Opções de compartilhamento em redes sociais

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Opções de compartilhamento em redes sociais

Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

O texto seguinte foi movido de: Tópico:Wikilivros:Diálogos comunitários/Mas e o sistema de avaliação e premiação?/resposta (4)

(...)

Aproveitando a mesma discussão: se repararem, muitos sites que abordam conteúdo didático tem um espaço destinado aos comentários via redes sociais (principalmente facebook) e um link "curtir". Talvez isso incomode os mais conservadores das wikis, mas vocês não acham que esta é uma ótima maneira de atrair pessoas? Vejam só, um leitor acessa uma de nossas páginas, gosta do que lê, e publica na rede social que acessa, através dos comentários. Seus amigos da rede verão o comentário, e talvez alguns destes acabem acessando e comentando, e assim sucessivamente (sem falar que é uma boa maneira de termos críticas e melhorar o projeto). Proporcionalmente, aumentaria o número de editores. É claro que aqui existem as páginas de discussão, mas não trazem os mesmos benefícios. Lembrem que precisamos urgentemente de novos editores, o projeto está longíssimo do ritmo de alguns anos atrás. Enfim, é possível trazer esta ferramenta para cá? O que acham dela?

Mário Júnior (Discussão) 16h02min de 5 de janeiro de 201312h56min de 10 de janeiro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

O texto seguinte foi movido de: Tópico:Wikilivros:Diálogos comunitários/Mas e o sistema de avaliação e premiação?/resposta (5)

(...)

Sobre as redes sociais achei a ideia excelente além de atrair novos membros resolve a questão da solução de exercício. Hoje se alguém tiver dificuldades mandamos-o para yahoo resposta, ou seja, afastamos os leitores do site e isso é a pior coisa que podemos fazer. Para mim ao acessar o wikilivros você só deveria ser levado a outra wiki.

Sobre a implantação desse sistema alguém pode comentar?

Analfabeta 10h43min de 6 de janeiro de 201312h59min de 10 de janeiro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Fazendo uma rápida pesquisa no google, encontra-se o seguinte site que dá informações sobre isto: [1]. Agora nos resta saber se é possível.

Mário Júnior (Discussão)20h53min de 7 de janeiro de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Tinha pensado em like e comentários, além de integração com google+(acho que deveria existir espaço para os dois, já que são as principais redes sociais)

Enfim alguém discorda?

Aproveitando eu vi que a algum tempo eu havia falado sobre a criação de uma tutoria para podermos manter um maior número de usuários novos ativos.

Analfabeta02h16min de 8 de janeiro de 2013
 
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Como já disse em uma proposta similar feita recentemente na Wikipédia:

Helder13h05min de 10 de janeiro de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Parece que na Wikipedia portuguesa não gostaram muito da proposta. Talvez porque achem que já têm editores suficientes (o que não justifica), e assim, não é necessário. Como eu disse antes, tal ferramenta é bastante diferente e poderia perturbar os mais conservadores - e digo que, com o passar do tempo, tudo muda e devemos nos adaptar. Dou ênfase ainda, que talvez "diferentes" da wikipedia, nos precisamos de editores, e por isso, eu apoio totalmente a ideia.

Além disso, havendo iniciativa em um projeto, nos demais projetos pensarão também nesta questão, sem dúvida.

Mário Júnior (Discussão)14h58min de 10 de janeiro de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Fiz um apanhado geral das principais críticas e desenvolvi meu racíocionio sobre elas

1. Privacidade

Em primeiro ponto entendo o que diz sobre privacidade, entretanto acredito que a maioria aqui já teve sua conta no orkut e hoje tem no facebook (uns raros no google+). Todos sabem do problemas de privacidade em relação as publicidades e o gmail, mas não migramos para outras empresas, ou seja, aceitamos da forma que está.

Por isso digo se é opção do usuário abrir mão de sua privacidade quem somos nós para dizer que não se se exporá aqui ou em outro site não haverá tanta diferença. Me preocupa muito mais uma imagem ou um video postado que se abre mão dos direitos autorais a empresa do que um comentário aqui.

Por fim ninguém(talvez esteja exagerando 99% seria melhor) criará uma conta somente para postar aqui. Mesmo que a pessoa criou e passou a usar

Contudo realmente é uma questão importante e que possa ser ignorada de todos os pontos que vejo para se opor esse foi o que me fez refletir mais quando o Helder levantou a questão. Por falar nisso Helder você não se posicionou nem aqui nem na wikipédia .

2. Wikipédia é livre

Bem não sou a melhor para falar para muitos aqui provavelmente que não contam com mesma opnião de ser livre. Mas não vejo nehum problema em nos associarmos com uma empresa com fins lucrativos o w:Ubuntu é a maior prova disso w:Canonical Ltd.. Além disso cito Heads up: Wikipedia on Facebook(em inglês)

Pontos que me oponho e que vi na discussão

  • Medir a qualidade por like(não foi bem proposto só já adiataram que eram contra...)
  • Wikipédia em iglês(repito não critico a opnião dos autores)

3. Wikipédia não é uma rede social, tem objectivos fundamentalmente diferentes

Usando o mesmo argumento da anglofonica The New York Times não é rede social, mas tem esse recurso.

4. Ligação da conta das wikis ao facebook

Bem essa para mim tem haver com privacidade. Eu mesma não utilizarei desse serviço e não utilizo em outros sites por achar que "expõe" demais a pessoa. Entretanto se a pessoa quiser não vejo problema, se o usuário que adotar seu nome real e se identificar é uma opção dele, mas isso varia de cada de toda forma uma aviso deve ser dado a pessoa junto com a privacidade.

5. (meu inglês não é muito bom isso foi o que entendi) Aumento de vandalismo e VDAs

Sinceramente alguém teria que me explicar por que não entendi a relação e estou com dificuldades para entender o que ele escreveu.

6. Estética

7. Distração para editores

Depois eu termino...

Acho que o beneficio de possivelmente atrair mais editores supera esse problemas.

Helder só teria por meio de gadget (isso bloqueia IPs) aproveitando Ips na opnião de vocês deveria ter acesso (volto a dizer a privacidade me preocupa mais). Entretanto acho que eles seriam os que mais usariam o serviço (discordam?) Obs: Mais uma vez trazem a ideia do like como avaliação que me oponho.

Problemas se abrirmos comentários-há como controlar(apagar)- mas quando deveriamos intervir?


Também gostaria de saber o número de acesso teria que ser uma rede social com 25 30 % de todos os usuários de rede social do globo...(Isso para não terem que mecher muito se isso vier a virá uma política- seria atualizável mais fácil com esse mecanismo)

Acho que a discussão derveria girar agora em torno de seria opcional ter ou não ter.

  • Ips teriam acesso?
    • Teria que criar uma conta para me livrar disso?
  • Contas registradas veriam a opção automaticamente (link ao lado para desativar)?
  • Contas teriam que habilitar manualmente?
Analfabeta21h42min de 10 de janeiro de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Creio que, se for para valer somente a utilizadores registrados, nem devemos nos dar o trabalho de fazê-lo. Não são muitas pessoas que têm conta, e a maioria dos que têm, nem as usa. A maior parte dos leitores daqui não tem registro.

Quanto o uso de likes para avaliação, não acho muito interessante, pois o que mais seria levado em conta é a quantidade de acessos (uma página com mais visualizações teria mais likes, independentemente de sua qualidade).

Também acho bom que os utilizadores registrados possam ter o poder de apagar um comentário indesejável, afinal, fazer uma crítica é diferente de ser desrespeituoso. Não gostei da ligação das contas daqui com as das redes sociais. Quem quer fazê-la, faça-a!

Só para constatar, vocês não acham desagradável certos links que aparecem em certas palavras (como dinheiro, trabalho, conta, salário, e semelhantes)? Em quase todas as vezes que escrevo a palavra trabalho - no wikilivro de física - a propaganda aparece. Por que isto está aparecendo? É possível retirar?

Mário Júnior (Discussão)03h57min de 11 de janeiro de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h13min de 17 de agosto de 2016

Pode ser alguma extensão do navegador. Eu tive um problema semelhante a algum tempo, ele pode aparecer quando você instala um programa e ele vem junto. Enfim é uma praga para tirar normalmente, para ser mais rápido só troca o navegador que pode ser que pare(solução pale-ativa)

Agora o Ip continuo refletindo acho que tem de haver um aviso de privacidade e uma forma de ocultar caso se tenha uma conta.

Helder isso é possível?

Sobre o like também não sou a favor. Basicamente seria uma estrutura para divulgar(comentário e like) e abrir espaço para comentários que não envolvam a edição do módulo na nossa própia página(comentário).

Analfabeta11h41min de 11 de janeiro de 2013
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h14min de 17 de agosto de 2016

O recurso não pode ser ativado por padrão (nem para IPs nem para registrados) pois isso viola a política de privacidade da WMF (ver detalhes). Eu sou indiferente a criação do gadget com o código do TheDJ, caso haja interessados em utilizá-lo (mas eu não vou testar), desde que a descrição explicite que isso invalidará a parte da política de privacidade que diz respeito a isso (ou seja, concordo com o que Anomie disse na enwiki.

Quanto aos comentários deixados por meio desse sistema, pelo que sei eles ficariam no Facebook, não nas wikis, logo os usuários (administradores, etc...) da wiki não teria qualquer controle sobre os mesmos (mesmo que quisessem apagar/bloquear/etc...)

Helder12h31min de 15 de janeiro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h14min de 17 de agosto de 2016

Da uma olhada em: http://www.melhorweb.com.br/artigo/334-Como-moderar-o-plugin-de-comentarios-do-Facebook.htm

Não entendi a edição no meu comentário, como assim link não seguro(era o da en.wiki?).

Como eu já havia dito é preocupante a questão da privacidade, poderíamos deixar pelo menos os comentários visíveis a todos ou adicionar uma nota avisando de sua disponibilidade?

Analfabeta20h17min de 15 de janeiro de 2013
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h14min de 17 de agosto de 2016

Quanto à segurança, faça login sempre pelo servidor seguro, ou seja, https://en.wikipedia.org, em vez de http://en.wikipedia.org (analogamente para o Wikilivros). Ao criar links, crie links relativos ao protocolo, nos quais omite-se a parte "https:" ou "https:".

Helder16h11min de 16 de janeiro de 2013
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h14min de 17 de agosto de 2016

Quanto à sua última pergunta, não que eu saiba. Mas para ter certeza só perguntando para os desenvolvedores do MediaWiki... (ou no mínimo na Wikipédia inglesa, em que há outras pessoas bem informadas a respeito disso).

Helder16h13min de 16 de janeiro de 2013
 
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h14min de 17 de agosto de 2016

Helder, e quanto aos comentários, é possível serem ativados por padrão?

Mário Júnior (Discussão)14h37min de 18 de janeiro de 2013
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h14min de 17 de agosto de 2016

Citação: Mas para ter certeza só perguntando para os desenvolvedores do MediaWiki... (ou no mínimo na Wikipédia inglesa, em que há outras pessoas bem informadas a respeito disso). escreveu: «Helder»

189.60.19.8720h19min de 19 de janeiro de 2013