Português/Acentuação e sinais auxiliares da escrita

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
  • Há dois tipos de acentos: o acento tônico e o acento gráfico.

O acento tônico é aquele posto foneticamente sob a sílaba mais forte da palavra. Por exemplo, a palavra prato tem acento, o acento tônico, entretanto não tem acento gráfico.

O acento gráfico serve para mostrar visualmente onde está localizado o acento tônico, desse modo, ajuda-nos no pronunciamento correto da palavra.

Desta forma, a maioria das palavras têm acento, ao menos o acento tônico. Algumas exceções são os monossílabos átonos a, e, o, etc.

Acentos no português[editar | editar código-fonte]

Há algumas ocasiões para pôr um acento nas palavras da língua portuguesa:

  • Acentuação gráfica - Quando o objetivo do acento é marcar a sílaba tônica (pronunciada com mais força do que as outras). O acento agudo e o acento circunflexo desempenham esta função;
  • Acentuação fonética - Quando o acento é uma característica da letra, ou seja, quando o som da letra é modificado por este. O til, o acento agudo, o acento circunflexo e o trema podem desempenhar esta função;
  • Acentuação gramatical - Ocorre quando a função do acento é gramatical. O acento grave desempenha esta função;
  • Acentuação diferencial - Serve simplesmente para distinguir duas palavras homófonas. Tal função é exercida pelos acentos agudo e circunflexo.

Na tabela abaixo você pode conferir os acentos presentes na língua portuguesa, bem como as letras que podem ser acentuadas por tais:

Acentos no português
Vogais Acento
agudo ( ´ )
Acento
grave ( ` )
Acento
circunflexo ( ^ )
Acento
til ( ~ )
A
Á
À
Â
Ã
E
É
-
Ê
-
I
Í
-
-
-
O
Ó
-
Ô
Õ
U
Ú
-
-
-
Nota: Até 2008, antes da reforma ortográfica, existia o sinal trema(¨) na letra U (Ü) quando o U aparecia em gue, gui, que e qui e era pronunciado como ditongo crescente.

Sinais auxiliares da escrita[editar | editar código-fonte]

São aqueles sinais que, não sendo acentos, de alguma forma tentam aproximar a escrita da pronúncia.