Usando o Wikilivros/Políticas e diretrizes

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

Política e diretrizes[editar | editar código-fonte]

Os diálogos comunitários é um espaço de discussão importante onde a maioria das discussões que afetam o projeto acontecerão.

O Wikilivros tem um grande número de páginas de políticas e diretrizes. Cada página tem uma página de discussão, e é nela que ocorre a discussão sobre a política ou diretriz correspondente.

Quais são as políticas do projeto?[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros possui algumas políticas que os editores realmente precisam seguir a fim de manter o projeto funcionando sem problemas. Felizmente, procuramos manter uma quantidade pequena de políticas, que estão sendo constantemente modificadas, aumentadas, reduzidas, e reescritas, para ter a certeza de que são o melhor que podemos fazer.

Aqui estão as políticas mais fundamentais, algumas das quais discutiremos em maior detalhe nos capítulos seguintes:

Seja audaz
...mas não seja imprudente. "Seja audaz" é uma frase comum no Wikilivros. Já que todo mundo tem as ferramentas disponíveis para fazer melhorias, esperamos que as pessoas simplesmente façam-as sem pedir permissão. Vê algo que você não gosta? Não reclame, corrija! Às vezes, no entanto, ser audaz significa não fazer alterações, e pedir opiniões de outras pessoas. Envolver a comunidade em uma discussão complicada é muito melhor do que fazer alterações controversas.
Seja imparcial
O princípio da imparcialidade tem como significado de não podermos utilizar o Wikilivros como uma ferramenta para promover uma agenda social, política, religiosa ou pessoal em particular. Ao escrever um wikilivro, você precisa ter certeza de incluir pontos de vista opostos, e discutir o material de uma forma justa e não tendenciosa.
Seja civilizado
Sabemos que algumas pessoas são difíceis de lidar, e às vezes podem ficar com raiva e querer dizer algumas coisas desagradáveis aos outros. Não! No Wikilivros, você precisa ser bom com os outros. Se você não consegue ser agradável, você precisa de, pelo menos, manter uma conversa civilizada. Se você não pode ser civilizado, dê um passeio, assista alguns programas de TV, ou verifique seu e-mail. Faça o que fizer, acalme-se antes de começar a dizer coisas das quais você vai se arrepender.
Seja maduro e profissional
Algumas coisas simplesmente não são apropriadas, e nós não vamos enumerá-las. Você só precisa usar o bom senso, e tentar permanecer maduro e profissional. Algumas pessoas não conseguem seguir esta regra e postam coisas ruins no Wikilivros, e nós os chamamos de "vândalos". Discutiremos sobre vandalismo, e como lidar com ele, em um capítulo posterior.

Como acontece com qualquer comunidade, existem normas que são muito importantes. Você terá contato com outras regras que não se enquadram perfeitamente em "diretrizes", ao editar. Por exemplo, não há diretriz ou política que diz que você deve adicionar uma assinatura às discussões, mas não para o conteúdo. Mas isso faz todo o sentido - tanto que é uma norma social, mas não é consagrada na política.

Quem escreve a política do projeto?[editar | editar código-fonte]

Qualquer pessoa pode elaborar uma nova proposta, mas a comunidade precisa chegar a um consenso sobre ela antes de se tornar uma política oficial ou diretriz. Note que isso não significa que ninguém pode rejeitar a proposta mas sim que a proposta deve ter grande apoio dos utilizadores do projeto.

Se você escrever uma proposta que não seja aceita, você não deve ficar chateado. A grande maioria de todas as propostas, tanto para novas políticas e mudanças para as já existentes, são rejeitadas ou ignoradas. Como sempre, um pouco de moderação e bom senso pessoal é a melhor receita.

Mudando a política[editar | editar código-fonte]

Nenhuma regra é escrita em pedra, qualquer regra da comunidade pode, sim, ser alterada. No entanto, sem forte apoio da comunidade, pode ser difícil de mudar uma política. A melhor maneira de tentar fazer uma mudança é iniciar uma discussão e escrever um rascunho rápido. Qualquer usuário pode escrever um projeto para uma nova política ou uma mudança numa regra a qualquer momento.

Projetos e propostas[editar | editar código-fonte]

Todas as novas políticas começam com esboços. Editores ambiciosos criam um projeto de uma proposta que eles acham que precisa existir. Então, uma discussão pode começar sobre a proposta nos diálogos comunitários. Os rascunhos são guardados na wiki, obviamente, e como tal serão editados e modificados conforme vários usuários opinem a respeito. O esboço vai crescer e mudar com o tempo, e pode até gerar rascunhos inteiramente distintos que podem ser comparados juntos.