O preconceito acadêmico
Minha nossa!!! Raylton, meus milhões de pedidos de perdão!!! Juro que não queria dizer o que você entendeu... Depois que li o início de sua resposta, que só tive um breve intervalo de tempo, agora pra comentar (na verdade nem tenho), foi que ví a asneira que escrevi. Na verdade o que eu queria era que você usasse o seu tempo pra ver anime a vontade (ai que saudade do meu videogame, gibis, desenhos animados...), porque eu não via espaço de tempo pra ler tudo que você tinha pra escrever. Então queria dizer que você tinha muito tempo pra aproveitar, porque eu estaria muito ocupado. Estaria não, estou. Foi só falar... Agora que tenho 4 trabalhos pra entregar, duas listas de exercício e vou voltar a trabalhar na semana que vem!
Portanto, não se preocupe, MESMO... Eu volto quando puder e sintetizo suas colocações pra colocar no meu mapa mental. Não se preocupem, esse sufoco não vai me levar de volta pro stress. O que me levou ao stress foi: Meu cunhado teve um infarto e tinha que fazer pontes de safena, minha sogra está com depressão, meu sogro teve um AVC, meu pai estava com problemas de coluna, meu filho está em tratamento por tempo indeterminado e, na époco, eu tinha pressão no trabalho pra entregar dois projetos. (Meu irmão... acho que ninguém ia aguentar isso tudo ao mesmo tempo).
Tchau galera!!! Até quando der...
A discussão saiu um pouco do foco principal... Estou sem tempo para entrar no wikilivros então só devo aparecer daqui alguns dias, mas acho importante ressaltar uns pontos:
- A plataforma da wiki(código wiki) é péssima como um todo, pelo comentário do Rayton me lembrei disso, somente quem tem vontade de aprender ou gosta de coputadores vai editar. Devemos pensar que o usuário não se deve adaptar ao sistema e sim o sistema ao usuário, Mas isso é um problema de todas as wikis.
- Não existe como imaginar uma escola adotando um material que não seja certificado/validado por um professor que tenha no mínimo uma pós-graduação. Por que não usar um livro tradicional? Vale ressaltar que não estou dizendo todo editor tem que ser professor, somente alguém que diga essa edição do dia tal do livro X é boa e aceitável nos padrões especificados pelo MEC.
- Deveríamos ter um foco principal do projeto, para colocar a comunidade em torno de metas comuns(já havia falado isso antes para alguém, não lembro quem), assim os livros "mais importantes" seriam priorizados. Exemplo seriam os do projeto Livro aberto
Diferenciar os diferentes públicos alvos criando abordagens diferentes(Teríamos as metas da comunidade divida por idade e escolaridade, por exemplo metas para quem tem ensino fundamental, quem cursa ensino médio, quem tem ensino médio completo, universitários e professores para que ele pudesse saber onde seria mais útil). Isso não quer dizer que ficaria impedido de editar no resto da wiki e sim que o foco é ali.
A questão de metas centrais descentraliza o trabalho criando uma evolução em áreas de prioridades(uma espécie de operação tapa buracos) para depois deixarmos o projeto de forma descentralizada ganhar conteúdo. É claro que os livros ficarão bons a questão é daqui a 2 anos ou 5?
- Ampliação dos debates sobre os temas e editores por livro ajudariam a aumentar a qualidade, como não somos na maioria graduados sobre assuntos que escrevemos somente debates proporcionariam material de maior qualidade
Portanto voltamos a questão chave como atrair novas pessoas para o projeto, o que elas ganham com isso e como facilitar para elas editarem? Para reforçar essa ideia olhem [[1]] [[2]] e tirem suas conclusões