Wikilivros:Página protegida

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Os utilizadores do Wikilivros conhecidos como administradores têm o capacidade de "proteger" páginas tal que não possam ser editadas a não ser pelos administradores. Esta possibilidade só deve ser usada em circunstâncias limitadas.

Nalguns casos, esta capacidade é usado semi-permanentemente para:

  • Manter intactas as páginas com licenças e informações de copyright.
  • Manter a integridade de press releases passados. (nunca foi necessário);
  • Proteger algumas páginas de "administração de sistema".

Esta capacidade também tem o objectivo de ser usada temporariamente nalguns casos de modo a:

  • Forçar um "cessar de fogo" para parar uma "guerra de edições", por pedido (ver abaixo).
  • Proteger uma página que tenha sido alvo de vandalismo persistente.
  • Prevenir alterações a uma página enquanto se investiga um possível bug.

Os administradores não devem proteger páginas quando eles próprios estiveram envolvidos em uma guerra de edições em causa (seja por activamente editar a página seja exprimindo opiniões fortes na página de discussão). Ferramentas de administrador não são privilégios de editor - os administradores devem apenar actuar como "servos" da comunidade de utilizadores. Se é administrador e quer que uma página numa guerra de edições em que você está envolvido de alguma forma esteja protegida, deve contactar outro administrador e pedir-lhe para proteger a página por si.

Regra geral, as páginas não devem ficar protegidas por muito tempo, e as páginas de discussão devem ser deixadas sempre abertas.

Editando páginas protegidas[editar código-fonte]

Os administradores devem ter cuidado na edição de páginas protegidas semi-permanentemente, e fazê-lo em concordância com o consenso e alguma orientação específica para o assunto. Em muitos casos, é apropriado que um administrador primeiro apresente o caso na respectiva página de discussão, como um não-administrador teria de fazer.

Nos casos de protecção temporária de uma página, os administradores devem abster-se de editar páginas enquanto estas estão protegidas. Eles não devem continuar a editar o conteúdo enquanto as pessoas com pontos de vista diferentes que não são administradores não o podem fazer. Há, contudo, alguns casos em que os administradores podem cuidadosamente decidir-se por editar uma dessas páginas como:

  • Adicionando uma ligação a neutralidade, ou a uma rejeição de responsabilidade similar acerca do estado actual de um módulo.
  • Reverter para uma versão antiga da página de uma semana anterior ao início da controvérsia.