Wikilivros:Versões para impressão

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Document-print.svg

O objetivo do Wikilivros é criar livros úteis. Algumas vezes as pessoas desejam imprimir um livro, mas isso não é fácil, pois os livros do projeto estão divididos entre vários capítulos ou páginas separadas. No entanto, qualquer um que saiba como utilizar predefinições, pode facilmente criar uma versão para impressão de um livro, incluindo de forma automática todo o conteúdo de um livro em uma única página. Além disso, com todo o conteúdo de um livro na mesma página, é mais fácil criar uma versão em PDF para o livro. Isso pode ser feito automaticamente, por exemplo usando o OpenOffice.org ou o recurso "Imprimir para arquivo" do seu navegador. (tanto para pdf quanto para um arquivo PostScript - o ps é facilmente convertido para pdf depois).

Nem todo livro precisa de uma versão para impressão — diversos livros aqui são úteis apenas online. Mas se você acha que alguém pode precisar obter uma versão impressa para um livro — seja audaz e crie essa versão. Veja a Categoria:Livros com versão para impressão para obter uma lista de todos os livros que já possuem uma versão para impressão em página única, permitindo uma leitura contínua. Muitos destes podem estar também disponíveis em arquivos PDF.

Como criar uma versão para impressão[editar código-fonte]

Geralmente, é uma boa idéia aprender a partir de um exemplo. Veja um dos livros que já fornecem uma versão para impressão e leia essas instruções.

Preparando um livro[editar código-fonte]

Nenhuma predefinição de navegação utilizada em um livro deve ser impressa. Para testar se isso está acontecendo com determinado livro, utilize a função "Visualizar impressão" do seu navegador. Para evitar que um bloco de texto seja impresso, há várias opções:

  • Envolva-o com <div class="noprint"> ... </div>. No caso de predefinições de "limpeza" como {{esboço}} e {{revisão}}, utilize class="notice" ou class="notice metadata".
  • Envolva-o com <noinclude> ... </noinclude>.
  • No caso de predefinições para navegação (ou predefinições em geral), pode-se adicionar ao código da predefinição algo como:
{{#ifeq: {{SUBPAGENAME}}
  |Imprimir
  |<nada, ou o que deve ser exibido na versão para impressão>
  |<código usual da navegação, que será exibido diretamente nos capítulos>
}}

Analogamente, se você quer que algum conteúdo seja exibido apenas na página que contém a versão para impressão, use <includeonly> ... </includeonly>. Note que o texto entre essas marcações não estará visível quando você pressionar o botão "Mostrar previsão" durante a edição do texto, então você pode querer copiar ele para a caixa de areia, editá-lo por lá e depois copiá-lo para o local adequado.

Criando uma página separada para a versão de impressão[editar código-fonte]

Resumidamente:

  1. Crie a página Livro/Imprimir e acrescente uma ligação para a mesma no sumário do livro
  2. Insira a predefinição que notifica o usuário da presença de uma versão para impressão;
  3. Copie o sumário como uma lista ordenada;
  4. Insira cada capítulo como uma predefinição, precedido pelo título do capítulo. Lembre-se do capítulo com a lista dos principais autores.
    = Nome do capítulo =
    {{:Livro/Nome do capítulo}}
  5. Insira o texto da GNU Free Documentation License acrescentando:
    = GNU Free Documentation License =
    {{:GNU Free Documentation License}}

Não copie e cole nenhum texto do livro para essa página de versão para impressão (exceto o sumário).

Ligações do livro[editar código-fonte]

Faça uma ligação visível para a versão para impressão na capa ou no sumário. Você pode simplesmente inserir a predefinição Versão para impressão no diretório acima daquele onde está a página para impressão para criar uma caixa como a que está sendo mostrada. Se você fizer suas próprias ligações, é uma boa prática ter uma ligação direta para a página de edição da versão para impressão, de modo que quem pretende alterar alguma coisa na versão impressa não precise esperar até que o livro inteiro esteja carregado para poder clicar o botão "editar".

Versões para impressão longas[editar código-fonte]

Algumas vezes as versões para impressão podem tornar-se demasiadamente longas — em tais casos, você pode dividi-la em duas partes: Livro/Imprimir/Parte 1, Livro/Imprimir/Parte 2.

Versões em PDF[editar código-fonte]

É fácil criar um arquivo PDF rudimentar a partir de uma versão para impressão. Você pode usar softwares livres disponíveis como OpenOffice.org ou PDFCreator, embora alguma formatação complexa possa ser melhor preservada com o uso de algum software proprietário, tais como o Microsoft Word ou o Adobe Acrobat.

Infelizmente as versões para impressão não contém numeração própria para as páginas. Tanto a numeração de páginas quanto a inclusão de índices são adicionadas com um processador de textos e posterior criação do arquivo PDF. Salve a versão para impressão em seu próprio computador como "página completa da Web" e use um processador de textos compatível com HTML (à sua escolha) para incluir a numeração de páginas. No Microsoft Word, isso pode ser feito automaticamente bastando selecionar Inserir > Campo > Tabelas e Índices . O documento processado pode então ser convertido para PDF usando o OpenOffice.org ou o PDFCreator.

Dicas: Separe o livro em vários arquivos HTML pequenos utilizando o 'Wordpad' como editor de texto se ele não converter para o formato do seu processador de textos. Isso permite a você localizar seções offending etc. Livros pequenos podem ser copiados para a área de transferência e então colados no sou processador de textos.

A criação de uma versão para impressão pronta para a publicação exige tanto esforço quanto criar o livro em primeiro lugar. Existe todo um campo sobre o assunto, incluindo Typesetting e Desktop publishing, que lidam com o assunto. E existem programas dedicados como o Adobe Indesign, Scribus, e o LaTeX/TeX que são feitos especificamente para a tarefa de typesetting. O Microsoft Word é adequado para a tarefa, mas qualquer um que planeje usos a longo prazo irá apreciar funcionalidades avançadas como kerning, ligatures, word stretching e algoritmos de qualidade para a justificação automática que aqueles programas oferecem. Por exemplo, o LaTeX gera índices automaticamente para você.

Arquivos em PDF podem ser carregados para o Wikilivros da mesma forma que as imagens. Mas lembre-se: não faça ligações para os arquivos em PDF deste modo: [[Imagem:Arquivo.pdf]]. Isso faz com que o arquivo inteiro seja baixado quando é feito o carregamento da página. Use [[:Imagem:Arquivo.pdf]] — isso irá produzir uma ligação para a página de descrição do PDF — ou [[Media:file.pdf]] para uma ligação para o download direto. Lembre-se também de não usar simplesmente o endereço URL para o download do arquivo, pois isso fará com que o PDF seja mostrado na lista de imagens não utilizadas. Em vez disso, use Media: link (por exemplo: [[Media:Relatividade_especial.pdf]]).

Veja: Wikilivros:Versões em PDF

Ver também[editar código-fonte]