Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde/ Planejamento de estudos científicos em saúde: Desenhos de estudo cientifico em saúde

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

A questão da pesquisa expressa a incerteza que o investigador tem interesse em solucionar. Os estudos precisam ser previamente planejados para que as respostas sejam úteis e satisfatórias. O delineamento ou desenho da pesquisa refere-se à posição do pesquisador em relação aos elementos em estudo: apenas observa ou faz intervenção no curso natural de um fenômeno? e em relação a como lidar temporalmente com os fatores de exposição ou intervenção e seus efeitos (Adaptado[1]). O desenho reflete o olhar do pesquisador para o fenômeno de interesse.

Mesmo que o profissional de saúde não se torne um pesquisador, ele precisa compreender o método científico para que consiga utilizar adequadamente os resultados dos estudos publicados na sua prática de assistência à saúde.

Nesta seção você poderá encontrar exemplos aplicados acerca de conceitos básicos e fundamentos sobre planejamento de estudos científicos / desenhos de estudo.

VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL[editar | editar código-fonte]

Exercícios resolvidos[editar | editar código-fonte]

Microcefalia I

Hipertensão e tabagismo I

Infarto e fatores de risco

Planejamento de estudo

Bebês GIG

Estudo FRICAS II

Estudo FRICAS I

O coração de BH

Uso de drogas II

Lazer e estado nutricional I

Lazer e estado nutricional II

Escore APACHE I

Planejamento de estudo

Sugestão / veja também[editar | editar código-fonte]

Epidemiologia Básica (WHO, 2010)

Centro Cochrane do Brasil

Outras fontes wiki:

Método científico

  1. Hulley, S. B., et al. (2015). Delineando a pesquisa clínica - 4.ed, Artmed Editora.