[Proposta] Renderização de fórmulas em PNG
Levando em conta que, atualmente, a opção padrão para a renderização de <math>fórmulas matemáticas</math>
é "⧼mw_math_simple⧽", e que para garantir um bom resultado nos textos que usam várias fórmulas é comum precisamos poluir as fórmulas com o hack "
\,\!
", que força a renderização como PNG, gostaria de saber se concordam em fazer um pedido análogo ao da Wikipédia em Hebreu, para que a opção padrão seja alterada para "⧼mw_math_png⧽", por meio da seguinte configuração:
$wgDefaultUserOptions['math'] = 0;
O que acham?
Qual a diferença a nível de desempenho? suspeito que a versão HTML sirva para minimizar o peso das páginas em casos mais simples...
O custo-beneficio realmente justifica a mudança?
Atenciosamente.
A versão HTML deixa a grande maioria das páginas com aparência inconsistente no que diz respeito às fórmulas. No momento, para conseguir essa consistência, os autores têm que descobrir que existe um hack (novos editores não sabem que precisam fazer isso), e então usá-lo mais de 250 vezes em algumas páginas (exemplo), fazendo com que todas as fórmulas deixem de ser semanticamente corretas por passar a ter esses espaçamentos sem sentido ("\,\!") no final. A vantagem semântica que se teria por usar LaTeX em vez de improvisar em Código wiki + HTML vai por água abaixo, e posteriormente, quando os devs removerem as opções de renderização matemática (inclusive a que atualmente é o padrão) alguém ainda terá que se dar ao trabalho de remover os hacks.
A proposta de deixar padrão a renderização em PNG é boa, mas isso não elimina a necessidade de colocarmos "\,\!" nas fórmulas e afins pois, lembrem-se que esta é uma das opções de usuário. Se o usuário quer colocar HTML+PNG na renderização ele pode. Considerando que o HTML quando usado em algumas fórmulas fica horroroso, adotei a política para os livros que edito de colocar o "forçar PNG", a saber ",\!" em todas as tags <math>. Não acho que seja boa idéia retirar o "forçar PNG" onde ele já existe, para não compromoter a qualidade da apresentação nos livros. Hoje em dia, com o poder de processamento e a velocidade das conexões na rede não é tão pesado assim e continuará sendo cada vez mais leve a medida que a tecnologia avança.
Então... Só que se alguém se registra e decide que prefere "HTML caso seja simples, caso contrário, PNG" ou "HTML se possível, caso contrário, PNG" (opções que deixarão de existir futuramente), é porque faz questão de evitar as imagens em PNG sempre que possível. Nesse caso, ao colocar "\,\!" em todas as fórmulas fazemos com que tais opções sejam efetivamente inúteis, já que o autor não tem como adivinhar qual é o poder de processamento e a velocidade da conexão disponíveis para o leitor (e isso varia de leitor para leitor).
Só pra constar: ontem o Brion deu continuidade à remoção das opções (ver rev:104498) e deixou apenas "Gerar sempre como PNG" e "Deixar como TeX" na versão 1.19 da extensão. Ele também começou a incorporar MathJax à extensão (na rev:104521).
Bem, se for garantido que não haverá a tal da tentativa de renderizar em HTML quando for possível, poderíamos remover o "\,\!", mas se houver ainda esta opção, acho melhor manter. Encaro o "\,\!" como pertencente à tag de fechamento de <math>, seria "\,\!</math>".
Acabei de acessar minhas preferências na Wikimedia Labs (wiki em que está sendo testada a versão 1.19 do MediaWiki) e realmente passaram a existir apenas as duas opções mencionadas:
- Gerar sempre como PNG (padrão)
- Deixar como TeX (para navegadores de texto)
Isso torna o "\,\!" completamente desnecessário de agora em diante.
Atualização: Como o MW 1.19 também já está instalado no Wikilivros, a página de preferências daqui já passou a exibir apenas as duas opções acima.
Boas notícias!
O Reedy fez as alterações necessárias nas configurações das wikis para que seja possível usar MathJax em todas as wikis (ver bugzilla:31406#c24).
Quem quiser já pode habilitar o novo recurso por meio da página de preferências.
Se encontrarem problemas, podem informar aqui ou diretamente no Bugzilla (há alguns problemas que já foram informados).