Diferenças entre edições de "Utilizador:Raylton P. Sousa/Projetos/Aprendendo com os erros"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m
ortografia em →‎O que temos
m (ortografia em →‎O que temos)
*Aprendizagem por demanda & Tentativa e erro
::Em geral ninguém quer ler "nenhuma" documentação antes que possa usar um serviço. Ex: Você não quer ler toda a documentação do Google antes de fazer sua primeira pesquisa. Você não quer ler a documentação do Facebook antes de fazer sua primeira atualização de status. Você não quer ler a documentação do seu serviço de e-mail, antes que envie uma dúzia deles. E por ultimo, a não ser que seja um estudante de direito, você não que ler todas as leis do país antes de ser processado por descumprir alguma.
::Na wiki, obviamente, a maioria esmagadora não lê toda a documentação, sendo assim estamos punindo pessoas que não sabem porque estão sendo punidas.
::Nas escolas convencionais, artistas brilhantes ficam para traztrás por não saber aritmética o suficiente. Na wiki temos um fenômeno similar, onde editores brilhantes são deixados para traztrás por não entenderem sobre direito autoral ou por não saberem formatar ou referenciar suas páginas. Isso porque naturalmente adotamos o mesmo modelo de "aprender primeiro e aplicar depois".
::A regra que actualmente rege as duas estruturas é: "Assimile uma montanha de informações e depois aplique tudo que sabe, se acertar ''ganha'', se errar ''perde''"
::Esse modelo que trouxe o caos e a segregação ao sistema educacional mundial infelizmente está sendo reproduzido inconscientemente pela wiki e tornando uma estrutura que deveria ser colaborativa em uma estrutura fortemente competitiva e elitista.
::Esse modelo consequentemente vai contra o processo de aprendizagem natural. Na infância por repetição experimentamos uma palavra e observamos se a reação de outras pessoas é a esperada, então atribuímos a ela um significado positivo, quando nos machucamos por fazer determinada coisa atribuímos um significado negativo. É o que chamo de aprendizagem por demanda, ou aprendizagem natural. Você não aprende todas as palavras do mundo de uma vez para depois tentar falar corretamente. Você só aprende o que você precisa de imediato e até assimilar completamente o aprendido você erra para aprender. Quando errar é proibido, você não aprende nada sólido.
 
::A tentativa e erro é um método fundamental de resolução de problemas. É caracterizada por repetidas e variadas tentativas continuas até o sucesso, ou até que o agente deixa de tentar. Novamente tentando imitar estruturas conservadoras, infelizmente a wiki "não permite erros" e como consequência "não permite o aprendizado" da maioria das pessoas. Se as pessoas não estiverem preparadas para errar, elas nunca vão produzir nada minimamente criativo. Mas na wiki caso você erre você não tem uma opção facilitada chamada "aprenda a corrigir" ou "tente de novo levando tal coisa em consideração" ou o melhor de todos "pergunte como corrigir". O que temos são dúzias de links para páginas enormes de clareza duvidosa. Ou seja: dos erros na wiki não se tira nenhuma experiência positiva ou agregadora. Quando você erra na wiki, você é expulso com toda sorte de de mensagens de eliminação e de bloqueio sem nenhuma informação sobre a possibilidade de tentar corrigir o problema.
 
*Enrolação
::Temos que saber o que o usuário quer para evitar entupi-lo com informação desnecessária, está [[:Predefinição:Boas-vindas|predefinição de boas-vindas]] por exemplo. Imaginemos que o usuário quer contribuir, e na grande maioria das vezes ele tem vários problemas relacionados a isso. Mas na mensagem de boas-vindas em vez de um usuário real vir dar boas-vindas com palavras simples como "Bem-vindo! Qualquer dúvida estou a disposição"
::Apresentamos uma mensagem enorme com dezenas de links que por sua vez apontam para páginas com dezenas de outros e os usuários não fazem ideia de por onde começar. Além de apresentar informações que em nada ajudam os voluntários, a data de criação da wiki, por exemplo, e a fundação que financia. O uso de palavras como "Agradecemos" que soa mecânico e deixa o usuário na dúvida se deve ou não responder. Além de demasiadamente longa.
::O mesmo para as mensagens de eliminação que são longas e ásperas e que não apontam claramente como corrigir o problema.
 
*Mecânico
::Não quero nem falar do tipo de escrita mecânico que falamos nas páginas de discussão dos novatos com as predefinições todas infeitadinhasenfeitadinhas e pouco úteis. Eu lembro que odiava quando me mandavam feliz aniversários por e-mail com aquelas imagem de bolo piscando com frases prontas ao redor. ::Preferia mil vez que me enviassem uma linha me dando um simples "parabéns". E na wiki também detesto.
::Elas direcionam as pessoas para aquele monte de conteúdo, mas ninguém quer ler, todos querem ler o que lhes interessa. Também não há contato humano entre os novatos e veteranos a não ser as reversões e mensagens de erro, raramente há uma relação de tutoria ampla.
 
*Fácil errar
**O software permite muitos erros em vários lados, por exemplo, quebrar links, quebrar uma predefinição ou formatar a página errado.
 
=== O que queremos ===
*Não penalize erros bem intencionados
11 788

edições

Menu de navegação