WikiRPG/Regras de criação de personagens dos jogadores/Tabela de dons

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Aqui estão relacionados os Dons que um personagem pode utilizar ,onde o Mestre pode fazer a alteração que seja necessária para cada cenário .

Criando novos Dons[editar | editar código-fonte]

Um Dom tem as seguintes características :

*Nome - nome pela qual o dom deve ser chamado no cenário . 
*Definição - características mais básicas e genéricas sobre o dom .
*Nível - Se o dom não é único ,devem ser estabelecidos seus níveis que não podem 
 podem ultrapassar 3 .
*Custo - Alguns dons cobram do personagem que o tem algum custo para ser mantido.Aqui
 o Mestre define quais as falhas relacionadas a se ter algum dom . 

Tabela de Dons[editar | editar código-fonte]

Dons genéricos[editar | editar código-fonte]

  • Ambidestria - é a capacidade de usar instrumentos com ambas as mãos com a mesma Agilidade.WikiRPG considera que um personagem seja destro (exceto se especificado o contrário em sua criação) .Caso utilize sua outra mão por qualquer motivo ,seus Testes de Agilidade com esta mão devem ser feitos contra Agilidade-1 .Mas com o Dom Ambidestria , o personagem não sofre este prejuízo em sua jogada . Níveis :Único .
  • Beleza - beleza designa o quão belo fisicamente o personagem é considerado dentro de sua sociedade de origem .Todas as vezes em que este personagem for realizar Testes de Carisma com pessoas do sexo oposto (ou do mesmo dependendo do caso) e que a outra pessoa já viu fisicamente o personagem , o personagem faz os testes de Vigor + nível de Beleza (já que Beleza seria necessariamente física ao contrário de Carisma).Um personagem perde o dom se ocorrer qualquer evento que venha a mutilar sua beleza física . Níveis: 1 - Bonito 2-Muito Bonito 3-Belo O personagem não pode ter a falha Feiúra.
  • Carisma - é o poder de sedução e integração do personagem sobre outras pessoas.Cada nível de Carisma ,aumenta +1 permanente em Carisma . Níveis : 1-Carismático 2-Muito Carismático 3-Magnético .
  • Clericato - o personagem pertence a uma hirarquia religiosa com respectivos direitos, privilégios e restrições. Cada nível do dom significa uma faixa hierárquica a que pertence, o qual deve ser adequada pelo Mestre. Níveis : 1-Noviço 2-Sacerdote 3-Sacerdote de uma região .
  • Conhecimento Arcano- o personagem é iniciado em uma ordem de magia , e o número de Dom comprado mostra o número de graus que o personagem ascendeu dentro da ordem , e quais magias e rituais está habilitado a executar . Níveis : 1-Iniciado 2 -Membro 3 - Conhecedor
  • Coragem - o personagem é mais corajoso do que a grande maioria das pessoas . Ao lidar com qualquer situação de perigo , o personagem não temerá enfrentar , e cada nível de coragem permite adicionar +1 ao atributo Inteligência quando for necessário executar Testes de Coragem .Níveis: 1 - Corajoso 2-Muito Corajoso 3 -Sem medo .
  • Empatia com animais - é a capacidade de um personagem lidar bem com animais .Todas as vezes que o personagem fizer um teste de Carisma sobre um animal ele ganha um bônus de Carisma + 1 .
  • Força- o personagem é mais forte do que a média humana . Cada nível de Força aumenta +1 permanente em Força .
  • Identidade secreta- o personagem possui utiliza uma ou mais identidades desconhecidas do grande público , e que lhe permite atuar de forma conveniente com cada uma delas.Níveis :Único .
  • Imunidade- o personagem possui uma resistência a doenças maior do que a maioria das pessoas. Para cada nível do dom, o personagem possui um bônus de VG+1 para testes relacionados a doenças e recuperação destas. Níveis: 1 - Resistente 2-Vigoroso 3 -Imune .
  • Inteligência - o personagem é mais inteligente do que a média. Cada nível do Dom aumenta em + 1 o QI do personagem.
  • Noção do Tempo-o personagem tem uma noção quase exata da passagem de tempo mesmo sem o uso de mecanismos como relógios p.ex. Esta noção não é exata, ou seja ele pode saber mais ou menos que sejam entre 9:00 e 9:30 , mas não que sejam exatamente 9:28.
  • Paranormalidade- o personagem tem uma habilidade mágica natural (isto é não aprendida -ainda que possa ser desenvolvida) que não é comum na sociedade em que o personagem vive.Assim por exemplo em uma sociedade como a nossa qualquer manifestação mágica visível trata-se de uma paranormalidade.Em uma sociedade fantástica a paranormalidade caracteriza-se por habilidades mágicas raras que raras pessoas podem ter. Pode às vezes ser chamado de Dom Sobrenatural, Dom Divino, Poder mutante e outros nomes.Cada ponto de paranormalidade constitui-se em um nível de um Dom Paranormal.Ver uma lista de Dons Paranormais no tópico sobre Magia do WikiRPG.
  • Resistência à Dor- O personagem tem uma menor sensibilidade a dor em comparação com as pessoas normais. Quando for realizar ações nas quais a dor pode atrapalhar seu desempenho, ele recebe faz um Teste de Vigor+ 1 para cada nível de Resistência à Dor. Níveis:1- Insensível 2- Durão 3- Nervos de aço.
  • Resistência à Magia-O personagem por algum motivo definido pelo Mestre ou jogador (quer naturalmente, por estudo ,por magia ou proteção sobrenatural) é resistente a qualquer forma de magia sobrenatural quer arcana quer clerical que busque atacá-lo . Todas as vezes que sofrer um ataque ou efeito de uma magia o personagem poderá fazer um Teste de Vontade (se a resistência for mental) ou de Vigor (se a resistência for física)+ nível em Resistência à Magia. Se tiver sucesso o personagem consegue dissipar o efeito da Magia (sobre si).Se falhar sofre os efeitos da Magia (mas será reduzido de qualquer dano causado por ela o nível de Resistência à Magia).
  • Riqueza- O personagem é mais rico normalmente do que a maioria. Riqueza é definido em WikiRPg por quanto tempo uma pessoa consegue sobreviver sem precisar trabalhar (ver Riqueza na descrição de Cenários). Níveis:1- Acima da Média 2- Rico 3- Milionário.
  • Senso de Direção- O personagem possui uma noção de espaço mais acurada do que a maioria das pessoas. Para cada nível de senso de direção o personagem ganha QI+1 para testes que envolvam sentidos e direções. Níveis:1 - Senso acima da média 2- Navegador experiente 3- Noção fotográfica.
  • Sentidos Aguçados- O personagem possui um dos seis sentidos mais aguçados do que a maioria ( os sentidos são visão, audição, olfato , tato, paladar e equilíbrio). Para cada nível o personagem pode ter um sentido aguçado.
  • Visão Noturna - O personagem consegue enxergar no escuro sem qualquer fonte de luz. Para cada nível o personagem pode enxergar Percepção x 5 metros.

Dons restritos[editar | editar código-fonte]

Dons restritos são dons que o Mestre ao utilizá-los deve utilizar com cuidado pois podem desequilibrar a mecânica do jogo.

  • Imortalidade: Por algum motivo natural ou artificial o personagem não pode morrer. Exceto se for definido um Ponto Fraco (ver Falhas) pelo Mestre, o personagem sempre retornará à vida não importa o que lhe aconteça. Desta forma o personagem sofre dano normal como qualquer personagem do seu biotipo mas ao chegar a 0 seus Pontos de Vida e ao fazer o Teste de Vigor para saber se morrerá ou não , se falhar o personagem entrará em um estado de torpor por Nível de Vigor dias. Ao passar estes dias voltará ao normal.