Diferenças entre edições de "Português/Acentuação e sinais auxiliares da escrita/Hífen"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m
Foram revertidas as edições de 2804:29B8:508F:292C:7CFA:B198:76F7:7FFC (disc) para a última revisão de 2804:29B8:508F:6ABC:DD25:EA6E:831B:68A
m (Foram revertidas as edições de 2804:29B8:508F:292C:7CFA:B198:76F7:7FFC (disc) para a última revisão de 2804:29B8:508F:6ABC:DD25:EA6E:831B:68A)
Etiqueta: Reversão
 
===Prefixo terminado em vogal===
 
*Quando prefixo termina com vogal diferente do início do prefixosufixo, não se usa hífen: autoescola, antiaéreo, antieducativo.
{{aviso | O contrário da regra acima também é válido: quando prefixo e termo seguinte terminam e iniciam pela mesma vogal, usa-se hífen, exceção ao prefixo '''co''', que se aglutina com o sufixo mesmo que este comece por '''o'''.}}
*Quando o prefixosufixo inicia com consoante diferente de '''r''', '''s''' e '''h''', não se usa hífen: anteprojeto, semivogal, semicírculo.
{{aviso | Neste caso, também há a exceção do prefixo '''vice''', que sempre exige hífen, mesmo quando o sufixo inicia por consoante diferente de '''r''' ou '''s'''.
No caso da palavra subumano e derivadas, não se usa o hífen e se suprime o '''h'''. Também não se usa hífen com os prefixos des e in.
}}
*Caso o prefixosufixo comece por '''r''' ou '''s''', não se usa hífen, porém dobra-se o '''r''' ou o '''s''': antirracismo, antissocial, ultrassom.
*Quando o prefixosufixo começa com a mesma vogal com a qual termina o prefixo, '''usa-se''' o hífen: contra-ataque, micro-ondas.
{{aviso | Exceção ao prefixo '''co''', que não admite hífen quando o termo seguinte inicia-se com '''o'''.}}
 
===Prefixo terminado em consoante===
 
*Usa-se hífen se o prefixosufixo iniciar com a mesma consoante com a qual terminou o prefixo: inter-regional, sub-bibliotecário.
*Caso o prefixosufixo inicie por consoante diferente da que termina o prefixo, não se usa o hífen: intermunicipal, supersônico.
{{aviso | Com o prefixo '''sub''', usa-se hífen quando o segundo elemento inicia-se por '''r'''.}}
*Caso o prefixosufixo inicie por vogal, não se usa o hífen: interestadual, superinteressante.
 
===Outras regras===
*O prefixo '''co''' aglutina-se mesmo quando o sufixo inicia por '''o''': coordenação, cooperação.
*Sempre se usa hífen com o prefixo '''vice''': vice-rei, vice-governador, vice-prefeito, vice-presidente, vice-campeão, vice-diretor.
*Não se usa hífen com palavras que perderam a noção de composição: girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedista, e nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, adverbiais, pronominais, prepositivas ou conjuntivas: dia a dia, fim de semana, ponto e vírgula, cartão de crédito, à vontade. São exceções á regra as locuções consagradas pelo uso, com significado próprio: água-de-colônia, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, cor-de-rosa, ao deus-dará e à queima-roupa.
*Prefixos '''além''', '''ex''', '''aquém''', '''recém''', '''vice''', '''pré''', '''pós''', '''pró''', sempre aparecem separados por hífen dos seus sufixos: ex-aluno, sem-terra, além-mar, recém-casado, pós-graduação, pré-vestibular, pró-europeu.
*Exige-se hífen (e não travessão, como antigamente) entre duas ou mais palavras que formam combinações ocasionais, sem formar vocábulos propriamente ditos: eixo Rio-São Paulo, ponte Rio-Niterói, tratado Brasil-Uruguai.
 
===Translineação===

Menu de navegação