Utilizador:Manoel-Rio/Projetos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Olá, caros amigos editores,

Esta página destina-se a acolher esboços de projetos para o Wikilivros. Caso queria deixar uma mensagem opinando sobre algum projeto, por favor, use a discussão dessa página ou a minha página de discussão. Um grande abraço e mãos à obra!

Projeto 1: Apontamentos escolares[editar | editar código-fonte]

Há alguns dias, pensei em como seria interessante trazer os alunos a editar no Wikilivros e, ao conversar com Helder, li sobre Projeto escolar traduzido pelo ele, originalmente em língua inglesa, o qual me impulsionou mais a pensar em tal maneira de aproximação escola/Wikilivros.

Abaixo, seguem algumas concepções de como colocar o Projeto escolar em prática. Ressalta-se que o referido Projeto ainda não possui um nome.

Convidando alunos[editar | editar código-fonte]

O convite deverá partir do professor engajado no Projeto Wikilivros em Língua Portuguesa, levando os alunos convidados ao laboratório de informática de sua escola e explicando o que é o Projeto em si. Depois da breve familiarização, os alunos criarão sua conta, passando a ter para si uma página de usuário e uma página de discussão, caso haja tempo, o professor ensinará os passos básicos para formatar uma página simples, deixando a elaboração de uma página mais detalhada a cada estudante, pois será interessante que o mesmo aprenda, com algumas dicas da própria comunidade do Wikilivros, a montá-la.

Antes de começar[editar | editar código-fonte]

Os alunos que aceitarem o convite deverão conversar com o professor, ainda na escola, a respeito do que fazer no Wikilivros, antes de começar qualquer edição. Há uma gama vastíssima do que se fazer no sítio e, para os alunos, será um mundo grande, onde poderão perder-se facilmente. O amadurecimento de ideias e o conhecimento do que o Wikilivros não é serão boas discussões para que tomem conhecimento do que fazer. Uma vez apresentados, seguem-se os seguintes passos:

  1. especificar que área do conhecimento o aluno gosta para poder editar;
  2. escolher um nome adequado para o que se quer editar;
  3. iniciar, com o aluno, a edição do livro (capa, prefácio, etc.);
  4. monitorar a inserção de informação pelos alunos.

Formação da equipe[editar | editar código-fonte]

Um editor experiente ficará responsável por um grupo de alunos (mesmo que o grupo tenha apenas um aluno) e esse editor deverá possuir conhecimentos na área para ajudar no monitoramento. "Possuir conhecimentos na área" não quer dizer que o editor necessite de diploma. Sabe-se que muitos têm conhecimentos vastíssimos e nunca estiveram em uma universidade antes.

Essa equipe editará, primordialmente, o livro do Projeto Escolar em que estiver envolvida, podendo, obviamente, fazer outras edições paralelas, ou seja, estará livre para aprender a lidar com o Wikilivros, uma vez que esse é, também, o objetivo do sítio: trazer mais contribuintes para aprender a construir em conjunto e divulgar o conhecimento.

Monitor[editar | editar código-fonte]

O monitor será o editor experiente, o professor da turma, o responsável pelo grupo. Caberá a ele revisar o conteúdo escrito, fazendo as devidas correções (caso necessite de correções gramaticais, deverá solicitar a outro editor que tenha experiência com a língua nesse sentido). Ressalta-se que, a correção do conteúdo é importante para o aprimoramento dos alunos editores, não cabendo qualquer juízo de valor a respeito da sapiência dos mesmos. Eles ainda estão aprendendo e, por isso, necessitam de cuidados e mãos que possam guiar na direção correta. Palavras de incentivo são mandatórias nesses casos.

Não será papel do monitor saber formatar os textos no Wikilivros, devendo este pedir a um editor experiente em formatação para fazê-lo, quando possível. Entretanto, há um esforço coletivo para que todos saibam fazer de tudo um pouco e, neste caso, aprender a formatar é importante, mas não obrigatório.

Autoria[editar | editar código-fonte]

A política não permite assinar livros a fim de se indicar a autoria dos mesmos, contudo, haverá uma ficha na capa informando os nomes dos alunos da equipe, bem como do monitor e formatador (caso exista um). Creio ser importante apresentar esses nomes, uma vez que o trabalho elaborado será, às vezes, retirado das próprias anotações dos alunos em classe, sendo um tanto justo com os mesmos com relação a seus esforços estudantis.