Usando o Wikilivros/Políticas e diretrizes

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Política e diretrizes[editar | editar código-fonte]

O diálogos comunitários é um espaço de discussão importante onde a maioria das discussões que afetam o projeto acontecerão.

O Wikilivros tem um grande número de páginas de políticas e diretrizes. Cada página tem uma página de discussão, e é nela que ocorre a discussão sobre a política ou diretriz correspondente.

Quais são as políticas do projeto?[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros possui algumas políticas que os editores realmente precisam seguir a fim de manter o projeto funcionando sem problemas. Felizmente, procuramos manter uma quantidade pequena de políticas, que estão sendo constantemente modificadas, aumentadas, reduzidas, e reescritas, para ter a certeza de que são o melhor que podemos fazer.

Aqui estão as políticas mais fundamentais, algumas das quais discutiremos em maior detalhe nos capítulos seguintes:

Seja audaz
...mas não seja imprudente. "Seja audaz" é uma frase comum no Wikilivros. Já que todo mundo tem as ferramentas disponíveis para fazer melhorias, esperamos que as pessoas simplesmente façam-as sem pedir permissão. Vê algo que você não gosta? Não reclame, corrija! Às vezes, no entanto, ser audaz significa não fazer alterações, e pedir opiniões de outras pessoas. Envolver a comunidade em uma discussão complicada é muito melhor do que fazer alterações controversas.
Seja imparcial
O princípio da imparcialidade tem como significado de não podermos utilizar o Wikilivros como uma ferramenta para promover uma agenda social, política, religiosa ou pessoal em particular. Ao escrever um wikilivro, você precisa ter certeza de incluir pontos de vista opostos, e discutir o material de uma forma justa e não tendenciosa.
Seja civilizado
Sabemos que algumas pessoas são difíceis de lidar, e às vezes podem ficar com raiva e querer dizer algumas coisas desagradáveis aos outros. Não! No Wikilivros, você precisa ser bom com os outros. Se você não consegue ser agradável, você precisa de, pelo menos, manter uma conversa civilizada. Se você não pode ser civilizado, dê um passeio, assista alguns programas de TV, ou verifique seu e-mail. Faça o que fizer, acalme-se antes de começar a dizer coisas das quais você vai se arrepender.
Seja maduro e profissional
Algumas coisas simplesmente não são apropriadas, e nós não vamos enumerá-las. Você só precisa usar o bom senso, e tentar permanecer maduro e profissional. Algumas pessoas não conseguem seguir esta regra e postam coisas ruins no Wikilivros, e nós os chamamos de "vândalos". Discutiremos sobre vandalismo, e como lidar com ele, em um capítulo posterior.

Como acontece com qualquer comunidade, existem normas que são muito importantes. Você terá contato com outras regras que não se enquadram perfeitamente em "diretrizes", ao editar. Por exemplo, não há diretriz ou política que diz que você deve adicionar uma assinatura às discussões, mas não para o conteúdo. Mas isso faz todo o sentido - tanto que é uma norma social, mas não é consagrada na política.

Quem escreve a política do projeto?[editar | editar código-fonte]

Qualquer pessoa pode elaborar uma nova proposta, mas a comunidade precisa chegar a um consenso sobre ela antes de se tornar uma política oficial ou diretriz. Note que isso não significa que ninguém pode rejeitar a proposta mas sim que a proposta deve ter grande apoio dos utilizadores do projeto.

Se você escrever uma proposta que não seja aceita, você não deve ficar chateado. A grande maioria de todas as propostas, tanto para novas políticas e mudanças para as já existentes, são rejeitadas ou ignoradas. Como sempre, um pouco de moderação e bom senso pessoal é a melhor receita.

Mudando a política[editar | editar código-fonte]

Nenhuma regra é escrita em pedra, qualquer regra da comunidade pode, sim, ser alterada. No entanto, sem forte apoio da comunidade, pode ser difícil de mudar uma política. A melhor maneira de tentar fazer uma mudança é iniciar uma discussão e escrever um rascunho rápido. Qualquer usuário pode escrever um projeto para uma nova política ou uma mudança numa regra a qualquer momento.

Projetos e propostas[editar | editar código-fonte]

Todas as novas políticas começam com esboços. Editores ambiciosos criam um projeto de uma proposta que eles acham que precisa existir. Então, uma discussão pode começar sobre a proposta nos diálogos comunitários. Os rascunhos são guardados na wiki, obviamente, e como tal serão editados e modificados conforme vários usuários opinem a respeito. O esboço vai crescer e mudar com o tempo, e pode até gerar rascunhos inteiramente distintos que podem ser comparados juntos.

Modificar uma política existente, normalmente, requer algum tipo de proposta e discussão da comunidade. Às vezes, se as alterações propostas são grandes o suficiente, uma nova versão variável da política será elaborada e discutida. A versão variável pode levar a mudanças individuais a serem acordadas e incorporadas a política existente. Às vezes, se a versão variável é suficientemente diferente e tem bastante apoio, poderá substituir totalmente a atual política.

Uma vez que um projeto ou proposta tiver sido criado, ele deve ser bem anunciado para obter o envolvimento da comunidade. Um lugar óbvio para anunciar esses tipos de discussão é na Sala de Leitura. O Wikibooks Bulletin Board é um ótimo lugar para fazer notificações também.

Lista[editar | editar código-fonte]

Aqui está uma lista de algumas das páginas de política e de diretrizes, e as páginas de discussão associadas. A lista completa de todas as políticas e diretrizes Wikibooks estão localizados em WB:PAG. Políticas que não estão abertas à mudança ou discussão não serão listadas aqui.

Políticas Importantes[editar | editar código-fonte]

Estas são algumas das nossas políticas mais importantes que definem como Wikilivros trabalha, quais os tipos de materiais que aceitamos, e como os nossos usuários devem se comportar.

Wikilivros: O que não somos[editar | editar código-fonte]

Esta é uma das políticas mais importantes no Wikilivros. Ela diz que tipos de livros e materiais podem ser hospedados neste projeto, e que tipos de coisas que precisam ser movidas ou excluídas.

Wikilivros: Texto anotados[editar | editar código-fonte]

Semelhante ao Wikilivros: O que não somos, a política do Texto anotado diz como textos anotados podem ser hospedados aqui no Wikilivros e como está relacionada ao projeto irmão Wikisource.

Wikilivros: Nomenclaturas[editar | editar código-fonte]

A política de Nomenclaturas diz como as páginas devem ser nomeadas, e como os livros devem ser organizados.

Wikilivros: Neutralidade[editar | editar código-fonte]

Esta política é uma limitação muito importante para estilos de escrita aqui no Wikilivros. Autores não pode usar o Wikilivros como um fórum ou como um palanque para empurrar pontos de vista ou agendas religiosas, políticas ou pessoais.

Wikilivros: Política de eliminação[editar | editar código-fonte]

A política de eliminação diz que tipos de páginas podem ser excluídas aqui no Wikilivros, e como essas exclusões devem ser levadas a diante para minimizar a interrupção do projeto.

Wikilivros: Profanação[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros tem uma relativa baixa tolerância sobre palavrões, mas também não temos uma censura agressiva. A política de profanação descreve como nós andamos a linha tênue entre esses dois pontos.

Wikilivros: Sejam civis[editar | editar código-fonte]

Os wikilivristas devem tratar uns aos outros com respeito, senão com cordialidade e bondade. Esta é mais uma regra do que uma diretriz.

Wikilivros: Administradores[editar | editar código-fonte]

Administradores são considerados com um determinado padrão. Esta política descreve as expectativas feitas para nossos administradores, e como eles devem desempenhar determinadas funções.

Diretrizes[editar | editar código-fonte]

Diretrizes são coisas que devem ser seguidas, embora as políticas são coisas que geralmente devem ser seguidas. Aqui está uma lista de algumas das nossas diretrizes mais importantes.

Wikilivros: Tomada de decisões[editar | editar código-fonte]

Wikilivristas geralmente não dão apenas votos sim/ não. Em vez disso, tentamos usar a discussão, o compromisso e o consenso para tomar decisões. A diretriz de tomada de decisão descreve como as decisões podem ser feitas, e ajuda a garantir que as vozes de todos os wikilivristas sejam ouvidas

Wikilivros: Política de edição[editar | editar código-fonte]

Mais uma filosofia editorial do que uma regra, a página da política de edição fala sobre algumas das melhores práticas em fazer edições e interação com outros editores.

Wikilivros: Seja audaz na atualização de páginas[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros só pode crescer e melhorar, quando seus editores são ousados em fazer mudanças. Você não precisa de permissão de ninguém para editar, e você pode editar a maioria das páginas a qualquer momento.

Wikilivros: Por favor, não morda os recém-chegados[editar | editar código-fonte]

Todos os nossos contribuintes ativos costumam hesitar com novos usuários em algum ponto. Tentamos tratar os nossos recém-chegados com paciência e respeito, para garantir que eles fiquem, para se tornarem contribuidores regulares e ativos.

Wikilivros: Livro de estilo[editar | editar código-fonte]

Os wikilivristas tem desenvolvido uma série de melhores práticas que provavelmente devem ser seguidas para garantir aos livros o alcance a um alto nível de qualidade. O livro de estilo estabelece algumas dessas orientações.

Propostas[editar | editar código-fonte]

Os wikilivristas muitas vezes escrevem propostas para novas política ou diretrizes, muitos dos quais nunca são aceitas pela comunidade. Algumas propostas são simplesmente esquecidos. Algumas propostas nunca são formalmente aceitas, mas fazer tanto sentido que parece que devemos segui-las de qualquer maneira.