Wikilivros:Por que usar livros abertos?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Por que abertos?[editar código-fonte]

Os livros didáticos abertos (ou livres) podem constituir um meio de organizar anotações, tanto para alunos como para professores. Se tiver um livro primário para o seu curso, um livro didático aberto pode fornecer um bom suplemento interativo que contenha o material não encontrado no livro principal. Assim, mesmo que um livro didático aberto não esteja completo, pode-se encontrar valor nele.

Um livro didático aberto pode ser uma boa opção para o seu curso porque ele é gratuito, possibilitando o fácil acesso pelos seus alunos, além de os estudantes poderem ser encorajados a alterar o seu conteúdo para explicar melhor alguns assuntos nos quais encontrem dificuldades. No mundo do conteúdo livre a linha que separa leitores, autores e revisores não é nítida.

Na maior parte dos casos, os estudantes gostam mais de ler um bom livro aberto, normalmente porque os contribuidores são seus colegas ou mesmo eles próprios. Encarando os factos, é realmente proveitoso tanto para o aluno como para o professor o uso destes livros abertos, principalmente se vier de uma identidade com tradições integradas na confiança e bom suporte, já que um livro vindo da comunidade poderá parecer mais "sincero" e credível.



Para professores[editar código-fonte]

Se você é professor, sabe que às vezes poderia ter apresentado um tópico de forma melhor do que fez o autor do livro que você usa. Está aqui a sua chance de ter uma participação ativa em como essa informação é organizada e apresentada e de dar uma inestimável contribuição aos estudantes em sua sala de aula e em torno do mundo.

Para estudantes[editar código-fonte]

Uma das melhores maneiras para aprender algo é ensiná-lo a alguma outra pessoa. Desafie a si mesmo para saber realmente o quanto conhece o material. Este local lhe dá a possibilidade de usar e trabalhar em um livro didático devotado ao assunto que está a estudar. E é gratuito!

Para líderes de indústria[editar código-fonte]

Você precisa que os estudantes de hoje estejam preparados para o ambiente de trabalho de amanhã. Ajude a colocar esse conhecimento nas mãos deles ainda hoje, e ele será armazenado em um lugar onde eles poderão voltar sempre para consultar e usar como referência.

Para humanitários[editar código-fonte]

Todo o material desenvolvido neste local é liberado sob licenças que garantem que a informação permanece livre para sempre. Deixe para trás um pequeno legado com cada pedacinho de contribuição sua para um livro didático aberto. É sem dúvida uma forma de doar à humanidade e ajudar a si mesmo, ao mesmo tempo em que ajuda o semelhante.

Em apenas uns poucos anos e inteiramente com os esforços voluntários, a Wikipédia se tornou uma das enciclopédias principais na web (a Wikipédia tem mais tráfego do que a enciclopédia Britannica online!). O projeto de livros didáticos livres almeja replicar esse mesmo sucesso logo.  

 

Por que o uso de Wikilivros?[editar código-fonte]

 

Adicionalmente, você vai descobrir que o formato em que os livros do Wikilivros são escritos é muito mais simples do que HTML puro, sendo também mais poderoso para fórmulas matemáticas (pelo uso da linguagem TeX) do que um editor de textos comum.

Versões antigas do que você escreveu são gravadas automaticamente e tudo que você precisa para editar uma página é um navegador, o que permite que você trabalhe em qualquer lugar, inclusive em laboratórios de informática com seus estudantes.  

 


Capítulo anterior | Próximo Capítulo