Navegação automática

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Quanto à indicação da etapa de desenvolvimento dos capítulos nos próprios capítulos, minha posição, no momento, é a seguinte:

  • Não gosto da ideia de que os editores tenham que ficar atualizando a mesma informação em mais de um lugar. Assim, se isso já é indicado no índice do livro, não me agrada a ideia de ter que indicar novamente no próprio capítulo.
  • Por outro lado, acredito que, para quem acessa uma página, seria útil dispor de tal informação tanto no índice quanto em algum lugar na página de conteúdo. Idealmente, isso deveria ser informado em um único lugar e algum sistema deveria automatizar a exibição da mesma informação em outros lugares em que ela for relevante. No momento, não dispomos de nenhum sistema assim, então se for mesmo desejável que a informação apareça em mais de um lugar, será preciso trabalhar dobrado. Um exemplo deste tipo de recurso é aquela barrinha horizontal que aparece no Wikisource abaixo dos títulos de páginas como a s:Tratado de Algebra Elementar/Livro 1/Capítulo 1, na qual está sendo usada a Extensão:Proofread Page.
  • Em todo caso, a indicação do progresso no desenvolvimento (se feita manualmente) não deve ser feita por meio da predefinição usada para a navegação. O mais adequado é colocar o código wiki relevante em uma predefinição específica como a s:en:Template:TextQuality ou algo do gênero. Aquela predefinição do Wikisource posiciona uma das imagens no topo da página, próximo da "Página" (exemplo), mas eu prefiro que seja posicionada à direita do título da página (como a estrela - usada para os artigos destacados - e o cadeado - usado nas páginas protegidas - da Wikipédia inglesa), como é feito com a w:en:Template:Featured article. Um dos motivos é que em breve deverá estar disponível o recurso pedido no bugzilla:23796, que oferecerá uma forma unificada de inserir ícones informativos nas páginas das wikis, e o posicionamento previsto é justamente na parte superior direita. O outro formato que me agrada é o da extensão Proofread Page, mencionada mais acima, que faz a indicação abaixo do título da página.
Helder17h28min de 26 de dezembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Compreendo a necessidade de progredir para outros formatos e não tenho nenhum problema em adoptar outro que sirva o mesmo propósito daquele que estava a usar (Nav2). Este é um caso em que as especificidades do trabalho em curso divergem do trabalho normal de edição de um wikilivro. Os alunos introduzem o conteúdo, mas a avaliação é feita por mim. Quando eles vêem a evolução das cores da bolinha, ficam logo a saber qual foi a minha apreciação. Actualmente, só páginas com o nível 7 em 8 (bola verde) são considerados na avaliação do trabalho dos alunos. Todos os outros são rejeitados. Os alunos podem mexer nos níveis das páginas com autorização minha, mas na grande maioria dos casos essa alteração é feita por mim. Tal como escrevi a 5 de Março p.p., em «A faculdade invade os Wikilivros»: «Só na avaliação do trabalho dos alunos serei eu próprio a ter a última palavra.» Esta avaliação é independente de quaisquer outros sistemas de avaliação de wikilivros que venham a ser implementados.

Espero ter-me conseguido explicar, mas se houver algumas questões, disponham sempre.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão).06h19min de 27 de dezembro de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Para visualizar a etapa de desenvolvimento de um capítulo sem precisar ir até o índice do mesmo, basta ativar o novo gadget que foi colocado na Especial:Preferências com a seguinte descrição:

Etapas de desenvolvimento: Exibe ao lado direito do título de cada módulo a imagem correspondente à etapa de desenvolvimento indicada no índice do livro. (atualmente em beta) [comentários]

Isso evita a duplicação manual da informação, e também que a indicação que aparece no capítulo fique fora de sincronia com a indicação que é colocada no índice, ao lado do link para o respectivo capítulo.

O Gadget levará em conta sempre a indicação feita na primeira "superpágina" da estrutura, isto é, para indicar a etapa da página "A/B/C/D" ele primeiro tentará encontrar a indicação no índice "A" e se não encontrar, procurará na página "A/B" e em último caso na "A/B/C".

A propósito, ao testar o recurso no livro de logística percebi um problema na indicação das etapas dos capítulos. Sobre isso, ver este tópico.

Helder12h24min de 3 de fevereiro de 2011
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h09min de 17 de agosto de 2016

Activei e observei umas quantas páginas. Parece estar a funcionar na perfeição. Muito bem. Óptimo trabalho.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)13h36min de 5 de fevereiro de 2011