Utilizadora:Alustriel/Arquivo 3

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.

Receba as boas-vindas do Wikilivros

O Wikilivros é um projeto internacional, da Wikimedia Foundation, dedicado ao desenvolvimento de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos livres e gratuitos.

Agradecemos seu interesse em colaborar com esse projeto, que existe desde julho de 2004. Sugerimos a leitura do conteúdo dos tópicos abaixo para que entenda os princípios básicos do funcionamento do Wikilivros:

Informação fundamental

Leitura complementar

Sugerimos que faça o login, desta forma sua autoria ficará registrada.


Quando assinar uma mensagem, insira ~~~~ (4 tis) no final, para que o destinatário possa identificar o remetente.
  • Boa estadia e bom trabalho! --Dante 01:35, 18 Abril 2007 (UTC)

Discussões arquivadas: .


Olha só

Interessa ? Helder 21h35min de 21 de Agosto de 2008 (UTC)


Wikijúnior

Quando der, já podemos continuar com a discussão sobre uma melhor distribuição dos livros na página do Wikijúnior... Eu fiz o upload das capas-miniatura no commons e coloquei os exemplos aqui. Agora todos os navegadores exibem a mesma coisa... Helder 15h28min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

Reino de Mali

Aproveita o que puderes. A "regra" é modificar e acrescentar e se não der, apagar.

Quando falas de separar frases estás falando das linhas? Não é difícil, basta deixar uma em branco. É isso?

Eu até penso em ir acrescentando coisas, mas é difícil acompanhar o teu ritmo . Quando der eu acrescento. - Jorge Morais 17h19min de 26 de Agosto de 2008 (UTC)

Ah!!! Não me considera seu amigo não? Então porque está pedindo desculpas? Eu disse para aproveitar o que desse, não disse? Não precisa se preocupar se uma frase não coube do jeito que estava no texto novo. Mantendo-se a idéia, está resolvido.
Às vezes aparece alguém perguntando alguma coisa nas discussões. Se a pergunta tiver relação com o módulo pode (deve?) ser respondida, se não, pode ser movida para o Wikilivros:Pergunte ao bibliotecário e respondida. Mas fizeste certo. - Jorge Morais 16h26min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)
Quanto ao demônio, digo, Google, os resultados que ele dá são de acordo com alguns critérios. Se não me engano, os dois que mais contam são: número de ligações para uma página e visitas. Como o Wikilivros não é muito conhecido, não recebe muitas visitas e ficamos assim. Mas em alguns casos aparecemos em primeiro. Por exemplo, esse módulo que eu criei aparece em primeiro . Até porque a Wikipédia não tem nada relacionado ao assunto. Outro é o livro de Grego moderno que também aparece em primeiro apesar da Wikipédia. . Um escrito por ti que aparece em primeiro é o Civilizações da Antiguidade/Civilização do rio Amarelo.
O que a gente pode fazer aqui para aparecermos mais em cima é criar alguns redirecionamentos que aumentem as possibilidades de busca — como Curso de Latim para Latim — e também melhorarmos o conteúdo para ganharmos mais visitas — mas isso já fazes . - Jorge Morais 16h26min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)
Como eu sou intrometido, vou deixar esses links pra ti: , e . As vezes eu olho para ver como andam nossos acessos e os da wikipédia... Helder 16h47min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)

Não sou, não!

Nem sou cruel... aquilo foi sem intenção. E sobre as páginas mais acessadas, os dois primeiros links levam em conta o acesso no dia (e o "ibope" muda de um dia pro outro!), o google permite personalizar o período, e região (geográfica). As vezes aparecem uns módulos que a gente nem sabe que está por aqui...rsrs Aliás, quem não gosta de comida, que atire a primeira rosquinha... Helder 23h07min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)

Pergunte ao bibliotecário

Apesar de dar certa atenção, compartilho da opinião de alguns wikilivristas a respeito do "pergunte ao bibliotecário"... Hoje em dia eu só respondo se eu achar que posso ser útil... As perguntas que nem deveriam estar lá, eu já parei de responder (por exemplo, gente procurando livros que existem no mercado). Em todo caso, sempre que quiser responder, sinta-se em casa... rsrs e de preferência, comente na página de discussão do IP, após dar a resposta, pra que os anonimos tenham a chance de ver uma faixa laranjada avisando que tem nova mensagem pra eles, enquanto ainda estão on-line, pois eu particularmente tenho minhas dúvidas se algum dia alguém voltou pra saber se tinham respondido as perguntas feitas, já que não lembro de ter visto um anônimo voltar pra agradecer... mas tudo bem... Eu gostei do link... vou usar pra mim tb... pois não conhecia. Helder 23h57min de 28 de Agosto de 2008 (UTC)

Vejo que o Helder já respondeu a tua pergunta. Também passei quatro dias para respondê-la... . <desculpa esfarrapada>É preciso todo um estado de espírito para responder</desculpa esfarrapada>. Enfim, pode responder sim qualquer pergunta. A idéia é ajudar. Às vezes até surge alguma coisa interessante. Eu só não respondo quando percebo que o que a pessoa quer é a resposta para um exercício escolar...
Também percebeste isso dos títulos? O melhor é mesmo criar algo que ninguém pensou ainda para que o conteúdo só possa ser encontrado aqui... O "problema" do livro de receitas é que ele é o maior daqui. Fica entre os primeiros no Google; e olha que a concorrência é braba. - Jorge Morais 13h56min de 31 de Agosto de 2008 (UTC)


Wikijúnior

Bom dia! Pra colocar em prática, precisamos criar as descrições dos livros que ainda não têm, e é claro, ver se o Jota (e outros, se alguém mais aparecer pra opinar...) gostou... Helder 11h19min de 1 de Setembro de 2008 (UTC)

Obrigado!!! Eu não sabia bem como distribuir as imagens na capa do seu livro sobre os bichos... Mas acho que tá legal... Mesmo assim, se qualquer das capas precisar de ajustes, posso fazer depois, sem problemas... A propósito, se quiser você mesma fazer a descrição do seu livro, fique a vontade... tá?

Obs: Pode ser impressão minha, mas essa conversa sua com o Jota está me cheirando a Google bomb... rsrs... Helder 23h31min de 1 de Setembro de 2008 (UTC)

Egito

Eita, já chegou no Egito? Coloca lá. Qualquer coisa, se quiser escrever mais sobre algum ponto, a gente adiciona alguns subcapítulos. É só dizer aonde é melhor não ser sucinto ou aonde não dá para ser. E não só para o Egito como para todo o livro.

Até dá para renomear. Só vai dar um trabalhooo... Se quiser mesmo eu posso renomear. Fica mais fácil por ser administrador. Mas por que estás querendo mudar o nome dele? Por causa do Google? A gente pode tentar fazer uns redirecionamentos antes de partir para uma estratégia mais agressiva. - Jorge Morais 17h07min de 1 de Setembro de 2008 (UTC)

E eu estava falando sério: se e quando quiser é só dar as ordens .
Então está certo, vou aguardar, mas acho difícil que fique faltando alguma coisa. - Jorge Morais 17h01min de 3 de Setembro de 2008 (UTC)
Rs. Achei que está bom, só faltou colocar mais alguma coisa nos períodos históricos propriamente ditos, se possível. Acho que conseguiste resumir bastante o conteúdo, mas não ficou mau. - Jorge Morais 03h19min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

Sumir?

Ei mocinha... Só não vá abandonar o projeto... viu... Aliás, eu também não estarei tão presente por aqui como de costume... mas não pretendo desaparecer... Helder 00h01min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Mais um link pra ti. Helder 01h36min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Pois é, mais uma que a vida leva. Vai fazer falta , mesmo que sejam só três semanas! Estou esperando sua volta e que seja o quanto antes, hein? - Jorge Morais 22h06min de 13 de Setembro de 2008 (UTC)

Leva

Leva sim. Veja o caso do Salles. Foi estudar e pronto! Já era! Veja o Helder aí também. Está no último semestre do mestrado. Kaput! Só está aparecendo porque é para ganhar nota.

Está livre agora? Pensei que gostava da loja . Cuidado com a saúde. -Jorge Morais 18h42min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)

Melhorou? Já está por aí se divertindo... Eu não sou pessimista não. Eu entendo que há outras prioridades na vida, então... Ela até tenta me levar também, mas eu sou duro na queda — ou só teimoso mesmo. Mas está certo, vou acreditar que as coisas vão melhorar. - Jorge Morais 12h57min de 3 de Outubro de 2008 (UTC)
Nah! Enquanto você estiver por aí eu estou por aqui, pode ter certeza.É só não seguir a luz...
O Helder não sai. Pelo menos durante esse semestre já que ele vai ganhar nota por editar por aqui . Mas eu vou ver o que eu posso fazer quanto aos rendimentos dele. - Jorge Morais 18h54min de 7 de Outubro de 2008 (UTC)
Então eu nunca vou sair mesmo! Falta tanta coisa para terminar que nem em duas vidas eu dou conta. rs. - Jorge Morais 14h39min de 9 de Outubro de 2008 (UTC)

Olha só...

Para descontrair... Helder 19h22min de 8 de Outubro de 2008 (UTC)

Como assim?

Que candidatos? do que você está falando??? hum?

O novo leiaute do wikijúnior tá quase lá... Se quiser complementar alguma coisa (principalmente sobre seus livrinhos), fique a vontade... a parte difícil já está resolvida, agora é só ver se não restam ajustes, e então movemos as coisas para os devidos lugares!

Imaginei que ia gostar do esquilo...rsrs

E que história é essa de passar pelo meu orkut e nem me adicionar? magoei... Helder 01h16min de 9 de Outubro de 2008 (UTC)

Então crie uma conta do orkut pra vc... e me adicione... (se bem que acho que já deve ter criado uma, pois senão nao conseguiria ver o meu perfil...)
Quanto aquela chamada, foi uma pequena automação que eu estive elaborando, para exibir avisos periodicamente, sobre o que está em votação (ou teoricamente estaria...). Mas parece que teremos mudanças em breve quanto a isso, pelos comentários que o Jota deixou (e ver aqui tb)... Mas foi por falta de tempo que acabei não começando nenhuma votação, mas se tiver algum trabalho em mente, em qualquer das categorias, é só nos contar... Helder 00h28min de 11 de Outubro de 2008 (UTC)
Tá bom... tá bom... Mas talvez vc devesse criar uma conta... Consegui "reencontrar" alguns velhos amigos por lá, e conhecer uns parentes distantes também... Helder 11h34min de 13 de Outubro de 2008 (UTC)

Assírios

Pode deixar que assim que puder dou uma olhada nos Assírios. É para já já. - Jorge Morais 17h34min de 12 de Outubro de 2008 (UTC)

Desculpa a demora, Alustriel. Pelo visto, criaste o outro capítulo baseado no texto da — eca! — Veja. Esta semana está um pouquinho difícil, mas eu dou minha palavra de escoteiro que no final de semana vejo tudo e dou minha humilde opinião. Ah! Gostei do texto da "revista". - Jorge Morais 01h36min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)
Bem, bem revisei a Assíria e a introdução finalmente. Na Assíria só achei que algumas coisas poderiam ter referência mais específica, mas de resto, tudo bom. Sabia que essa política deles de transferência de povos conquistados era muito semelhante a praticada pelos Incas aqui? E bem diferente da dos Romanos que transferiam a si próprios.
Sobre o "Como se faz a História", gostei muito da imagem e você tocou em alguns pontos muito importantes que eu penso ampliar depois, mas não há o que "corrigir".Desculpa de novo... - Jorge Morais 22h27min de 3 de Novembro de 2008 (UTC)

convite...

Como você gosta de ser convidada para as coisas que estão acontecendo por aqui, tem uma troca de idéias acontecendo aqui: Discussão:Página principal#Texto. Se quiser, é só opinar... Helder 22h22min de 24 de Outubro de 2008 (UTC)

Mocinha...

Opine aqui, vai... Helder 18h39min de 31 de Outubro de 2008 (UTC)

Res: Alfabeto dos animais

Obrigado!!! Só lamento por que as letrinhas ainda não estão funcionando direito no Internet Explorer... Gostaria de conseguir arrumar aquilo, o quanto antes... Mas nem sei como. Helder 16h26min de 6 de Novembro de 2008 (UTC)

Saudade?

Que história de sumido é essa? Eu estou por aqui sempre. Você é que está, mas imagino que seja por falta de tempo.

Sabe que esse ano até estou preocupado com as férias? É que vou passar mais tempo viajando (dois meses acho) daí o Wikilivros vai estar mais desprotegido... Mas vamos aproveitar. Ou não vais ter férias? - Jorge Morais 22h05min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)

Estava pensando mesmo em deixá-lo de castigo, mas acho que ele já vai ter castigo o suficiente do mestrado rs.
Só tem um ano?! E já tem até entrega em domicílio? Legal. Acho que vou ligar para aquele número para conhecer você!
Olhando as fotos me lembrei dos meus cachorros. Moro em apartamento aqui, então não tem como ter bicho (não tem nem varanda...). É muito bom ter cachorro, mas ao mesmo tempo, quando eles vão envelhecendo e ficando doentes é muito triste.
Pode deixar, de jeito nenhum que eu saio daqui. Sou tão doente que fico com raiva de não poder adicionar conteúdo nas férias quando viajo. Se bem que às vezes a preguiça não deixa, não é? Mas aí eu fico com mais raiva ainda. - Jorge Morais 00h33min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)
De nada .
Eu vou viajar para João Pessoa, minha terra natal, e depois para a Flórida - vou conhecer o Mickey e o Zé Carioca! Saio em 19 de dezembro e fico fora até o final de fevereiro acho.
O Helder já está acabando. Segundo ele, termina em fevereiro. Acho que tem que apresentar pesquisa.
Depois vou reorganizar o Civilização egípcia para ele ficar bonito na versão em PDF. E para eu poder lê-lo direitinho. - Jorge Morais 15h16min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)
Quando eu era rica?! Que história é essa?
Pode deixar que vou aproveitar tanto lá como cá.
E eu vou esperar você consertar o livro então. - Jorge Morais 22h00min de 13 de Novembro de 2008 (UTC)
Ah, eu não sei se vai dar para te levar não, mas vou mandar lembranças suas, viu? - Jorge Morais 16h07min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

Wikisource

Achou é? Eu aproveito quando as coisas aqui no Wikilivros ficam calmas. Sou um faz tudo: lavo, passo, dobro...

Eu pensei em começar uma tradução, mas como não gosto de coisas inacabadas, pensei em terminá-lo antes. O livro é muito engraçado. Estou gostando muito. E é claro que já gostava de Alice antes. Minha vontade é acabar antes de viajar. Acha mesmo que está ficando boa? Meu inglês é tão mais ou menos... Não quer ajudar, não? - Jorge Morais 16h07min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

Pois muito obrigado, mas aviso logo que toda ajuda é bem-vinda. Lá no Wikisource também são poucos os usuários, como aqui.
Eu vi o filme. Ainda vai sair em 2010, não é? Eu gosto dos filmes dele e do Johnny Depp, então acho que a combinação vai ser boa.
Wikipédia, wikipédia, ninguém nunca fala da gente Vou procurar ver. Obrigado pelo aviso. Acho que maioria das pessoas é cega para o que aparece no final da página principal da Wikipédia e nem deve nos conhecer a não ser por uma página ou outra de conteúdo, mas isso vai mudar! Graças aos livros escritos por ti também. Aliás como encontraste o Wikilivros? - Jorge Morais 23h43min de 22 de Novembro de 2008 (UTC)
Então você também chegou aqui através da Wikipédia, hein? É estamos tentando eliminar esse atravessador e fazer com que o conteúdo seja encontrado porque para ficar como você disse, com conteúdo melhor aqui que não é encontrado, não dá.
Ah! Encontrei a revista! Vou dizer para o Helder onde está. Até levei um "passa!" da banca por causa disso. Mas aí fui em outra e consegui olhar a reportagem por cima. Achei a reportagem mais informada sobre a Wikipédia que outras que já li, mas ainda assim tem concepções errôneas que costumam fazer sobre a Wikipédia e sobre wikis em geral. Aquele quadro dos editores, por exemplo, está errado. Não existe aquela hierarquia com stewards no topo. E parece que eles valorizam mais a Wikipédia em inglês que a em português, como muitos brasileiros [com razão? sem razão?]. Enfim, no geral eu gostei. Está melhorando a situação [para eles...].
Por causa disso, decidi colocar o meu nome nos contatos daqui para quando vierem me entrevistar sobre o Wikilivros eu meter o pau nessas reportagens desinformadas e explicar as coisas direito, senão... =D - Jorge Morais 11h05min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

Res: Wikijunior

Que bom que gostou! Espero que os visitantes também achem o mesmo... Não consegui achar a página na Abril...tem o link?? =D Aliás... Acho que está na hora de arquivar suas mensagens mais antigas (a página está com o dobro do tamanho recomendado). Helder 22h06min de 22 de Novembro de 2008 (UTC)

Pois é... eu não achei na página da revista. =/

Sobre o arquivamento da sua página de discussão, é bem facinho:

  • <humor>Clique em editar na sua página de discussão;</humor>
  • Recorte (CTRL+X) o conteúdo que será arquivado;
  • Cole (CTRL+V) o conteúdo em uma subpágina sua, como por exemplo Usuário:Alustriel/Arquivo 1;
  • <humor>Clique em salvar; </humor>
  • Coloque uma ligação para essa subpágina em algum lugar que você lembre, para quando precisar acessar ficar mais fácil.

É fácil, não? Helder 14h53min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Bom, eu achei que não dava para eu editar subpáginas de outros usuários, mas o software deixou, então fiz esse favorzinho para você =D... A minha página de discussão não era o melhor exemplo a se seguir, pois eu estou testando uma predefinição para criar os links para as subpáginas arquivadas, mas ela ainda está em fase beta, então não ia funcionar direito... Coloquei as ligações para suas subpáginas ali no topo, logo depois das boas vindas. Fiquei na dúvida se você queria deixar a mensagem de boas vindas ali, ou arquivar junto. Se quiser formatar alguma coisa, e precisar de ajuda é só avisar... Ahh... você estava fazendo certo a parte de copiar, clicar no link, e colar... Era só salvar. Depois disso, as ligações que colocamos para as subpáginas são feitas manualmente, como ligações internas normais mesmo... Mas não se preocupe, não demora muito até precisar fazer isso novamente, aí você já vai estar craque!!! Helder 15h54min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Oi...

Apesar de eu quase ter esquecido, o Jorge tinha deixado mais sugestões em Discussão:Alfabeto dos animais#Texto. O que acha? Helder 12h08min de 10 de Dezembro de 2008 (UTC)

Entrevista

É, e vou dizer quem realmente faz tudo por aqui =D. Tem uma reportagem da Super que eu queria ver, aquela sobre o português.

Igualmente para ti. Muita saúde, e muito dinheiro ano que vem. Que o Pet Shop dê muito certo. Não apareces mais aqui este ano? =( - Jorge Morais 16h15min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)

Babilônia

Não incomoda não. De forma alguma. Na verdade, como eu já te disse antes, eu até fico com raiva de não poder contribuir para o Wikilivros nas férias. rs. Sinto minhas mãos atadas! Mas ao mesmo tempo quero aproveitar as férias, é claro.

Enfim, é verdade, não havia notado isso da Babilônia, mas é que eu "copiei" o índice do livro que disse (não copiei diretamente, apenas a estrutura), então é por isso.

Acho que uma boa solução é dividir. Falar inicialmente dos amoritas, Hamurabi e tal, e depois dos caldeus, Nabupolassar e Nabucodonosor. O resto, dá para colocar em um capítulo introdutório sobre a Mesopotâmia.

Eu viajo sexta-feira, 19. Até lá ainda dá para fazer uma coisinha ou outra. Vejamos, vejamos. - Jorge Morais 18h07min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)

Opa, opa, deixa eu anotar essas dicas. E obrigado por elas. Vou procurar por esses lugares lá.
Vai ser pauleira é? É mesmo, o comércio está cheio, nem parece que o mundo está se acabando em crise financeira. Bom para ti e para a gente (o país como um todo). Afinal, os bichos também merecem presentes de Natal. =D
Bom, então eu deixemos a babilônia até a volta. - Jorge Morais 19h27min de 17 de Dezembro de 2008 (UTC)

Res: Bom natal!

Obrigado! Tudo de bom para ti e tua familia neste fim de ano, e durante cada dia do ano que está por vir!!! E tomara que tenha muito movimento na loja!!! Só não suma, viu... Ahh, e não vem com essa de chateação, pois não sei do que está falando... Helder 22h05min de 14 de Dezembro de 2008 (UTC)

Res: Voltando

As festas foram boas! Que seja um bom retorno pra você também! Até mais... Helder 16h38min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)

Férias

Ainda estou de férias! Daqui vou direto para a Flórida se tudo correr bem. Estou aproveitando sim. Muito sol, muito calor. Estou descansando A ativa só volto em fevereiro. Até lá, vá aproveitando o Egito. Como foram as festas? - Jorge Morais 19h28min de 19 de Janeiro de 2009 (UTC)

Pena que acabam, não é? E passa tudo tão rápido...
Eu vou sábado e volto dia 23 de fevereiro. - Jorge Morais 19h46min de 19 de Janeiro de 2009 (UTC)

Discussões arquivadas

Oi! Estou colocando ali em cima uma predefinição no lugar dos links manuais para o seu arquivo... Com ela, enquanto você tiver menos de 15 arquivos, os links serão criados automaticamente assim que a página de arquivo for criada. Então, quando você precisar fazer o arquivo 3, não precisará atualizar os links... (isto é, se minha predefinição funcionar...) Helder 20h50min de 30 de janeiro de 2009 (UTC)

Bom, não precisa entender os detalhes não... O importante a saber é que o que eu adicionei economiza trabalho no futuro... <inveja>E pelo que sei o nosso amigo ainda não retornou não...</inveja> Helder 12h03min de 9 de fevereiro de 2009 (UTC)

Res: Oi sumido!

Antes que eu esqueça de responder...hehe Eu não tinha lido aquela página que me indicou, embora tivesse "visto falar" do knol. Obrigado pelo link.


Pelo visto eu fiz "caquinha" na minha última edição na página Civilização Egípcia/Índice/Médio Império/Dinastias do Médio Império... Desculpe... Achei que seria interessante que os nomes dos faraós estivessem em seções, pois eu estava achando um pouco difícil de olhar a estrutura da página como um todo para ver se sugeria a divisão ou não...

Mas respondendo a sua pergunta, acho que se for acrescentar mais conteúdo na página, será interessante dividir, para não prejudicar quem usa aqueles navegadores que não editam páginas grandes.

Ahh... falando nisso, mês passado eu visitei o MAE,

Me conta uma coisa, tem algum motivo especial para você costumar usar <br> em vez de ENTER para quebrar uma linha e dar um parágrafo? Helder 20h15min de 6 de março de 2009 (UTC)

<medo>Nossa, agora foi você quem teve uma ação anti-vândalo instantaneamente!</medo> Quando eu mexi nos títulos estava ciente do risco de você reverter, não se preocupe... Agora já sei qual era o motivo para não usar as seções... Apesar disso, eu ainda preferiria que fosse escolhido um título de seção para cada um e no primeiro parágrafo da seção se dissessem os outros nomes possíveis. É o que se faz por exemplo em artigos da wikipédia que têm vários títulos alternativos (no momento só pude pensar neste: w:en:Cauchy–Schwarz inequality) Helder 20h25min de 6 de março de 2009 (UTC)
Olha só este teste na caixa de areia e o código correspondente. Perceba que eu coloquei três parágrafos: separei os dois primeiros com <br> e os dois últimos com ENTER. O resultado foi que só entre o segundo e o terceiro a gente vê um espaçamento entre parágrafos (que deixa o texto mais legível). O código <br> se eu não me engano é parte da linguagem HTML, e como nas wikis se dá preferência pela sintaxe wiki, seria mais um motivo para se usar o ENTER em vez do <br>. O que acha?
Ainda neste teste da caixa de areia, eu coloquei um código que eu vi no seu texto mas que não sabia se era o que você queria ver. Dê uma olhada na segunda seção do meu teste... Helder 21h35min de 6 de março de 2009 (UTC)
Tem que copiar mesmo!!! Se não sabemos, improvisamos!
Particularmente, eu acho que fica melhor se nas próximas edições usar o ENTER... Mas não precisa se preocupar em atualizar tudo que já fez com <br> (ia dar trabalho, e sei que tem uns truques para semi-automatizar a tarefa...)
Eu acho melhor o asterisco antes, e em seguida o código para negrito em torno apenas da expressão que deve ficar em negrito, pois senão o asterisco não vira um marcador automaticamente.
Ah, o MAE é bem legal sim! Helder 12h21min de 7 de março de 2009 (UTC)
Tá ok! Eu acho que poderei fazer as conversões nas próximas semanas, mas quando eu fizer, dê uma olhadinha para o caso de eu estragar alguma coisa (como fiz da última vez...hehe).
Acho que o Jorge está retornando, pelo que tenho visto... Helder 15h29min de 8 de março de 2009 (UTC)

Parabéns!

Olha só que páginas eu achei em 16º lugar entre as mais acessadas do projeto no fim de fevereiro: Civilização Egípcia/Índice/Período greco-romano, com 108 acessos em 27/02/2009. Helder 15h17min de 8 de março de 2009 (UTC)

Sobre a matéria, tem várias coisas com as quais não concordo:
  1. Acima de tudo, a velha mania de se exaltar apenas o lado ruim desta enciclopédia: Se por um lado a enciclopédia livre está sujeita a erros inseridos por acidente ou por vândalos, uma enciclopédia não-livre não terá seus erros corrigidos imediatamente pelo primeiro que o detectar. Em outras palavras, os erros em uma wiki não têm uma vida tão duradoura quanto os presentes em outros meios.
  2. Nenhuma fonte é totalmente confiável. Além disso, o fato de uma fonte ter popularidade não significa que ela seja confiável: É perfeitamente possível que um pesquisador publique um artigo em algum lugar, e que por deslize este contenha algum erro. Depois, não seria estranho se muitos, mas muitos mesmo, citassem aquele artigo com erro, principalmente para falar: "ó, fulano está errado, viu?!"
  3. Aparentemente, foi feita uma seleção dos "melhores" vandalismos, só para causar algum impacto na matéria. Eu não acredito que um vandalismo seja melhor ou pior que outros. Todos são meros vandalismos e devem ser tratados como tal: reversão neles! Muito mais interessante seria dizer que o tempo que certos vandalismos conseguem se manter "no ar" é tão pequeno que a chance de se visitar uma página em um momento em que o vandalismo esteja presente é mínima. (Tudo bem que há vandalismos do tipo que apenas especialistas da área em questão detectariam, eventualmente com alguma pesquisa, mas também temos especialistas editando por aí, então cedo ou tarde estes erros também são corrigidos)
  4. Muitos erros em matemática são facilmente detectáveis olhando para o que está escrito (quando se sabe do que se trata), então não muito como enganar os leitores da área...
  5. Tem duas coisas para as quais a wikipédia é realmente útil pra mim:
    1. Buscar no rodapé das páginas ligações para "fontes de confiança" sobre determinado assunto. Geralmente fica muito fácil chegar até alguma coisa muito útil que esteja online e que não seria encontrável por buscadores convencionais (leia-se "Google");
    2. Descobrir o nome de certos termos técnicos em outros idiomas, consultando os links para os artigos das outras línguas que aparecem a esquerda de cada página. Se somos capazes de encontrar um artigo sobre algo em uma língua, é muito mais certo ao olhar estas ligações teremos os nomes corretos do assunto em outra língua, do que se tentássemos consultar um dicionário não especializado...
Em todo caso, é sempre bom saber o que estão dizendo por aí sobre as wikis que eu uso... Obrigado pela indicação... Helder 18h45min de 8 de março de 2009 (UTC)
Ahh... a matéria parece ter surtido efeito por aqui também... =/ Helder 20h05min de 8 de março de 2009 (UTC)

Convite...

Oi!

Estou querendo iniciar um daqueles projetos colaborativos de longo prazo, e gostaria de saber se tem alguma sugestão sobre este tópico aqui. Aceito desde críticas a proposta inicial até edições efetivas com conteúdo no futuro... Gostaria que fizesse ao menos uma visitinha por lá, sem compromisso, para deixar um comentário! Helder 19h38min de 8 de março de 2009 (UTC)

Volta

Pode confessar, Alustriel, a ti agradam mais as múmias, não é? =P

Passando apenas para dar notícias e dizer que já lhe enviei o relatório final por e-mail. Que saudades daquilo! Podias ter me avisado disso que volta com a gente. Estou disponível para outros esclarecimentos acerca da viagem e para ajuda por aqui também (pelo menos até segunda-feira que vem quando começam as aulas, afinal, elas tinham que começar algum dia). - Jorge Morais 01h51min de 11 de março de 2009 (UTC)

Proposta

Oi Alustriel,

Ei, andei pensando, não queres transformar a parte escrita até agora no livro História da humanidade em um livro independente, sobre civilizações da antiguidade?

Como querias escrever sobre os cavaleiros medievais também, podemos criar outro livro sobre a Idade Média. Ou achas que estou só pedindo água do desafio que é escrever o livro todo? =) - Jorge Morais 21h27min de 19 de março de 2009 (UTC)

Rs. Pedante é?
Acho que tens razão. Também dá para ficar mais completo. Não te preocupes que eu ajudo com a formatação é só me avisar quando estiver terminando as múmias (ou talvez eu até comece antes com isso). Não vai querer o livro sobre a Idade Média?
Alice vai mais ou menos, já que eu queria ter terminado a tradução no ano passado, mas recomecei o trabalho hoje. O importante é continuar com ele, acho. Estou chegando na parte em que ela fala com o Gato de Cheshire pela primeira vez e ele diz que por um caminho ela encontra o Chapeleiro Louco, pelo outro a Lebre de Março e quando ela diz que não quer encontrar gente doida ele diz: "Isso você não pode evitar. Todos somos loucos aqui. Eu sou louco, você é louca." rs. - Jorge Morais 21h52min de 19 de março de 2009 (UTC)
Não, nem vi as imagens ainda, vou procurar.
Está bem então vou criar o livro depois, pode deixar. Acredita que usei a palavra "trabalho" sem pensar? Estou com saudades mesmo, mas não é trabalhoso não. Pelo contrário, queria ser mais produtivo, fazer mais.
Quando eu crescer quero ser que nem a Alustriel (ou o Helder)! . - Jorge Morais 22h08min de 19 de março de 2009 (UTC)
Está certo! Farei isso se você me confessar qual é o segredo.
Acho que vou colocar essa frase colada na parede na minha frente "Seja produtivo!" Será que ajuda? - Jorge Morais 22h18min de 19 de março de 2009 (UTC)
Ah! Sobre o livro de brincadeiras, vou ter que procurar algumas bibliografia antes de ajudar mais como disse para o Helder, mas por enquanto posso ir ajudando com formatação e coisas do tipo. Ou discutindo. - Jorge Morais 22h32min de 19 de março de 2009 (UTC)
Pois está decidido. Vou colocar!
Assim quem sabe eu termino um livro (um!? se eu ganhar os super-poderes de uma Alustriel vou fazer logo uns dez) antes de completar três anos aqui. =D - Jorge Morais 22h42min de 19 de março de 2009 (UTC)
Essa a parte fácil, pode acreditar. =) - Jorge Morais 12h08min de 20 de março de 2009 (UTC)

Memória ruim...

Eu andei mesmo editando os seus trabalho, começando a troca dos <br>s por algo mais wiki... Brigue comigo se perceber que quebrei algo com minhas edições semi-automáticas, ok?

<inveja>Aliás, onde você arranja tanta coisa pra escrever?!</inveja>

Só o que eu não lembro é de ter colocado um link para a construção do Templo, mas se você está dizendo eu acredito... Helder 00h22min de 24 de março de 2009 (UTC)

Trabalho

Que nada, estou só fazendo alguns favores para o Helder. Trabalho, trabalho mesmo seria adicionar conteúdo nos livros que crio, mas eu só faço é retirar o que já tinha =P. Queria também era te ajudar com o da História da humanidade (que agora vai ter nome novo), afinal essa era a ideia... =(

Eu coloquei uma navegação nos Bichos da mata, acho que ficou bonito, não ficou? Pensei em colocar também uma caixa com a imagem dos bichos e o nome científico, mas acho que algumas imagens estão muito bonitas do tamanho que estão, daí ia estragar. Acho que vou desistir e usar a predefinição em outro livro. - Jorge Morais 13h33min de 24 de março de 2009 (UTC)

Vou fazendo o que posso, de pouco em pouco. Um dia eu acabo ele. E com um estímulo desse, aí é que me animo. Obrigado. - Jorge Morais 19h53min de 24 de março de 2009 (UTC)

Alguém deve estar triste...

Tadinho do Jorge... nem demos bola para a enquete que ele propôs uns 7 meses atrás... Estou pensando em responder alguma coisa lá essa semana. Se quiser, comente também. (Ah... está na hora de arquivar sua discussão...) Helder 13h03min de 25 de março de 2009 (UTC)

Pois é eu vi e esqueci (de responder e avisar...) Pelo visto não é a única tonta...rsrs

Arquivar

Pra arquivar sua discussão, pode fazer assim:

  1. Clique em "mover" ali no topo;
  2. Coloque "Usuário:Alustriel/Arquivo 3" no campo "Para novo título" e confirme "mover a página";

Pronto! Tá arquivado!

Mas para não complicar a vida de quem for falar com você depois, é melhor fazer uma coisinha adicional: remover o redirecionamento que é criado ao mover a página. Para isso:

  1. Clique no link "Usuário Discussão:Alustriel" da mensagem "Usuário Discussão:Alustriel foi movido para ..." que aparece quando você acaba de mover a página.
  2. Clique em "editar" na página que abrir e delete o # REDIRECT [[Usuário:Alustriel/Arquivo 3]] que estiver nela.

Aí sim acabou de verdade! Helder 20h46min de 25 de março de 2009 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Utilizadora:Alustriel/Arquivo 3/Arquivo LQT 1 em 2015-11-24.

Não existem tópicos antigos