como escrevi a 5 de Março p.p., em «A faculdade invade os Wikilivros»: «Só na avaliação do trabalho dos alunos serei eu próprio a ter a última palavra.» Esta avaliação é independente de quaisquer outros sistemas de avaliação de wikilivros que venham a ser implementados.

Espero ter-me conseguido explicar, mas se houver algumas questões, disponham sempre.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão).06h19min de 27 de dezembro de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Para visualizar a etapa de desenvolvimento de um capítulo sem precisar ir até o índice do mesmo, basta ativar o novo gadget que foi colocado na Especial:Preferências com a seguinte descrição:

Etapas de desenvolvimento: Exibe ao lado direito do título de cada módulo a imagem correspondente à etapa de desenvolvimento indicada no índice do livro. (atualmente em beta) [comentários]

Isso evita a duplicação manual da informação, e também que a indicação que aparece no capítulo fique fora de sincronia com a indicação que é colocada no índice, ao lado do link para o respectivo capítulo.

O Gadget levará em conta sempre a indicação feita na primeira "superpágina" da estrutura, isto é, para indicar a etapa da página "A/B/C/D" ele primeiro tentará encontrar a indicação no índice "A" e se não encontrar, procurará na página "A/B" e em último caso na "A/B/C".

A propósito, ao testar o recurso no livro de logística percebi um problema na indicação das etapas dos capítulos. Sobre isso, ver este tópico.

Helder12h24min de 3 de fevereiro de 2011
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Activei e observei umas quantas páginas. Parece estar a funcionar na perfeição. Muito bem. Óptimo trabalho.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)13h36min de 5 de fevereiro de 2011
 
 
 
 
 
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Olha... Acabo de resolver bug nas teclas de acessibilidade[1][2] e agora é possivel navegar também utilizando as teclas e do teclado; que levam respectivamente para o capítulo anterior e posterior.

Bom divertimento!

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D.20h46min de 7 de janeiro de 2011