Agrupar livros por faixa etária e escolar

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Ao que me parece, a falta da indicação de qual o enfoque específico dos livros do projeto é um problema antigo... E como a maioria do que está "por aí" não tem autores editando no momento, seríamos nós quem precisariamos avaliar a faixa etária para a qual o livro é indicado e adicionar isso em seu prefácio ou introdução... Também acho que cada livro (sua página principal, para ser exato) deveria ser colocado em uma categoria escolhida dentre um conjunto com os diferentes níveis possíveis (teríamos que definir quais seriam estes).

Alguém sabe dizer se algo neste sentido (de indicar os livros conforme a faixa etária) já é feito nos outros Wikilivros? Eu lembro vagamente de ter visto isso em algum lugar...

Helder (Discussão) 13h34min de 31 de agosto de 2009 (UTC)12h22min de 18 de agosto de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Citação: Helder escreveu: «Alguém sabe dizer se algo neste sentido (de indicar os livros conforme a faixa etária) já é feito nos outros Wikilivros?» Sim e não. Fazem, mas não de forma coerente e sistemática. Na wiki em francês, por exemplo, os livros de matemática estão organizados por nível escolar: fr:Cours de mathématiques collège tem a divisão por ano. Mas o resto da wiki-fr está uma bagunça. Em inglês, existem en:Category:A-level Physics (Advancing Physics), en:High School Physics e outros, mas também não é uma organização sistemática.

Albmont (Discussão) 18h20min de 31 de agosto de 2009 (UTC)12h22min de 18 de agosto de 2010
 
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Talvez seja o caso da wiki-pt dar o exemplo para as demais. Em vez de livros como Introdução à física, talvez fosse melhor redefinir como Física (14 - 18 anos), já que tentar colocar séries escolares que atendam aos interesses dos vários países de língua portuguesa é uma tarefa impossível (e eu nem sei quais os nomes idiotas que inventaram aqui no Brasil para o que era Primeiro Grau e Segundo Grau).

Albmont (Discussão) 18h24min de 31 de agosto de 2009 (UTC)12h28min de 18 de agosto de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Acho que era isto que eu tinha visto: en:Wikibooks:Reading Levels. Acho que podíamos fazer um misto do que está nesta página com o esboço da Alustriel (que de início está focado no Wikijúnior, e baseia-se nos textos citados nesta conversa) e tentar dar forma para algo que pudéssemos seguir como referência para marcar todos os textos do projeto.

Helder (Discussão) 19h41min de 31 de agosto de 2009 (UTC)12h28min de 18 de agosto de 2010
Editado por 2 outros utilizadores.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Eu acho errado haver vários projetos diferentes (Wikilivros, Wikiversidade) para, essencialmente, a mesma coisa, como se aprender fosse um processo formado por descontinuidades. Por mim, livro didático não tem que ter começo, meio e fim. O começo é o livro anterior, e o fim é apontar para o livro seguinte. Mas vamos à parte prática: que tal criar uma super-página-índice para organizar todos os livros didáticos daqui?

Albmont (Discussão) 19h46min de 31 de agosto de 2009 (UTC)12h29min de 18 de agosto de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h06min de 17 de agosto de 2016

Isto seria essencialmente dar um jeito em nossa biblioteca atual, que o Jorge, o Raylton e eu estamos procurando melhorar. Por exemplo, uma vez que tenhamos estipulado um conjunto de "níveis de leitura" que os livros podem ter, bastaria colocar a página principal de cada livro em uma categoria correspondente ao tal nível, e depois fazer o mesmo que foi feito na organização da biblioteca por ordem alfabética: usar listas dinâmicas. Assim não teríamos que ficar atualizando a informação sobre o nível de cada livro em vários lugares (bastaria indicar isso no livro, e categorizá-lo adequadamente, para podermos usar as listas onde mais desejarmos). Como já comentei outro dia, o Master também já participou de discussões (das quais esta aqui é a continuidade) que giravam em torno dessa questão dos "níveis" (mas focadas em "categorização").

Outra questão "organizacional" do Wikilivros é a questão das "grandes áreas" ou "assuntos" com os quais os livros são categorizados (ver Wikilivros Discussão:Biblioteca#Procura-se um bibliotecário). E neste aspecto, acho que o que nos falta é formação em biblioteconomia... (cadê o Lugusto, hein?)

Helder (Discussão) 20h02min de 31 de agosto de 2009 (UTC)12h30min de 18 de agosto de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h07min de 17 de agosto de 2016

Symbol support vote.svg Concordo com a utilização das listas dinâmicas.

Helder, Atenção. Concentre-se. Esse tópico das «grandes áreas» ou «assuntos» não pertence aqui ao «Agrupar livros por faixa etária e escolar». De todos os que vi, ou na «Predefinição para informar dados sobre os livros» ou, mais especificamente, na «Organização das categorias (dos livros e dos temas)»

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Vapmachado (Discussão)02h49min de 18 de outubro de 2010
Editado por outro utilizador.
Última edição: 08h08min de 17 de agosto de 2016

Sim, mas a maior parte do meu comentário anterior (no qual as áreas/assuntos foram mencionados) dizia respeito à questão dos níveis/faixas etárias que está sendo abordada neste tópico.

De qualquer modo, o tópico que foi movido não foi o anterior, mas sim um dos que está mais acima. Se estiver errado mas não for muito inconveniente, prefiro que continuemos assim mesmo, já que parte da conversa começou antes de termos instalada a extensão LiquidThreads e tentar ficar desmontando e montando o quebra-cabeças até ficar perfeito no novo sistema realmente daria muito trabalho...

Helder01h07min de 5 de novembro de 2010