Wikilivros:Adequação da informação e padronização

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

[editar código-fonte]

Esta página apresenta os tipos de documentos que normalmente não devem figurar no Wikilivros. São descritos os diferentes tipos de publicação eletrônica e especificam-se os tipos de documentos desejados neste projeto.

Para uma pesquisa mais profunda sobre o assunto leia o que nós não somos.







Crystal Clear action fonts.png











Crystal Clear mimetype txt2.png

Que obras não colocar?[editar código-fonte]

A maioria dos usuários, ao se deparar com o nome Wikilivros pensa que se trata de um depósito de livros prontos ou de ficção. Isso decorre principalmente do esquecimento da primeira parte dessa palavra: um wiki pode ser definido, genericamente, como um formato de colaboração eletrônica aberta e livre, na qual textos são construídos por qualquer usuário interessado em uma experiência de edição e revisão constante.

Portanto, figuram como documentos wikis quaisquer obras que permitam a participação da comunidade. Isso não significa que, eventualmente, os documentos wikis não vão chegar a um nível de qualidade tal que possam ser publicados como "prontos"; no entanto, aí deixarão, em parte, de ser documentos wiki. Caso tenha interesse em adquirir uma versão impressa de algum livro do projeto, pode consultar a página sobre livros, ou ainda sobre versões para impressão.

Não se classificam como documentos wikis os seguintes tipos de documento:

  • Livros publicados: quer sejam clássicos ou não, os livros publicados presumem uma finalização do processo de edição, e portanto, não tem sentido num Wiki.
  • Fontes primárias: também chamadas de corpus, no contexto científico; são documentos usados para pesquisa, especialmente nas Ciências Sociais, como: cartas, mapas, leis, jornais, etc.
  • Artigos acadêmicos: assim como os livros e as fontes primárias, não são adequados para a edição por terceiros.

Além disso, materiais como citações ou desligados de um contexto livresco (que pode ser bastante amplo, por sinal) não devem figurar no Wikilivros.

Para publicar esse tipo de material, existem os projetos-irmãos do Wikilivros, a saber:

Projeto Material que deve figurar lá
Wikipédia Artigos isolados, específicos sobre quaisquer temas do conhecimento humano.
Wikisource Obras clássicas e fontes primárias.
Wikcionário Definições de palavras e termos, em quaisquer línguas.
Wikiquote Citações famosas.
Wikinotícias Notícias.
Wikiversidade Cursos.

Pede-se que os interessados em contribuir leiam alguns dos módulos escritos pelos colaboradores do Wikilivros para entender melhor como funciona o projeto e o tipo de texto didático mais comum em nossa biblioteca.

Se no entanto você publicou algum material indevido, não se preocupe. Um usuário mais experiente com certeza notará o problema, e recomendará a você a transferência dos textos para o projeto adequado.

 

[editar código-fonte]

Agora que o leitor já entende um pouco como se trabalha neste projecto, propomos que se direcione para o Portal da Ajuda, onde poderá aprender a criar, editar e a fazer páginas e wikilivros neste projecto. Aos poucos vai-se habituando aos comandos da MediaWiki e fazendo coisas mais precisas.

Boas contribuições e seja bem-vindo (a)!

 


Capítulo anterior