Ajuda:Como renomear uma página

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Criar uma conta   Começar uma página   Começar um livro   Classificar um livro   Formatar módulos   Ligar módulos a projetos relacionados            
Usar imagens   Criar predefinições   Renomear uma página   Reverter edições   Usar redirecionamentos   Truques e dicas            

Renomear um página significa dar a ele um outro nome. O histórico da página fica então junto a um novo nome. Outra página com o nome antigo é criada e automaticamente redireciona para o nome novo.

Existem diversas razões pelas quais você pode querer mover ou renomear uma página previamente criada:

  • O título contém um erro de digitação;
  • O título não segue a convenção de nomenclatura;
  • O conteúdo tornou-se diferente do que está expresso no título;
  • Uma página de discussão pode ser movido como uma das formas de arquivar discussões.

Páginas de imagens ou categorias não podem ser movidas. Para mudar o nome de uma imagem é preciso carregá-la novamente e copiar a descrição da imagem. Para mudar o nome de uma categoria é preciso mudar a categoria em todas as páginas dela e copiar a parte editável.

Como fazer[editar | editar código-fonte]

Perceba que você precisará estar registrado há pelo menos 4 dias para poder renomear uma página. (veja como se registrar).

De acordo com suas preferências de aparência, em algum lugar da página do Wikilivros aparecerá uma aba com o título "mover". (somente no modelo Nostalgia não há um botão para mover.)

A partir da página que você quer mover, clique em "mover" e especifique, no formulário que aparecerá, o novo nome da página. Será oferecida a opção de mover também a página de discussão respectiva, o que é altamente recomendado fazer. A não ser que saiba o que está fazendo, é mais seguro marcar a opção "sim". A razão para o movimentação pode ser dada como um sumário de edição.

Clique então em "Mover página", e assim o processo é concluído, com a criação de um redirecionamento a partir do nome antigo; isso faz com que as ligações para o título antigo continuem levando para a página movida. Note, contudo, que redirecionamentos duplos (páginas que redirecionam para a página original), não apontarão para a página nova, então será preciso fazê-lo manualmente.

  1. Depois de uma renomeação bem sucedida, a seguinte mensagem será exibida: Página "título antigo" movida para "título novo";
  2. Abra os artigos afluentes para a página (na caixa ferramentas do lado esquerdo da página no modelo padrão);
  3. Abra os redirecionamentos que estão identados na lista e faça-os apontarem para a página movidas (isto é, sem páginas intermediárias);
  4. Se houver mais de 50 páginas nos artigos afluentes, não esqueça de navegar por todas as partes da lista usando as ligações "50 anteriores" e "próximos 50" ou outras ligações disponíveis.

Históricos[editar | editar código-fonte]

A função "mover" mantém todo o histórico da página antes e depois da renomeação em um lugar, como se a página sempre tivesse tido aquele nome.

A renomeação é gravada no histórico de ambas as páginas. Nunca se deve mover uma página copiando todo o texto de uma página e depois colando-o em outra; edições anteriores, notas e atribuições são muito mais difíceis de rastrear se isso é feito. (Mas poder ser necessário fazê-lo se, por exemplo, se está dividindo um página em vários tópicos. Se o fizer, por favor, inclua uma nota no sumário de edição da nova página e na página de discussão dizendo de onde o texto foi retirado).

Movendo redirecionamentos[editar | editar código-fonte]

Uma página que é um redirecionamento pode ser movida como qualquer outra página. Isto não é contudo recomendado já que tem o mesmo efeito no histórico da página que copiar e colar o conteúdo para um nova página e transformar a página antiga em um redirecionamento: quando se move um redirecionamento para uma nova página, o redirecionamento na página antiga (agora redirecionando para a nova página de redirecionamento) terá que ser mudado para evitar redirecionamentos duplos. Então o conteúdo da página antiga não vai mais direcionar para a página contendo o histórico da página antiga. O único efeito é que a localização do histórico da página antiga (agora parecendo um "página recém criada") são um pouco mais difíceis de encontrar, enquanto por outro lado, a nova página tem um histórico ligado a ela que não esclarece o porque de ela precisar ser uma página de redirecionamento.

Se uma página de redirecionamento não aponta para onde precisaria apontar, a única estratégia viável que respeita o histórico de edição, é adaptar o redirecionamento da página sem movê-la.

Próximo: Reverter edições