Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde/ REPOSITÓRIO DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS/ Exercício 60: Planejamento de estudo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL[editar | editar código-fonte]

Questão 60 - Planejamento de estudo[editar | editar código-fonte]

Um grupo de pesquisadores neurocientistas tem interesse em investigar as relações entre a habilidade da criança em jogos eletrônicos e o desempenho escolar em matemática. Utilize seus conhecimentos sobre metodologia científica e proponha um protocolo para este estudo, seguindo as etapas:

Videogame barnstar.svg
  1. Escolha objetivamente a questão da pesquisa (uma frase ou pequeno parágrafo)
  2. Identifique qual será o delineamento do estudo científico (coorte, caso-controle, transversal, com intervenção ou observacional, etc)
  3. Defina os sujeitos da pesquisa e como eles serão inseridos ou excluídos do estudo e a formação de grupos (caso seja pertinente)
  4. Elabore um instrumento de coleta de dados, destacando as variáveis que serão aferidas e identificando quais são as preditoras ou de exposição e o(s) desfecho(s)
  5. Que tipo de inferência este estudo poderia fazer, a partir de quais testes estatísticos?

Explique suas respostas e fundamente-as com referências bibliográficas.

Resposta da questão:[editar | editar código-fonte]

1-     A questão da pesquisa tem como objetivo definir a incerteza a ser estudada em relação aos sujeitos da pesquisa, orientando, assim, o estudo a ser conduzido. Uma questão deve seguir os critérios FINER (factível, interessante, nova, ética e relevante) para possibilitar um bom estudo subsequentemente.

Por se adequar ao conceito e aos critérios elucidados, uma boa alternativa para a questão da pesquisa é: “ Existe relação entre a habilidade em jogos eletrônicos e o desempenho escolar em matemática em crianças? ”.

2-     O delineamento do estudo será um estudo observacional transversal, em que será feita uma coleta única em um período de tempo das medições das variáveis do estudo, tanto os fatores de exposição quanto os desfechos. O motivo é devido a facilidade da coleta dos dados e do custo, além de não ter o problema de percas no seguimento do estudo, diferentemente de um estudo de coorte. Além disso, é possível de realizar o estudo sem a susceptibilidade a vieses que o caso controle possui. Entretanto, estudos transversais possui a desvantagem de dificilmente estabelecer relação de casualidade, o que poderia ser obtido com um estudo de coorte. Apesar disso, a questão da pesquisa busca somente a relação de prevalência, possível de se obter em um estudo transversal. É possível, também, a realização de um estudo posterior de coorte acompanhando o estudo transversal, a fim de verificar a relação de casualidade.

Outro aspecto do estudo é não será por intervenção em ensaio clinico randomizado, devido à dificuldade de execução de se realizar intervenção tratando-se da habilidade em jogos eletrônicos. Tal dificuldade se deriva das possíveis dificuldades financeiras, que podem atrapalhar o uso de equipamentos eletrônicos, e da dificuldade de estabelecer um uso de jogos eletrônicos nas crianças.

3-     Para determinar os sujeitos de estudos, é necessário definir os critérios de inclusão e os de exclusão, e também definir a forma de recrutamento deles. É necessário que esses critérios aumente a capacidade de generalização do estudo e ao mesmo tempo seja alcançável.

Assim os critérios serão:

-Estar regularmente matriculado ensino fundamental e médio em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e possuir histórico escolar completo;

-Ter entre 6 e 18 anos;

-Não possuir nenhum déficit físico motor, visual ou mental.

A forma de recrutamento será através de uma seleção aleatória utilizando a técnica do acaso. Escolheria randomicamente escolas de BH e selecionar algumas turmas destas, também randomicamente, para participar. Todos os alunos da turma, que cumpram os critérios, serão selecionados para o estudo. O número de participantes a serem selecionados será calculado posteriormente, de acordo com as necessidades estatísticas.

4-     Para realização do estudo, a coleta dos dados a serem utilizados será da seguinte forma:

-Coleta dos dados de matricula da escola para aferição da idade (1), sexo (2) e ano escolar dos participantes (3);

-Uso de um conjunto de jogos eletrônicos disponíveis para determinar as habilidades dos participantes, separados em categorias de jogos que necessitam de: habilidades manuais (4), habilidades visuais (5), velocidade de raciocínio (6) e capacidade de resolução de problemas (7).

-Verificar o histórico escolar dos participantes, coletando a última nota de matemática (8) e a média geral das disciplinas (9).

As variáveis 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 serão definidas como preditoras, e as variáveis 8 e 9 como desfecho.

5-     Este estudo poderá fazer inferências sobre a relação entre as suas variáveis através do teste de hipóteses. Para isso, será necessário definir a hipótese nula (H0), em que o valor populacional de um parâmetro é igual ao valor testado, e a hipótese alternativa (HA), em que são diferentes, para cada comparação entre variáveis. Com o teste de hipóteses, é possível negar H0 ou aceita-la, através de testes estatísticos e do valor de significância (pvalor). Assim, poderá ser inferido do estudo se existe ou não relação entre as variáveis analisadas, e então responder à questão do estudo.

Os testes estatísticos a serem utilizados irão variar de acordo com a natureza das variáveis a serem estudadas:

-O teste de médias para comparar médias;

-Os testes de correlação para correlacionar variáveis numéricas;

-Os teste de qui-quadrado para fazer associação entre eventos categóricos.

Através deles, será possível determinar a força de relação das variáveis, a significância estatística e, então, resolver o teste de hipóteses e realizar inferências.

Por exemplo, poderíamos comparar os resultados da variável 7 (em um resultado numérico continuo obtido na coleta de dados) e da variável 8. Como estamos relacionando duas variáveis numéricas, utilizaríamos os testes de correlação. Neste caso, H0 é “Não existe relação entre a capacidade de resolução de problemas em jogos eletrônicos com as notas obtidas em matemática” e HA é “Existe relação entre a capacidade de resolução de problemas em jogos eletrônicos com as notas obtidas em matemática”. Após o teste poderíamos então aceitar H0 ou rejeita-la, aceitando então HA.

Indexadores do tema deste exercício[editar | editar código-fonte]

Testes de hipóteses

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

1-BONITA, Ruth.; BEAGLEHOLE, Robert.; KJELLSTRÖM, Tord. Epidemiologia básica. 2.ed. Washington: Organização Mundial da Saúde, 2010.

2-HULLEY, Stephen B.; CUMMINGS, Steven R.; BROWNER, Warren S.; GRADY, Deborah G.; NEWMAN, Thomas B. Delineando a Pesquisa Clínica: Uma Abordagem Epidemiológica. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

3- TRIOLA, M.F. 2013. Introdução a Estatística. 11ª. Ed, LCT, Rio de Janeiro.

VOLTAR À PAGINA PRINCIPAL[editar | editar código-fonte]