Aprimorando o [[Especial:Livro|Criador de livros]]

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Como só estou envolvido na criação de um livro e criei o índice para um outro a desenvolver futuramente, tenho alguma dificuldade em recordar os passos que segui ou sequer quais foram as instruções que segui. Só me lembro que não eram muitas, nem muito detalhadas.

Acho que o criador de livros não deve ter «dupla finalidade». Uma coisa é criar um livro impresso ou em pdf, outra coisa é criar um novo livro aqui no Wikilivros. Sugiro, portanto, que a ideia seja posta em prática numa página diferente e exclusivamente para esse efeito.

Faz todo o sentido que esse «iniciador de livros» faça parte, por exemplo, da Ajuda:Como iniciar um livro, incorporando, pelo menos, algum do conteúdo actual e as sugestões dadas acima.

Se fosse possível começar a construir um modelo que se pudesse ir testanto, isso seria o ideal.

Outra sugestão é incorporar nesse «iniciador de livros» a criação de um modelo para os capítulos e páginas do livro, como foi referido noutro local.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)21h20min de 20 de agosto de 2010
Editado por 3 outros utilizadores.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Lendo agora o que eu mesmo escrevi no primeiro comentário, não sei como pude imaginar que alguém entenderia o que eu tinha em mente... (ficou muito pouco explícito)

Em todo caso, o assunto acabou ficando parado por falta de tempo pra tentar esboçar alguma coisa. Mas olhando nos registros, vi que eu já tinha feito umas imagens e realizado o carregamento, apesar de não ter lembrado de fazer qualquer comentário sobre elas. A ideia era a seguinte: a interface existente para a criação de coleções me pareceu bastante intuitiva para a organização de uma lista de capítulos, por isso imaginei que uma tela semelhante poderia ser útil para quem está criando o índice de um novo livro. A grande vantagem em reutilizar a interface para um propósito diferente do original é não ter que programar tudo a partir do zero (como poderia ser desejável, no sentido de ir fornecendo versões beta em alguma página do projeto), pois isso demandaria ainda mais tempo do que uma "mera" adaptação do que já existe...

O link que aparece na barra lateral atualmente nos leva para uma página onde devemos confirmar se queremos habilitar o criador de livros (que só serve para criar coleções que podem virar pdf ou odt). Aquela página poderia ser mudada para algo neste sentido:

Criador de livros (esboço 1).PNG

e caso o editor escolhesse a nova opção (primeiro item), iria parar em uma versão adaptada da Especial:Livro, na qual poderíamos tentar inserir as funcionalidades que facilitariam a vida de quem está apenas dando os primeiros passos para a criação de um livro, como por exemplo a verificação automática da adequação dos títulos às convenções de nomenclatura que estiverem vigentes:

Criador de livros - Maiúsculas.PNG

Depois que o editor preenchesse a lista de capítulos, o novo sistema poderia editar automaticamente a página adequada, e encaminhar o usuário para a mesma (eu tinha chegado a testar um pequeno javasscript com AJAX para fazer edições automáticas em páginas do projeto, mas também não pude dar continuidade... =/).

A ideia inicial de dar dupla finalidade ao mecanismo existente surgiu logo que habilitaram a extensão para criação de coleções aqui no projeto, pois subtamente muita gente começou a criar "novos livros" usando o recurso que servia para "colecionar páginas". Isso sugeriu que talvez o link na lateral estivesse em um lugar mais estratégico, e que talvez a interface do "colecionador" fosse intuitiva para quem quer efetivamente criar um novo livro...

Assim fica mais claro o que eu queria dizer?

Helder (Discussão)02h10min de 21 de agosto de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Percebido, mas não convencido. Se «Criar uma colecção», que leva a «Criador de livros» são designações que não se percebem, há que mudá-las. Pelo menos, deviam ser iguais. Apesar do trabalho adicional que isso possa representar, o «Criar um wikilivro» deve ser uma página distinta. Não se pode usar o código da do «Criador de livros», alterando o conteúdo? Porquê esse passo intermédio, se o que se pretende é chegar a uma página que é uma adaptação da «Especial:Livro»? Nesse caso uma ligação «Criar um wikilivro» deve levar a uma página com o título «Criar um wikilivro» e não «Gerir seu livro» (mau pt). Acho que é essa página que precisa de ser posta à experiência.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)01h51min de 29 de agosto de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Está sendo usado "coleção" no texto do link por causa da confusão que o recurso causou quando foi habilitado e o texto era "criar um livro": todo mundo começava a usar ele para tentar criar novos wikilivros! Ver o contexto em que a mudança ocorreu (no final de 2008): aqui e aqui

Isso tinha um lado bom e um ruim: o ruim era que a ação nada tinha a ver com o propósito do recurso, o bom é que isto sinalizou que as páginas do projeto não deixam claro para os potenciais autores como eles deveriam proceder para começar seus livros, e quando aquele link apareceu, houve um grande número de tentativas (frustradas) de usá-lo com esta finalidade.

Vale observar que (como sempre =/) o criador de livros foi para a(s) Wikipédia(s) e nunca consegui (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) convencer os desenvolvedores a fazer qualquer mudança que me parecesse melhorar o recurso (e em alguns casos a sua compatibilidade com o nosso projeto). Se alguém tiver sugestões neste sentido, pode fazer la na página da Wikipédia inglesa, e torcer para que sejam ouvidas...

No entanto, olhando o conjunto de mensagens de sistema usado pelo recurso, vemos que esquecemos de usar "coleção" de modo consistente. Temos que arrumar isso também.

Quanto ao reuso do código existente (em JavaScript e em PHP), somos obrigados a nos restringir à interseção entre:

  1. O que dá para ser feito via JavaScript (já que não somos desenvolvedores, para alterar o PHP, e é difícil nos ouvirem quando pedimos algo... [e a mesma dificuldade existe para tudo o que diz respeito à organização de wikilivros, conforme bugzilla:15071 e pedidos dependentes dele: 10092, 12908, 15072, 15073, 15074, 15075, 15070])
  2. O que sabemos fazer com Javascript (que ainda é bem pouco =/).

Em particular, como o recurso é fornecido através de uma página especial (a Especial:Livro), nossas eventuais tentativas de fazer melhorias locais aqui no Wikilivros tem que se limitar àquela página (pois [até onde sei] para criar novas páginas especiais é preciso ser desenvolvedor, e fazê-las em PHP...). Mas isso não nos impede de mudar completamente o texto das mensagens que aparecem lá dependendo de nosso propósito (por exemplo para conseguir que "«Criar um wikilivro» leve a uma página com o título «Criar um wikilivro»" =) ).

Helder (Discussão)13h18min de 29 de agosto de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h07min de 17 de agosto de 2016

Se não se pode fazer, não se faz. Sugiro, então, que se avance com o proposto, mas que em vez de «Gerir seu livro» se use outro título, por exemplo, «Iniciar um livro» ou «Começar um livro novo».

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)01h55min de 9 de setembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

A página Especial:Livro serve tanto para criar coleções novas quanto para modificar as que foram criadas anteriormente. Então não me parece adequado que o titulo foque apenas no início ou criação. Deveria ser suficientemente genérico (como o tal "gerir", do qual eu também não gosto). Talvez "Organizar" seja um verbo melhor, pois pode ser pensado tanto como "organizar algo novo" quanto como "(re)organizar algo já existente".

Helder12h11min de 22 de novembro de 2010