Ajuda:Perguntas frequentes

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma compilação das perguntas mais comuns feitas por usuários (FAQs, do inglês Frequently Asked Questions) a respeito do Wikilivros.

Caso não consiga esclarecer sua dúvida neste espaço, existem várias opções. Pode começar lendo a página de boas-vindas aos novatos, pesquisando por tópicos já discutidos, ou pode simplesmente nos perguntar.

Geral[editar | editar código-fonte]

O que é um wiki?[editar | editar código-fonte]

As frases chaves de um wiki são: Qualquer um pode editar. Todos podem cuidar!
Um wiki é uma coleção de páginas ligadas entre si, e num formato tal que permitem a edição por uma comunidade de usuários, graças a um programa de computador específico que permite essa colaboração. O conceito foi inventado por Ward Cunningham. Você pode até mesmo editar a página que está lendo agora (basta procurar uma ligação do tipo "editar"). Entretanto, se você não tem nada a acrescentar ou corrigir nesta página e quer fazer experiências com o formato wiki, vá até a página de testes, específica para isso.

O que é Wikilivros?[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros (do inglês Wikibooks) é uma comunidade multilíngue dedicada ao desenvolvimento colaborativo (wiki) de livros eletrônicos de conteúdo livre (saiba mais). O projeto inclui livros-texto, manuais, apostilas e edições comentadas de livros em domínio público. Seu objetivo é tanto ajudar a promover a instrução autodidata quanto auxiliar professores de ensino secundário e universitário.
Veja Sobre o Wikilivros para maiores informações.

Como o Wikilivros começou?[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros, na versão original em inglês (Wikibooks) foi iniciado em 10 de julho de 2003, como projeto irmão da Wikipédia como resposta ao pedido de um usuário da Wikipédia (Karl Wick), no sentido de criar espaços para desenvolver livros de conteúdo aberto.
O projeto teve início e logo seu foco foi definido para incluir qualquer tipo de livro a ser usado no ensino. Isso não inclui livros publicados, enciclopédias, fontes primárias, dicionários e citações, uma vez que existem outras comunidades do Movimento Wikimedia destinados a isso (leia a próxima pergunta).

Quem cuida do Wikilivros?[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros é mantido por uma comunidade de voluntários (não remunerados) que cuida de todo o conteúdo, regras e decisões. Todos podem cuidar do Wikilivros, basta se interessar!
Existe também uma organização não governamental chamada Wikimedia Foundation que presta serviço para essa comunidade. Sendo suas principais responsabilidades:
1. Manter os servidores funcionando.
2. Gerir de forma transparente o dinheiro que recebemos por meio de doação.
3. Distribuir esse dinheiro para áreas onde existe pouca atuação de voluntários ou onde tal atuação não é possível, seja por meio de profissionais ou de financiamento de atividades de voluntários.