Wikilivros Discussão:Página principal

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Wikilivros Discussão:Página principal/LQT Archive 1 em 2015-11-02.

As discussões mais antigas podem ser acessadas por meio dos links a seguir: 1, 2, 3, 4.

177.52.109.169 (discussãocontribs)

Na bíblia Merari foi conhecido com o um dos levíticos os que constavam e então segundos:

Gérson, Coate e MERARI. Gênesis 46:11

Teve dois filhos, Mali e Musi, dos quais descenderam as famílias dos malitas e musitas. Mali teve dois filhos, Eleazar e Quis, mas Eleazar morreu sem filhos, e suas filhas foram tomadas por esposas pelos filhos de Quis, seus irmãos. Musi teve três filhos, Mali, Eder e Jeremote.

Durante o êxodo, os descendentes de Merari eram 6.200 homens com idade acima de um mês, seu príncipe era Zuriel, filho de Abiail, e sua função era cuidar das peças do tabernáculo, suas travessas, colunas, bases e pertences, as colunas do átrio ao redor, suas bases, pregos e cordas.

Quando houve a partilha da Terra Prometida, os filhos de Merari receberam, das tribos de Rúben, Gade e Zebulom doze cidades. Estas cidades eram:

·        de Zebulom: Jocneão, Cartã, Dimna e Naalal.

·        de Rubem: Bezer, Jaza, Quedemote e Mefaate.

·        de Gade, em Gileade: Ramote, cidade de refúgio para o homicida, Maanaim, Hesbom e Jazer.

Merari segundos escritos não divulgados do catolicismo nunca teve paz e viveu de dores e preocupações como um rei dos levíticos.

Merrari o subjugador, implacável, assim como descrito, pacifico para os de almas limpas e cruel em seus jogos e de até mesmo lançar a dor  da morte daqueles que não estavam a favor do direito da vida

Secundo as crenças antigas e extintas dos druidas, que haveria no futuro, pelo nome Merrari, seria o principal herdeiro dos espelhos, um ser metade humano e metade das forças ancestrais, com suas brincadeiras fatais, julgaria como uma balança, uma harmonia que duraria cerca de mil anos até que a paz voltasse a cair de novo pelos conhecimentos que foram esquecidos novamente pela sociedade.

Responder a "merrari"
Aamrs (discussãocontribs)
Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

A maioria das coisas estavam corretas antes de você colocar do seu jeito... Por exemplo o lema do projeto é "Livros abertos por um mundo aberto", como está escrito na logomarca, e não "Livros abertos para um mundo aberto" como você colocou.

Outra coisa, na página estava escrito "o wikilivros" em todas as partes do texto, depois que você alterou, em alguns lugares estava escrito "o wikilivros" e em outros "a wikilivros". Nós aqui consideramos que wikilivros é masculino porque vem de "projeto wikilivros", se tiver que alterar isso teremos que alterar para feminino em todas as páginas do projeto...

Leonardo José Raimundo (discussãocontribs)

Justamente. Os únicos projetos com substantivo feminino são Wikipédia e Wikiversidade. O resto é tudo masculino.

Responder a "Anulações erradas e indevidas pelo utilizador!"
Aamrs (discussãocontribs)

Por favor, não altere o que está correto em português, se não souber o que está a fazer.


Exemplo, na página principal não é "POR" é "PARA", etc...


Obrigada

Responder a "Caro colega brasileiro!"
Aamrs (discussãocontribs)

Porque reverter uma tradução em português para pt-BR e ainda para mais efetuada por um colega brasileiro?!


A tradução em questão é a mais fiel e mais explicita à versão inglesa.

Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

O lema em questão está igual ao que está presente na logomarca do projeto, portanto, é mais adequado que permaneça o mesmo.

Aamrs (discussãocontribs)

Boa tarde,


Mas está errado.


É mais fácil atualizar o que chama de "logomarca".

Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

Desculpe, mas não concordo. Eu acho que "Livros abertos por um mundo aberto" é um lema muito bom para comunicar o propósito do projeto e, pelo que eu lembro, para mudar o logo antigo do projeto houve até uma votação, não acho que seja fácil mudá-lo agora.

Aamrs (discussãocontribs)

Boa tarde Marcos,


A Wikimedia em português tem o e-mail oficial errado e não há ninguém que responda nos tópicos/talk page nem na esplanada.


Como é que se pode ser um administrador para o português (Portugal)?!


Obrigada.


Manuela Silva

Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

Para ser administrador, geralmente, exige-se um bom relacionamento com a comunidade, algum tempo se dedicando na edição das páginas e conhecida conduta responsável e dedicada, depois abre-se uma votação que leva um certo tempo e, caso a indicação seja aceita pela comunidade, um burocrata ou qualquer usuário hierarquicamente superior atribui o estatuto ao usuário.


Agora é preciso saber qual o projeto ao qual quer se candidatar como administrador pois cada um tem um processo para se tornar administrador. A descrição do processo, logo acima, é um procedimento genérico,

Responder a "Reversão de tradução"
Ssviegas15 (discussãocontribs)

Há 2 anos que este projeto está parado?

Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

As edições estão bastante reduzidas, mas não podemos dizer que está parado, apenas não existem grandes mudanças.

Responder a "Este projeto está parado?"
BIPOLAR (discussãocontribs)

Queria saber como adicionar uma imagem que está no meu pc para o livro que estou escrendo? Estou escrevendo um livro e necessito pôr imagens como exemplo!

Leonardo José Raimundo (discussãocontribs)

Qual o livro que você está escrevendo?

BIPOLAR (discussãocontribs)
Leonardo José Raimundo (discussãocontribs)

Bipolar, você cometeu vários erros de português. No seu livro, você digitou o título com todas as letras maiúsculas. Isso é o mesmo que estar gritando. Eu movi seu livro para Alô Mundo e sua seção para Alô Mundo/Introdução. Quando você criar um livro no Wikilivros, por favor, escreva corretamente. Quanto às imagens, você deve ir para o Wikimedia Commons e indicar que elas são de sua autoria. Não se esqueça de colocar [[Ficheiro:]] no início.

BIPOLAR (discussãocontribs)

aqui em angola os ip estãp bloqueaidos, poderias criar uma cona communs para mim e depois me passar os dados»?

Leonardo José Raimundo (discussãocontribs)

Você não precisa criar uma nova conta no Wikimedia Commons. É só ir para lá com sua própria conta (Bipolar) e indicar que as imagens são de sua autoria. Quando eu fui para o Wikimedia Commons, minha conta já esteve acoplada automaticamente, sem precisar criar uma nova conta. Já criei minha página de usuário lá com minha foto e indiquei que a foto é de minha autoria.

BIPOLAR (discussãocontribs)

Não entendi

Leonardo José Raimundo (discussãocontribs)

É simples. Você pode criar suas imagens no Wikimedia Commons com sua própria conta sem precisar criar uma nova conta, mas deve indicar que as fotos são de sua autoria.

Responder a "Multimedia."
Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)

Acho que o convite ao público a criar um wikilivro na página principal, "Comece hoje um novo wikilivro!", é mero incentivo para que as pessoas criem livros só para testar. Seria melhor tirar este convite da página principal. Precisamos que pessoas adotem um livro já existente ou que façam edições em livros já existentes.

He7d3r (discussãocontribs)

Infelizmente acho que é verdade... (e o convite pode passar a impressão de que a pessoa conseguirá escrever um livro de uma hora para a outra)

Este tópico foi postado por He7d3r, mas assinado como Helder.wiki.

105.172.33.86 (discussãocontribs)

Como faço ou seja,quais são os passos nrcrssa para que possa criar um livro.

Marcos Antônio Nunes de Moura (discussãocontribs)
MisterSanderson (discussãocontribs)

Logo acima na página há o banner de boas-vindas, apresentando o nome e o lema do projeto à esquerda, a data à direita e abaixo vários links. Acho que seria interessante adicionar uma imagem de fundo à ele, assim como há em outros projetos (vide: Wikipédia e Wikisource. Contrário ao Wikcionário, por exemplo, que também não apresenta imagem de fundo. Gostaria de debater esta possibilidade com os srs.

Raylton P. Sousa (discussãocontribs)

Eu particularmente não gosto dessa ideia pois queria um topo o mais simples possível, e alguns usuário nem sequer queriam topo.

He7d3r (discussãocontribs)

Como se pode ver na página principal da Wikipédia francesa, a distribuição dos "outros projetos Wikimedia" na vertical também parece mais econômica em termos de espaço. Mas para fazer algo assim seria preciso redistribuir completamente o conteúdo da página, deixando as explicações a direita (uma seção abaixo da outra) e os destaques à esquerda (também um abaixo do outro).

O que preferem? Há outras opções interessantes? Exemplos em outras wikis?

Este tópico foi postado por He7d3r, mas assinado como Helder.wiki.

Analfabeta (discussãocontribs)

Eu tinha certeza que o fundo era branco e a letras petras(mas no histórico está azul). Não sei porque está assim se o problema foi alguma preferência de aparência que mudei(mas já desloguei e permanece), nessas cores eu não gostei.

Acho que o branco realça a página e o link para biblioteca não ficou bom, talvez algo menos chamativo ajude a deixar o visual mais limpo. A minhas sugestões:

  • Trabalhar com o mínimo de cores possíveis.
  • Modificar o link para biblioteca para Nossos Livros ou colocar para o lado esquerdo(no centro não fico bom). Talvez com outras cores ele se encaixe onde está, mas só olhando.
  • Deixar azul apenas Bem-vindo ao WIKILIVROS e os links abaixos.

Ps.:Queria saber se não podemos informar sobre essa nova página na Página Principal atual e no site notice(ou de forma permanente nos Wikilivros:Diálogos comunitários), pois somente 4 pessoas discutirem sobre a nova PP é muito pouco(excluindo a enquete), acho que deveria ser mais debatido pela comunidade antes de efetuarmos a substituição para que essa seja a PP por pelo menos 1 ano ou mais.

He7d3r (discussãocontribs)

Desde o início o Raylton tem esboçado a página usando um fundo azul. Provavelmente não viu antes porque o seu navegador poderia ter em cache uma cópia antiga do CSS utilizado (para ter certeza de que está vendo a versão mais atual, pressione SHIFT enquanto recarrega a página).

Por outro lado, tenho a impressão de que o Jorge também não gostava muito da ideia do fundo colorido (mas não encontrei onde isso foi dito, então só levem em conta se ele confirmar).

Eu também já havia comentado com o Raylton no início, por e-mail, sobre a possibilidade de deixar o fundo da parte central branco. Talvez seja mesmo preciso considerar essas alternativas.

Na enquete, a PatríciaR havia comentado algo parecido no que diz respeito ao uso do mínimo de cores que for possível.

Este tópico foi postado por He7d3r, mas assinado como Helder.wiki.

He7d3r (discussãocontribs)
He7d3r (discussãocontribs)
Raylton P. Sousa (discussãocontribs)

Sim, a página sempre foi azul... fiz isso porque acho o azul bastante calmo.. e é intencional que o botão seja chamativo. Mas a grande verdade é que eu nem sequer apurei minhas próprias criticas quanto a página e o código não está finalizado... mas como o Helder inventou de começar a discussão eu acabei respondendo por educação, e mais utilizadores acabaram entrando na conversa e atribuindo a página o valor de nova página principal perfeita, em vez de olharem-na como um simples esboço para fins de teste(o que de fato ela é)

Sim a Patrícia disse isso e levei em consideração, mas levei também o que a Alustriel disse: "Pouca coisa escrita, muito colorida mas elegante, atraente. Letras grandes, os links levarão você a frente. A primeira página seria só apresentação. Algo que faça você ficar curioso e ter vontade de participar. "

Estive afastado por motivos de saúde.. e provavelmente vou diminuir meu ritmo de colaboração por motivos de estudo... mas fiquem tranquilos nada será imposto, a comunidade terá peso fundamental e as mudanças serão apresentadas assim que meus próprios critérios de avaliação forem satisfeitos...