WikiRPG/Regras de criação de personagens dos jogadores/Tabela de falhas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Aqui estão relacionados as Falhas que um personagem pode utilizar ,onde o Mestre pode fazer a alteração que seja necessária para cada cenário .

Criando novas Falhas[editar | editar código-fonte]

Uma Falha tem as seguintes características :

*Nome - nome pela qual a falha deve ser chamada no cenário . 
*Definição - características mais básicas e genéricas sobre a falha , com descrição
 de suas penalidades dentro do sistema de jogo .
*Nível - Se a falha não é única ,devem ser estabelecidos seus níveis que não podem 
 podem ultrapassar 3 . 

Tabela de Falhas[editar | editar código-fonte]

Falhas genéricas[editar | editar código-fonte]

  • Amnésia - o personagem tem lapsos parciais de perda de memória ou perda total .Se o personagem já for criado inicialmente com esta falha, a planilha é criada pelo Mestre e o jogador não pode ter acesso às informações que estão na planilha exceto aquelas que possam ser perceptíveis pelos sentidos (assim toda vez que fizer os testes o Mestre joga os dados e compara os resultados pelo jogador).Se os lapsos forem parciais o mestre pode passar algumas informações para o personagem em forma de sonhos ou deja vu mas nunca de forma objetiva . Níveis: 1- parcial (5 lembranças por semana) 2-parcial (2 lembranças por semana) 3 - total (sem lembranças).
  • Analfabetismo -analfabetismo designa o desconhecimento de um personagem da estrutura educacional dentro da cultura em que está inserido.Normalmente é associado ao aprendizado da leitura e da escrita.
  • Código de Honra- código de honra define um conjunto de normas pessoais que um personagem se submete devido a uma filosofia , religião ou qualquer outro motivo. Difere de Voto por ser vitalício e só poder ser modificado através de uma mudança de visão do mundo. O conjunto de normas a que o personagem se submete devem ser coerentes entre si e aprovadas pelo Mestre em número mínimo de três. Cada nível designa três obrigações que o personagem se submete. Níveis: 1-Três obrigações 2-Seis obrigações 3-Nove ou mais obrigações.
  • Defeito físico- o personagem tem um defeito físico aparente e que constitui em uma dificuldade de executar ações do qual necessitem dos membros com defeitos.Cada nível conta como um defeito físico diferente , no entanto o Mestre deve fiscalizar a criação de PdJs para que não se criem personagens sem efeitos para o jogo.Tipos de deficiências: Cegueira, surdez, mudez, maneta , perneta etc.
  • Doença- Doença é a perda de saúde de um personagem devido a infecções, inflamações, isquémias, modificações genéticas, sequelas de trauma, hemorragias, neoplasias ou disfunções orgânicas. Dentro de WikiRPG o Mestre deverá determinar qual o nome e a origem da doença, qual seus efeitos e seu impacto sobre o Personagem e suas características (como perda de Vigor e afins). Cada nível de doença em WikiRPG determina a periculosidade da doença em questão que sempre deve ser mais do que apenas alguma disfunção facilmente curável dentro do cenário. Níveis:1-Doença comum 2- Doença Grave 3-Doença Incurável. Lista de Doenças e seu uso em WikiRPG.
  • Fobia-Fobia é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares. A fobia caracteriza-se pelo pavor desmedido de quem a tem, que mesmo sabendo do caráter rídiculo ou inofensivo de seus medos, não consegue controlar-se. Cada nível de fobia em WikiRPG determina a intensidade da fobia em questão. Níveis:1- Fobia controlável (através de um Teste de QI ao tomar contato com o objeto da fobia ) 2- Fobia dificilmente controlável (dois sucessos em Teste de QI ao tomar contato com o objeto da fobia) 3-Fobia incontrolável (sem direito a testes ) . Lista de Fobias e seu uso em WikiRPG
  • Fúria- Fúria é uma versão avançada da falha irascibilidade. Todas as vezes que o personagem for exposto a uma situação de pressão psicológica deve fazer um teste de Vontade. Se falhar, entrará em um estado de ira irracional, aumentando sua força em +3 e seu QI e Vontade em 2 temporariamente, agredindo até a morte, inconsciência ou destruição qualquer indivíduo ou objeto próximo. A Fúria dura até terminar a cena.
  • Irascibilidade- O personagem é mais suscetível a ira do que a maioria das pessoas.Todas as vezes que o personagem estiver em uma situação de pressão psicológica ele deverá fazer um teste de Vontade.Se falhar ele entrará em um estado de ira quase irracional enquanto durar a cena.
  • Marginalizado-O personagem não pertence aos padrões da sociedade no qual está inserido e desta forma não pode usufruir dos direitos básicos dados à grande maioria. O Mestre deve tomar cuidado para que um personagem só tenha esta falha se interage com a sociedade que o marginalizou constantemente. Nível:Único.
  • Maus hábitos- O personagem possui hábitos viciosos condenados moralmente pela sociedade. Entre tais pode-se mencionar arrotar em público, coçar as genitálias, dar tapinhas nas costas e etc.Nível:para cada nível dois maus hábitos.
  • Pobreza- O personagem dentro da sociedade em que está inserido é mais pobre do que a maioria. Isto implica dizer que o personagem não conseguirá comprar bens e serviços acima de seu nível de pobreza. Cada nível desta falha é um nível abaixo da média social da sociedade do personagem. Nível: 1-Pobre 2- Muito Pobre 3-Miserável.
  • Preconceito- O personagem possui aversão a uma classe de pessoas por suas origens étnicas, religiosas ou culturais. Não importa o que estas pessoas façam o personagem sempre terá a pior consideração sobre elas. O jogador deverá estabelecer a classe de pessoas o qual seu personagem tem preconceito . Nível:Único.
  • Psicopatia- O personagem não sente emoções (pelo menos não como a maioria das pessoas sentem), não tendo assim noções de dor, amor, ressentimento e afins. Esta deficiência pode ser decorrente de dificuldades sofridas pelo personagem principalmente na sua infância. Nível:Único.
  • Primitivismo- o personagem pertence a um modelo de sociedade com menor progresso do que o que está inserido. Desta forma o personagem além de sofrer preconceito, não saberá lidar com instrumentos do mundo "mais moderno". Cada nível desta falha é um nível de progresso inferior ao que está inserido.
  • Teimosia- O personagem é resistente a ouvir a opinião alheia sempre achando que su opinião é a melhor. Todas as vezes em ações importantes que o personagem ouvir conselhos e ações alheias ele deverá fazer um Teste de Vontade para resistir a sua teimosia. Nível:Único.
  • Vício-Vício designa uma forma de dependência física ou mental que se o personagem não tiver de tempos em tempo sofrerá perda de -1 temporário em seus atributos enquanto não executar o objeto do seu vício. No entanto dependendo do vício o Mestre deverá imputar ao personagem as consequências da manutenção do vício.Cada nível de vício designa o tempo máximo que um personagem pode ficar sem o objeto do seu vício.Níveis:1- Vício controlável(até quinze dias) 2- Vício dificilmente controlável (até uma semana) 3-Vício incontrolável (dois dias) .