Sistema de avaliação e premiação

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tá bom. Só não percebi o que é «um período padrão». Um certo intervalo de tempo maior que o mensal, é? Com a falta de dados que há para definir esse «período», uma alternativa poderia ser abrir candidaturas e iniciar a votação quando houvesse pelo menos três candidaturas, num período mínimo de um mês. Se no período de um ano não houvesse três candidaturas, então a votação realizar-se-ia, mesmo que houvesse só uma ou duas candidaturas.

Pode-se pôr o tempo para votar igual a um mês (para dar tempo para ler) e porque não haverá mais do que uma votação mensal dentro da mesma categoria.

Deixe ficar as imagens, que neste meio também são importantes. Mesmo encontrar uma boa imagem no Commons para ilustrar um livro é uma tarefa que deve ser premiada.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)23h09min de 26 de setembro de 2010

Coloquei em pauta a proibição do carregamento de imagens localmente no Wikilivros, para que os esforços relacionados a imagens e outros tipos de arquivos fiquem centralizados no Commons.

Opinem na seguinte página: Tópico:Wikilivros:Diálogos comunitários/Imagens usadas no projeto.

PS: Isso não nos impede de colocar a "boa escolha e bom uso de imagens do Commons" entre as características esperadas dos trabalhos que merecem destaque no Wikilivros. Só acho que o destaque das imagens por si só é mais produtivo no Commons. Podemos por exemplo destacar aqui a mesma imagem que for eleita no Commons, mas não vejo muito propósito nisso...

Helder (Discussão)18h58min de 8 de outubro de 2010

Helder,

Faze má essa que vc. está atravessando, não é mesmo? Aposto que é excesso de trabalho. Claro «que o destaque das imagens por si só é mais produtivo no Commons.» Claro que é. «Podemos por exemplo destacar aqui a mesma imagem que for eleita no Commons». Claro que podemos, «mas não vejo muito propósito nisso...» Nem vc. nem eu. O que tem uma imagem qualquer de lá a ver com os livros de aqui? Só por mera coincidência. Encontrar boa imagem no Commons para ilustrar livro é fácil? Só para quem nunca tentou. Daí a sugestão «encontrar uma boa imagem no Commons para ilustrar um livro é uma tarefa que deve ser premiada.» Já se fez luz no seu espírito e começou a ver algum propósito nisso? É claro que foi de propósito. Essas coisas não se escrevem sem querer...

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)03h42min de 10 de outubro de 2010
Helder (Discussão)11h58min de 10 de outubro de 2010

Helder,

Eu não digo que anda com excesso de trabalho... Esqueça essa outra conversa. O Commons destaca lá as suas imagens. «Nóis» aqui o que fazemos é carregar imagens no Commons para usar nos livros ou se já lá há uma imagem que serve na perfeição, usar essa imagem. Estou certo ou estou errado? Qualquer dessas imagens pode nunca ser destacada no Commons, mas nos Wikilivros, uma dessas imagens (quer seja nova no Commons, quer já lá exista), pode ser a melhor que apareceu e foi utilizada num wikilivro, num determinado período. É essa que «leva a taça» aqui do Wikilivros. Expliquei melhor a minha ideia?

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)13h37min de 11 de outubro de 2010

Se é assim, sim. Digo, acho que entendi o valor e apoio a ideia de termos uma "imagem de destaque no Wikilivros", discordando portanto do ponto 4 do que o Raylton comentou: o destaque de imagens por aqui não precisa interferir na decisão de desabilitarmos ou não os carregamentos de imagens localmente.

Destacaríamos então apenas imagens que estivessem em uso no Wikilivros lusófono (estando no Commons ou não), as quais poderiam ser encontradas considerando:

Helder (Discussão)15h45min de 12 de outubro de 2010

Eu detesto utilizar esse tipo de sinceridade... mas o caso é que não temos estrutura para eleger boas imagens... manter tais premiações resultaria no situação atual em que se elege 1 imagem a cada 4 anos, alem disso se realmente for aceito a remoção das ligações ou a desativação do carregamento nossas possibilidades serão ainda mais reduzidas

Quanto a premiar imagens do commons... com todo respeito, não vejo qualquer lógica nisso.

Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D17h53min de 12 de outubro de 2010

Concordo com a questão de não termos estrutura: mesmo quando somos capazes de eleger uma imagem em 4 anos, pode acontecer o que houve com a primeira e única eleita, que até hoje não foi exibida na página principal (provavelmente esquecemos, já que nunca ninguém tinha precisado fazer isso...).

Helder (Discussão)18h44min de 12 de outubro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 14h04min de 16 de outubro de 2010

Raylton e Helder,

Não é bonito andar por aí a espalhar o boato que não temos estrutura. Cá por mim tenho muita estrutura e acho que vcs. e todos os que colaboram aqui também têm. Basta ver o bom ambiente que por aqui há. Gente sem estrutura é que anda por aí por outros projectos de que não vou dizer o nome para não me virem bloquear aqui também. :-)

Vamos supor que eram postas à votação as imagens da avestruz, golfinho, ovelha e zebra. Eu não votava em nenhuma porque acho indecente que não haja aí uma imagem de um tigre na letra T e esteja lá um bicho que é feio como a noite. Por outro lado, também desclassificava aquela foto do golfinho e retirava a estrelinha, o destaque e tudo o mais. Já alguém viu um golfinho fazer aquela espuma toda na água? Aquilo é foto de golfinho ou da agitação na água feita pelo barco? Foto horrorosa mesmo!

Tá bom, pronto, eu voto. Avestruz: Essa é deficiente. Não tem pernas. Deviam ter foto de avestruz com pernas. Golfinho: Desclassificado por ter espuma a mais. Ovelha: Parece estar olhando para mim, mas eu juro que não conheço ela. Ar pouco inteligente. Zebra: Ganha por exclusão de partes, ainda que continue com a dúvida se ela é branca com riscas pretas ou preta com riscas brancas. Voto na Zebra. Saiu premiado nesse joguinho aí de vcs?

Tá ver Raylton como o resultado da votação aqui tem lógica e pode ser diferente do lá do Commons. A pior de todas é aquela que eles destacaram. Sabe porquê? Porque a maioria deles nunca viu um golfinho e os que viram foi no Zoo. :-)

Quanto a essa primeira e única eleita de que o Helder fala, se ainda ninguém pôs lá na página principal, agora talvez também não valha a pena (Vcs. votarem «naquilo»? Coisa feia mesmo não é? Se fosse criança, tinha até medo de entrar na aula de Biologia. O professor não será algum Marciano?)

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)03h24min de 16 de outubro de 2010

Ok. Entendi a diferença de objetivos que haveria entre o destaque de uma imagem no Commons e o destaque de outra por aqui.

Vou deixar de lado a questão de haver ou não a estrutura necessária. Só o que digo é que, historicamente, não houve "estrutura" ou "mão de obra" ou "disposição" ou "sei lá o que" para se fazer este tipo de coisa. Se isso mudar, ótimo.

Helder (Discussão)14h11min de 16 de outubro de 2010