Utilizador Discussão:Mario5555/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Bem vindo![editar código-fonte]

Olá!

Que bom que pretende adotar o livro de inglês! Teeth.png Fazia mesmo tempo que o mesmo não sofria grandes melhorias...

Seja bem vindo ao Wikilivros, e sinta-se a vontade para ir incrementando o material sobre inglês, e se tiver dúvidas é só entrar em contato!

Sobre algumas edições recentes no livro, fiquei com uma dúvida: esta edição anônima foi sua também? Poderia confirmar o motivo para a remoção do trecho sobre "aren't"? Helder 11h26min de 20 de Janeiro de 2009 (UTC)

Tudo bem então... vá em frente! Teeth.png 00h58min de 21 de Janeiro de 2009 (UTC)

Página de usuário[editar código-fonte]

Acho que já conseguiu colocar algumas coisas, mas em todo caso, o código de qualquer página está sempre disponível clicando em editar. Talvez alguns códigos pareçam confusos, mas está tudo ali (ou nas predefinições que uso na página). Se estiver querendo colocar alguma coisa em específico, mas não estiver achando qual o código correspondente, me diga o que precisa... Teeth.png Helder 11h21min de 21 de Janeiro de 2009 (UTC)

Ahh... eu tomei a liberdade de corrigir o código de uma das predefinições que colocou em sua página de usuário... Se o resultado final não foi o que você gostaria, fique a vontade para reverter minha edição. Helder 11h25min de 21 de Janeiro de 2009 (UTC)
De nada! Se precisar é só chamar novamente... Helder 11h28min de 22 de Janeiro de 2009 (UTC)

Dica[editar código-fonte]

Quando precisar criar links para páginas do próprio projeto, como por exemplo a página de discussão do livro de inglês, em vez de copiar o endereço que aparece no campo de endereços do navegador, e colocá-lo entre um "[" e um "]", experimente copiar o título da página, que fica um pouco depois (imediatamente abaixo da aba "módulo"). Compare a diferença:

  • Código:
    • [http://pt.wikibooks.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Ingl%C3%AAs/Curso Teste]
  • Resultado
  • Código:
    • [[Discussão:Inglês/Curso|Teste]]
  • Resultado:

Além de deixar o código mais "bonito" (mais curto e sem aqueles %'s), usar ligações internas (as do segundo tipo) permite que fiquemos sabendo quais são as páginas do projeto que contém links para uma determinada página (conheça os seus afluentes!). Helder 11h28min de 22 de Janeiro de 2009 (UTC)

Introdução do livro de inglês[editar código-fonte]

O que acha desta formatação em vez desta outra? (na primeira, a primeira linha dos parágrafos está com recuo, na segunda todas as linhas de cada parágrafo sofrem o recuo.)

Quanto à escolha entre focar no Português do Brasil, acho que poderia ser adicionada uma seção para o Português de Portugal, e acrescentar como conteúdo provisório um convite ao leitor para editar aquela seção e acrescentar o conteúdo específico (é uma forma de se livrar da tarefa por enquanto, para poder concentrar os esforços em desenvolver o corpo do livro como um todo, e mesmo assim não causar má impressão para o leitor que veria apenas uma seção vazia já na introdução, e poderia deduzir que o restante do livro esteja incompleto...)

Nos livros de matemática fica relativamente fácil adotar esta postura de convidar o leitor a acrescentar partes do texto que não sejam tão essenciais em leituras mais superficiais... Geralmente, os estudantes de exatas não estranham tanto uma frase como "esta demonstração é deixada a cargo do leitor" no meio do texto, mas colocar algo deste estilo em uma Wiki tem a vantagem de que o leitor pode efetivamente disponibilizar a todos a tal demonstração, e o texto pode crescer durante a leitura do mesmo... (tudo bem que ainda não vi isso acontecer nos textos que já escrevi, mas é idealmente possível... hehe). Por estar usando uma frase como esta em quase todas as páginas de matemática que eu fui escrevendo acabei colocando em uma predefinição própria, para facilitar... :-)

Uma dúvida: o correto é "de que" ou "que" na frase que destaquei acima? Fiquei na dúvida... =/ Helder 11h48min de 22 de Janeiro de 2009 (UTC)

Vou querer a saber da explicação sim... Aí com a releitura, acabo "absorvendo" a idéia (nem que seja "por osmose"... rsrs)
Que bom que gostou do formato... Só por curiosidade, estou escrevendo muito jargão? (realmente nem notei, então acharia interessante saber alguns dos que estão enraizados no meu vocabulário... Teeth.png). Helder 23h26min de 22 de Janeiro de 2009 (UTC)
Sobre os livros, poderia dar uma olhada aqui?

Mudando de assunto, uma coisa curiosa que talvez queira conhecer é esta ferramenta que lista as páginas mais acessadas do Wikilivros. Tem alguns módulos dos livros de idiomas por lá... Smile.png Helder 23h26min de 22 de Janeiro de 2009 (UTC)

Dúvida[editar código-fonte]

Oi Mario! O que você chama de efeito "tab"? Eu realmente não entendi... Sleeping.png

Acho que é possível colocar as ligações para as páginas que mencionou sem que fique com ar de propaganda. Pode ir em frente com a ideia. Teeth.png Helder 17h20min de 24 de Janeiro de 2009 (UTC)

Ah... tá, era esse efeito "tab"... Por alguma razão eu fiquei com outra coisa na cabeça e não consegui deduzir que era isso...
Estou com uma dúvida de português: se eu for usar uma sigla (como por exemplo "TV") mas precisar me referir à sigla no plural, seria correto escrever "TV's" ou "TVs", ou o que? Helder 17h01min de 25 de Janeiro de 2009 (UTC)
Obrigado pelo esclarecimento! Até mais... Helder 01h58min de 29 de janeiro de 2009 (UTC)

Acordo ortográfico[editar código-fonte]

Olá!

Apesar de ser novo por aqui, acredito que irá querer fazer parte da discussão sobre o acordo ortográfico que está começando... Afinal, quanto mais ideias e opiniões, melhor para o projeto como um todo! Apareça lá quando tiver um tempinho... Uma boa semana para ti e até mais! Helder 00h35min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)

Edição em conjunto[editar código-fonte]

Olá, Mário,

Escrevo para saber se gostaria de editar, em conjunto, o livro Dicionário dos conceitos gramaticais. É um dicionário interessante e poderíamos discutir sobre o mesmo a fim de recuperá-lo e finalizá-lo com o tempo. O que acha? Teeth.png

Um abraço, paz e bem, Manoel FernándezMsg 14h26min de 18 de abril de 2009 (UTC)

Res: A volta dos que não foram[editar código-fonte]

Claro que lembro! Teeth.png Seja bem vindo novamente!

Agora que voltou, talvez queira editar suas Preferências, pois já é possível receber avisos por e-mail caso cetas páginas sejam editadas por outros colaboradores... (por exemplo a sua página de discussão e suas páginas vigiadas).

Boas edições enquanto estiver por aqui... Smile.png Helder 10h36min de 14 de julho de 2009 (UTC)