WikiRPG/Regras de criação de personagens dos jogadores

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tabliczka DK1.svg Este texto é apropriado para usuários de nível básico.

Dentro da história criada pelo Mestre , cada jogador interpretará um personagem ,chamado dentro do WikiRPG de Personagem do Jogador ( PdJ ) .O número de jogadores é indefinido , mas uma aventura de RPG deveria ter entre três a no máximo cinco jogadores (mais o mestre).

As regras de PJ servem para criar um personagem coerente de acordo com cenário, que permita que não haja excessos que venham a prejudicar a história ,nem os outros jogadores . As informações relativa aos personagens , criadas de acordo com as regras aqui expostas devem ser escritas na ficha de PJ que consta neste livro .

Pré-Criação do Personagem[editar | editar código-fonte]

Antes da definição das características do PdJ , o jogador deve considerar certos pontos para fundamentar sua criação :

  • Qual a ambientação em que ocorrerá a história do Mestre ?
  • O personagem está inserido neste contexto ?
  • Qual o nome do personagem , sua profissão , suas origens e sua vida ?
  • Qual a personalidade do personagem e como está inserido socialmente ?
  • O personagem tem sonhos e metas de vida ? Quais ?

O Mestre deve orientar os jogadores durante o processo de criação de personagens ,dando-lhes as informações básicas sobre o cenário em que se desenvolverá a história ,assim com as regras que regerão o mundo de modo que se crie PJs coerentes com a história .É importante que mesmo tendo liberdade criativa , os jogadores criem personagens com motivações parecidas para que possam constituir um grupo com um mínimo de coesão para facilitar a narração por parte do Mestre.

Preenchendo a planilha : cabeçalho[editar | editar código-fonte]

  • Nome : Nome do PdJ . Geralmente os jogadores tem liberdade para escolher o nome dos seus personagens ,ainda que seja conveniente obedecer um certo padrão de acordo com o cenário . (Seria muito estranho termos um Chewbacca na Idade Média ).
  • Idade: Idade do personagem em anos de acordo com a ambientação da aventura . De acordo com alguns cenários o tempo passa diferente do tempo comum terrestre .
  • Naturalidade: Raça e nacionalidade do personagem de acordo com a ambientação da aventura.Em cenários de humanidade absoluta (cenários históricos e afins ) ,raça denota a divisão racial presente na sociedade em que o PdJ vive e a nacionalidade a terra ou país de origem do personagem . Em cenários multi-raciais , raça designa a raça que distingue o personagem dos humanos (se não for humano ) e a nacionalidade , a terra , país ou mundo de origem do personagem .
  • Profissão:Profissão do personagem desempenhada dentro da sociedade em que está inserido.
  • Aparência : aparência do personagem - altura , peso , tipo de vestimenta , características físicas marcantes que possam ser experimentada pelos sentidos .

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Habilidades são as medidas básicas das capacidades físicas/mentais do PdJ . O PdJ tem sete atributos que são :

  • AGILIDADE : Destreza física do personagem.
  • CARISMA : Medida da capacidade interpessoal do personagem.
  • FORÇA : Força física do personagem.
  • INTELIGÊNCIA : Medida da capacidade mental do personagem.
  • PERCEPÇÃO : Medida da capacidade sensorial do personagem.
  • VONTADE : Designa a medida de controle que temos sobre nossos atos.
  • VIGOR : Medida da resistência física do personagem.

Cada atributo tem uma medida de valor que varia entre :

 *(1)FRACO
 *(2)REGULAR
 *(3)MÉDIO
 *(4)BOM
 *(5)ÓTIMO
 *(6)EXCELENTE

Inicialmente um personagem humano comum inicia com 3 (i.e. Médio ) em todos os seus atributos .

Opcional:Como regra opcional o Mestre pode determinar que os personagens começam com 1 ponto em cada atributo, tendo 10 pontos a serem distribuídos livremente entre eles, até o limite de 5.

Dons e falhas[editar | editar código-fonte]

Dons são vantagens adquiridas pelo PdJ. De acordo com a descrição de cada dom, o jogador pode ver os benefícios que cada um possui.Há dois tipos de dons: dons únicos, isto é, que não variam , e dons com níveis, onde cada nível de dom é melhor do que o nível passado. Um personagem iniciante pode escolher no máximo 3 níveis em Dons, sendo que cada Dom único conta como um Dom de nível 2 (assim um jogador pode ter no máximo um dom único com um dom de nível 1 ). O Mestre tem o poder de alterar ou proibir dons que possam à vir prejudicar sua aventura .

Falhas são desvantagens adquiridas pelo PdJ. De acordo com a descrição de cada desvantagem o jogador pode ver os malefícios que cada uma possui. Há também dois tipos de falhas: falhas únicas, isto é, que não variam, e falhas com níveis, onde cada nível de falha é pior do que o nível passado. Um personagem iniciante pode escolher no máximo 3 níveis em Falhas. Cada falha única ou nível de falha dá pontos extras que podem ser distribuídos livremente entre os atributos.

Falhas adquiridas no decorrer de aventuras não contam pontos extras.

Conhecimentos[editar | editar código-fonte]

Conhecimentos são habilidades adquiridas através de aprendizado pelo personagem. Cada conhecimento tem uma medida chamada Competência (C), a qual tem três valores: Básico (1), Médio (2) e Avançado (3). Inicialmente um personagem pode ter cinco conhecimentos, dos quais um em nível 3, um em nível 2 e três em nível 1 .

Experiência dos PJs[editar | editar código-fonte]

Ao contrário de outros RPGs , WikiRPG não possui um sistema de distribuição de pontos ao final de cada aventura. Um personagem somente evolui em WikiRPG desenvolvendo suas habilidades. Isto pode ser feito através de esforço contínuo nas aventuras, ou através de estudos. Cada seis meses de estudo contínuo em tempo de jogo em determinada área permite ao personagem realizar um Teste de Competência contra o Atributo desenvolvido. Se houver sucesso, o personagem ganha mais um ponto permanente no Atributo ou no Conhecimento desenvolvido, senão deverá esperar mais seis meses para realizar novos testes.

O contrário também é verdadeiro: um grande desleixo ou falta de manutenção em suas qualidades pode abaixar o nível delas.

Listas e Tabelas[editar | editar código-fonte]

Abaixo seguem as listas de dons, falhas e conhecimentos genéricos que podem ser utilizados pelo Mestre em suas aventuras :

As listas e tabelas acima devem ser usadas de forma auxiliar. É mais desejável que os participantes do RPG façam ou coletem suas próprias listas e tabelas, da forma que melhor se encaixe ao cenário da aventura.