Discussão:Livro de receitas

Ir para: navegação, pesquisa

Sobre este espaço de discussão

Dionisio

Não seria melhor se a página do índice estivesse formatada em duas colunas? Pois, ele poderá ficar extenso demais para navegar, tendo em vista que outras receitas serão inseridas. Se puder e for o caso, gostaria que alguém o fizesse, porque eu não sei como fazer tal procedimento.

Agradeço a atenção dispensada ao que se sugere e solicita.

--Rotlimena 11:45, 6 Novembro 2006 (UTC)

Rotlimena,

Obrigado por apontar este problema, o qual certamente precisa ser resolvido. Contudo, acredito que a formatação em duas colunas da página não seja a melhor solução. Uma página muito grande, além de difícil de navegar, é demorada para carregar, o que pode ser um problema sério para usuários de conexão lenta. Portanto, acredito que a melhor solução seja a criação de sub-índices. O índice principal conteria apenas links para os sub-índices (Salgados, Doces, Saladas, Bebidas etc.). Os sub-índices, por sua vez, conteriam os links para as receitas. Nada impediria da mesma receita comparecer em dois sub-índices. Por exemplo, uma bebida de chocolate tanto no sub-índice de bebidas quanto no sub-índice de doces. Com o tempo, se vier a ser necessário, poderiam ser criados sub-sub-índices. Por exemplo, bolos, pavês, mussês etc., organizados como sub-sub-índices do sub-índice de doces. --Dante 01:42, 7 Novembro 2006 (UTC)

Encontrei o seguinte módulo sem categoria: Lanches. Gostaria de saber se se pretende que seja um novo livro ou se é parte deste como subdivisão de Livro de receitas/Índice/Salgados, Lanches e Sanduíches. Além disso, não gostei muito dos novos índices . Ficou difícil encontrar os conteúdos e a divisão vazia deixa o livro feio... Andei pensando em soluções e vi o livro em inglês. Naveguem um pouco lá, eles usam mais as categorias. Acho que é uma boa solução. - Jorge Morais 02:14, 16 Dezembro 2006 (UTC)

Reformulação do Índice

A divisão atual do Índice não está muito boa. As receitas estão difíceis de serem encontradas e a navegação pelas receitas está ruim. Existe o índice geral, os sub-índice, e a lista de receitas. O caminho até uma receita é longo, as páginas criadas são pequenas e é mais difícil de visualisar uma receita.

Proponho usar a estrutura abaixo para o índice geral:

Mostrar link direto para as listas de receitas, sem necessidades dos sub-índices, para facilitar a navegação. Divisão por seção não é adequada. Assim fica mais fácil de achar a receita desejada.


Ou também colocar as receitas nos sub-índices, seguindo o modelo abaixo:

Desse modo uma página sub-índice ficaria assim:

--Master 01:38, 23 Dezembro 2006 (UTC)

Melhorar a estrutura das receitas

A maioria das receitas estão com erros na estrutura da página. São mais de 1.000 para verificar. Sugiro fazer algumas correções na estrutura:

1 - Retirar as receitas da categoria Culinária, porque a categoria Livro de receitas está incluída dentro da categoria culinária.


2 - Melhorar os subtítulos das seções. Atualmente estão assim:

== Nome da receita - 1 ==

==='''Ingredientes e Preparo:'''===
* Ingrdiente --
* Ingrdiente;
* Ingrdiente.

:'''Preparo:'''
...

== Nome da receita - 2 ==

Seria melhor que fique assim, por exemplo:

== Receita 1 ==

===Ingredientes===
* Ingrdiente;
* Ingrdiente;
* Ingrdiente.

===Preparo===
...

== Receita 2 ==

--Master 02:36, 5 Fevereiro 2007 (UTC)

Sintetização do livro

O que acham de fazer uma "sintetização" do índice, dividindo-o em subseções, de uma forma semelhante ao livro de receitas do Wikibooks (em Inglês)? Quero dizer, uma página principal onde dividem-se os pratos (por dietas especiais, ingredientes...), como aqui, e subpáginas mais organizadas. Lipemsg 22h53min de 8 de Setembro de 2007 (UTC)

Reformulação

Só para não esquecer, a proposta de reformulação está arquivada. Só precisamos de bots para fazer o serviço. --Master 20h17min de 19 de Janeiro de 2009 (UTC)

Formatação no livro de receitas


Boa noite! senhor administrador.


Gostei da formatação que o “Jota” deu no índice do livro elencado (onde colocou cor na página e, por ela estar extensa, ele a distribui em 3 colunas.
A propósito, existem certos sub-tópicos tais como: Bolos (dentro de quitandas), e, bebidas com ou sem álcool (dentro de bebidas) e, assim por diante, muitos outros que ainda contém uma infinidades de nomes de receitas variadas (que dependemos rolar a página extensa para visualizá-las). Creio que seria de bom alvitre (salvo melhor juízo) que tais páginas extensas fossem apresentadas em duas colunas, para minimizar seu tamanho (num protótipo semelhante ao que o “Jota” fez no índice --- só que em duas colunas, e não em três).
Isto posto e tendo em vista que não possuo conhecimentos suficientes para implementar tal idéia aventada, solicito a gentileza do nosso amigo “Jota” ou “outrém” de fazer o obséquio de arrumar (formatar em 2 colunas) na forma ora sugerida, em pelo menos um dos sub-tópicos (Bolos ou bebidas com álcool) retromencionada. Assim e diante ao que for feito, terei um modelo para que eu possa formatar todas aquelas que possuem extensas relações de receitas, adequando-as ao ideal de visualização.
Sendo só para o momento, subscrevo, agradeço e aguardo a merecida atenção ao que ora se pleiteia.


--Rotlimena 22:47, 14 Abril 2007 (UTC)

Boa Noite, Sra. Rotlimena
De certo, qualquer dos usuários experientes poderão atender sua solicitação assim que possível... Obrigado! --Marcos A. N. de Moura 00:42, 15 Abril 2007 (UTC)


Minha gente, Goa não é país mas sim um estado indiano... Eu pessoalmente fui passear por lá com meu companheiro. Nossa virgem de todas as rodas, vamos corrigir isto depressinha. Bepp (Discussão) 21h20min de 19 de Junho de 2010 (UTC)

Culinária de Angola

O texto seguinte foi movido de: Livro de receitas/Culinária de Angola

gostaria de ver a culinaria de angola ñ encontrei. — o usuário 41.78.18.135 (discussão  contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Aparentemente ainda não há receitas específicas da culinária angolana aqui no livro de receitas do Wikilivros. Helder 17h52min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

Licor de figo

Ola, gostaria de enviar uma receita simples e muito gostosa de licor de figo. Seria de interesse? Em caso positivo favor contactar chacaraprimavera2009@gmail.com. Parabens pelas receitas maravilhosas que encontrei aqui, abraços. Teresinha Araujo Brasilia DF

Licor de figo

Ola, gostaria de enviar uma receita simples e muito gostosa de licor de figo. Seria de interesse? Em caso positivo favor contactar chacaraprimavera2009@gmail.com. Parabens pelas receitas maravilhosas que encontrei aqui, abraços. Teresinha Araujo Brasilia DF

Olá. Você pode escrever a receita aqui mesmo ou, se preferires, pode acrescentá-la na seguinte página: Livro de receitas/Licor de figo. Basta clicar em editar no topo da página. Mário Júnior (Discussão) 16h55min de 22 de Agosto de 2011 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Discussão:Livro de receitas/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Ao clicar em "Adicionar tópico", concorda com as nossas Condições de Utilização e em, irrevogavelmente, publicar o seu texto com as licenças CC BY-SA 3.0 e GFDL
Não existem tópicos antigos