Aprimorando o [[Especial:Livro|Criador de livros]]

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Está sendo usado "coleção" no texto do link por causa da confusão que o recurso causou quando foi habilitado e o texto era "criar um livro": todo mundo começava a usar ele para tentar criar novos wikilivros! Ver o contexto em que a mudança ocorreu (no final de 2008): aqui e aqui

Isso tinha um lado bom e um ruim: o ruim era que a ação nada tinha a ver com o propósito do recurso, o bom é que isto sinalizou que as páginas do projeto não deixam claro para os potenciais autores como eles deveriam proceder para começar seus livros, e quando aquele link apareceu, houve um grande número de tentativas (frustradas) de usá-lo com esta finalidade.

Vale observar que (como sempre =/) o criador de livros foi para a(s) Wikipédia(s) e nunca consegui (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) convencer os desenvolvedores a fazer qualquer mudança que me parecesse melhorar o recurso (e em alguns casos a sua compatibilidade com o nosso projeto). Se alguém tiver sugestões neste sentido, pode fazer la na página da Wikipédia inglesa, e torcer para que sejam ouvidas...

No entanto, olhando o conjunto de mensagens de sistema usado pelo recurso, vemos que esquecemos de usar "coleção" de modo consistente. Temos que arrumar isso também.

Quanto ao reuso do código existente (em JavaScript e em PHP), somos obrigados a nos restringir à interseção entre:

  1. O que dá para ser feito via JavaScript (já que não somos desenvolvedores, para alterar o PHP, e é difícil nos ouvirem quando pedimos algo... [e a mesma dificuldade existe para tudo o que diz respeito à organização de wikilivros, conforme bugzilla:15071 e pedidos dependentes dele: 10092, 12908, 15072, 15073, 15074, 15075, 15070])
  2. O que sabemos fazer com Javascript (que ainda é bem pouco =/).

Em particular, como o recurso é fornecido através de uma página especial (a Especial:Livro), nossas eventuais tentativas de fazer melhorias locais aqui no Wikilivros tem que se limitar àquela página (pois [até onde sei] para criar novas páginas especiais é preciso ser desenvolvedor, e fazê-las em PHP...). Mas isso não nos impede de mudar completamente o texto das mensagens que aparecem lá dependendo de nosso propósito (por exemplo para conseguir que "«Criar um wikilivro» leve a uma página com o título «Criar um wikilivro»" =) ).

Helder (Discussão)13h18min de 29 de agosto de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h07min de 17 de agosto de 2016

Se não se pode fazer, não se faz. Sugiro, então, que se avance com o proposto, mas que em vez de «Gerir seu livro» se use outro título, por exemplo, «Iniciar um livro» ou «Começar um livro novo».

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)01h55min de 9 de setembro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

A página Especial:Livro serve tanto para criar coleções novas quanto para modificar as que foram criadas anteriormente. Então não me parece adequado que o titulo foque apenas no início ou criação. Deveria ser suficientemente genérico (como o tal "gerir", do qual eu também não gosto). Talvez "Organizar" seja um verbo melhor, pois pode ser pensado tanto como "organizar algo novo" quanto como "(re)organizar algo já existente".

Helder12h11min de 22 de novembro de 2010