Ajuda:Como iniciar uma página

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Usar imagens   Criar predefinições   Renomear uma página   Reverter edições   Usar redirecionamentos   Truques e dicas            
Criar uma conta   Começar uma página   Começar um livro   Classificar um livro   Formatar módulos   Ligar módulos a projetos relacionados            
Recycle001.svg Esta página precisa ser reciclada (discuta).
Ao melhorá-la, você estará ajudando o Wikilivros.

Aqui está como iniciar uma página no Wikilivros. Qualquer usuário — esteja ele registrado ou não — pode criar páginas no Wikilivros. Há basicamente duas maneiras de se iniciar uma página: seguindo uma ligação vermelha e através do endereço da página (URL). É necessário, contudo, seguir algumas regras.

Para questões gerais de edição e detalhes sobre a sintaxe do programa MediaWiki veja como editar uma página e o guia de perguntas frequentes. Se quiser fazer experimentos, use a caixa de areia primeiro.

Princípios gerais[editar | editar código-fonte]

  • Leia a convenção de nomes do Wikilivros antes de escolher o nome para um novo módulo.
  • Use a busca (menu lateral esquerdo) para ver se alguém já criou um módulo semelhante ao que você quer escrever antes de fazê-lo. Escolha o título com cuidado.
  • Ao criar o módulo e antes de salvá-lo, verifique a ligação Artigos afluentes. Ajuste o conteúdo novo com ligações existentes ou mude o nome do módulo que está a criar ou conserte as ligações depois.
  • Se não há resultado nos artigos afluentes o módulo está isolada. Ligações para ele precisarão ser criadas em outras páginas (em um índice ou na biblioteca).
  • Pense se um módulo separado é mesmo necessário. Talvez seja melhor adicionar o texto em um módulo relacionado (em especial se o texto não é longo). O conteúdo pode sempre ser separado depois, quando for desenvolvido.

Modos de começar um novo módulo no Wikilivros[editar | editar código-fonte]

Você pode começar uma nova página clicando em um link pré-existente:

  • Na biblioteca (para índices e capas).
  • Na página de pedidos de livros.
  • Em um índice (para capítulos e as diferentes partes dos livros).
  • Em outros tipos de páginas (para páginas nos espaços nominais "Wikibooks" e "Ajuda").

Opcionalmente, você pode preencher o campo a seguir com o nome adequado para o módulo, conforme as convenções de nomenclatura, substituindo "Título" pelo título do módulo e "Capítulo" pelo nome do capítulo, e clicar no botão "Criar página":

Utilize este campo para criar uma nova página:

É também possível iniciar módulos escrevendo o nome que este deverá ter no URL da página. No entanto, essa prática não é adequada ao Wikilivros.

Começar uma página a partir de um link pré-existente ou busca[editar | editar código-fonte]

Para começar uma nova página, você pode partir de um link para o título dela, sendo essa a prática mais natural no Wikilivros. Talvez não seja possível criar a página sem um registro — veja página protegida. Na biblioteca, nos índices, nas diferentes partes dos livros e nas páginas ligadas ao projecto, você vê links que apontam para páginas inexistentes. Clique sobre o link e você será levado ao modo de edição, uma página que diz:

Você acaba de seguir um link para uma página que ainda não existe.
Para criar a página, comece a digitar na caixa que aparece abaixo.

Agora é só digitar o conteúdo do módulo na caixa de edição. Depois que terminar, clique no botão "Salvar página" na parte inferior da página (recomenda-se o uso do botão "Mostrar previsão" tantas vezes quantas forem necessárias para ver como ela ficará primeiro).

Outra forma de começar uma página é usando a busca pelo novo título com o botão "Ir" (como deveria ter feito antes). Quando a busca não resulta em nada exato, clique no link no topo da página que diz "Você pesquisou por termo de pesquisa".

Links para páginas inexistentes são comuns. São criados justamente para preparar a criação de um página ou encorajar outras pessoas a fazê-lo. Ligações não são só convenientes para navegação, mas também alertam as pessoas sobre a página nova (os que vêem as alterações relacionadas e os que vigiam uma página). Ligações em vermelho não estão quebrados na verdade, desde que o nome identifique corretamente o conteúdo pretendido para um módulo (uma página nova com o título "incorreto" ou que duplica o conteúdo de outra página está quebrada, só que de um jeito diferente).

Links para páginas que não foram escritas aparecem em vermelho (os utilizadores registados podem alterar isso nas preferências). Algumas vezes ligações para novas páginas são chamadas de "ligações em vermelho" por causa de uma dessas opções. Para criar um link basta escrever o texto que deve aparecer como link entre dois pares de parênteses rectos (ou colchetes). Por exemplo, se escrever [[módulo Y]], aparecerá um link a dizer módulo Y e a apontar para o módulo chamado "módulo Y".

Claro que também poderá criar o link em uma página relacionada, índice ou sua página de usuário. Contudo, pode ser melhor esperar até depois da criação da página para criar links a partir dela, especialmente se o novo link substitui um para uma página existente. Nesse caso, crie o link mas pressione Mostrar previsão, ao invés de Salvar página. Clicar no link a partir da previsão irá criar a página nova (sem usar a página principal).

Iniciar uma página pela edição da URL[editar | editar código-fonte]

Uma das maneiras mais fáceis de começar uma nova página é inserir alguma coisa no campo de endereço do navegador, como por exemplo:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Título do módulo exemplo

Troque o "Título do módulo exemplo" pelo nome que você quer dar ao módulo. Por exemplo, para criar um módulo sobre "História", digite:

http://pt.wikibooks.org/wiki/História

Isto levará você até uma página padrão que dirá que não existe nenhum texto para o módulo ainda. Assim, clique em editar no topo da página e pronto! Você está agora a editar o seu novo módulo. O seu cuidado com a precisão e a neutralidade serão grandemente apreciados, logicamente.

Informações em páginas inexistentes[editar | editar código-fonte]

Páginas de categorias e imagens são em parte geradas automaticamente e em parte editáveis. Uma página de categoria contém uma lista das páginas na categoria, uma página de imagem pode conter uma imagem e informações do Commons. Assim, se a página "não existir" ainda pode mostra informações.

A página da edição de uma categoria inexistente mostra as páginas que ela contém. Entretanto, a página de edição de uma imagem no Commons não mostra nem a imagem, nem o conteúdo editável no Commons nem mesmo em "previsão", não indica nem mesmo que visualizar a página adicionará uma imagem e outros conteúdos do Commons.

Uma ligação a uma categoria inexistente é tratada como uma ligação a uma página inexistente, mesmo se a categoria não está vazia. Uma ligação à página de uma imagem inexistente localmente é tratada como uma ligação a uma página existente, a não ser no caso de uma ligação de um sumário de edição ou de um registro da edição. Uma indicação da inexistência de uma página é a falta de um histórico e de uma ligação de alterações relacionadas.

Informações adicionais[editar | editar código-fonte]

É também uma boa prática sempre que criar páginas, antes de submetê-las, executar um verificador de ortografia. Você pode achar inconveniente ter que fazer uma cópia da página original, trabalhar nela, e em seguida colar a cópia editada de volta. Criar tópicos novos é uma grande forma de ajudar o Wikilivros a aumentar em extensão (e em profundidade).

Nota: O Wikilivros é uma coleção de livros de não-ficção de conteúdo aberto (principalmente livros didáticos). Você está a contribuir para um banco de dados de informação livre, de domínio público. Automaticamente tudo com que contribuir estará sob a licença GNU Free Documentation; você só pode fazer isso se for proprietário dos direitos autorais do material (que você tem se foi você quem o criou), ou se o material é de domínio público. Veja Wikibooks:Copyrights para mais detalhes. NUNCA submeta uma cópia de material com direitos autorais (copyright) sem a permissão do proprietário.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projectos Wikimedia contêm material sobre este artigo. Verifique na barra lateral esquerda, em correlatos.
Próximo: Começar um livro